Poder dos Inibidores da Metaloproteinase

Edicao Atual - Poder dos Inibidores da Metaloproteinase

Editorial

Mais uma vez a população brasileira é obrigada a reduzir suas expectativas com relação ao crescimento da economia. Por ironia do destino, desta vez não será uma crise internacional, ou fatores externos que irão dar um banho de água - muito gelada, diga-se de passagem - no ânimo dos empresários e dos consumidores, mas sim a inesperada crise de energia elétrica. 

A falta de atitude dos governantes em direcionar investimentos de longo prazo para o setor energético, aliada a retomada do crescimento (conseqüentemente maior consumo) e a escassez de chuvas do início deste ano, foram as grandes responsáveis. Tudo somado deu no que deu. 

As empresas que não fabricam velas, lampiões ou geradores de energia estão agora revendo (para baixo) suas projeções para 2001. Torcem para que a crise não seja tão séria quanta alardeia o próprio Governo, ao mesmo tempo em que buscam meios para cumprir suas quotas de racionamento,  livrando-se, assim, de acréscimos nas tarifas e também do  "apagão". 

Esperando que este cenário turvo e sombrio desapareça o mais rápido possível, estamos dedicando esta edição aos Ingredientes Ativos e aos Emolientes. 

Não deixe de ler, também, interessantes matérias sobre o futuro do Mercosul, na coluna assinada por Carlos Alberto Trevisan. Veja como as indústrias brasileiras se saíram (bem) no primeiro teste que a Abihpec fez, na Cosmoprof de Bologna, para conhecer o potencial dos produtos cosméticos brasileiros no mercado internacional.

Conheça, ainda, o programa do 15°. Congresso Brasileiro de Cosmetologia - extenso, variado e com muitas atrações interessantes, para você conferir.

Boa Leitura
Hamilton dos Santos
E
ditor

Propriedades Sensoriais dos Emolientes - V. Kamershwarl e Niraj D. Mistry Pond's Limited, Chennal, Índia

Os autores compararam as propriedades organolépticas de diversos emolientes, numa tentativa de correlacionar seus resultados com as propriedades físio-químicas dos produtos finais.

Los autores compararon las propiedades organolepticas de diversos emolientes e intentaron correlacionar sus resultados con las propiedades fisicoquímicas de los productos finales.

The authors compared sensory properties of a number of emollients and made an attempt to correlate the findings with physico-chemical properties of the materials.

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Simulação e Potencialização da Função Barreira - Márcia E. Nogueira de Paula SP Farmal Ltda., São Paulo SP, Brasil

Este artigo apresenta um novo repositor imediato de lipídios do estrato córneo. Produto de origem vegetal, na forma de vesículas, melhora a atividade da barreira cutânea, diminuindo o TEWL.

Esse artículo presenta uma nueva forma de reposición rapida de lipidos de el estrato córneo. Producto de origen vegetal, tene forma de vesículas, mejora la actividad de la barrera cutanea y la TEWL.

This article introduces a new fast lipidis replacer for the stratum corneum. A botanical product, as vesicles form, improves the cutaneus barrier and decreases the TEWL.

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Seleção de Emolientes - Paulo Cesar Rodrigues Cognis Brasil Ltda., São Paulo SP, Brasil Barry A. Salka Cognis Corporation, Hoboken NJ, Estados Unidos

Neste artigo, os autores sugerem que quando preparem novas emulsões, os formuladores devem selecionar os óleos emolientes levando em conta a sua natureza química, sua polaridade e seus efeitos sobre os ativos de proteção solar, além de sua espalhabilidade sobre a pele.

Los autores sugiere que cuando se preparan nuevas emulsiones, los formuladores deben elegir aceites emolientes tomando em consideración su tipo químico, su polaridad y efectos sobre los activos fotofiltrantes, y su exensibilidad sobre la piel.

The autor suggests that, when developing new emulsions, formulators should choose emollient oils on the basis of their chemical type, their polarity and effect on sunscreen actives, and their spreading rate.

