O que vem por aí
A indústria investe em tecnologia para conferir benefícios diferenciados aos produtos, sem descuidar da saúde da pele e dos cabelos. Como informa a Associação Brasileira de Produtos de Higinene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), atualmente “30% do setor nacional de cosméticos é regido pelas novidades”. Em um mercado pautado pela inovação, é preciso explorar, da melhor forma, a próxima tendência.
Em sintonia com os movimentos da sociedade, surgem novos segmentos, e atributos específi cos passam a ser valorizados. Em produtos para a pele, por exemplo, a “asianification” – a adaptação de conceitos, texturas e produtos projetados na Ásia - é apontada como uma das correntes que tendem a crescer na América Latina.
Na categoria de hair care, um dos destaques é o scalp care, com foco no tratamento e manutenção da saúde do couro cabeludo. Produtos “tudo em um” são cada vez mais valorizados, em todas as categorias. Em maquiagem, por exemplo, é importante que a base, além de cobrir e corrigir as imperfeições da pele, ofereça benefícios como FPS, efeito hidratante, disfarce de linhas de expressão, controle da oleosidade e longa duração.
A multifuncionalidade vem aproximando signifi cativamente as categorias de produtos. São exemplos dessa tendência a migração de conceitos de skin care para linhas capilares e de proteção solar para itens de maquiagem.
Esta Edição Temática: Tendências aborda, em suas primeiras páginas, o processo de transformação e evolução dos cosméticos, sempre impulsionado pelo casamento entre beleza e saúde. Na sequência, você confere os novos conceitos, atributos, matérias-primas e produtos nas categorias de skin care, hair care, maquiagem e perfumaria.
Boa leitura!
Erica Franquilino
Editora-executiva
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