Shampoos e Condicionadores

Edicao Atual - Shampoos e Condicionadores

Editorial

Esta seção começou a ser publicada na edição janeiro/fevereiro de 1992

Introdução à formulação de Shampoos. - Charles Fox Associates, Fair Lawn, NJ, Estados Unidos.

Abordando as principais características desejáveis para um shampoo, o -autor faz uma explanação sobre as funções, propriedades e principais exemplos de seus componentes, ou seja, tensoativos (aniônicos, anfóteros e não-iônicos), estabilizadores de espuma, condicionadores, espessantes, opacificantes, acidulantes, preservantes e aditivos promocionais.

Comprar

O emprego do diestearato de PEG-600 como substituto das alcanolamidas em formulações de Shampoos Infantis - M. L. Mendes de Carvalho, R. M. Fabbrini Marques, S. Pisani e A. C. Nunes, Aquatec Química S.A., São Paulo, SP, Brasil.

O desempenho do diestearato de PEG-6000 em shampoos infantis é comparado com o das
alcanolamidas .
São examinados os métodos e o produto final, bem como suas propriedades físicas, químicas, fisiológicas, espessantes e de viscosidade, estabilidade e tensão superficial.
No que concerne aos shampoos infantis, são discutidos procedimentos e matérias-primas empregadas, formulações, viscosidade, comportamento de espuma e testes de irritação.

Comprar

Nitrosamidas e Nitrosaminas em Cosméticos - Valéria Franco Hoechst do Brasil Químicas e Farmacêutica S.A., São Paulo, SP, Brasil.

Face ao caráter carcinogênico das nitrosamidas e nitrosaminas, são considerados neste artigo os efeitos dos agentes nitrosantes e a formação destes compostos em produtos cosméticos.
São consideradas, igualmente, a eliminação de agentes nitrosantes, a adição de agentes bloqueadores e a eliminação da amida em preparados cosméticos.

Comprar

Tensoativos em Shampoos - Martin Rieger, M. & A Rieger Associates Morris Plains, N.J., Estados Unidos.

O artigo discute os tensoativos mais utilizados em shampoos comerciais no mercado americano e seu emprego como agentes de limpeza, estabilizadores de espuma, especialmente dietanolamidas, monoetanolamidas, betaínas e óxidos de amina, e como condicionadores, aqui enfatizando os quaternários, derivados protéicos e anfóteros.

Comprar

Misturas de Tensoativos Aniônicos e Catiônicos - Pedro Alves da Rocha Fº e Giseli Barbieri Frederico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Várias misturas de dois tensoativos aniônicos (lauril sulfato de trietanolamina e lauril éter sulfato de sódio) e um catiônico (cloreto de cetil trimetil amôneo) foram avaliadas quanto ao aspecto visual, capacidade de limpeza, poder espumógeno e pH.
Observaram-se ainda interrelações entre suas concentrações e a viabilidade prática de tais misturas.

Comprar

Caspa, Dermatite Seborréica e Pityrosporum Ovale - Sam Shuster, Universidade de Newcastle, Tyne, Inglaterra.

O autor coloca a caspa e a dermatite seborréica como formas diferentes de uma mesma afecção.
Defende a hipótese de que sua etiologia esteja relacionada ao Pityrosporum ovale, principalmente por seu padrão histológico e sua resposta favorável ao ketoconazole, e critica a teoria hiperproliferativa de etiologia da caspa.

Comprar
Esta Seo comeou a ser publicada na edio Janeiro/Fevereiro de 1991 por

Novos Produtos