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Papel Biológico da Fitoesfingosina na Acne - Betty Santonnat Cosmoferm, BV, Madelft, Holanda

Neste artigo a autora demonstra as propriedades antimicrobiana e antiinflamatória da fitoesfingosina no tratamento cosmético da acne.

En esse articulo la aurora demostra las propiedades antimicrobiana y antiiflamtoria de la fitoesfingosina en el tratamiento cosmetico de la acne.

In this article the author shows the phytosphingosine antimicrobial and antiinflamatory properties on the cosmetic treatment of the acne.

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Inibidores da Metaloproteinase - Alain Thibodeau Atrium Biotechnologies Inc, Quebec, Canadá

Os inibidores da metaloproteinase podem reduzir a atividade enzimática excessiva que degrada as fibras de colágeno, colapsa a trama da matriz extracelular da pele e produz sinais visíveis de envelhecimento.

Los inibidores de metaloproteinasa pueden reducir el exceso de actividad enzimática que degrada las fibras de colágeno, colpsa el entramado de la matriz extracelular de la piel y produce signos visibles de envejecimiento.

Matrix metalloproteinase inhibitors can reduce the excess enzymatic activity that degrades collagen fibers, collapses the meshwork in the skills extracellular matrix, and leads to visible signs of aging.

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Boas Práticas por Tereza F. S. Rebello

Água

Com toda a certeza podemos considerar a água como a principal matéria-prima da indústria cosmética. Sem ela não seria possível obter emulsões e, menos ainda, solubilizar certos princípios ativos para que, como o próprio nome indica, venham beneficiar a pele através da aplicação do produto cosmético que os contenham.

Portanto, é uma questão prioritária controlar a qualidade da água de processo, quer sob o ponto de vista químico e, principalmente, quanto sua qualidade microbiológica. E que parâmetros deverão ser considerados para essa avaliação?

Consideramos necessária a avaliação diária do pH, condutividade e teor do antimicrobiano utilizado para sua descontaminação. Deve-se ter sempre em mente que o pH não é medida de pureza da água, mas, juntamente com o valor encontrado para a condutividade, indicará se as resinas utilizadas para a deionização necessitam ou não de regeneração. Valores fora do especificado podem indicar "fuga" de ions e, portanto, comprometimento da qualidade do produto fabricado.

Como exemplo citamos que a presença de grandes concentrações de íons inorgânicos, como o magnésio e zinco, pode conduzir a separação de fases de uma emulsão. Da mesma forma, na fabricação de colônias e loções pós-barba. Estas, mesmo contendo teor relativamente baixo de água(15% a40%), podem ser afetadas pela presença de pequenas quantidades de cálcio, magnésio, ferro e alumínio, ocasionando a formação lenta de resíduos invisíveis. Tais resíduos freqüentemente ocasionam a co-precipitação dos componentes menos solúveis da composição do perfume. Muitas vezes a turvação de colônias só é verificada quando o produto já está nas prateleiras dos pontos de venda.

Outra não-conformidade, relativa a presença de metais (ferro, por exemplo), e a alteração da cor de certos produtos, em particular aqueles que contenham compostos fenólicos. E sabemos que vários extratos vegetais utilizados em cosmetologia tem, como princípios ativos, polifenóis.

Quanto à avaliação do teor do antimicrobiano utilizado, a análise química vai depender do agente químico usado. Geralmente o tratamento utilizado é a cloração (hipoclorito de sódio ou dióxido de cloro). Neste caso, pode-se utilizar o método prático de comparação visual do complexo formado pela reação de ortotolidina e cloro com padrões de cor permanente. Outro método emprega como reagente o N, Ndietil p-fenilenodiamina sulfato anidro. No mercado existem kits para análise de águas que são bem eficientes e práticos.

Outros processos existem para a descontaminação da água, como é o caso de equipamento germicida de raios UV. Mas é necessário um monitoramento quanto à radiação (em torno de 255 nm), eliminação de resíduos sobre as mangas de quartzo das lâmpadas, etc. Normalmente esses controles fazem parte do equipamento que apresentam medidores "sentinela" e alarmes sonoros para indicar qualquer não-conformidade do processo.

