12° Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos

Edicao Atual - 12° Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos

Editorial

A tênue linha divisória que separa os produtos cosméticos dos medicamentos é a razão do surgimento dos conceitos da Cosmecêutica, lançados há pouco mais de 10 anos pelo Dr. Albert Kligman.

A diferenciação entre medicamentos e cosméticos é estritamente no aspecto legal e fundamentada nos conhecimentos científicos de meio século atrás.

Os recentes progressos no campo da fisiologia da pele, mostram que qualquer substância de uso tópico, inevitavelmente, ocasiona alguma alteração na estrutura e na função cutânea. Portanto, surge, assim, um impasse entre aquilo que determina a lei dos homens e o comportamento das leis da biologia.

Inegavelmente, a Cosmecêutica, está nos levando para a era dos eficazes produtos de tratamento. Essa mudança funciona como uma alavanca na pesquisa industrial e na melhora geral da qualidade dos produtos cosméticos. A concorrência exige competência; aqueles que não reconhecerem esse fato serão deixados para trás.

Assim, "Cosmecêutica no Século XXI" - tema central do 12° Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, irá dispertar atenção da comunidade científica para o assunto.
Esta Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) não poderia deixar de enfocar, também, a Cosmecêutica, com matéria muito atual e de grande profundidade, objetivando promover o que parece ser o irremediável casamento entre a saúde e a beleza.

Também nessa linha de desenvolvimento da indústria cosmética brasileira, a boa notícia é que esta ganhou assento junto ao BID (Banco Internamericano de Desenvolvimento), com a nomeação de Edson Aleixo, diretor executivo do SIPATESP, para competitividade do setor nos países do Mercosul.

Boa leitura!

Promotores de Absorção e Penetração - Delfim Santos e Maria Fernanda Guedes Bahia – Laboratório de Tecnologia Farmacêutica Prof. Nogueira Pirsta, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Os promotores de absorção incrementam a absorção dos fármacos através da pele por vários mecanismos.

Inicialmente é comparado o desempenho na promoção da absorção pelo dimetil-sulfoxido, dimetil-formamida, dimetil-acetamida e decil-metil-sulfoxido utilizando diversos fármacos. As pirrolidonas têm seu usa comprometido embora apresentem marcada atividade aceleradora de penetração.

Em seguida são analisados ácidos e alcoóis graxos e glicóis, a azona e seus derivados, a ureia, ésteres e amidas do ácido clofíbrico.

Os tensoativos têm capacidade de incluírem, em micelas na CMC, moléculas poucas solúveis em água e transportá-las, baixam a tensão da interface e, se forem aniônicos, cati6nicos ou não iônicos terão diferentes desempenhos na penetração.

Os autores indicam ainda o ultrassom e a iontoforese como meios físicos de incremento da absorção.

Comprar

Aumento da Penetração Cutânea - Joel L Zatz, PhD - Rutgers University, Department of Pharmaceutics, College of Pharmacy NJ, Piscataway Estados Unidos.

O autor descreve como os sistemas de aplicação podem afetar a absorção e o encaminhamento de ativos na pele.

Na oclusão aumenta-se a hidratação do estrato córneo e, a captação e a permeação de ativos. Também, com o uso de intensificadores, modifica-se de forma reversível a estrutura do estrato córneo baixando a sua resistência.

É fornecida lista parcial de intensificadores de penetração.

Para estudar o desempenho de tensoativos no aumento da penetração na pele, foi efetuado um teste no qual se mediu a penetração e absorção de lidocaína em água e em soluções contendo tensoativos, em testes in vidro e in vivo comparada. Foram, também, estudados os efeitos na pele de ratos, de lipossomas preparados a partir de um fosfolipídio comercial em diferentes PHS. A atividade de permeação no veículo depende da atividade termodinfunica do composto, em um sistema de transferência e, da afinidade entre o veículo e o ingrediente ativo. Isto pode ser ajudado acrescentando-se co-solventes ou substancias que formem um complexo com o ativo. O controle da velocidade de permeação pelo veículo gira em tome da compreensão e manipulação dos parâmetros da etapa limitadora da velocidade: solubilidade e viscosidade do veículo.

