Maquiagem

Erica Franquilino

Sempre viva

Atração magnética

Matérias-primas

Personalização e celebração à vida

 

Edição Temática Digital - Maio de 2021 - Nº 62 - Ano 16

 

 

Sempre viva

 

Um dos efeitos colaterais da pandemia no uso de maquiagem foi o ajuste de foco: os olhos tornaram-se protagonistas, com mais pessoas apostando em delineados caprichados, novas cores de sombras e sobrancelhas impecáveis. A categoria perdeu relevância em períodos de isolamento social, mas segue exercendo seu poder de transformação, ao intensificar a união de beleza, tratamento e funcionalidade.

 

Produtos para maquiagem registraram bom desempenho nos últimos anos. Segundo a Euromonitor International, as vendas do varejo ao consumidor final no grupo “Colour Cosmetics” passaram de R$ 8,88 milhões em 2014 para R$ 10,063 milhões em 2019 – um crescimento de 13,3%. O Brasil ocupa a sétima posição no mercado mundial de maquiagem (dados Euromonitor, divulgados em 2021).

 

Com a chegada da pandemia, nossos hábitos no que diz respeito à maquiagem mudaram significativamente. “Um estudo recente da Nielsen mostra que, no mercado mundial, as vendas de batom caíram 52%; as de pós, 46%; e as de bases, 41%. No entanto, houve aumento na venda de produtos destinados à área dos olhos, como máscaras para cílios, produtos para sobrancelhas e sombras, em razão do uso de máscara. Esse cenário nos leva a buscar inovações com foco nas novas necessidades do consumidor”, diz Sara Quintana, cientista sênior de P&D na área de maquiagem da Bel Corp.

 

 

A tendência é de recuperação da categoria nos próximos anos. “O nível de inovação deve estar sempre na vanguarda. Segundo a Mintel, 42% dos lançamentos globais de cosméticos em 2020 foram de produtos de maquiagem, contra 46% em 2019. Isso mostra que o índice de lançamentos em maquiagem não teve um declínio substancial”, afirma.

 

 

Sara aponta como caminhos de adaptação para as marcas o desenvolvimento de formulações que ofereçam longa duração, sem transferência para a máscara, e que ajudem a minimizar rugas e linhas de expressão sem piorar as condições da pele. “As pessoas agora dormem menos e estão mais estressadas. Por meio da maquiagem, elas experimentam novas e agradáveis texturas, que podem estimular a felicidade”, comenta.

 

O que virá no pós-pandemia? “Não há futuro escrito na pedra”, responde a especialista, reproduzindo a fala do historiador e best-seller Yuval Harari a respeito dos rumos mundiais depois da covid-19. “As empresas devem considerar diferentes possibilidades, em vez de ver uma única e estarem convencidas de que ela acontecerá inevitavelmente. Acredito que a capacidade de inovar nos conduzirá às soluções para os cenários que surgirão”, argumenta.

 

 

Atração magnética

 

Gustavo Fruges, diretor de Comunicação e Marca do Boticário, conta que a marca antecipou projetos que estavam em desenvolvimento, antes às mudanças acarretadas pela pandemia. “Lançamos ferramentas digitais de apoio à venda de maquiagem e aproximamos nossos revendedores e consultores, para replicar a experiência de loja em canais virtuais, como o WhatsApp, por meio do omnichat e de materiais de comunicação digitais”, diz.

 

Fruges destaca que, na categoria de maquiagem, as lojas físicas são importantes pontos de contato entre marcas e consumidores: “elas geram experimentação e conexão.” Para promover a experimentação de batons de forma digital e interativa, “o Boticário se uniu ao YouTube em um vídeo call-to-action que direcionava os clientes para uma plataforma try it on, uma solução de realidade aumentada. Fomos a primeira empresa brasileira a fechar parceria com o YouTube para o uso dessa ferramenta”, afirma.

