Novas formas de produção e consumo
O upcycling ou upcycle consiste no reaproveitamento de materiais de forma inovadora, transformando resíduos industriais que seriam descartados em matérias-primas para artigos de maior valor agregado. As novidades que chegam aos consumidores são expressões de sustentabilidade, criatividade e, em alguns casos, de exclusividade.
O termo “upcycling” foi usado pela primeira vez em 1994, pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em referência à reutilização de materiais em áreas como moda e design. A popularização aconteceu a partir de 2002, com a publicação do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things.
O movimento abre novas oportunidades de negócio para indústrias de diversos segmentos. A indústria alimentícia tem exemplos interessantes de upcycling, como os da britânica Spare Fuit e da norte-americana The Ugly Company. Ambas as empresas produzem snacks de frutas desidratadas consideradas “feias” para ocupar prateleiras, em embalagens práticas e individuais.
Na indústria cosmética, são destaques a taiwanesa O’right, que desenvolve produtos para pele e cabelos a partir de resíduos como borra de café e raízes de goji berry, e a UpCircle. Esta última tem produtos formulados com ingredientes provenientes de cafeterias londrinas e das indústrias de sucos e chás, dentre outros subprodutos.
Esta Edição Temática: Upcycling aborda a origem do conceito e exemplos de utilização do processo na indústria; o movimento upcycling no setor cosmético; e matérias-primas alinhadas ao conceito.
Erica Franquilino
Editora-executiva
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...