Comprar

Extratos Mistos de Frutas: Novo Enfoque para Renovação de Pele - S Bennett, D Scholz, G J Brooks, D F Parish, F Burnmeister - Brooks Industries Inc., South Plainfield NJ, Estados Unidos.

Este trabalho se concentra nos cinco AHA mais comumente encontrados: acido glicólico, ácido láctico, ácido cítrico, ácido málico e ácido tartarico. Os AHA têm sido estudados com relação ao tratamento da pele desde a década de 1930.

Inicialmente os autores apresentam o desenvolvimento das pesquisas sobre a ação dos AHA na pele: a sua ação plasticizante, aumento da elasticidade e a ação sobre a fração de lipídeos do estrato córneo.

Em seguida preparou-se um extrato misto de frutas a partir de arando, cana-de-açúcar, bordo, laranjas e limões com proporções desejadas de AHA.

Os autores o testaram na diluição de 10%, em voluntários, para o efeito sobre a velocidade de renovação celular.

Comprar

Formulando Produtos Cosmecêuticos - B Radd, MS - BLR Consulting Services, Naperville IL, Estados Unidos.

O artigo descreve sistemática para o desenvolvimento de produtos cosmecêuticos.

Devem-se definir requisitos de um produto nas seguintes áreas: visão e forma do produto, ingredientes essenciais e críticos, calendário do projeto, exigências da legislação.

O processo de formulação deve ser o mais eficiente possível e para tanto o autor fornece um fluxograma.

O estágio de identificação e crítico, pois nele pesquisam-se os atributos conhecidos de ativos necessários. Aqui são estudadas as propriedades físicas, a estabilidade, e a concentração do ativo, bem como a estabilidade e a data de validade deste ativo quando incorporado ao produto. Os excipientes escolhidos constituem a base. Deve se testar a sua estabilidade, compatibilidade assim como aspectos de irritabilidade e econômicos.

Estando terminado um ou vários protótipos, estes sofrem a triagem íntima de estabilidade, avaliações clínicas e avaliações sensoriais, a partir da qual ocorre a otimização final.

Comprar

Hidróxi-Ácidos e o Envelhecimento Cutâneo - Walter P Smith, PhD - Walter Smith Consultants, New Canaan CT, Estados Unidos.

O artigo avalia os resultados de estudos direcionados aos efeitos de vários ácidos sobre a fisiologia da pele e as suas propriedades cosméticas, além das suas especificidades, o papel do PH, eficácia a longos e curtos prazos e a relação entre esfoliação e antienvelhecimento.

Inicialmente foi feita avalia9ao da renova9ao e do desprendimento celular da pele. A influência do PH na renovação celular dos AHAS e de outros ácidos, assim como a relação entre o PH e a irritação também são descritos. Foi determinado o índice terapêutico (IT= coeficiente entre estimulação e irritação) para cada produto.

Vários materiais naturais foram examinados para determinar se poderiam trazer maiores benefícios com menor potencial de irritação.

Em estudos de aplicação, em longo prazo, os autores descobriram que ocorre acomodação da pele aos AHA diminuindo significativamente as taxas de renovação celular e descamação da pele com o tempo, embora seja alcançado bom resultado estético.

Para avaliar se os AHA aplicados topicamente podem alterar o PH da pele, foram medidos PH a várias profundidades.

Finalmente foi examinada a capacidade dos AHA de induzir distúrbios de irritação e descamação.

Comprar
A vez da Qualidade por Friedrich Reusss e Maria Aparecida da Cunha

A Qualidade Pessoal: Base de Todas as Qualidades

O que anima e da vida a uma organização são as pessoas. E por elas e através delas que as "coisas" acontecem ou "não acontecem" dentro da empresa. O elemento humano constitui-e numa das principais alavancas para o desenvolvimento organizacional.

Certamente e bem mais fácil atuar em dimensões palpáveis, concretas e observáveis como: definir missão, objetivo, elaborar manuais, adquirir um novo equipamento, etc. No entanto existem dimensões que atuam fortemente na comunicação, na interação, no comprometimento, na motivação, etc., que agem como facilitadores ou dificulta dores, não só de mudanças que se queira implantar, mas no dia a dia da empresa.

