Você sabe formular cosméticos coloridos

Edicao Atual - Você sabe formular cosméticos coloridos

Editorial

Através da Internet é possível fazer qualquer coisa, inclusive ameaçar de morte o homem mais poderoso do mundo. É por isso que a Delegacia de Crimes Virtuais da Polícia de São Paulo, a pedido do FBI americano, tenta localizar e prender o usuárioque,  de um provedor de acesso sediado em Bauru, no oeste paulista, enviou uma mensagem de morte ao presidente Bill Clinton.

 Por falta de legislação, as práticas ilícitas dos internautas podem ser confundidas e as penas para coibir condutas criminosas desse tipo esbarram na desatualização do Código Penal Brasileiro, da década de 40. Por ser um tipo de crime em que o usuário se utiliza de ferramenta altamente tecnológica, um simples clique no mouse pode apagar todas as provas contra o criminoso e, com isto, "deletar" toda a investigação policial. 

Enquanto aguardamos alguma decisão do Ministério da Justiça (que, como sempre, tarda mas não falha ...) os hackers disseminam ódio racial, invadem sistemas de bancos e violam a privacidade alheia protegidos pelo anonimato. 

Também, vamos falar de estratégias, não para proteção contra os abusos da informática, mas sim para melhorar a performance das formulações cosméticas. E para que tudo fique mais azul (ou cor de rosa?), estamos falando também de cosméticos coloridos.

Agora, falando sério. Nesta Cosmetics &Toiletries (Edição em Português) você saberá porque os empresários estão preocupados com a regulamentação do PPB - Processo Produtivo Básico, que pode atrair a indústria de cosméticos para a Zona Franca de Manaus. 

Boa leitura

Estratégias de Formulaçoes de Shampoos - Profa. Dra. Patricia M.B.G.Maia Campos Gisele Mara Silva

• 0 sucesso de um produto cosmético depende em grande parte dos cuidados empregados no seu desenvolvimento. Neste artigo os autores descrevem os principais aspectos a serem considerados na formulação de um shampoo.

• El suceso de un producto cosmético esta relaccionado en gran parte de los cuidados empreados en su desajollo. En esse artículo los autores discriben los pricipales aspectos a seren considerados en la formulación de champue.

• The sucess of a cosmetic product mostly depends on the cares observed in its development. In this article the authors describe the main aspects to cosnidered in the shampoo formulation.

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Cosméticos Coloridos - P. Romanowski e R Schueller

Este artigo foi estruturado para auxiliar o formulador na escolha do produto mais indicado para a formulação de produtos cosméticos coloridos. Nos produtos de cuidados pessoais os corantes afetam a estabilidade, a compatibilidade da formulação e a estética. Devido sua natureza química, aplica-se muito tempo e há muita dificuldade para escolher o corante mais adequado, quando todas as suas facetas são levadas em consideração.

Los corantes en los productos para cuidados personales afectan la estabilidad, la compatibilidad entre los ingredientes, y el aspecto de los productos. Debido a su naturaleza química, la elcción de los corantes adecuados puede requerir tiempo y presentar dijicultades cuando se toman en cuenta todos los factores. Este artículo está concebido para ayudar al cosmetolólogo en la elección de los ingredientes mas adecuados para la formulacion en estudio.

Colorants in personal-care products affect satabilitym formulation compatibility and aesthetics. Due to their chemical nature, choosing the proper colorants can be time-consuming and difficult when all factors are taken into consideration. This article is designed to assist the cosmetic chemist in choosing the product most suited to the formulation under development.

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Controle de Qualidade de Produtos Coloridos - Howard Epstein

Um bom controle da qualidade de produtos coloridos depende de constante aplicação de procedimentos adequados de avaliação. Para podermos corrigir os desvios nas tonalidades, é necessária compreender a terminologia básica, as características dos pigmentos e os parâmetros dos métodos de fabricação dos produtos.

El control de calidad de un buen color depende del proceso de evaluación que sea consistente. Para se corregir desviaciones es necesario entender la terminologia básica, las características de colorantes y el proceso de fabricación del producto.

A good quality control for the pigmented products depends on the constant right procedure use. When we can correct the color deviation in these products, it is needed to understand the terminology, the colorant characteristics and the production process.

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Emulsões - Randy Schueller e Perry Romanowski

Trata-se de um artigo dirigido a formuladores iniciantes no qual os autores explicam o que é uma emulsão, como ela é formulada, quando é usada e de que maneira ela se mantém estável.

