Pluralidade
Diversidade, inclusão e cuidado são características fortes da maquiagem na atualidade. Depois das restrições vividas nos últimos dois anos, a vibe é de positividade, com cores e estilos à mostra. Nos primeiros dois meses de 2022, houve um aumento de pouco mais de 10% nas vendas de itens de maquiagem frente ao mesmo período de 2021, informou a Abihpec.
Especialistas em moda e beleza apontam a presença de tons impactantes de rosa em sombras, delineadores e ba- tons. O movimento deve se intensificar com o lançamento do live-action da boneca Barbie, em 2023. A tendência Barbiecore está alinhada à “beleza dopamina”, com cores vibrantes que emanam otimismo.
Um estudo do Sebrae-SC destaca algumas tendências em crescimento na categoria de maquiagem. São elas: minimalismo, beleza rápida, DIY e saberes ancestrais. Este último movimento diz respeito às formas de restaurar o equilíbrio entre a vida moderna e a natureza, com foco na sabedoria utilizada por gerações passadas em rituais de beleza.
A tecnologia é um componente importante na atual relação do consumidor com a maquiagem e uma estraté- gia cada vez mais utilizada por grandes marcas, como as ferramentas de prova virtual de produtos, desenvolvidos com base em inteligência artificial.
Esta Edição Temática: Maquiagem aborda as princi- pais tendências de mercado, as novidades da indústria em produtos que unem make e skincare, e os destaques em matérias-primas para essa categoria.
Erica Franquilino
Editora-executiva
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