Esta e uma dimensão oculta, muitas vezes de difícil percepção e por isso nem sempre considerada.

Neste espaço oculto transitam emoções, sentimentos, crenças, valores, afetividade, atitudes, enfim, tudo o que se refere ao indivíduo de maneira particular, porém, que tem ação impactante no coletivo, no grupo e nos resultados.

Tal dimensão se for adequadamente percebida e tratada, fará com que aflore um potencial tão positivo, que se transformara no elemento que se dimentara as novas práticas, novos modelos ou novas idéias, que a organização pretenda trabalhar e transforme a empresa num todo harmônico, onde todos caminham juntos, em clima de total compreensão, cooperação e trocas de informações, na direção única do sucesso.

Para que haja uma perfeita compreensão, cooperação e sintonia entre a empresa e as suas pessoas, e necessário que a "razão' de ser" da empresa, sua visão do futuro e suas estratégicas estejam bem delineadas e interiorizadas por todos.

Esta e mais uma tarefa a ser considerada por ocasião da implantação do sistema ISO 9.000, a fim de que, além dos caminhos mecanicistas traçados também se tenham a "alma" das pessoas em consonância com a "alma" da empresa.

Apenas assim, com todo o conjunto de medidas adequadamente implantado na área de direcionamento estratégico, na área de pessoal e na área da ISO a empresa estará, além de certificada, realmente usufruindo de todas as vantagens potenciais inseridas• neste sistema de gestão da qualidade, e estará efetivamente preocupada com uma melhoria constante e contínua da sua qualidade em prol dos seus clientes.

Todas as suas pessoas desejarão que seja uma empresa bem sucedida, humanizada, rentável, capaz de cumprir plenamente com sua missão, dispondo de clientes fieis, plenamente satisfeitos nas suas necessidades e divulgadores entusiastas do trabalho recebido.

Será uma empresa que estará construindo, mantendo e otimizando relacionamentos estáveis e produtivos com fornecedores, clientes e funcionários, projetando uma imagem seria, responsável, ágil, flexível, informal, criativa e inovadora, tornando-se um novo paradigma no seu setor de atividades, encantando os seus clientes.

Estará suportada por uma equipe permanente de profissionais competentes, motivados, comprometidos com os seus objetivos, de forma profundamente integrada e cooperativa. Será uma empresa bem estruturada e organizada, trabalhando de forma planejada e flexível. Estará sempre atenta as mudanças de necessidades e desejos de seu publico alvo, se antecipando no oferecimento de alternativas capazes de encantar seus clientes, será enfim uma empresa capaz de lidar adequadamente com diferentes níveis de tecnologia e necessidades industriais, característica de grande importância nos atuais tempos de mudanças diárias.

Terá os clientes como razão de ser da organização e sua principal preocupação será tratar suas pessoas com respeito, dignidade e justiça, reconhecendo e valorizando a competência para o futuro, obterá o comprometimento das equipes de trabalho com a produtividade e a qualidade, se apoiara na parceria com fornecedores e clientes, estará obtendo de toda a integração e sinergia no sentido de um comprometimento com os objetivos globais, mantendo a rentabilidade como instrumento de crescimento e perpetuação do negócio.

Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Acne: Aspectos Clínicos e Terapêuticos

A acne situa-se entre as dermatoses mais freqüentes no consultório dermatológico. Estima-se que 17 milhões de pessoas são afetadas pela acne, particularmente adolescentes e adultos.

A acne é uma doença do folículo pilo - sebáceo, onde participam concomitantemente fatores genéticos, hiperqueratinização folicular, presença da bactéria Propionibacterium acnes e aumento da produção sebácea, influenciada por fatores hormonais. Pode ser classificada em acne primaria (ou vulgar), e acne secundária (hormonal, cosmética, escoriada, medicamentosa, solar etc.).

No primeiro caso, trata-se da acne de adolescentes e adultos jovens, onde a pré-disposição genética, estimulada pelo início da produção hormonal, favorece o desenvolvimento das lesões clínicas. No caso da acne secundária, ocorre processo mais específico, responsável pela dermatose. Exemplificando, certos medicamentos como corticóides e vitaminas do complexo B têm como efeito colateral, o aparecimento da acne.