Ese artículo es para formuladores con poco experiencia en lo cual los autores explican que es una emulsión, como se la formula, cuando se la emplea y como se la mantiene estable.

It is an article for the new cosmetic chemists, in which the authors explain what an emulsion is, how it is formulated, when it is utilized and how to keep it stable.

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Estabilidade à Temperatura de Soluções de Hidroquinona - Luciano Carriço Canto e Ana Maria Bergold

Duas formulações de hidroquinona contendo bissulfito ou metabissulfito de sódio como antioxidante foram armazenadas em diferentes condições de temperatura e avaliadas, posteriormente, quanto ao teor da substância ativa com o objetivo de verificar a estabilidade. A conclusão é que ambas as formulações se mostraram estáveis em até 90 dias, em quaisquer condições de temperatura.

Dos formulaciones de hidroquinona contiendo bisulfito o metasulfito de sódio como antioxidante fueran mantenidas en diferentes condicciones de temperatura y evaluados posteriormente cuanto al teor de substancia activa con el objectivo de verificar su estabilidad. La conclusión is que
ambas las formulaciones se mostraron estables en hasta 90 dias, em cualquier de las temperaturas del teste.

Two hydroquinone formula preparations containing sodium bisulphate or meta-bisulphite were kept on different temperatures levels and evaluated after related the active principle containt aiming to study their stability. The conclusion was both formulations were stable within 90 days, on any temperatures tested.

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Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

Uma Luz no Fim do Túnel

APÓS VÁRIAS REUNIÕES DO SUB-Grupo de Trabalho N° 11, "Salud/Comisión de productos para la Salud / Grupo Ad Hoc Cosméticos", realizadas de 3 a 5 de abril passado, em Buenos Aires, finalmente surgiu a possibilidade de, em princípio obter-se o consenso entre os representantes dos Estados-Parte presentes, quanto aos critérios para a classificação de produtos. Mais uma vez a delegação do Paraguai esteve ausente.

Como sempre ressaltamos este tópico, é de fundamental importância para que os demais tópicos pendentes de consenso sejam colocados em discussão, para que a tão almejada covalidação seja obtida.

A oportunidade surgiu a partir do ponto das discussões no qual a delegação argentina acordou em que, ao estabelecer diferentes critérios, quanto a requisitos técnicos para submissão de aprovação de produtos, estaria indiretamente estabelecendo uma diferenciação entre eles e, portanto, criando um conceito de classificação que seja ou não denominado risco.

Como também mencionado anteriormente a proposta da adoção do termo "risco sanitário" foi bem aceita pelos Estados-Parte.
Tópicos discutidos:
• Rotulagem obrigatória
• Terceirização
• Atualização das listas de matérias-primas
• Protetores solares
• Classificação de produtos

Dos tópicos discutidos foi proposta a submissão para aprovação do GMC (Grupo Mercado Comum), ad-referendum do Paraguai, da resolução sobre "dizeres obrigatórios de rotulagem", ou seja, aqueles que deverão constar nos textos de rotulagem para os quatro Estados-Parte, ficando os demais tópicos para deliberação para a próxima reunião.

Para informação de nosso leitores transcrevemos, a seguir, os pontos mais importantes da citada Resolução, a qual após sua aprovação pelo GMC deverá ser internalizada por cada um dos Estados- Parte: "Objetivo da Resolução - Disponibilizar a informação que deverá figurar nos rótulos dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, para que contenham as instruções indispensáveis referentes a sua utilização e demais informações que correspondam, sem prejuízo das outras informações previstas nas demais regulamentações, sobre o tema existentes nos Estados-Parte.

Foram definidos os seguintes itens:
• Componente de embalagem primário, componente de embalagem secundario, rótulo, folhetos de instrução, nome/ grupo/tipo, marca, procedência/origem, lote, prazo de validade, fabricante/importador/titular,ingredientes/compo-sição e advertências e restrições.
• Foi estabelecida uma tabela para indicação em qual componente da embalagem deverão constar os dizeres obrigatorios (Box).


Concluindo a presente coluna, renovamos, portanto, a expectativa favorável de que nas próximas reuniões os tópicos pendentes sejam devidamente concensados."

• Carlos Alberto Trevisan e consultor independente e diretor da Carlos & Trevisan Consultoria. E-mail: trevisan@dialdata.com.br

A vez da Qualidade por Friedrich Reuss e Maria Aparecida da Cunha

Globalização e os Negócios

NO NEGÓCIO DAS ORGANIZAÇÕES de sucesso podemos identificar o círculo virtuoso, que resulta em clientes satisfeitos, com conseqüente repetição de compra de produtos e serviços, que resultam no aumento de faturamento e de lucros, que posteriormente são utilizados em investimentos na melhoria de equipamentos e sistemas, na educação, treinamento e formação de pessoal.

