Inovação - Um passo para o futuro

Edição Atual - Inovação - Um passo para o futuro

Editorial

Caminhos para a inovação

Em relação a outros países, o Brasil ainda investe pouco em inovação. No entanto, uma análise referente aos últimos investimentos realizados nessa área revela que a busca por soluções inovadoras está cada vez mais presente na rotina empresarial do país. O esforço de inovação ganha força na criação, no incremento
de produtos e serviços, na elaboração de novos modelos de negócio e na modernização de processos e estratégias gerenciais.

Inovar “é mandatório” para a sobrevivência dos negócios, como afirmou uma de nossas fontes. A inovação gera impactos positivos na organização e pode ser vivenciada mesmo em empresas de pequeno porte. Tanto nas grandes companhias, como nos pequenos e médios empreendimentos, o processo de inovação quase sempre pressupõe a integração entre vários agentes – razão pela qual crescem as parcerias da indústria com universidades e órgãos governamentais. O ambiente favorável à inovação também inclui a chegada de investimentos oriundos de grandes companhias internacionais, que vêm aportando no país nos últimos anos graças a fatores como a estabilidade política e econômica.

Esta Edição Temática – “Inovação” apresenta um panorama sobre o tema, abordando o seu conceito, exemplos de inovações que ocasionaram “revoluções” na sociedade, a concepção de inovação sob a ótica empresarial e a expansão do investimento nessa área no Brasil. A presente edição também traz as ferramentas utilizadas pelas empresas no processo de inovação, o trabalho realizado pelas incubadoras de negócios – fundamentais para a implantação de novas empresas que tenham estratégias de negócios focadas na inovação tecnológica -, e os mecanismos e programas de apoio à inovação, disponíveis em órgãos de fomento federais e estaduais do país.


Boa leitura!

Erica Franquilino
Editora-executiva

Novos Produtos