Epidemiologia

A acne vulgar inicia-se no período puberal, acometendo ligeiramente mais mulheres do que homens. Ocorre em todas as raças, embora em menos intensidade nos orientais. A acne e mais grave nos homens e dificilmente ocorre em crianças e idosos. Caracteriza-se pelo aparecimento de comichões, papulas, pústulas e cicatrizes, principalmente na face, tronco e região genital. Geralmente e polimorfa, sendo comum encontrarmos, no mesmo paciente, vários tipos de lesões clínicas ao mesmo tempo.

Dividi-se acne vulgar em 4 tipos:

I. Acne Comedoniana
Presença de comedões (cravos) sem sinais de inflamação.
II. Acne Pápulo-pustulosa
Presença de papulas inflamadas e pústulas com importantes sinais inflamatórios.
III. Acne Nódulo Cística
Além de comedões, papulas e pústulas, também há a formação de lesões nódulo-cístico com predominantes sinais inflamatórios.
IV. Acne Conglobata
Predomínio de lesões nódulo-cístico em grande extensão. Acne muito grave.

Patogênese

A etiopatogênese da acne não está totalmente esclarecida, porém, ocorre pela combinação de alguns mecanismos relacionados a seguir:

• Genética. Os fatores hereditários envolvidos com o aparecimento da acne não estão totalmente esclarecidos, mas relacionam-se ao número de receptores no folículo, influência hormonal, mecanismos imunológicos, entre outros.

• Hiperqueratinização folicular. Os folículos envolvidos com o aparecimento da acne apresentam queratinização alterada com comeócitos mais coesos. Esta coesão favorece o tamponamento dos folículos, dando início à formação do condão.

Os fatores que controlam essas modificações incluem alterações intrínsecas das células epiteliais foliculares, tanto quanto fatores comedogenicos do sebo, como esquálido e alguns ácidos graxos livres.

Agentes Bacterianos

O Propionibacterium acnes é um agente anaeróbico difteróide que coloniza o folículo, alimentando-se do sebo e produz metabólitos como ácidos graxos livres, que são irritantes para o folículo, para o epitélio e também para a derme.

Sebo

O sebo é produzido pela glândula sebácea (que faz parte do folículo pilocebáceo) é eliminado para a superfície da pele. É composto por triglicérides, ceras, ésteres do esqualeno e colesterol. A secreção sebácea é controlada pelos hormônios androgênicos, cujo principal representante é a diidrotestosterona. Na pele, a testosterona, sob a ação da Saredutase, transforma-se em diidrotestosterona, vinte vezes mais potente que a testosterona, obtendo melhor ligação com o receptor androgênico da glândula sebácea. Trabalhos recentes demonstram que a produção do sebo inicia com a adrenarca, que e a produção dos andrógenos pela adrenal (sulfato de deidroepiandrosterona). Neste caso, não só este hormônio e precursor de outros androgênios, como também é um marcador mais sensível, no caso de crianças pré-púberes.

Atualmente, estuda-se melhor a ação da Sá redutase, enzima responsável pela transformação da testosterona em diidrotestosterona. Existem 2 subtipos de Sá redutase (1 e 2), sendo a do tipo 1predominante nas glândulas sebáceas. Sabe- se também que a atividade da Saredutase é maior nas áreas propícias ao aparecimento da acne, como na face e tronco.

O sebo também é irritante para a parede do folículo, além de servir como alimento para o Propionibacterium acnes. Indivíduos com acne têm, alem da pré-disposição, aumento da produção de sebo, colonização bacteriana acentuada e hiperqueratinização folicular. Estes elementos facilitam a formação do elemento inicial da acne, o comedão resultante do entupimento e dilatação do folículo.

O comedão é sempre a lesão inicial da acne e, pode ou não, progredir para outros tipos de lesões clínicas. As papulas, pústulas, nódulos e cistos são conseqüentes a grande intensidade do processo inflamatório. As cicatrizes decorrem das complicações das lesões inflamatórias, proporcionais a gravidade da acne.