Também o acionista percebendo o retorno positivo passa a reinvestir no próprio negócio fortalecendo suas bases ou em atividades suporte. Os colaboradores satisfeitos e motivados se tornarão mais comprometidos, melhorando por sua vez a qualidade de seus produtos e serviços, encantando os clientes; e o círculo virtuoso continua.

Produtos e serviços de qualidade se prestam a globalização. Esta no entanto surgiu em virtude da conjunção de uma série de fatores como: a liberalização das economias através da redução de incentivos e barreiras, e através das privatizações; as tecnologias ascendentes (já não é mais possível consertar produtos em casa); as expectativas crescentes de consumidores (pois as empresas oferecem cada vez mais), a incorporação laboral feminina (as mulheres tem menos tempo privado e se tornam mais consumidoras); há maiores níveis de educação; há a formação de organizações de consumidores.

As consequências são que preços e quantidades deixaram de ser os únicos argumentos, dando lugar a: qualidade percebida pelo cliente, velocidade de resposta e de atuação, entrega de algo a mais que seja percebido pelo cliente, construção de confiança e, finalmente, os custos diretos e indiretos da aquisição.

Quanto às pessoas, os novos requisitos exigem colaboradores investidos de mais autonomia para que tomem decisões perante o cliente, sejam flexíveis, ajam de forma descentralizada, sejam polifuncionais e que tenham variadas habilidades. Estas características requerem verdadeiro trabalho em equipe, maior grau de educação, maior compreensão dos processos da empresa e maior compreensão dos critérios para a tomada de decisão. Em contrapartida, há necessidade de número menor de chefes de nível médio, de mais poderes aos colaboradores que estão em contato direto com os clientes e, de dispor de uma estrutura adequada.

Os elementos de primeira linha, aqueles que são a cara da empresa, são aqueles com os quais os clientes tem o primeiro contato: o porteiro, a telefonista, o entregador, o vendedor, a pessoa que atende ao público, a assistência técnica, o serviço de atendimento ao cliente.

Muitas organizações então passam a se preocupar pela modificação de seus processos. Os modelos de gestão que em geral são importados se chocam com as características típicas da cultura latinoamericana: 0 paternalismo (que não funciona nas empresas porque não há a mãe para reunir, não há o pai que dá o dinheiro e não há as crianças para obedecer); a submissão (não há que haver submissão ao poder nas empresas, o que deve subsistir são as melhores idéias e soluções); a desconfiança(as ações na empresa devem ser transparentes para que cada um possa identificar onde ajudar; a desconfiança permite o trabalho em equipe); o individualismo (o individualista não se importa com os clientes e fornecedores internos e quebra a corrente); o agir no curto prazo (o foco da empresa é no longo prazo e necessita do curto prazo para concretizar a sua perpetuidade); a responsabilidade (não há senso de responsabilidade pois sempre se procura culpados em vez de soluções).

Os modelos de gestão só passam a funcionar após a devida aculturação das pessoas. Para o negócio, também é necessário repensar as estratégias, criando posições diferentes, desenhando uma estratégia nova, efetivamente diferenciada dos competidores, perguntando qual é a diferença, diversidade que seria melhor percebida e valorizada pelo cliente, tendo o foco principal nas necessidades percebidas pelo cliente. Para tal, é necessário dar mais peso ao futuro que o passado, agir mais numa estrutura virtual que tradicional, empreender mais que gerenciar, colocar mais mentalidade que técnica e adotar mais curva de esquecimento que curva de aprendizagem.

• Friedrich Reuss é bacharel licenciado em química e especialista em gestão da qualidade.
• Maria Lia A.Cunha é psicóloga, especialista em gestão de pessoas.
E-mail: freuss@uol.com.br

Marketing por Rogério Martins

Ser Criativo

A criatividade é um fator fundamental em todas as áreas. Os mais criativos sempre se destacam tanto pessoas, como empresas. Mas o que é ser criativo? Basicamente é ter uma idéia óbvia antes que outra pessoa a tenha.

