EMPRESAS-CIDADS do mundo da beleza

Ktia Neves

Ética e qualidade nas relações

O mercado cosmético

 

 

 

matéria publicada na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, Jul/Ago de 2008, Vol. 20 Nº 4 (pág 24 a 29)

 

 

 

Não há como negar que o brasileiro está se tornando cada vez mais consciente e seletivo. Hoje, uma empresa é avaliada pelo mercado a partir de seu desempenho ético e do relacionamento que tem com a comunidade.e demais públicos de seu interesse. Desse fenômeno, surgiu o que chamamos de Responsabilidade Social Empresarial. Esta expressão está relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e com a maneira como as empresas realizam estes negócios, os critérios que utilizam para tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e a interação com os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, empregados, fornecedores, parceiros e colaboradores, a comunidade na qual atua e a sociedade, em geral. Práticas importantes como a preocupação com a preservação do meio ambiente, a promoção da inclusão social e a participação no desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida são cada vez mais exigidas pela sociedade brasileira.

 

De acordo com o diretor do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Paulo Itacarambi, o consumidor é um participante ativo do direcionamento das ações das empresas, por meio de suas decisões cotidianas de compra; por isso, ele precisa ser informado sobre como agem e o que fazem as empresas cujos produtos e serviços lhe são oferecidos. Só assim é possível o exercício saudável e conseqüente da cidadania através do consumo.

 

 

Ética e qualidade nas relações

 

No Brasil, a partir de 1990, o movimento da Responsabilidade Social Empresarial ganhou força. Junto com ele, o mercado também evoluiu, com a exigência de ética e transparência nos negócios. É uma exigência cada vez mais presente a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Empresas socialmente responsáveis estão mais preparadas para assegurar a sustentabilidade a longo prazo dos negócios, pois estão mais sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial. A empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que agindo assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. A prática da responsabilidade social revela-se internamente na constituição de um ambiente de trabalho saudável e propício à realização profissional das pessoas. A empresa, com isso, aumenta sua capacidade de recrutar e manter talentos, fator-chave para seu sucesso numa época em que criatividade e inteligência são capacidades cada vez mais valiosas.

 

 

O mercado cosmético

 

Um setor muito importante para a economia brasileira é o de cosméticos, que exemplifica bem como organizações podem impulsionar todo seu mercado e sua cadeia produtiva ao aderir a este importante modelo de gerenciamento ético e transparente. Na indústria de cosméticos, as práticas de Responsabilidade Social estão intimamente relacionadas à qualidade de vida. Veja, a seguir, as ações das empresas de beleza.

 

Avon. No Brasil, a empresa implementou em 2006 sua Política Corporativa de Desenvolvimento Sociocultural, que reúne todas as ações de Responsabilidade Social da Avon Mundial. A política tem como foco o desenvolvimento humano e a cultura de paz e já beneficia mais de 100 mil pessoas em diversos estados brasileiros. Como parte integrante da política, a Avon criou o Prêmio Avon Cultura de Vida, o Fundo Viva o Amanhã e o Instituto Avon. Este último, inclusive, lançou em junho a Campanha Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade do respeito à integridade física e psicológica da mulher, especialmente no ambiente familiar, para o seu desenvolvimento e de toda a sociedade.

 

BASF. A Fundação Espaço Eco é um centro de excelência em desenvolvimento sustentável, com projetos de educação socioambiental, desenvolvimento comunitário e de reflorestamento, em parceria com a GTZ (agência do governo alemão para a cooperação internacional) e com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Senai e Sesi. O Projeto Crescer, iniciado em 1982, amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho de jovens, na faixa etária dos 16 aos 18 anos, provenientes de famílias com renda inferior a 2,5 salários mínimos. Já foram beneficiados 750 jovens desde o início do projeto. O programa Semente do Amanhã é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá por meio da capacitação dos educadores para abordarem temas ambientais de forma interdisciplinar. O programa Reação, consiste na capacitação de professores sobre os princípios básicos da ciência, e está beneficiando cerca de 500 educadores e 10 mil estudantes – desde a educação infantil (creche) até a 8a série.