Acne Secundária

Na acne medicamentosa, embora de aparência clínica semelhante à acne primária, haverá sempre uma droga desencadeando o processo. Corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, medicamentos com cloro, bromo e iodo, podem precipitar ou piorar a acne.

Em relação à acne cosmética, produtos com tendência comedogenica são os responsáveis facilitando, por características mais oleosas, o entupimento do folículo pilo - sebáceo. As acnes cosméticas ocorrem com maior freqüência em indivíduos com pele graxenta e usuários de grande número de produtos cosméticos.

O sol pode em casos muitos específicos, desencadear a acne solar que não tem sua etiopatogenia totalmente esclarecida. Em geral, o sol, devido as suas características antiinflamatórias, tende a melhorar a pele acnéica.

O recém-nascido também pode ter um tipo especial de acne, decorrente de elevados níveis de androgênios maternos.

A mulher adulta pode ser vítima da acne hormonal, configurada como papulas ou nódulos dolorosos, inflamados, localizados preferencialmente na face e pescoço, piorando na fase pré-menstrual. Esta acne e tardia (25 anos) e acomete mulheres com algum grau de hiperandrogenismo, ocasionado por tumores ovarianos ou adrenais, e até por ovários policísticos.

A acne escoriada ocorre em indivíduos emocionalmente alterados, apresentando machucaduras e escoriações mais evidentes do que lesões específicas da acne.

Tratamento

Considerando suas características crônicas e inestéticos, a acne invariavelmente desencadeia reações emocionais.

O sucesso terapêutico baseia-se numa harmoniosa relação médico/paciente com laços de respeito e confiança. É necessário histórico completo, com características do quadro, fatores de melhora e pioram tendências familiares, tratamentos anteriores, expectativas etc.

No caso da acne secundária, e necessária estabelecer o agente causador, e promover sua interrupção. As acnes medicamentosas, cosméticas e solares melhoram significativamente logo após o afastamento do agente desencadeador. A acne do recém-nascido não necessita de tratamento e melhora num prazo de 5 meses. A acne escoriada além de medidas específicas necessita de terapia ou psicofarmacos.

A acne hormonal é necessária a dosagem sérica dos androgênios, como testosterona livre e total, sulfato de deidroepiandrosterona e androstenediona. Quando houver suspeita de micro ovário policístico, é necessária a dosagem dos hormônios luteinizantes e folículo estimulante, além do exame ultra cenográfico. Estabelecendo-se a causa do hiperandro-genismo, a cura pode ser clínica (ovário policístico) ou cirúrgica (tumores).

O tratamento da acne vulgar depende do grau e intensidade da mesma. Qualquer tipo de acne deve ser tratado com agentes limpadores (sabões, leites, géis, loções) a base de agentes anti-seborréicos, esfoliantes e adstringentes. Os principais ativos destes limpadores podem ser: ácido satílico, enxofre, peróxido de benzoíla, hamamelis, sais de sílica etc. O paciente acneico deve lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, para mantê-lo limpo e desengordurado.

Tratamento Tópico

As acnes grau I ou II, leves, podem ser tratadas com agentes tópicos, tais como:

- Peróxido de benzoíla: agente antibacteriano, ligeiramente esfoliante, secativo. Pode ser utilizados em gel, sabões, cremes, loções cremosas. Pode causar ardor, eritema, descamação e dermatite de contato.

- Antibióticos tópicos: ação antibacteriana. O mais utilizado é a eritromicina em concentrações de 2%, em gel, solução, creme, ou loção cremosa. A clindamicina também pode ser utilizada ate 2%, nos mesmos veículos.

- Tretinoína (ácido retinóico): anticomedogenico, evita a formação do comedão, inibindo a evolução para lesões inflamatórias. Pode ser utilizado em gel e solução, nas dosagens de 0, 025 a 0, 1%. Pode causar eritema, descamação, queimação. Deve ser utilizada a noite, evitando-se exposição solar.

Tratamento Sistêmico

Quando a acne é inflamatória, graus II forte, III e IV, o tratamento tópico não é suficiente. O antibiótico de escolha e a tetraciclina, que e bem tolerada e apresenta ação antibacteriana e anti-seborréica. É utilizado em doses de 500 MG, 2 vezes ao dia, até 40 dias, com diminuição gradativa.