Geralmente as pessoas têm o conceito errado de ligar criatividade a maluquice. Para ser criativo é necessário ter idéias e viabilizá-las. Uma grande idéia, que ninguém ficou sabendo ou que não aconteceu, não é nada. 0 verdadeiro criativo faz acontecer. Muitas pessoas pensam: "Puxa! Como eu não pensei nisso antes?" É simples, não pensamos no que não estamos envolvidos, ou pelo menos interessados. É por isso que grandes melhorias nas linhas de produção de uma empresa, geralmente são identificadas por operários da própria linha de produção. É no dia a-
dia que as idéias surgem, e geralmente da maneira mais simples e óbvia. Isso é ser criativo.

Outras pessoas pensam: "Se eu tivesse tido esta idéia eu estaria rico!" Um exemplo de que isso não é verdade é o caso dos bichinhos virtuais, grande febre de consumo que como muitas outras passou tão rápido quanto surgiu.

Mas voltando a pergunta. Se esta idéia fosse minha, o que aconteceria? Certamente nada, pois ela continuaria sendo apenas uma idéia, um sonho. Eu não entendo de chips eletrônicos não teria dinheiro para investir, não conheço ninguém na Sony do Japão para me apresentar ao presidente da empresa, e por fim não teria a oportunidade de em poucos minutos, dissertar a ele as grandes vantagens de investir em uma idéia maluca e convencê-lo a colocar toda a estrutura da empresa para desenvolver, comercializar e cuidar de todo o marketing necessário para promover pelo mundo afora a minha grande idéia. E por fim, se desse tudo certo ele pagaria uma fortuna para mim. Afinal eu fui o criativo. E se desse tudo errado! O prejuízo de milhões de dólares seria só dele! Simples, vocês não acham?

Por isso ser criativo não é apenas ter a idéia antes que outros a tenham, mas é ter uma idéia viável e coerente.

Geralmente grandes idéias são pequenas alterações de coisas que já foram testadas, usadas ou empregadas em outras situações. Por isso dizem, "Que nada se cria tudo se copia". Na verdade, nada se cria tudo se transforma. E o verdadeiro criativo faz essas transformações como ninguém! A criatividade deveria fazer parte da vida das pessoas, no dia-a-dia, tanto em casa como no trabalho. É estar presente em todas as áreas de uma empresa. 0 profissional de marketing tem que ter esses conceitos mais aflorados. É ele quem cuida da comunicação da empresa ou de um produto. E todo o trabalho criativo do pessoal de desenvolvimento, produção e vendas dependem de certa forma de como tudo o que foi desenvolvido vai ser comunicado ao mercado. Aí então, a empresa que foi criativa em todo seu processo de trabalho, dará mais segurança ao "marketing" para que ele possa por em prática suas idéias, completando o ciclo criativo da empresa e obtendo sucesso.

Cada pessoa tem o seu jeito de ser criativo. No meu caso às vezes a idéia surge de estalo, ou logo que acordo, então preciso anotar ou contar para minha esposa, porque segundos depois não vou me lembrar de mais nada. E como se eu ainda estivesse sonhando. Mas isso geralmente acontece porque eu passei o dia ou dias, pensando e trabalhando no assunto. E também por que eu coloquei várias informações em minha mente, deixando ela trabalhar. Deixo ela ir trabalhando tranqüila, e quando menos espero, as idéias surgem.

Porém, nem sempre tenho tempo para isso. Muitas vezes um cliente passa o briefing precisando de uma idéia para o dia seguinte. E então, se eu não souber por onde começar o projeto, ou se me deparar com a mais profunda falta de idéias, parte para o processo que considero o mais lógico para se chegar a um bom resultado criativo. Eu trabalho! Trabalho! Trabalho! Sento em frente ao computador e fico esmiuçando os elementos básicos do briefing, mexendo com eles pesquisando e refletindo sobre as informações passadas. E ao final, sempre me surpreendo com o resultado positivo!

Acredito que qualquer indivíduo tem a capacidade de ser criativo, resta desenvolver a criatividade .

Rogério Martins é publicitário.
E-mails:rogerio.martins@originet.com.br e rogerio@mworkdesign.com
www.mworkdesign.com

Atualidades Técnicas por Prof. Dr Pedro Alves da Rocha Filho

Cores e Estratégias da Formulação

PRODUTOS PARA OS CABELOS COM excelentes propriedades de coloração apresentam na formulação corantes, especificamente alcoóis aromáticos, solventes voláteis, polímeros hidrofílicos, agentes oxidantes e ácidos.1 Um exemplo de gel de caráter ácido para tintura capilar contém: corantes 0,5; álcool benzólico 5,0; metil celulose 3,0; etanol 5,0; peróxido de hidrogênio 4,0; fenacetina 0,5; ácido fosfórico qs e água purificada qsp 100,0%.