 

O executivo menciona a criação de um “espelho virtual” e de cartões virtuais personalizáveis no e-commerce do Boticário. No segundo semestre de 2020, a marca lançou a linha Intense by Manu Gavassi, que apresentou o reposicionamento da família de produtos Intense. “São mais de 150 itens reformulados e 100% veganos. As novidades seguem uma identidade descolada, cool e super jovem, para aqueles que entendem a maquiagem como algo leve, acessível e criativo”, descreve.

 

A força da maquiagem enquanto forma de expressão favorece a diversidade e impulsiona tendências como o minimalismo, a naturalidade e a personalização. Estéticas que estão em alta em redes sociais, sobretudo Instagram e Tik Tok, revelam aspirações e demandas de segmentos específicos, como o público teen.

 

 

São exemplos as e-girls (acrônimo para eletronic girls), que ostentam sombras e blushes carregados, emoldurados por cabelos coloridos. Roupas escuras, correntes e meia arrastão compõem o estilo, que tem influências punk, grunge, gótica e da cultura japonesa dos animes, dentre outras referências. Delineado impactante, sombras em tons vibrantes (com destaque para o vermelho), pele iluminada e muito blush são características do visual e-girl.

 

 

O look é mais suave entre as adeptas da artsy, técnica que destaca os olhos com criações fofas e surpreendentes, como desenhos de flores, nuvens, asas de borboleta, figuras geométricas, abstratas... Aqui há forte presença de sombras e delineadores coloridos, bem como as tintas faciais (aquelas usadas em festas infantis) e uma camada de pó translúcido para finalizar.

 

Vale mencionar a linha Acrylic Paint da MAC Cosmetics, composta por tintas para rosto e corpo, muito utilizada por profissionais. Formulada com difusores ópticos, a linha promete 12 horas de resistência à umidade, ao suor e à água. A paleta é de tonalidades primárias e secundárias, para dar asas à imaginação e à personalização.

 

A aparência dark e a pegada cool têm em comum o uso de cores intensas e brilho, atributos presentes em lançamentos recentes da indústria, como os duos de sombras e blushes superpigmentados da Mary Kay, que chegaram ao mercado em março deste ano, em edição limitada.

 

O Duo de Sombras Acabamento Metálico tem textura suave e três opções de duos, formulados com partículas de brilho que valorizam o olhar e proporcionam efeito glow. Cremoso e fácil de esfumar, o Duo de Blush Cremoso em Bastão pode ser aplicado com os dedos, com a ajuda de um pincel ou de uma esponja de maquiagem. O produto é um bastão 2 em 1 (combinação de blush e iluminador), com uma cor mate e outra cintilante, que permite aplicação em camadas mais suaves ou intensas.

 

Dentre as novidades apresentadas no mês de março, também está a ampliação da linha Natura Faces, que incorporou os itens da linha Aquarela. Os produtos que migraram para Faces abrangem, nessa primeira fase, oito tons de batons, máscara com efeito extensão de cílios e máscara à prova d’água, quatro tonalidades de blush, pó compacto, lápis Kajal e lápis de olho.

 

Os Batons Color Hidra FPS8 têm cores intensas, são formulados com manteigas naturais de cacau e cupuaçu e proporcionam lábios hidratados e macios por até 24 horas, com textura ultracremosa.

 

A Supermáscara Tint Para Cílios, que já era destaque na linha Aquarela, proporciona efeito de separação e extensão de cílios, longa duração e cor ultra preta, sem borrar. Formulada para garantir volume extremo, a Multimáscara Tint Para Cílios À Prova D'água oferece alongamento instantâneo e supercurvatura. Ela é à prova de água, suor, calor e umidade e tem secagem rápida, com duração de até 24 horas.

 

O Blush Color tem controle de construção de cor e textura suave, e o Pó Compacto (com refil) disfarça as imperfeições, proporcionando cobertura na medida certa, com acabamento mate. Os outros itens são o Lápis Kajal Cor Intensa, que imprime intensidade de cor na primeira aplicação, e o Lápis Para Olhos, com textura macia para um traço preciso e uniforme.

 

No início deste ano, a Lancôme apresentou seu primeiro cross-selling de fragrância, maquiagem e skincare com a linha Idôle: além da eau de parfum Idôle L’Intense, a franquia ganhou a máscara para cílios Lash Idôle e o hidratante corporal Idôle Le Power Cream.

