Licenciamento: a Marca Legal

Edição Atual - Licenciamento: a Marca Legal

Editorial

 

 

Marcas turbinadas

 

O licenciamento tem o mérito de aproximar a marca do consumidor, graças à transposição de nomes consolidados em determinadas categorias para outros segmentos de mercado. No entanto, mais do que a mera exposição de marcas e personagens prestigiados e carismáticos, o programa de licenciamento abrange um amplo conjunto de critérios e seu sucesso depende do bom relacionamento entre as partes envolvidas: o licenciador, a agência licenciadora e o licenciado.

 

As vendas globais de produtos licenciados no varejo movimentam cerca de US$ 180 bilhões por ano. O Brasil tem o quinto maior faturamento do mundo no setor. Nas quatro primeiras posições estão respectivamente: Estados Unidos, Japão, Canadá e México. Os segmentos que mais utilizam o licenciamento no país são, na seguinte ordem, os de: confecção, papelaria, brinquedos, calçados, higiene e beleza, alimentos e bebidas, e casa e decoração. Estima-se que existam mais de 60 empresas licenciadoras e mais de 1.500 licenciadas no Brasil. O cenário animador, no que se refere a esse segmento, deve-se, entre outros fatores, à força de nosso mercado consumidor e ao aumento do poder de consumo da maioria dos brasileiros.

 

Esta Edição Temática – “Licenciamento” apresenta esse tema de forma ampla, abordando seu conceito, suas origens históricas, suas propriedades mais comuns e exemplos de personagens que rendem sucessos duradouros e lucrativos. Nesta edição, você também vai conferir os números do setor no Brasil, as estratégias adotadas por empresas licenciadas, os destaques do mercado, os nichos que seguem em pleno crescimento e detalhes sobre os royalties. Você também saberá mais a respeito dos papéis exercidos por licenciadores, agentes de licenciamento e licenciados, e suas respectivas atribuições legais.

 

Boa leitura!

 

Erica Franquilino
Editora-executiva

 

 

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