A eritromicina, em doses de 500 gramas, 2 vezes ao dia, e outro antibiótico utilizado.

A minociclina, em doses de 100 MG/d, utilizada ate a melhora clínica, também é preconizada.

A isotretinoína (em doses de I MG/kg dia) tem sido o tratamento de escolha da acne grau III grave e IV conglobata. Esta droga é teratogênica, hepatotoxica e hipercolesterêmica, exigindo indicações criteriosas e avaliação prévia das condições do paciente. O tratamento, com duração média de 3 meses, tem apresentado boa resposta.

A acne ainda é um desafio com alguns segredos a serem desvendados.

Seu tratamento é uma arte, sendo cada caso único e particular. Podemos utilizar o variado arsenal terapêutico, porém o sucesso sempre dependera do entrosamento médico/ paciente.

Atualidades Técnicas por Prof. Dr. Pedro Alves da Rocha Filho

Cosméticos & Cosmecêuticos

Ácido Hialurônico

A formulação de gel aquoso baseado em ácido hialurônico e DNA para cosméticos, é o tema da patente PCTWO 9002774 de 9 de setembro de 1988 de autoria de Garrido R (Pier Auge). É composto por um álcali ou hialuronato de sódio, um derivado do DNA (alto peso molecular) e alginato.

Ácido Kójico

Hatae S (Sansei) na patente européia nº308918 de 25 de setembro de 1987, associa ao acido kójico (ou derivados) a vitamina C (ou derivados: alquil éster, sulfato, fosfato ou sais metálicos).

O efeito branqueador resultante da associação entre ácido kójico e vitamina C é sinérgico (anglicismo). A esterificação do ácido kójico melhora a estabilidade em relação ao PH e a luz solar, enquanto mantém efeito branqueador semelhante ao do ácido kójico isolado.

A associação com Aloe (extrato ou pó) é reivindicada na patente japonesa nº1121205 de 4 de novembro de 1987 de autoria de Takeuchi K, Deura H, Ishida K (Lion), os produtos não apresentam potencial de irritação, inibe, em cerca de 60,2%, a formação de melanócitos, ativada por radiações UVB.

Os mesmos autores reivindicam, em outra patente japonesa nº 1121207 de 4 de novembro de 1987, a associação do ácido kójico (e/ou derivados) com o DNA (e/ou derivados).

Solução composta inibe, em cerca de 60,5%, a formação de melanócitos ativada por UVB. Diferentemente da patente anterior emprega se, nesta, o DNA-Na (0,lg) e adicionando-se ainda, vitamina A (0,05g).

Nos estudos realizados para as duas patentes, verificou-se que o efeito clareador obtido para as associações propostas é maior do que aquele obtido empregando-se somente o ácido kójico.

A Sansei Pharmaceutical apresenta várias patentes reivindicando o emprego do ácido kójico em produtos cosméticos. A seguir, são apresentadas as formulações sugeridas, seguidas do numero da patente e data de seu depósito.

O autor das formulações 1, 2 e 3 e Furuya T. (patentes japonesas 1275524 de 24/4/88, 1275515 de 27/4/88 e 1275517 de 17/4/88).

Da mesma forma, a empresa Kansai Paint apresenta algumas patentes sobre o acido kójico.

Os autores das formulações 4 e 5 são, respectivamente: Izumida H, Iida K, Takadera T, Inoe Y, e Inoue Y, Iida K, Izum'ida H, Takadera T. (patentes japonesas 215017 de 1/7/88 e 236117 de 27/7/88).

A Kawakenfine Chemicals, associada à Sansei Pharm, reivindicam o uso da associação do ácido kójico com ácido mono, di ou tetracarboxílicos, aminoácidos neutros, básicos e acídicos. A formulação 6 é de Nagashima T, Nakajima K, Suzuki Y, Nomoto K (patente japonesa 228105 de 30/4/88).