A avaliação microbiológica não precisa ser diária. Algumas empresas estabelecem periodicidade de análise de 2 a 3 vezes por semana. A ocorrência nas variações dos resultados microbiológicos muitas vezes confunde o microbiologista, mas este fato pode ser um alerta para que se verifique a presença de biofilme (biofouling) no sistema de armazenagem e distribuição da água.

Podemos dizer que o biofilme é resultado do transporte de células viáveis a uma superfície e subseqüente ligação a essa superfície. 0 desprendimento do biofilme pode ocasionar as variações de resultados microbiológicos acima mencionados. Um outro alerta aos microbiologistas é o tempo de incubação considerado na análise de água. Por situações de estresse, certas bactérias exigem período de incubação mais longo para serem visualizadas quando se utiliza o método de contagem em placas de Petri. Geralmente se utiliza temperatura de 35,O±O,5ºC por 48±3h (recomenda-se uma primeira inspeção com 48h e, não havendo crescimento, prolongar esse período por mais 24h); algumas vezes são necessárias temperaturas mais baixas (20-28ºC por período de 5-7 dias). Existem meios apropriados, como é o caso do R2A, designados para isolar microrganismos estressados.

Finalizando, é dever relembrar que, para se obter água de processo dentro dos valores especificados, é necessário, antes de tudo, ter todo o sistema de tratamento de água devidamente instalado e validado. Para isso, a participação do microbiologista no projeto é de importãncia fundamental.

Tereza F. S. Rebello é farmacêutica bioquimica.
E-mail: methodus@methoduseventos.com.br

Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

Decepção

Nesta coluna, ao longo dos últimos anos, temos envidado todos os nossos esforços para brindar os leitores com informações atualizadas sobre o desenrolar das reuniões do Mercosul, além de comentários e considerações sobre as possibilidades de, no futuro, se atingir o consenso numa legislação sanitária única para os Estados-Parte.

Todavia, acreditamos que é chegado o momento de questionar a realidade das intenções de efetivamente se estabelecer este mercado comum. As questões pendentes de consenso neste momento não mais carecem de decisões da área de Produtos para a Saúde, mas de outras áreas como da Justiça (Código de Defesa do Consumidor, quanto a prazo de validade, e nomenclatura INCI, no rótulo) e da Indústria e do Comércio (quanto a origem, indicativo de endereço, etc).

A tão almejada abertura deve ser analisada honestamente, sob um enfoque cartesiano, de qual seria o efetivo acréscimo nas vendas dos fabricantes brasileiros do setor que, mercados como Argentina, Paraguai e Uruguai, juntos, representariam. Por outro lado, para fabricantes da Argentina, Paraguai e Uruguai, o acesso ao mercado brasileiro representaria efetivamente um acréscimo considerável.

Será que - se efetivamente ocorrer a co-validação de registro/ notificação - as empresas brasileiras não estariam se expondo demasiadamente a uma concorrência desnecessária? Pois, será que autoridades sanitárias da Argentina, Paraguai e Uruguai irão manter, em seus respectivos países, inspeções sanitárias nas empresas produtoras/ importadoras, com o mesmo nível de garantia, que se pretende estabelecer no Brasil?

Durante as reuniões, muitas vezes percebemos que as propostas apresentadas pelos Estados-Parte tinham muito mais a finalidade de contemporizar e postergar as decisões do que efetivamente obter o consenso.

Durante várias reuniões, delegações oficiais e privadas, principalmente do Paraguai e do Uruguai, não compareceram. Essas ausências também acarretaram demora na obtenção do consenso, devido a decisão ad referendun.

Nas condições atuais, as possibilidades de progresso quanto a co-validação, ao que se comenta e salvo melhor juízo, são mínimas, pois o nível atual de negociação é quase nulo.

Considerando que as resoluções atualmente pendentes de consenso são rotulagem quanto à composição e prazo de validade, terceirização quanto a titularidade do produto, requisitos para estabelecimento/habilitação de empresa, podemos estimar que o consenso está cada vez mais distante de ser alcançado.