 

 

A formulação de Lash Idôle tem menos cera e traz o extrato de chá branco, ingrediente rico em antioxidantes que condiciona e trata os cílios. O resultado é uma textura em gel com acabamento preto e que desliza facilmente nos cílios sem acumular, proporcionando mais volume por até 24 horas.

 

O aplicador tem design inovador, com pincel 360 graus e microcerdas de diferentes tamanhos, para alcançar todos os cílios. “Sua escova curvilínea foi desenvolvida para se adaptar perfeitamente aos cílios, alcançando inclusive os menores e proporcionando volume, definição e extensão cílio a cílio, com efeito de abertura no olhar de 140%”, afirma a marca. Há seis reservatórios na extensão do aplicador, para que, a cada aplicação, seja depositada apenas a quantidade ideal de produto.

 

A máscara para cílios They´re Real! Magnet, lançamento da Benefit, promete levantar e alongar os cílios com a força magnética. O produto, cujo desenvolvimento levou quase quatro anos, traz uma combinação enriquecida com minerais e escova com núcleo magnético. A formulação interage com o núcleo magnético do pincel, “puxando a máscara para cima e para fora, além das pontas dos cílios, trazendo comprimento e levantamento extremos”, diz a marca.

 

As cerdas têm comprimentos variados, capazes de capturar uma grande quantidade de produto, que é distribuído até as pontas. O mecanismo permite que a máscara permaneça molhada por um tempo suficiente para criar camadas e aumentar o comprimento dos cílios. O limpador personalizado é outro diferencial, uma vez que garante a quantidade ideal de máscara no pincel sempre que retirado do frasco – sem sujeira, excesso ou acúmulo. A novidade está disponível nas versões mini e full size.

 

A Quem Disse, Berenice, marca do grupo Boticário, reforçou a relação entre beleza e cuidado com uma linha completa para tratamento dos lábios: a Lip, Please!.

 

São três produtos, formulados com colágeno vegetal, óleo de marula, um antioxidante com ômegas 6 e 9 e aminoácidos que hidratam profundamente, e ácido hialurônico.

 

A formulação do Esfoliante Nutritivo Labial inclui cristais naturais de açúcar, que removem as células mortas de forma eficiente e suave. O Balm Hidratação Intensa proporciona resultado instantâneo, com duração de até 24 horas. Os batons Cor e Nutrição unem cor e tratamento, entregando hidratação de longa duração em quatro tonalidades: Nutrivinhe, Nutrirubi, Nutrigoiaba e Nutrirose.

 

 

Matérias-primas

 

A AQIA destaca sua linha pronta de pigmentos micronizados para incorporação em itens de maquiagem: a SkinColor. Os pigmentos já vêm combinados e prontos para serem utilizados. Basta escolher o tom desejado, sem a necessidade de ajustar cada pigmento separadamente.

 

A linha foi desenvolvida para oferecer produtos com alta performance, garantia de homogeneidade e reprodutibilidade da cor, sem contaminação por metais pesados. A SkinColor é ideal para a fabricação de corretivos, BB creams, protetores solares com cor, pós, bases líquidas, compactas e bastões. A tecnologia de micronização de pigmentos permite alta performance em termos de cobertura e camuflagem de imperfeições.

 

 

Dentre os diferenciais da linha, estão a facilidade de incorporação no processo de fabricação e a tecnologia de micronização. A tecnologia SkinColor é baseada na micronização de pigmentos inorgânicos com textura ultrafina, para conferir perfeita cobertura da pele.

 

“Os equipamentos e processos disponíveis atualmente no mercado apresentam problemas de heterogeneidade e longos processos, sem garantia de reprodutibilidade de cor, dificuldade na adição de aditivos, contaminação por metais pesados etc. São reflexos da ineficiência destes processos problemas no produto final como partículas de diferentes tamanhos, reduzida área superficial, pouca cobertura e baixa adesão à pele”, explica Larissa Reischl, coordenadora de marketing da AQIA.