 

Beraca. Desde 2005, a empresa é certificada pela SA 8000 (Social Accountability International), uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social, reconhecida mundialmente como um sistema de gestão das relações de trabalho. Seguindo esta norma, a Beraca desenvolve uma cultura empresarial baseada em princípios de eqüidade, transparência, ética e moral, valorizando as pessoas e respeitando a individualidade e dignidade de seus colaboradores. Além disso, ratifica junto aos seus colaboradores e a sociedade em geral sua preocupação em manter um ambiente de trabalho sadio e seguro em todas as suas unidades.

 

Chemyunion. O Sistema da Qualidade Integrado promove o bem-estar profissional e pessoal dos colaboradores da empresa, que é certificada pela SA 8000, por cumprir com as leis trabalhistas, remunerar sem atraso, oferecer benefícios, cuidar da saúde e segurança de todos funcionários da empresa, prover espaço físico e equipamentos de bom nível, cuidar da qualidade de vida das famílias dos colaboradores. Além disso, há 8 anos realiza ações sociais, em conjunto com seus colaboradores, estimulando o trabalho voluntário.

 

Cognis. O Projeto Multiplicadores Pedagógicos Ambientais visa a formação ambiental de professores da rede pública de ensino de Jacareí, SP, diretores de escola e pedagogos do município. O Projeto Guri na Roça, criado em 1999, se tornou uma ONG e tem tido grandes oportunidades de crescimento. Crianças e jovens do bairro rural Veraneio participam de aulas que complementam as atividades da escola como Inglês, Preservação Ambiental, Educação Física, Criatividade e Cidadania, além de receberem assistência médica e odontológica. O programa Menor Aprendiz, realizado em parceria com o Senai de Jacareí, oferece orientação profissional para adolescentes de 14 a 18 anos.

 

Cosmotec. O programa social Estrelinhas do Mar da Comunidade Cosmotec arrecada doações da diretoria e funcionários, e da venda de materiais recicláveis gerados para auxiliar várias entidades e creches da região como o Lar Dona Cotinha da Mooca, visando à integração e inclusão destas crianças e jovens à sociedade. Foram investidos mais de R$ 80 mil reais para a construção de um novo prédio da entidade, que é utilizado para festas e eventos beneficentes, possibilitando uma fonte de geração de renda para a instituição.

 

D’Altomare Química. O Programa de Educação e Integração através da arte mantém aulas de iniciação musical ministradas por profissionais contratados e a participação no Grupo Vozes, objetivando não apenas a cultura dos sons mas também o aprimoramento da sensibilidade e capacidade racional, disciplinar e organizacional dos funcionários, familiares e colaboradores. A empresa atua ainda como parceira e colaboradora do Instituto Cultural Gotas de Flor com Amor, entidade que atende a crianças, adolescentes e seus familiares, na maioria, moradores em situação de risco, na zona sul de São Paulo.

 

Dow Brasil. O Programa Mangue Limpo promove a mobilização e a conscientização quanto a esse importante ecossistema, e a entidade Embaixadores do Meio Ambiente, hospeda estudantes que aprenderão sobre o mangue durante uma semana. Painel Consultivo Comunitário da Dow Brasil, no complexo industrial do Guarujá, é composto por um grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre elas representantes da comunidade (líderes locais, professoras de escolas municipais e estaduais, formadores de opinião) e da empresa, para facilitar e intensificar a comunicação consistente entre os cidadãos locais e as unidades da Dow. Surgiu como parte do Programa Atuação Responsável, incorporado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

 

Ecologie. Todo o material de papelaria descartado é doado para o Instituto Dorina Nowill, em São Paulo. A Ecologie fechou parceria em setembro 2007 com as ONGs Projeto Focinhos Gelados, Quintal de São Francisco e SOS Fauna, relacionada à proteção e bem–estar animal, doando porcentagem do faturamento da empresa para manutenção de seus projetos.