Reforçando a sensação de impotência para se alcançar o consenso, não devemos desconsiderar as afirmações feitas por autoridades da área de economia, principalmente da Argentina, de que são mais favoráveis a aproximação com o Alca do que a finalizar o acordo do Mercosul.

Quando estabelecido o Alca, será que os Estados Unidos aceitariam submeter sua escassa e liberal legislação às res trições atualmente existentes no Mercosul?

Considerando que a implantação do Alca, dada como inexorável, será que não seria melhor e mais sensato, a médio prazo, desistir da harmonização nas resoluções do Mercosul?

Seria ingenuidade de nossa parte vislumbrar a existência de alguma força no Mercosul, capaz de confrontar os Estados Unidos na proposição de registro/notificação de produto, rotulagem em vernáculo ao invés de INCI, etc?

Fazemos esses questionamentos na esperança de que possam servir para uma reflexão mais profunda daquilo que efetivamente se espera do Mercosul para a área de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Carlos Alberto Trevisan é consultor independente e diretor da Carlos & Trevisan Consultoria.
E-mail: trevisan@dialdata.com.br

A vez da Qualidade por Friedrich Reuss e Maria Aparecida da Cunha

Norma ISO 9000:2000

Já antes de sua publicação final, muitas empresas já se preocupam em transformar o seu SGA (sistema de gestão ambiental) para a nova versão. Na maioria absoluta dos casos, porém, elas não se dão conta de que a nova versão se baseia numa forma totalmente diferente de gestão das empresas. É conveniente lembrar que, no caso da norma da versão 94, trata-se realmente da versão de 1987, pois não houve nenhuma alteração nos seus princípios. A exigência por maior competitividade no mercado nacional e internacional trouxe uma grande evolução dos sistemas de gestão das empresas. 0 forte foco nos clientes exige novas formas de direção dos negócios, como a redução na quantidade de níveis de decisão com a finalidade de incrementar a agilidade e a responsabilização direta por objetivos.

Para acompanhar esta evolução, a nova versão da norma prevê alterações profundas no sistema de gestão. 0 sistema de gestão pela nova versão inicia seu processo a partir do direcionamento institucional, continuando com a aplicação dos oito princípios da qualidade, alem de aproveitar todas as vantagens de um sistema gerido por processos.

Trata-se, portanto, não de simples adequação do processo da ISO 94 existente nas empresas aos requisitos da nova edição da norma. É necessário que haja uma profunda reorganização da empresa que, se for realizada com competência e conhecimentos específicos, estará equiparando-a aos mais modernos sistemas de gestão existentes no mundo. Reorganizações tão profundas, porém, não podem ser realizadas em curto prazo e, além disso, requerem, de quem o faz, profundos conhecimentos nas diversas áreas da organização, a começar pela gestão de pessoas, para que se descreva as funções em coerência com o direcionamento institucional. E que deste se derive para o desenvolvimento estratégico em sistemas de processos e que, finalmente, se obtenha o comprometimento das pessoas para com os objetivos e as metas que foram desenhados, com acompanhamento por indicadores adequados.

Cada elemento se tornará o gestor de sua área. 0 direcionamento institucional deverá ser estendido para cada uma das divisões e fluxos de processos da empresa e para muitos de seus cargos, fazendo com que seus responsáveis sintam com maior propriedade a responsabilidade de suas funções, contribuindo assim para o respectivo comprometimento.

Em nossos artigos anteriores já havíamos tratado de cada um destes componentes necessários para a implementação da norma da nova versão. Um outro aspecto a ser considerado é a integração do SGQ (sistema de gestão da qualidade ao dia-a-dia da organização, seja com os sistemas eletrônicos de administração tipo ERP (sistema de planejamento estratégico) ou com os sistemas de programação das necessidades de aquisição e de produção, como o MRP (programação das necessidades de materiais), e ao processo de gestão em si, tornando- se parte integrante de todas as reuniões de negócios.

A integração é absolutamente importante para que o sistema de gestão da qualidade efetivamente traga os benefícios desejados e que não se transforme apenas em um sistema de papéis e de funções que, para se manterem atualizados em relação às exigências da certificadora, são revisados, atualizados e preparados especialmente para os dias das auditorias.