 

 

A micronização por meio de moinhos de ar comprimido (Air Jet Mills) é um processo de moagem autógena ultrafina que acontece devido ao choque entre as partículas do próprio produto que, recebendo a energia do ar comprimido, ganham velocidades de até 500m/s. Com o choque, as partículas vão diminuindo de tamanho, até atingirem a qualidade desejada.

 

A coleção SkinColor SKP é específica para pós. “Se o cliente desejar um pó solto, é preciso apenas envasar. No caso de pó compactado, basta adicionar uns 3% de emoliente adequado e compactar”, informa. “A SkinColor pode ser utilizada por todos os tipos de clientes e facilita para aqueles que querem ter em linha produtos coloridos, porém não têm a tecnologia necessária e expertise para essas aplicações”, conclui.

 

Daniela Oliveira, gerente-executiva de P&D da Cosmotec, aponta que o interesse dos consumidores por produtos amigáveis à saúde e ao meio ambiente impõe desafios aos fabricantes, que precisam “selecionar cuidadosamente os ingredientes naturais”. O GreenDiol (INCI: 2,3-Butanediol) é uma “eco-alternativa” ao poliol sintético fabricado pela sul-coreana GS Caltex Corporation.

 

A produção do ingrediente ocorre por meio da fermentação de microrganismos sem OGMs (organismos geneticamente modificados) patenteados, que se alimentam de açúcar contendo 2,3 Butanediol (2,3-BDO). “Durante o processo de fermentação, ocorre a conversão desta glicose em 2,3-BDO, o que torna o 2,3-BDO um produto biodegradável. Em seguida, o ingrediente passa por um processo de purificação livre de qualquer toxicidade para se tornar puro, natural, seguro, incolor e inodoro. O GreenDiol tem certificação COSMOS, EU-REACH, Vegan e USDA-Bio”, descreve.

 

O ativo apresenta diversas propriedades. Além da ação convencional como umectante, ele atua como: booster de conservante, com alta performance ante outros ingredientes da mesma categoria, e solubilizante de ingredientes ativos (como ceramida e vitamina C). “É extremamente eficaz para proteínas e aminoácidos e evita a cristalização de ingredientes ativos, com alta performance”, destaca. O produto ainda age como extrator botânico e tem ação anti-inflamatória na pele.

 

Daniela menciona o teste realizado por meio de um painel, que avaliou a performance do GreenDiol nos parâmetros de espalhabilidade, brilho, cremosidade e pay off em uma formulação de pó compacto e outro comparativo com Propanediol e Ethylhexyl Palmitate em dois veículos: talco micronizado e talco não micronizado.

 

GreenDiol apresentou melhor performance em todos os parâmetros analisados, no talco não micronizado e micronizado”, afirma.

 

Painéis sensoriais avaliaram o desempenho do ingrediente na formulação dos itens delineador e máscara para cílios, comparando os resultados com a utilização de Propanediol e formulação placebo. O ativo apresentou alta performance em vários parâmetros, como espalhabilidade, volume, transferência e brilho.

 

Fernanda Soro, gerente sênior de Marketing Latam da Sensient, ressalta o poder das cores. “A linha best seller da empresa é a Unipure LC, que oferece uma gama completa de lacas e pigmentos minerais e orgânicos, reconhecida internacionalmente pela altíssima pureza. Temos também a linha Ariabel, com excelente custo-benefício, composta por diversas tonalidades de lacas e pigmentos orgânicos”, informa.

 

Outro destaque é a linha Unipure BA, tratamento de superfície hidrofóbico baseado em abacate botânico. “O abacate usado é obtido a partir de óleo de abacate 100% orgânico, e os pigmentos tratados são compatíveis com a COSMOS. Esse tratamento permite a criação de um amplo conjunto de formulações de maquiagem facial com alta carga de pigmento, fornecendo sensação leve e de pele macia”, diz.

 

Na era do consumo consciente e menor poder aquisitivo, produtos multifuncionais ganharão cada vez mais espaço. “[No pós-pandemia], a preferência será por produtos de qualidade, com bom custo-benefício e que representem os verdadeiros valores do consumidor”, assegura.