 

Embelleze.A companhia apóia diversas ações de responsabilidade socioambientais, como o programa Plante uma Árvore. Diversos jovens de escolas da região de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde está localizada a fábrica da Embelleze, participam de um programa ambiental e tem oportunidade de plantar mudas de árvores. O Projeto de Inclusão Digital em Nova Iguaçu, para os colaboradores da empresa e moradores da região, já atendeu mais de 4 mil pessoas. O Curso de Formação Profissional para Cabeleireiro, na comunidade Mangueira, possibilita a qualificação diferenciada para a busca por uma vaga no mercado de trabalho e para geração de renda. Já foram beneficiados mais de 400 profissionais de 22 a 45 anos. Em São Paulo, a Embelleze é parceira do Hospital Pérola Byington no “Cantinho da Beleza”, fornecendo os produtos da marca, cedidos gratuitamente, para os serviços de cabeleireiro. O objetivo do espaço é resgatar a autoestima das pacientes.

 

Galena. A comunidade onde a Galena está localizada, em Campinas, interior de São Paulo, recebe atenção especial com o projeto social desenvolvido pela empresa: o Ciranda da Esperança, que existe há 7 anos e tem como objetivo a valorização de crianças e adolescentes. Para isso, a Galena interage com entidades da região norte da cidade e, respeitando a prática pedagógica adotada por cada uma, contribui com a realização de atividades, tanto por meio de investimentos financeiros e materiais como também com a participação de voluntários e realização de eventos especiais. Dessa forma, o Ciranda da Esperança beneficia mais de 1.500 pessoas, com idades entre três meses e 18 anos.

 

Ionquímica. A empresa é certificada SA 8000, ou seja, cumpre com as normas de responsabilidade social. Além disso, possui projetos internos relacionados com a saúde, por meio de palestras, campanha de vacinação, nutrição e higiene no trabalho. Na área de responsabilidade ambiental coloca em prática programas de reciclagem de lixo, combate ao desperdício e uso racional da energia.

L´Occitane. Na área social, a L´Occitane emprega jovens da Instituição Caminhando, que cuida de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, e tem uma parceria com a Fundação Dorina Nowil, onde parte da venda de um determinado produto é revertida para a Instituição.

 

L´Oreal. A marca Matrix, do grupo L´Oreal, apóia o Projeto Tesourinha desde 2005, sendo que, em 2007, passou a doar mensalmente toda a linha de produtos, além de garantir a presença constante da equipe de educação nas unidades do projeto em São Paulo. A Associação Saúde Criança Renascer, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, é hoje uma das referências mundiais em atendimento a crianças doentes e suas famílias. Para prestar a sua contribuição ao projeto, em 2004, a Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal criou e equipou o Salão de Beleza Escola na sede da própria entidade, com o intuito de oferecer capacitação técnica às mães das crianças atendidas pelo projeto. De lá para cá, 215 mulheres já se formaram como auxiliares de cabeleireiro e 46 receberam diploma de Colorimetria. A L´Oreal Paris é parceira do Instituto Criar, do apresentador Luciano Huck, garantindo suporte e produtos para os alunos da oficina de cabelo e maquiagem.

 

Mappel. A empresa faz, mensalmente, palestras com a Medial, focadas em assuntos da atualidade, orientando e prevenindo doenças de época, DSTs, estresse e qualidade de vida. O programa Saúde na Empresa, em parceria com o Sesi, faz o controle de colesterol, triglicerides e diabetes. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, vacinação antigripal e, três vezes por semana, os colaboradores das áreas administrativa e fabril realizam a ginástica laboral.