Uma formulação que protege a pele contra as radiações solares, apresenta em sua composição, no mínimo um filtro solar, um alquil eter de polissacarídeo com duas metades diferentes e grupamento hidrofólico substituido com uma cadeia alquílica saturada C1_24. Um produto protetor solar anidro contém Finsolv TN 79,50; benzofenona-3 5,0; metoxicinamato de octila 7,50; e AQU-D3360H (galactomanana etilada) 8,00%. 0 fator de proteção solar da formulação é de 19,9 enquanto que a formulação controle não contendo a galactomanana apresenta o FPS 10,0.

Os efeitos prejudiciais da radiação UV. Assim como efeitos antienvelhecimento e atividade inibidora de pigmentação cutânea são apresentados por cosméticos contendo em sua formulação catalase, absorvedores de UVA e filtros fíicos.3 A formulação poderá conter titânio 12,0; talco 10,0; óxido vermelho de Ferro 0,5; óxido amarelo de Ferro 2,5; óxido preto de Ferro 0,2; óxido de zinco micronizado 5,0; esqualano 4,0; cera sintetica 2,0; 2- hidróxi-4 metóxi-benzofenona sulfonato de sódio 1,0; preservativos 0,5; extrato de fígado bovino 1,2 e perfumes 0,1% (em peso).

Produtos de aplicação tópica contendo na formulação complexo de tensoativos apresentam na composição cerca de 0,1% a 20,0% de tensoativo catiônico, 0,1-20,0% de tensoativo aniônico, cerca de 0,001-20,0% de composto ativo, cerca de 40,0-99,0% de água e o complexo de tensoativo formado previamente ou durante a formulação da composição.4 Estas formulações são indicadas para a limpeza da pele e redução do tamanho dos poros, melhorando a deposição e conseqüente ação dos ativos na superfície da pele. Um exemplo da formulação: glicerina 3,0; EDTA tetrassódico 0,02; PPG eterestearílico 4,0; álcool estearílico 0,75; ácido salicílico 2,0; álcool cetílico
0,75 steareth-21 0,45; steareth-2 0,05; dimeticone 0,60, poliquaternio-37 1,50; trietanolamina 0,15; fragrância 0,10; cloreto de PG dimônio fosfato 2,00; lauril sulfato de sódio 1,00 e água qsp 100,0%.

Uma variação da composição anterior poderá conter cerca de 0,1-20,0% de óxido de amina; 0,1-20,0% de tensoativo aniônico; 0,001-20,0% de ativo e 40,0-99,0% de água destilada.5

Produtos para alteração de coloração dos cabelos podem conter um ou mais corantes selecionados a partir dos grupos ácidos, básicos, reativos ou dispersos solubilizados por agentes como uréia, álcool benzílico e etanol. 6 As formulações apresentam-se estáveis e com excelente propriedade de coloração podendo conter naftol azul escuro 0,5; laranja II 0,2; ácido cítrico 0,5; álcool benzílico 15,0; uréia 7,0; etanol 20,0; nonil fenóxi-éter polioxietilenado 0,2 e água destilada qsp 100,0%.

A associação de silicones é utilizada na formulação de produtos cosméticos de maquilagem:7 organopolissiloxano elastômero - partículas esféricas com diâmetro médio 1,0 - 15,0 mm 2,0-20,0; silicone volátil 5,0-75,0; silicone poli éter modificado 2,0-20,0%.

Produtos para coloração de cabelos ou de fibras artificiais podem conter um ou mais corantes ácidos e/ou básico e um transportador hidroxilado que em valor de pH 7,0 não está carregado e apresenta coeficiente de partição octanol/água entre 0,3-3,0.8 Como transportadores são indicados vários fenóis e ésteres de ahidróxi ácidos. Estas composições apresentam coloração intensa dos cabelos com nenhum tingimento da pele e são inócuas: cocoanfoacetato de sódio (solução aquosa 40,0%) 2,1; ácido glicólico 1,3; álcool isopropílico 5,0; 1,2-propanediol 2,0; EDTA dissódico 0,3; vanilina 4,0; vermelho ácido 14 1,5 e água desmineralizada 83,8 g.