 

Mais do que colorir e disfarçar imperfeições, “a maquiagem híbrida e funcional entrega benefícios de skin care, ajudando na prevenção dos sinais do tempo e na manutenção da hidratação cutânea”, afirma. “Outras preocupações que sinalizam grandes oportunidades para a maquiagem funcional são a proteção contra poluição, luz azul e raios UV”, acrescenta.

 

Ela menciona algumas das inspirações para a criação de maquiagens híbridas no portfólio da Sensient:

 

Linha Natpure Xfine – extratos 100% naturais e exclusivos, oriundos de superfood, que proporcionam cor e cuidado por conterem ingredientes ativos antioxidantes de sucos vegetais. São exemplos o Natpure Xfine Tumeric, o Natpure Xfine Beetroot e o Natpure Xfine Red Radish. O primeiro é proveniente do açafrão, um corante amarelo que também é conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

 

Natpure Xfine Beetroot é oriundo da beterraba, oferece vívida tonalidade roxa e ajuda a regular a produção de colágeno e a limitar sulcos e rugas na pele. A variante Natpure Xfine Red Radish é produzida a partir do rabanete vermelho e pode prevenir o envelhecimento e os danos à pele induzidos pela radiação UV.

 

Linha Natpure Xtra – composta por ativos botânicos altamente concentrados, obtidos pelo processo de extração Phytoclean, que é 100% à base d’água. O Natpure Xtra Integrity tem ação anti-infamatória, e o Natpure Xtra Vitality oferece efeito antipoluição. A versão Natpure Xtra Longevity favorece o rejuvenescimento, e o Natpure Xtra Eternity é um poderoso antioxidante advindo do cacau e desenvolvido especialmente para peles maduras. “Essa linha foi premiada na categoria Reparação da Barreira da Pele pela PDHi Fountain Awards 2020”, cita.

 

“Pensando no quesito proteção, temos o Covabead Crystal, uma combinação única de propriedades de reflexão da luz e impacto sensorial para formulações avançadas de cuidados com a pele. Destaca-se o fato de ser um FPS booster, além de oferecer proteção contra a luz azul”, completa.

 

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, cita a presença da tendência clean beauty no mercado de maquiagem. “Oferecemos uma linha ampla de matérias-primas para auxiliar no desenvolvimento de produtos de maquiagem com sensorial, texturas, benefícios e formas de apresentação diferenciadas: como polímeros, doadores de viscosidade, emulsionantes e emolientes, além de ativos inovadores para produtos multifuncionais”, diz.

 

Na linha de emulsionantes, ela menciona o Eumulgin Prismatm. De origem natural, ele oferece alta compatibilidade dérmica, alta estabilidade a pHs extremos e eletrólitos e alto poder de emulsionamento em baixas concentrações. O produto é indicado para estabilização de bases líquidas, sombras em creme, máscaras para cílios e maquiagens com proteção solar.

 

O Cetiol CCTM, éster de alta espalhabilidade, tem sensorial seco e aveludado, com filtro solar e alto poder de solubilização de pigmentos. É indicado para itens de maquiagem e demaquilantes. “Alternativa natural aos silicones, o Cetiol Ultimate apresenta alta molhabilidade de pós modificadores de sensorial e pigmentos, melhorando a cobertura e a estabilidade da tonalidade da cor nas bases líquidas, além de auxiliar na secagem rápida de bases líquidas, delineadores e máscaras para cílios”, afirma.

 

Rosangela apresenta o conceito de “segunda pele respirável” do Mimiskintm, ativo lançado pela BASF que forma um filme protetor biomimético sobre a pele. “Além de apresentar alta capacidade de dispersão dos pigmentos, ele reduz a formação de rolling e promove o efeito no-transfer.

 

É ideal para uso em base líquida e batons e muito relevante na atualidade, com o uso diário de máscaras faciais de proteção”, diz.

