Mecanismos complexos
Cosméticos probióticos, prebióticos e pós-bióticos podem proteger, recuperar e fortalecer as defesas da pele, que abriga até um bilhão de microrganismos em apenas um centímetro quadrado.
Marcas no mercado internacional vem apostando no potencial desses produtos, como a norte-americana Mother Dirt (pertencente à empresa de biotecnologia AOBiome) e a francesa Gallinée, que passou a ter a participação minoritária da Unilever em 2018.
Desde o lançamento do Projeto Microbioma Humano, em 2007, crescem as pesquisas a respeito da contribuição de bactérias, leveduras, vírus e fungos para a saúde do organismo. Alimentos elaborados com probióticos e prebióticos por exemplo, podem melhorar o trânsito intestinal, a digestão de proteínas e o aumento da absorção de vitaminas e minerais.
A manutenção da barreira cutânea é essencial para a relação equilibrada entre bactérias benéficas e patogênicas. Desenvolvidos para auxiliar na manutenção dessa estabilidade, produtos como cremes, séruns e máscaras com ação prebiótica, probiótica, pós-biótica ou com a combinação dessas tecnologias proporcionam hidratação intensa e efeito calmante, dentre outros benefícios.
Esta Edição Temática: Probióticos traz um panorama desse segmento, as diferenças entre prebióticos, probióticos e pós-bióticos e seus mecanismos de ação, novidades no mercado nacional, métodos de avaliação de produtos e destaques em matérias-primas para esse mercado.
Erica Franquilino
Editora-executiva
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...