Cremes e Loes

Edicao Atual - Cremes e Loes

Editorial

Esta seção começou a ser publicada na edição janeiro/fevereiro de 1992

Cremes e Emulsões Cosméticas ( Conceitos Básicos) - Marco Antonio Carmini e Maria Cristina Guedes Jorge, Henkel S .A. Indústrias Químicas, São Paulo, SP, Brasil.

Este artigo traz estudo dos princípios básicos da formulação de cremes e emulsões.
No que concerne aos tensoativos são abordados aspectos teóricos, constituição química e algumas de suas aplicações como emulsionantes, detergentes e outros.
São também abordados as funções, principais exemplos e características dos componentes oleosos, bem como o preparo das emulsóes mais simples e o estudo de sua estabilidade.

Comprar

Silicones Glicóis para Aplicação em Produtos Cosméticos - Alfred Di- Sapio e Petrina Fridd, Dow Corning Co., Montgomery, N.Y., Estados Unidos.

São analisadas as diversas possibilidades de aplicação dos silicones glicóis, seja como anti-irritantes em sistemas tensoativos, seja como emulsificantes ou como condicionadores e modificadores de resinas.
São propostas várias formulações que empregam estes ingredientes.

Comprar

Utilização de Agentes Bloqueadores em Cremes e Loções - José Antonio Costabile, Química Nacional Quiminasa SA, Itaquaquecetuba, SP, Brasil.

O autor analisa a substituição de produtos com hidroxilas ou aminas por seus derivados acetilados como agentes bloqueadores de radicais livres em cremes e loções.
São descritas as vantagens econômicas e melhora da qualidade desses produtos.

Comprar

Novas Emulsões Cosméticas - R. Y. Lacheead, W. J. Hemker, J. Y. Castaneda, BF Goodrich Company, Avon Lake, Ohio, Estados Unidos e Dr. Garlen, Cosmetech Laboratories, Roselle Park, N. J., Estados Unidos.

Considerando num primeiro momento, os fenômenos de desestabilização de emulsões e os principais materiais utilizados para evitá-los, tais como detergentes, polímeros e resinas de carbomeros, os autores se detém nestas últimas. Enfocando especialmente a resina Carbomer 1342, analisam seu desempenho como emulsificates primários, comparando-a a outros emulsificantes e citando alguns de seus empregos com vantagens de aplicação e possibilidade de armazenamento do produto final por longo período.

Comprar

Emulsões de Três Fases: Perfluoropoliéter-Óleo-Água - Bader e F. Brunetta, Universidade de Ferrara, Itália, G. Pantini, Montefluos SpA, Milão, Itália e M. Visca, Montefluos SpA, Colloid Laboratory Marengo, Itália.

Dotados de excepcional estabilidade, os perfluoropoliéter são usados para obtenção de emulsões de três fases insolúveis entre si.
São analisadas suas propriedades específicas e seu comportamento.

Comprar

Economia de Tempo e de Energia na Produção de Emulsões Cosméticas - Alwin K. Reng. Hoechst Aktiengeselschaft, Frankfurt, Alemanha Ocidental.

São aventadas as diversas formas de aumentar a produtividade na produção de emulsões cosméticas: redução de tempo e energia, redução do equipamento necessário e do capital investido.
São descritos os processos quente-frio e frio-frio, com misturas de emulsificantes e agentes de coilsistência, e utilizando agitadores e homogeneizadores adequados.

Comprar
Esta Seo comeou a ser publicada na edio Janeiro/Fevereiro de 1991 por

Novos Produtos