Arbutin

O efeito inibidor do Arbutin (p-hidroxifenil-p-D-glicopiranospídeo ou hidroquinona-D-glicopiranosídeo) sobre a atividade da tirosinase e melanogenese em cultura de células B 16 foi estudado bioquimicamente por Tomita K, Fukuda M, Kawasaki K (Fragrance J 18 (6) 72- 7 1990).

A inibição da tirosinase é um processo de inibição competitivo, como determinado pelo método de Lineweaver-Burk. A concentração máxima de Arbutin, sem inibição do crescimento celular, e igual a 5x10-SM. O conteúdo de melanina por célula diminui significativamente, em comparação com células não tratadas em concentração de Arbutin maior que 10-SM. O efeito de um creme contendo 3% de Arbutin foi estudado na pele humana, inibindo a pigmentação induzida por UV em cerca de 90%. A eficiência do creme foi observada na pele de 82,3% em humanos.

Barba

Gripp AA, Metzler G na patente americana nº4954337 de 26 de novembro de 1988 (American Cyanamid) sugerem a formulação de composições para aplicação em barbeador (não elétrico) e não sobre a área a ser barbeada. Tal preparação compreende um solubilizante e um lubrificante líquido escolhido entre os copolímeros de silicone, miristato de isopropila, óleo mineral, ciclometicone, dimeticone, trimetil-siloxi- silicato, 2- octil-dodecanol, benzoato de alquila (C 12-15), propionato de miristila e monolaurato de sorbitano.

Bronzeadores/Aceleradores de Bronzeado

Produtos cosméticos contendo precursores da melanina, indicados para escurecimento da pele, são descritos por Wolfram L, Schultz TM, Cham AC na patente européia de 26 de fevereiro de 1990 (Bristol-Myers). São compostos por um ou mais precursores de melanina, selecionados dos grupos formados por 3,4-diidroxi-fenil-alanina, 5,6-diidroxi-indol, N-alquil-5,6-dihidroxi-indol e seus derivados. A composição é aplicada sobre a pele, que é exposta a radiação UV, para produção de coloração no estrato córneo.

Cabelos

A avaliação dos danos causados aos fios de cabelo foi determinada por Sandhu SS, Robbins CR (J Soc. Cosmet Chem 40 (5) 287-96, 1989). Um procedimento simples e sensível avalia, visualmente ou por espectro fluorometria, certos tipos de danos aos cabelos. Estes, tratados com corante fluorescente cloreto de dansila, adquirem fluorescência sob luz ultravioleta. A intensidade da fluorescência e função da quantidade de cloreto de dansila ligado ao cabelo, podendo ser detectado por espectro fluorímetria em concentrações muito baixas. Mudanças na emissão da fluorescência indicam danos aos fios, tais como envelhecimento, efeito das radiações UV e alterações na coloração natural.

Cabelos – Crescimento Capilar

Scott, IR (Unilever) nas patentes européias nº342054 e 342056, ambas de 13 de maio de 1988, reivindicam formulações de cosméticos contendo ésteres de ácido piroglutamico, capazes de penetrar facilmente através da pele, promovendo o crescimento capilar.

Uma preparação para promover o crescimento capilar, contendo mais que 2,5% em minoxidil e 0,01-1,0% de vasoconstrictor (corticosteróide e escopo lamina) é reivindicada na patente PCT-WO 9006100 de 2 de dezembro de 1988 de autoria de Fiedler VC (Upjhon). O vasoconstrictor acelera a ação do minoxidil e o crescimento capilar é significativamente acelerado, se comparado a aplicação isolada de minoxidil. Quatro pacientes com alopecia severa foram tratados topicamente com 1 ml de solução de minoxidil e 19 de creme contendo dipropionato de betametasona (0,05%). Todos os pacientes apresentaram bom crescimento capilar, mantido apos tratamento contínuo.

Nas patentes japonesas da Kao, nº2223517, 2223518 e 2223520, todas de 27 de fevereiro de 1989, os autores Kamya T, Otsuji K, Kosemura S, Nishizawa Y, Sugimura Y, Hara K, reivindicam o uso de vasodilatadores atóxicos destinados ao estímulo do crescimento capilar e indicados para aplicação em preparações de banho. Estes vasodilatadores (anti-hipertensivos) tal como depsídeos, óxidos difenilenicos e depsidonas, são adicionados as preparações cosméticas tais como tabletes compostos por lactose 90, amido de milho 29 e estearato de magnésio 1 g.

