Rosa Mosqueta: Aplicao e Identificao dos Princpios Ativos.

Edicao Atual - Rosa Mosqueta: Aplicao e Identificao dos Princpios Ativos.

Editorial

Esta seção começou a ser publicada na edição janeiro/fevereiro de 1992

Óleo de Rosa Mosqueta: Aplicação e Identificação dos Princípios Ativos - Dra. Bertha Pareja e Dr. Horst Kehl. Facultad de Farmácia y Bioquímica, UNMSM, Lima, Peru.

Durante os últimos anos tem-se estudado intensamente a composição e a aplicação do óleo de Rosa aff. rubiginosa L. (rosa mosqueta).

A literatura publicada a esse respeito é muito abundante, principalmente pelas pesquisas empreendidas nas Universidades de Santiago, Concepción, Valparaíso e Universidad Católica de Chile, que detectaram a presença de ácidos graxos insaturados (olérico, linoléico e linolênico), caratenóides, flavonóides e vitamina C.

Entretanto, a presença desses componentes não é suficiente para explicar determinadas ações do óleo, como, por exemplo, sua propriedade de reduzir cicatrizes e eliminar certos tipos de manchas da pele; em vista do que os autores iniciaram a presente pesquisa com a finalidade de identificar o componente ou os componentes responsáveis por esses efeitos.

Os resultados obtidos com o presente trabalho conduziram à identificação da presença do ácido transretinóico, que seria responsável por algumas das notáveis propriedades farmacológicas e terapêuticas do óleo de rosa mosqueta.

São descritas as técnicas e métodos utilizados em seu isolamento e identificação, bem como o resultado dos ensaios realizados em 60 voluntários.

Comprar

Formulação de Produtos Transparentes com Filtro Solar Lipossolúvel em Meio Aquoso. - J L Parra, C Ferrando, J Caelles e Comelles Instituto de Tecnologia Química y Têxtil CSIC e Asocioación de Investigación de Detergentes (AID), Barcelona, Espanha. Facultad de Química y Farmácia, Universidad de

Esse trabalho analisa a possibilidade de se preparar formulações contendo um filtro solar lipossolúvel (pmetoxicinamato de octila) num meio com elevado conteúdo de água, apresentando aspecto transparente/translúcido e mantendo características de solubilidade adequadas. Para tanto, utilizou-se um sistema constituído de água, diversos co-solventes, óleo mineral e uma mistura de álcool oléico etoxilado 3 (OE) e éster fosfórico do álcool oléico etoxilado 3 (OE) como tensoativos.

A metodologia de estudo desse sistema pode ser representada por um tetraedro em cujos vértices figuram os diversos componentes do sistema, ou mesmo misturas deles otimizadas. A partir do estudo do diagrama pseudoternário que constitui a base do tetraedro, (1) filtro solar, (2) cosolvente e (3) tensoativos + óleo, foram selecionadas as composições sobre as quais se incorporam quantidades crescentes de água, até que se obtenham diluições apropriadas do filtro solar. O processo utilizado foi o de diluição das composições (tanto líquidas como géis transparentes). O estudo se completa com uma avaliação das propriedades físico-químicas e das possibilidades de aplicação das composições selecionadas.

Comprar

Absorção de Colágeno Solúvel: Estudo Mediante Colágeno I - E Parente, A Galbarini, E Villamil, E León, G Martínez, H Balter, A Rodrigues, E Campos e U Delbene, Catedráticos de Radioquímica e Química Cosmética Facultad de Química, Universidad de la Republica, Montev

As etapas anteriores deste trabalho relataram os resultados concernentes à penetração, purificação e controle de qualidade do colágeno extraído de pele bovina, otimização da marcação de proteínas com I 125 ( Cloroglicoluril e Cloramina T); estudos de absorção pela pele em ratos Wistar; estudos de alergênicidade di colágeno em animais de laboratório e em seres humanos. Nesta etapa do trabalho serão abordados os seguintes itens:

- Estudos comparativos por HPLC do dano sofrido pela proteína mantida sob diferentes temperaturas.

- Análise por HPLC e eletroforese da agravessidade dos métodos e iodação utilizados (Cloroglicoluril e Cloramina T): a) utilização I 127 (iodo estável): b) utilizando I 125.

- Biodistribuição e velocidade de absorção em ratos Wistar do colágeno I 125 (método do Clorogliluril) veiculado em solução aquosa nas vias de administração percutâneas e subctâneas.

Também são descritos os estudos preliminares realizados em material solúvel extraído de cortes na pele de rato Wistar. Para esse estudo aplicou-se colágeno I 125 (método da Cloramina T) veiculado em base de absorção, efetuando- se cortes a diversas profundidades.

Comprar

Estudo de um Complexo Ativo para Prevenção do Envelhecimento Cutâneo. - Miguel Margalef Esteve e Ruth Margalef Kriestn Rofersam S.A., Barcelona, Espanha.