A composição de esmaltes para unhas compreende 10-95% de solventes e 5,0- 90,0% de copolímero derivado de monômeros acrílicos tal como acrilato de alquila e metacrilatos.9 Produtos transparentes e coloridos contem um polímero (derivado do 2-acetoacetoxietil metacrilato 20, ácido acrílico 10 metacrilato de butila 70,0 % - PM 102000) 37,8; acetato de butila 21,3; acetato de etila 38,10; pigmento 1,75; dimeticone copoliol 0,10 e bentonita estearalcônio 0,95%.

Produtos cosméticos destinados a evitar a aspereza e envelhecimento da pele contém na formulação silicone, elastômero - pó na forma esférica (a) e dióxido de titânio (b) com tamanho primário de partículas entre 0,001-0,15 e o tamanho secundário entre 0,6-2,0 mm.10 O dióxido de titânio encontra-se na fase cristalina anatase e demonstra forte agregação. 0 produto cosmético oleoso e de cor branco contém dióxido de titânio 8,0; silicone elastômero - pó 16; sericita tratada com silicone 2,0; ciclo-silicone pentâmero 47; metil-fenil-poli-siolxano 19;dimetil-poli-siloxano 4,0; absorvedor UV 3,0 e esqualano 1,0%.

Cosméticos transparentes na forma de pó compreendem na formulação (a) 0,1-80,0 de material na forma de pó apresentando DL>0 e Db<0 conforme determinado pelo sistema de cores sugerido pelo Lab da CIE (1976) e (b) 0,5-50,0 de pós na forma esférica monodispersíveis com tamanho médio entre 0,0 1-2 mm.10 A fórmula de um pó facial contendo nylon em pó 10,0; agente perolizante 10,0; polimetil-metacrilato (pó na forma esférica) 10,0; talco 20,0; dióxido de titânio 0,5; óxido vermelho de ferro 0,10; óxido amarelo de ferro 0,10; óxido preto de ferro 0,01; estearato de magnésio 10,0; preservante, perfume e mica qs 100,0%.

Com alteração na composição porém com o mesmo objetivo, os autores obtém cosméticos transparentes avaliados pelo sistema de cores mencionado – Lab da CIE (1976),10 porém na forma de suspensão. São adicionados à formulação óxido de zinco 4,0; dióxido de titânio 10,0; óxido vermelho de ferro 0,80; óxido amarelo de ferro 2,5; oxido preto de ferro 0,10; parafina lífquida 8,0; cera de abelhas 2,0; preservante, perfume e mica qs 100,0%.

Esmaltes para as unhas de fácil aplicação com alto poder de brilho, contém na formulação cerca de 8,0-30,0% de material de baixo peso molecular com 5,0-25,0% em nitrocelulose, 2,0-10,0% solventes orgânicos e de outros materiais.13 A formulação de um esmalte pode conter nitrocelulose de baixa viscosidade 15,0; nitrocelulose de alta viscosidade 5,0; resina de tolueno-sulfoamidoformaldeido 10,0; acetil-etil-citrato 5,0; acetato de etila 20,0; acetato de butila 43,0; álcool butílico 2,0; corantes e espessantes como bentonita qs 100,0%.

Bibliografia
1. Kaji M, Fukumasu A. Hair treatment preparation. Patente Japonesa nº 9278634, 12 de abril de 1996.
2. Pinzon C. Sunscreen composition containing alkylether polysaccharides and vitamins. Patente Europeia nº 804923, 30 de abril de 1996.
3. Takisada M, Kameyama K. Skin cosmetics containing catalase - like substances, UVA absorvers and UVA scattering substances. Patente Japonesa n° 09291023, 12 de marc;:o de 1996.
4. Albacarys LD, Oeckner GE, Listro JA, McAntee OM. Topical skin care compositions comprising dispersed surfactant complex. Patente Internacional n° 9740816, 2 de maio de 1996.
5. Albacarys LD, Oeckner GE, Listro JA, McAntee OM. Topical skin care compositions comprising dispersed surfactant complex. Patente Internacional n° 9740817,2 de maio de 1996.
6. Noguchi M, Yoshimoto M, Nishida Y. Solubilization agents for stable hair dyes. Patente Japonesa n° 09278636, 12 de abril de 1996.
7. Yanagida T. Makeup cosmetics containing organopolysiloxane elastomers, volatile silicone oils, and polyether - modified silicones. Patente Japonesa n° 09286710, 19 de abril 1996.
8. Kunz M, Le Cruer 0, Balzer WR. Direct hair dye. Patente Alema n° 19618595, 9 de maio de 1996.
9. Pagano FC, Patil AA, Sandewicz RW, Anton WL, Spinelli HJ. Nail enamel compositions containing polymers. Patente Internacional n° 9742930, 10 de maio de 1996.
10. Kuroda, A. Makeup compositions. Patente Japonesa n° 11158036, 1 de dezembro de 1997.
11. Hase, N, Kaneko, T. Transparent skin - care cosmetic powders. Patente Japonesa n° 11152208, 20 de novembro de 1997. 12. Hase, N, Kaneko, T. Transparent skin - care cosmetic. Patente Japones n° 11152209, 20 de novembro de 1997.
13. Takata, H, Yokosuka, A, Kaneko, K, Nakao, Y, Sohyama, Y. Nail polishes. Patente Japonesa n° 11158041 26 de novembro de 1997.

