Microbioma Cutâneo

Edio Atual - Microbioma Cutâneo

Editorial

Ecossistemas únicos

O fortalecimento de nossas defesas naturais é um tema especialmente relevante na atualidade e que colabora para a ascensão de cosméticos com ação prebiótica, probiótica e pós-biotica. Chegam ao mercado produtos inovadores e linhas diversificadas, com a proposta de reequilibrar e proteger a flora cutânea.

O microbioma (ou microbiota) é o conjunto de microrganismos – como bactérias, leveduras, vírus e fungos – presentes no corpo humano, em regiões como narinas, boca, genitais, pele e, principalmente, no intestino. Juntos, esses microrganismos têm papel importante em funções como a digestão de alimentos e a modulação do sistema imunológico.

A manutenção da barreira cutânea é fundamental para a preservação do equilíbrio entre as bactérias benéficas e patogênicas existentes na pele. O uso exacerbado de medicações, como antibióticos orais e tópicos, o estresse, a exposição exagerada à radiação UV e alguns hábitos cotidianos (como lavagem da pele em excesso e uso de produtos abrasivos) interferem na estabilidade da microbiota.

A combinação desses aspectos pode resultar em pele seca, estressada e sensível, o que favorece o envelhecimento precoce e colabora para agravar condições como acne, dermatite atópica e psoríase. Hidratação intensa, conforto e efeito calmante são alguns dos benefícios proporcionados por cosméticos voltados à saúde do microbioma.

Esta Edição Temática: Microbioma cutâneo aborda os fatores que contribuem para o desequilíbrio do microbioma, as tendências relacionadas ao tema, os desafios e oportunidades para a indústria, novos produtos e destaques em matérias-primas para esse segmento de mercado.

Erica Franquilino
Editora-executiva  

 

Novos Produtos