Faz-se um apanhado das teorias mais atuais sobre os mecanismos que reagem o envelhecimento corporal. Tais mecanismos podem ser agrupados em três classes genéricas: genéticos, ambientais e imunológicos.

Estudaram-se detalhadamente os três, chegando-se à conclusão de que, ainda que a duração da vida seja regida, em última instância, pelo material genético celular, é, assim mesmo, muito influenciada pelas condições ambientais e pelas falhas do sistema imunológico. Dentre as condições ambientais, cabe mencionar como as mais importantes nos processos de envelhecimento dos radicais livres, tendo também importância capital os linfócitos T, dependentes do timo. Considera-se que o envelhecimento da pele, como uma faceta particular, representa um parâmetro muito significativo; além do que, por suas conotações estéticas, tem sido objetivo de preocupação desde os tempos mais remotos da humanidade. Atribuindo assim o envelhecimento aos três fatores citados, preparou-se um complexo de substâncias ativas cuja ação ajuda a combatê-los. Tal complexo se constitui de uma mistura de três vitaminas redutoras (A + C + E) que capturam radicais livres oxidantes, um extrato de peptídeos do timo que reforçam a capacidade imunológica da célula, um extrato de sementes da planta Silymbum marianum G. com poder protetor da membrana celular. Essa mistura ativa foi adicionada a um creme de dia O/A na proporção de 10%, e a um creme para noite A/O na proporção de 5%, procedendo-se as seguintes provas de avaliação e eficácia: a) prova prática de aplicação tipo duplo-cego; b) quantificação da variação de elasticidade cutânea; c) aquilatação in vitro da eficácia protetora frente aos radicais livres originados pela exposição à radiação UV, por determinação na urina de 2-pentanol e das bases hidroxiladas de timina, catabólitos produzidos pelo efeito dos radicais livres sobre os lipídeos cutâneos e mediante o cultivo de fibroblastos irradiados com luz UV. A partir dos resultados dessas quatro provas, pode-se deduzir que o complexo proposto tem ampla capacidade protetora das células cutâneas frente aos efeitos estudados e, portanto, notável ação preventiva do envelhecimento cutâneo.

Comprar

FPS: Comparação entre os Métodos de Determinação in vitro Humano. - Gilbert H Pittet, Givaudan AS, Genebra, Suíça.

Os métodos para medição do valor protetor de preparações com filtros solares têm sido objeto de discussão entre cientistas desde o início do século. Em resposta à crescente preocupação do consumidor com os benefícios dos filtros solares, os procedimentos biológicos para quantificação da eficácia desses produtos têm sido sistematicamente desenvolvidos por organizações governamentais e privadas dos Estados Unidos, Alemanha e Austrália. Geralmente, tais métodos se baseiam no método original de Schulze. Entretanto, pouco se tem feito para que se chegue a um índice universal de proteção soar. Continuam a existir grandes diferenças entre os métodos adotados atualmente. Neste artigo somente são discutidos e comparados os métodos in vitro adotados nos Estados Unidos, na Alemanha e na Austrália.

Comprar

Novas Preparações para o Crescimento dos Cabelos. - T Joseph Lin, PHD. T JL Associates, Pacific Palisades, CA, Estados Unidos.

Tem-se ouvido falar que os cosméticos do futuro serão híbridos de cosméticos e especialidades farmacêuticas. Tipos do assim denominados cosmecêuticos que têm chamado atenção em todo mundo; são as preparações para o crescimento dos cabelos. A aprovação do Rogain da Upjohn pelo FDA estimulou a pesquisa e o interesse do mercado por esta categoria de produtos tanto nos Estados Unidos como em outros países.

Nos Estados Unidos e no Japão estão sendo concluídos intensos trabalhos de pesquisa em universidades, bem como em laboratórios de pesquisa e de desenvolvimento das indústrias cosméticas e farmacêuticas, para investigar os mecanismos básicos da calvície e os métodos para a prevenção da queda de cabelos. Novas teorias estão sendo propostas para explicar o padrão masculino calvície.

No Oriente, o recente entusiasmo com os produtos para crescimento dos cabelos não foi gerado pelo minoxidil, mas antes pelo surpreendente sucesso comercial de um tônico para crescimento do cabelo baseado numa erva chinesa, conhecido como 101 Hair Regrowth Liniment, descoberto por Zhao Zhang Guang de Beijing. Afirma-se que as preparações contém somente etanol e extratos herbais. O produto não foi aprovado pelo Ministério da Saúde e Bem-estar do Japão, mas está sendo vendido naquele país por algo como US$ 200 cada frasco.

Acredita-se que algumas das novas teorias sobre queda e diferentes preparações para crescimento dos cabelos, desenvolvidas nos Estados Unidos e oriente, causarão impacto significativo em muitos países.

Comprar
Esta Seo comeou a ser publicada na edio Janeiro/Fevereiro de 1991 por

Novos Produtos