 

Mimiskintm é um ativo composto por partículas lipídicas de cristal líquido que derretem em contato com a pele, formando uma barreira hidrolipídica capaz de equalizar a barreira cutânea. Ele promove intensa hidratação e nutrição, enquanto protege a pele contra a deposição de partículas nocivas e poluentes.

 

O portfólio da Tovani também oferece a tecnologia Bicosome, sistema de liberação inteligente de ativos. “Há um duplo encapsulamento, com a formação de estruturas de discos inteligentes nanométricos com os ativos, que são incorporados em uma vesícula externa”, explica.

 

Quando aplicada na pele, a vesícula externa do Bicosome se funde nas primeiras camadas do estrato córneo, e os discos inteligentes penetram seletivamente, “através dos espaços inter-corneócitos, atingindo as camadas mais profundas, onde ocorre a liberação gradual dos ativos no alvo de ação”, completa. A estrutura lipídica da vesícula externa é lentamente integrada à matriz lipídica da pele, promovendo a reestruturação da barreira cutânea.

 

Estudos clínicos realizados com o Bicosome FS mostraram rápida restauração da função da barreira da pele danificada: ela aconteceu em apenas quatro aplicações, quase duas vezes mais rápido do que no teste controle. Indicado para produtos de maquiagem de tratamento, o sistema é ideal para a restauração da pele lesada em razão do uso de máscara de proteção facial e da higienização frequente da pele.

 

O Almay Clear Complexion Blemish, da Revlon Professional, traz o Bicosome FS na formulação. Outros exemplos no mercado internacional são o Millennial Serum, da Skin Moderne, e alguns cremes e séruns da Sevenea Cosmetics.

 

Na linha de ácidos hialurônicos da representada Bloomage Biotech, é destaque o Hyacolor LA, ácido hialurônico de baixo peso molecular encapsulado no óleo de semente de meadowfoam (Limnanthes alba) por meio de uma tecnologia única de produção de microesferas.

 

O produto é ideal para a formulação de maquiagens por ser dispersível em óleo e suportar altas temperaturas. “Nos estudos clínicos, observou-se aumento de 50,7% na hidratação dos lábios após 30 minutos da utilização de um batom com 1% do ativo. Houve aumento da maciez e da elasticidade, com efeito plumping nos lábios”, informa. O Hyacolor LA está na composição de produtos de marcas como Elizabeth Arden (Plush Up Lip Gelato), Estée Lauder (Pure Color Envy Sculpting), Chando (Lipstick) e Rohto (Water lipstick).

 

A Volp, em parceria com a Solvay, apresenta os produtos Mackaderm TIS e Mackaderm LIA. O Mackaderm TIS (INCI: Pentaerythrityl Tetraisostearate) é um emoliente não comedogênico com sensorial agradável e que atua como um excelente dispersante nos pigmentos e filtros físicos. O ingrediente tem boa compatibilidade com a pele, não deixa resíduo pegajoso e auxilia nas propriedades de resistência à água. O Mackaderm LIA (INCI: Isoamyl Laurate) é um emoliente de origem vegetal de toque leve, com alto poder de espalhabilidade e que pode auxiliar na solubilização de filtros orgânicos.

 

“Devido aos diversos tipos de apresentação, a conservação pode ser um obstáculo na formulação de maquiagens. Cosméticos em pó têm pouca probabilidade de crescimento de bactérias, mas são propícios ao crescimento de fungos. Proteger esse tipo de produto com um fungicida é a estratégia mais adequada”, diz Claudia Asano, analista de produtos. A Volp também apresenta o Sharon Chlorphenesin, em parceria com a Sharon Labs. O produto é ideal para aplicação em maquiagens compactas e em pó.

 

Recentemente, a Terramater desenvolveu pesquisas que fundamentam o uso dos argilominerais em maquiagens e produtos de skincare. “Devido ao risco da presença de asbestos (amianto) no talco, a procura por um substituto é enorme. Realizamos pesquisas no Japão e em Portugal. Elas comprovaram que nossas argilas coloridas e o Kaolin Terramater não contêm esse contaminante”, ressalta Pedro Bretzke, gerente-geral da Terramater.