 

Maxiline. Parceria com a ONG Mudança Já, na capacitação de jovens para atuar como profissionais em salões, possibilitando o desenvolvendo do ser humano para inserção no mercado de trabalho. A empresa participa com doação de produto, cursos e treinamentos.

 

Mary Kay. No Brasil, a empresa firmou parceria com o Instituto Patrícia Galvão, organização não-governamental que trabalha pela conscientização e pelo debate do grave problema da violência contra a mulher. A Mary Kay apoiará a ONG participando ativamente de seus programas de educação e conscientização por meio de suas consultoras.

 

Merck. No âmbito corporativo interno o PQV - Programa de Qualidade de Vida Merck – busca atrelar capacitação e desenvolvimento profissional ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho. O incentivo ao conhecimento e a inovação é aliado de práticas culturais e iniciativas como a ginástica laboral e o shiatsu, que fazem parte do dia-a-dia do colaborador Merck. Na área social, a empresa tem como foco de atuação a inclusão social da pessoa com deficiência. Junto com o IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), apoia projetos profissionalizantes que beneficiam mais de 6 mil pessoas por ano. Com o Sesi/Firjan, no Rio de Janeiro, desenvolve oficinas de capacitação para alunos da rede pública de ensino com deficiências física e mental, familiares e professores.

 

Natura. O Programa Crer Para Ver traduz o compromisso da empresa com a construção de uma sociedade mais justa. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas do Brasil. As ações desenvolvidas pelo programa são financiadas por meio de recursos arrecadados pelas consultoras e consultores da Natura, com a venda voluntária dos produtos da linha Crer para Ver. Desde o início do Programa, em 1995, os recursos são investidos em projetos voltados para o Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

 

Payot. Doação de serviços como higienização e hidratação da pele, maquiagem, cuidados com o cabelo, nos Cantinhos de Beleza, instalados no Hospital Heliópolis e na Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, para atendimento aos pacientes da oncologia e mulheres com gravidez de risco. Curso de maquiagem profissionalizante na comunidade do bairro de Paraisópolis, em parceria com o Voluntariado do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Racco. A empresa, que sempre incentivou a educação de seu quadro de funcionários, está incrementando o seu Projeto Racco Educação. Dos 30 funcionários que completaram o Ensino Fundamental e Médio em 2007, 17% já prestou vestibular e estarão freqüentando as aulas do ensino superior ainda em 2008.

 

 

 

Surya Brasil. O Projeto Mateiro proporciona especialização aos identificadores florestais que trabalham na Amazônia, enquanto o Coloração Consciente trabalha a valorização da auto-estima e capacitação de jovens em diversas comunidades de São Paulo. Já o desenvolve ações voltadas à proteção dos animais. Na Onda da Tattoo proporciona geração de renda aos jovens, por meio de aplicação de tatuagem temporária e também conscientização quanto ao uso de produtos naturais.

 

Unilever. Os projetos Infância Protegida e Rural Responsável atuam no estado de Goiás pela erradicação do trabalho infantil nas lavouras de tomate dos fornecedores da Unilever e para garantir os direitos dos trabalhadores no campo; Programa Rexona-AdeS-Esporte Cidadão,.trabalha a educação por meio do esporte com jovens carentes; Projeto Real Beleza, trabalha pela melhoria da autoestima; Projeto Mais Vida, busca elevar o Índice de Desenvolvimento Humano de Araçoiaba, cidade da região metropolitana de Recife, com melhorias nas áreas de saúde, educação e renda.

 

Weleda. Junto com o WWF (World Wildlife Fund) e a Universidade de Freiburg, a Weleda desenvolve um Projeto para Proteção de Espécies importantes que ameaçavam a plantação e cultivo da Arnica montana. O projeto envolve a educação e coleta sustentável na comunidade de Cárpatos, na região montanhosa da Romênia.

Matérias relacionadas:

Proteo Solar

Erica Franquilino

Indstria na Pandemia

Erica Franquilino

Novos Produtos