Para a contratação e avaliação das pessoas, são colocados aspectos novos e completamente diferentes de treinamento. A avaliação é completa e baseada na competência (competência sendo compreendida como a capacidade de competir naquela função), e está baseada em habilidades, experiência, formação e treinamento. Além disto, nos aspectos que envolvem as pessoas, há grande atenção na motivação e no comprometimento, conforme demonstrado num dos oito princípios da qualidade.

A sistemática de realizar a gestão através de processos traz uma série de vantagens, tanto em nível de empresa como quanto a motivação dos responsáveis para o desenvolvimento de seus processos e integração com os outros. Se analisarmos com detalhes, veremos que a direção indicada pela nova versão da norma coincide exatamente com a direção adotada pelas empresas internacionais vencedoras.

Maria Lia A. V. Cunha é psicóloga, especialista em gestão de pessoas
Friedrich Reuss é bacharel licenciado em química e especialista em gestão da qualidade
E-mail: freuss@uol.com.br

Marketing por Rogério Martins

Para que serve o Marketing?

Marketing serve para ajudar as organizações a atingir suas metas. No caso de empresas privadas, a principal meta é o lucro. Nas organizações que não visam lucro e nas públicas, sua sobrevivência depende da capacidade de atrair recursos para desempenharem seu trabalho. As empresas que melhor satisfazem as necessidades dos consumidores ganham mais dinheiro do que suas concorrentes.

Para isso, o marketing tem de ser atuante em todos os âmbitos da empresa; isso significa que para o marketing funcionar, não pode estar restrito a regras e aos departamentos de marketing: tem que ser entendido e absorvido por todas as pessoas da empresa. Assim elas valorizarão as ações de marketing e entenderão o impacto positivo que essas ações terão na satisfação dos consumidores. Desta forma, todos os funcionários da empresa passam a saber da sua importância, no todo do marketing. E que suas ações, diretas ou indiretas, em relação ao consumidor, serão sentidas por este, refletindo nos processos de venda e de imagem positiva da empresa.

Para incentivar os funcionários, equipes e departamentos, a empresa deve valer-se tanto do marketing interno como do externo.

Marketing externo é dirigido às pessoas externas a organização. Marketing interno é a tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores. 0 Marketing interno deve vir antes do Marketing externo, para que este possa ser pleno.

É só pensar que não faz nenhum sentido uma empresa prometer um bom serviço antes de os seus funcionários estarem preparados, treinados e acreditarem que são capazes.

Geralmente as empresas só passam a se preocupar com o marketing quando problemas acontecem, como aquelas pessoas que só vão à igreja, ou só rezam, quando estão necessitadas, em dificuldades ou enfermas. Ou os fumantes, que só desistem do vício quando o médico diagnostica problemas no pulmão e coração.

No caso das empresas, elas só se lembram do marketing quando algo vai muito mal. E muitas vezes já é tarde demais.

O principal sintoma é o declínio das vendas. Quando isso acontece, o pânico toma conta de todos, levando a empresa a tomar decisões extremas e a procurar os culpados.

Outro sintoma é o crescimento lento das vendas, levando as empresas a procurar novos mercados e muitas vezes investir nos lugares errados, quando o ideal seria identificar novos mercados com análises e pesquisas precisas, selecionando oportunidades.

A mudança nos hábitos de compra também deve ser uma preocupação freqüente em algumas áreas de atuação dessas empresas; precisam atualizar-se mais rapidamente que as outras, procurando agregar novos valores aos seus produtos.

A concorrência é sempre um vilão iminente. Nenhuma empresa pode "dormir no ponto", pois novas e muitas vezes interessantes e poderosas empresas surgirão para ameaçar as já estabilizadas.

E, por fim, o próprio marketing pode ser um fator de desajuste nas contas da empresa, pois seus crescentes custos acabam tornando preocupantes os investimentos em propaganda, promoção, pesquisa e serviços ao consumidor.