• Prof. Dr. Pedro Alves da Rocha Filho é farmacêutico Bioquímico industrial.

Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Remoção de Pêlos

OS PÊLOS SÃO ANEXOS DA EPIDERME que, aparentemente, não têm mais função fisiológica vital, servindo apenas para aumentar a área de contato corporal e de diferenciação sexual secundária. Neste aspecto e que encontramos os maiores problemas, especialmente com mulheres que tem excesso de pêlos em áreas consideradas masculinas.

Podemos dividir estas mulheres em dois grupos: 0 primeiro que é constituído por mulheres que têm excesso de pêlos por questões raciais e familiares e aquelas que tem uma alteração hormonal que desencadeou este processo (hirsutismo). Claro que as causas tem que ser buscadas, esclarecidas e tratadas, mas o que incomoda mais estas pacientes é a aparência e elas buscam várias alternativas para remover os pêlos indesejados. Junte-se a este universo as mulheres que tem pêlos com distribuição normal mas que, por motivos sociais e de hábito, acabam por depilá-los com freqüências que chegam ate a ser semanais. Alguns homens também querem retirar pêlos que consideram ter em excesso, nas costa, tórax ou região da barba.

O processo de depilação é conhecido desde o Egito antigo e se utiliza de vários artifícios auxiliares tais como fios, ceras (quente e fria) , agentes depilatórios (cremes e loções queratolíticas), lâminas de barbear, aparelhos elétricos e, mais modernamente os aparelhos de laser.

A grande novidade neste campo é uma nova droga chamada eflornitina que causa inibição irreversível da ornitina descarboxilase (ODC), uma enzima presente nos folículos capilares com importante ação na regulação do crescimento dos pêlos. Esta atividade é conseqüência da descarboxilação seguida de ligação covalente inibidor-enzima.

A absorção percutânea de creme com eflornitina 15% foi baixa (< 1% da dose radioativa) após a aplicação de dose única ou múltipla sob condições de uso clínico. Após 4 dias com aplicações 2 vezes ao dia, a absorção percutânea e a disposição da eflornitina eram estáveis. Não apresentou reações de sensibilização por contato, fotocontato ou fototoxicidade. Ela é excretada na urina.

Trabalho recente comparou dois grupos de mulheres que totalizaram 596 indivíduos, um que usou creme com eflornitina 15% e outro que usou apenas o veículo. Todas as mulheres apresentavam pêlos faciais excessivos e indesejáveis, remoção dos pêlos 2 a 3 vezes por semana, 5 ou mais pêlos terminais por centímetro quadrado, 48 horas após remoção com lâmina de barbear, idade média de 42,5 anos.

As pacientes eram orientadas para usar o produto duas vezes ao dia, por 24 semanas, seguidas de uma fase de 8 semanas sem tratamento. Após este período 35% das paciente que utilizaram o produto foram consideradas com sucesso clínico enquanto 9% foram encontradas no grupo controle. Não houve efeito colateral e os benefícios diminuíram 8 semanas após a interrupção do tratamento.

O que se pode considerar como mais moderno para remoção de pêlos é a utilização do laser (acróstico, em inglês, para Light Amplification by Stimulation of Energy Radiation), aparelho que emite uma luz especial que causa fototermólise seletiva destruindo o folículo piloso e retardando o aparecimento de nova haste capilar. 0 problema que existe até o momento é que não podemos falar em remoção definitiva de pêlos mas sim em depilação de longa duração, fato este omitido pela maioria dos centros que fazem este tipo de trabalho. 0 FDA, órgão norte-americano tem procurado orientar os usuários em relação a estes aparelhos, autorizando ou não a sua aplicação para este fim.