 

As substâncias são seguras para uso em pós soltos, semissólidos e pós compactos. Bretzke informa que grandes empresas em países como Itália, Japão, Estados Unidos e Colômbia já utilizam os argilominerais da Terramater, em substituição ao talco.

 

“Nossa grande aposta para este ano é o teste de expressão gênica, realizado na França. A avaliação foi feita com 32 genes em pele humana reconstituída. O teste comprovou que a nossa Sparclay GEM tem ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante e anti-irritante, atributos desejados em todas as maquiagens”, menciona.

 

Os benefícios foram observados em concentrações a partir de 0,05 mg/ml. A pesquisa ainda demonstrou a ação das argilas na recuperação da pele inflamada. “O ingrediente equilibrou a expressão dos genes IL8 (inflamação); SOD2 – superoxide dismutase 2 (envelhecimento precoce e câncer) e da AQP aquaporine (hidratação). Agora está comprovado que nossos ativos têm ação biológica nas camadas mais profundas da pele”, afirma.

 

As argilas Terramater estão presentes nas formulações do Polvo Compacto Nº4 Durazno Legend e do Polvo Compacto Satin Finish, da colombiana Bardot; e nos itens Sérum Powder e SP Cream, da japonesa Be Kirei, dentre outros produtos no mercado internacional.

 

 

 

Personalização e celebração à vida

O relatório anual Pinterest Predicts, produzido pelo Pinterest, aponta o foco dos consumidores de beleza, sobretudo os da geração Z (nascidos de 1995 a 2010) em rotinas mais simples e sustentáveis. “As marcas de maquiagem podem compartilhar dicas sobre como criar uma aparência natural e que ficará bem na câmera e em chamadas de vídeo”, sugere a plataforma.

 

O Pinterest Predicts ressalta o conceito “Skinimalism” em beleza e bem-estar. Em 2020, houve um aumento de 180% nas buscas por “maquiagem natural para o dia a dia" entre os usuários do Pinterest. “Pinners irão abraçar a slow beauty e deixar a textura natural da pele brilhar. A nova rotina ‘chique sem esforço’ é simples e sustentável”, diz o relatório.

 

Sara Quintana, cientista sênior de P&D em maquiagem da Belcorp, menciona outras tendências:

 

 

 

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing LATAM da Sensient, destaca o panorama de retorno à normalidade em 2022: “será um momento de celebração para a humanidade”. “A crise global mudou hábitos e estilos de vida e fez com que todos olhassem para si, em busca de autoconhecimento. Tudo isso tem impacto nas previsões de cores”, diz.

Compras mais racionalizadas levarão os consumidores a adotar uma abordagem atemporal em relação às cores, em detrimento da adesão a modismos passageiros. “As previsões sazonais tendem a perder importância, fortalecendo o valor de uma paleta de cores anual”, acredita.

 

Fernanda também aposta em cores vibrantes que “elevam o espírito” e evocam bem-estar. São destaques as cores que se aplicam a todas as categorias de maquiagem, com um apelo especial para os lábios. São exemplos os tons alegres de rosa e laranja com alta pigmentação, “além do vermelho vivo e imortal, que é um símbolo inconsciente de saúde e cura”, menciona. Em produtos labiais, considerando o prolongamento do uso de máscaras faciais, formulações de longa duração e “transfer proof” continuarão em alta, para evitar manchas. “Ainda nesta direção de celebrar e expressar alegria, o uso de cores primárias surge não só para valorizar o simples e original, mas também por permitir a possibilidade de personalização e criação de cores ‘individuais’”, cita.

 

O desejo de maior interação com a natureza será traduzido em nuances minerais e terrosas que lembram o solo, bem como tons quentes de arenito e variantes frescas e aquosas de azul. Fernanda acrescenta que os “laranjas energizantes, que evocam o brilho matinal quente do nascer do sol, permanecem populares. Eles são extensões da cor eleita pela Sensient para 2021, o Rising Orange. Essas cores elementares podem ser apresentadas em formulações em pó ou ‘baked’, para garantir o desejado look ‘naturalmente’ bronzeado”, ressalta.

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