Para se tomar uma empresa com orientação para o marketing, todos esse fatores devem ser contemplados. É um poderoso instrumento de vendas. No mundo de hoje, é impossível levar adiante uma empresa que não esteja sintonizada e totalmente envolvida com o marketing. E ele é exatamente isso, a união de todos em um só pensamento: "Servir Bem Para Servir Sempre".

Fonte: "Administração de Marketing" - Philip Kotler - Editora Atlas.

Rogerio Martins é publicitário.
E-mail:romabol@bol.com.br
www.netquero.com.br rogerio

Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Droga Inibe Crescimento de Pêlos

O excesso de pêlos, em locais onde somente nos homens se apresentam grossos - como na barba e no bigode, é um problema que costuma tirar o sono das mulheres.

Trata-se do hirsutismo, que pode estar associado a doenças hormonais (provocadas pelo hormônio masculino) ou ser uma tendência genética.

De qualquer forma, o hirsutismo perturba muito as mulheres, principalmente do ponto de vista psicossocial, pois as portadoras desse problema passam a evitar certas atividades sociais, ficando, assim, com a auto-estima diminuida.

Mulheres que apresentam esse problema devem passar por uma avaliação clínica e laboratorial para que sejam excluídas causas mais complexas, como tumores de ovários ou glândula suprarenal, ovário policístico, hiperplasia adrenal congênita, entre outras. Quando o diagnóstico está relacionado a um desses problemas, as pacientes devem ser tratadas com medicações específicas.

Um dos métodos utilizados para eliminação dos inconvenientes pêlos é a depilação à laser, bastante eficiente na destruição dos pêlos grossos e escuros. No entanto, esse método tem algumas limitações, pois age pouco nos pêlos mais finos e não atinge os pêlos brancos. Além disso, para a eliminação total são necessárias algumas sessões, e o custo desse tratamento pode ser um fator limitante.

Contudo, as mulheres com hirsutismo já podem vislumbrar uma esperança, pois acaba de ser desenvolvido nos Estados Unidos um creme que pode ser a solução para o problema. Contém eflornitina, um inibidor enzimático que retrai o crescimento dos pêlos.

Eflornitina 15%, num creme, foi utilizada duas vezes ao dia em região com pêlos, por período de seis meses, em pelo menos dois estudos. Em cerca de 90% das pacientes houve inibição do crescimento total, sem apresentar efeitos colaterais.

O produto, portanto, demonstrou bons resultados ao ser utilizado duas vezes ao dia e espalhando- se bem no local. Vale destacar que, considerando-se os dois estudos, foram tratadas cerca de mil mulheres com hirsutismo.

O interessante é que esse creme se mostrou bastante eficaz na inibição do crescimento de todos os pêlos, tantos os brancos quanto os loiros e até aqueles de espessura mediana. Outro dado positivo é que não foram registrados efeitos colaterais significativos que possam impedir o seu
uso.

Entretanto, outro dado observado é que se o tratamento for descontinuado os pêlos voltam a crescer no prazo de 30 dias, com as mesmas características anteriores, ou seja, o tratamento não é uma resposta definitiva para o problema, mas, considerando-se a simplicidade e o baixo custo do produto, trata- se de um adjuvante eficiente e seguro.

Outro dado importante é que a eflornitina pode ser usada concomitante com outros medicamentos utilizados para combater o hirsutismo, bem como com o próprio laser.

Os estudos, até o momento, se restringem a utilização no rosto, local mais inconveniente para as mulheres. Acreditamos que haja necessidade de se ampliarem esses estudos, para que se possam fazer avaliações mais completas quanto à eficácia e segurança dessa nova droga.

De qualquer maneira, a eflornitina já se configura como um ativo interessante para o tratamento do hirsutismo. É importante também enfatizar que sua ação não é hormonal, mas sim, direta, impedindo a transcrição molecular através da inibição da enzima ornitina descarboxilase, responsável pela mensagem para o espessamento do pêlo. Por isso, com a suspensão do uso do creme, a enzima volta a interferir nessa reação e o pêlo volta a engrossar e crescer.

Concluindo, a eflomitina vem acrescentar, ao arsenal terapêutico, uma forma mais seletiva e precisa, com mínimos efeitos colaterais, no tratamento do hirsutismo.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br

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