Tudo para exportar
Os números são animadores: as exportações de cosméticos cresceram 20% em 2006, alcançando a cifra de 500 milhões de dólares, e nossos produtos já chegam a mais de 130 países.
A atividade exportadora do setor é grande, mas tem potencial para crescer ainda mais. Micro e pequenas empresas têm participação ainda muito tímida nesse cenário, respondendo por apenas 2,7% no total das exportações, nos disse Paulo Okamotto, presidente do Sebrae.
Qual é o caminho das pedras para conquistar mercados internacionais?
Nesta Edição Temática – Exportação: produtos além das fronteiras você vai conhecer os principais passos dessa jornada, com dados e informações preciosas fornecidos por entidades e profissionais do setor.Com informações detalhadas sobre esse mercado, apresentamos os números alcançados em 2006 e a evolução das exportações nos últimos 5 anos nas diversas categorias de produto, além dos 10 maiores mercados importadores e exportadores, conforme estatísticas da Abihpec.
Como explorar essas oportunidades?
Você verá que tudo começa por uma avaliação da estrutura da empresa, sua capacidade de produção e do mercado que pretende atingir. Nessa etapa, instituições do setor e consultores especializados são aliados importantes.
Fabricantes nacionais bem-sucedidos contam como conseguiram chegar lá.
Como primeiro passo, é preciso estar em concordância com os requisitos da legislação sanitária brasileira antes de pensar em exportar.
Acompanhe nossas dicas e sugestões para todas as fases do desenvolvimento de um produto para exportação: da utilização da matéria-prima à embalagem, que não pode deixar a desejar. Por fim, apresentamos uma vitrine de produtos, com linhas que fazem sucesso ao redor do mundo.
Boa leitura!
Hamilton dos Santos
Editor
A Verdi Natural traz ao mercado o Sérum Facial de Vitamina C. Liv...
A Authentic Beauty Concept apresenta o Hand and Hair Cream, um creme hidratante ...
A Natura traz ao mercado a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju. A novidade &...