Cosméticos Redutores

Produtos cosméticos contendo DL ou L-carnitina na forma livre ou de sal, preferencialmente as metilxantinas tais como cafeína e teofilina, são reivindicados na patente francesa nº2619007 de 7 de agosto de 1987. Greff D (Societe d' Estudes Dermatologiques) que afirma que, além da atividade lipolítica, os produtos induzem a perda de peso, tem efeito energizante, estimulante e tônico.

Nos laboratórios Pierre Fabre, os pesquisadores Trebosc MT, Cousse H, Mouzin G, sugerem na patente francesa nº2624010 de 7 de dezembro de 1987, ação anticelulite, além da atividade antiobesidade, para a cafeína ou derivados. Micro granulados ou micro-partículas compreendem 30-70% de cafeína, 20- 30% de amido e 5-20% de etil-celulose suspensos em gel hidroalcoolico.

Veículo

Produtos para uso tópico, contendo triglicerídeos caprílico é cáprico para proteção da pele e cabelos humanos, apresentando propriedade umectante satisfatória, além de ser efetivo para problemas cutâneos tais como eczema, dermatite, eritema, prorido e psoríase, são apresentados por Valentine J, Cote M, na patente canadense nº1253807 de 25 de setembro de 1985. Um creme foi aplicado em pacientes com eczema e dermatite atópica verificando-se, após algumas semanas, melhora acentuada da pele.

A Helena Rubinstein na patente européia nº336817 de 29 de março de 1988, reivindica a fabricação de partículas emulsionadas gelificadas para uso em cosméticos, produtos farmacêuticos e alimentos. Clement A, Fodor P, Guth G, Thiollet LM, obtém as partículas gotejando uma emulsão em solução gelificante. As emulsões contêm o princípio ativo na fase externa. O tempo de permanência das gotículas varia de acordo com o grau desejado de gelificação.

A emulsão é adicionada gota em gota, a frio, até solução gelificante constituída por 3,33g CACI/1000g de água. As partículas de emulsão obtidas são introduzidas em gel de Carbopol 940 0,6, trietanolamina (PH 6,5) e água qsp 100g. Nenhuma alteração na coloração é observada quando comparada a controles que demonstram mudança nítida de coloração.

Vesículas lipídicas contendo umectantes encapsulados destinados aos cuidados da pele humana e animal é descritas na patente PCT-wa 9001921 de 19 de agosto de 1988 por Wallach DFH (Micro Vesicular Systems). Estas vesículas apresentam-se estáveis durante estocagem e atuam como barreira, separando o umectante encapsulado do transportador, permitindo 0 uso de matérias-primas incompatíveis no mesmo produto. A

As duas fases são misturadas a 50- 70°C para produção das vesículas lipídicas.

Na patente húngara nº51129 de 19 de setembro de 1988 de autoria de Kerchbaumayer L, Szili AMB, reivindica-se o uso de composições à base de metil-celulose, para a limpeza da pele.

Este produto e recomendado para remoção de impurezas graxas e células mortas da epiderme.

A preparação e aplicações, cosmética e farmacêutica, do cisteato de zinco utilizado como anti-seborréico, cicatrizante, citot6xico e modificador do crescimento celular, são descritas na patente européia nº368758 de 9 de novembro de 1988, de autoria de Blum J, Guillard a (Laboratório Farmacêutico Roche-Posay). O experimento in vitro para atividade anti-seborréica usando a glândula prepucial de ratos, demonstra que o cisteato de zinco na concentração de 1O-4M inibe cerca de 33,7% a síntese lipídica quando comparado a 5,9% obtido para a carboxi-metilcistefna, é reivindicada pela Sunstar (patente japonesa nº2138107 de 16 de novembro de 1988) através do pesquisador Shimizu M. O conteúdo de glicerina pode ser tão elevado quanta 40%, caracterizando emulsão hábil em reter alto conteúdo de umidade.

Novos Produtos