O tipo de laser autorizado para a depilação de longa duração e que tem mais uso em nosso país, é aquele que emite onda de luz com comprimento fixo de 800 nm, cuja origem é um diodo. É um aparelho seguro, de risco muito reduzido e de efeito bastante extenso; consegue-se com ele
a destruição dos pêlos que estiverem na fase anágena do ciclo capilar com apenas uma sessão. Espera-se um mês e aplica-se novamente. Após 3 aplicações, em média, tem-se o desaparecimento dos pêlos da área que foi tratada. É preciso levar em consideração que os pêlos tem diferença de velocidade de crescimento e de densidade nas diversas áreas do corpo, e que, assim como a idade do paciente têm a importância no resultado final do processo .

Dra. Denise Steiner é dermatologista. E-mail: clinica-stockli@sti.com.br
Colaboração: Dr. Valcinir Bedin, presidente da SBEC (Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo) e diretor do CPL (Centro Paulista de Laser).

Boas Práticas por Teresa F. S. Rebello

Os Mistérios da Esfinge


SEGUNDO GUSTAVE FLAUBERT "Paramos diante da esfinge que nos encara de modo assustador; seus olhar ainda parecem estar cheios de vida".

Para nós, ocidentais, a figura da esfinge é muito mais que uma informação arqueológica, ela representa o desafio. Durante o transcorrer de nossas vidas sempre nos deparamos com uma "esfinge" a nos encarar de modo assustador. Isto acontece em nossos afazeres particulares e, especialmente, nas tarefas profissionais.

Então, o que dizer do desafio que é colocar em prática os procedimentos que norteiam as BPF e C? Alguns empresários começaram a se preocupar excessivamente com essas normas de procedimento: primeiro quando passou a ser uma exigência da ANVS, conforme a Portaria nº348 de 18/8/97 e, segundo, porque para eles, BPF e C mais parecia uma "charada" proposta pela esfinge.

Mas essa preocupação, nos parece, teve um curto período de vida que foi exatamente quando se falava sobre o assunto em todos as congressos, seminários, palestras, e quando surgiram as atuais diretrizes da vigilância sanitária. Porém, após este "mar encapelado", veio a calmaria. Parece que muitos empresários deixaram de se preocupar com as Portarias que regem as BPF e C.

Será que a preocupação deixou de existir porque se adequaram a tais normas de procedimento ou, simplesmente, porque acham que aANVS já se "acomodou"?

Não se enganem: "Seus olhos ainda parecem estar cheios de vida". Aliás, não só parecem como estão mesmo cheios de vida! Então, o que fazer? 0 desafio – BPF e C - não é tão misterioso e enigmático quanto ao da esfinge. Como diz a mídia, basta ter "vontade política."

Para aqueles profissionais responsáveis pela Garantia de Qualidade, lembramos que para atender certos preceitos que abrangem as BPFs, eles têm como parceiros seus fornecedores: seja o fabricante de matérias-primas ou de embalagem, e mesmo os prestadores de serviços (terceirização, que abrange a fabricação de produtos e controle de qualidade).

Como exemplo, conheço uma empresa, fabricante de matérias-primas, que se preocupa não só em fabricar seus produtos dentro das normas de BPF e C mas também de transportá-las de acordo com essas normas, realizando a limpeza e sanitização de seus carros-tanques e, ainda, como um diferencial muito importante, prestam assessoria ao cliente durante o recebimento e estocagem de seus produtos. Para isso essa empresa oferece a seus clientes, serviços como treinamento em BPFs, controle da matéria-prima em estoque com o objetivo de prorrogar o prazo de validade pois, somente a fabricante pode alterar esse prazo em função do conhecimento da estrutura química da matéria-prima, seu processo de obtenção, condições de armazenagem e sua análise após o vencimento do período de validade.

Esta assessoria significa um diferencial nas relações fornecedor-cliente que se converte não só em economia para o cliente, mas aumenta a confiabilidade no fornecedor. Esses fabricantes não esperam o cliente procurá-los para realizar o que lhes é de direito e obrigação: qualificar o fornecedor. Ao contrário, é a empresa que põe à disposição do cliente as condições para que ele cumpra com essas normas de procedimentos exigidos pela BPF e C. E essa qualificação se faz através de visitas (auditorias) às instalações do fabricante, validando seus controles.

Precisamos estar conscientes que em tempos de economia globalizada e acirrada competição de mercado, se torna cada vez mais necessária ter parceiros confiáveis que invistam em qualidade e produtividade. Só assim haverá vantagens para ambos as lados .

* Tereza F. S. Rebello é farmacêutica bioquímica.
E-mail: methodus@netco.com.br

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