Aerosol em Cosméticos

Edição Atual - Aerosol em Cosméticos

Editorial

Momento de retomada

O mercado brasileiro de aerosóis, antes estagnado e com modestas projeções de crescimento, atualmente vive uma fase animadora, com previsões otimistas para os próximos anos. De 2005 a 2010, esse mercado dobrou de tamanho. A estimativa – desde que seja mantido o crescimento populacional e o da economia – é que o Brasil atinja a marca de 1,4 bilhão de unidades comercializadas em 2021. Em 2010, foram consumidas 702 milhões de unidades.

Dentre os fatores que explicam esse panorama estão: o aumento do consumo, sobretudo na chamada “nova classe média”, os investimentos feitos por fabricantes de embalagens e envasadoras de aerosóis no País, bem como os novos propelentes lançados recentemente. O que se vislumbra, portanto, é um cenário de menor dependência das importações.

Um exemplo que demonstra o potencial de crescimento desse tipo de produto no Brasil é o aumento da renda dos consumidores das classes C e D e as consequentes mudanças nos padrões de consumo: essa parcela de brasileiros (que vem trocando os frascos plásticos do tipo squeeze pelas marcas embaladas em alumínio, que possuem maior valor agregado) promoveu um aumento de 150% nas vendas de produtos acondicionados em aerosóis, nos últimos cinco anos.

Esta Edição Temática: Aerosol em Cosméticos traz informações sobre as descobertas que antecederam o desenvolvimento da indústria de aerosóis, as primeiras tecnologias para dispersar pós e líquidos, a evolução e a popularização desse mecanismo e os detalhes sobre as embalagens. Nela, você também encontra os dados de crescimento do mercado brasileiro de aerosóis nos últimos anos, as perspectivas para a próxima década, o volume de importações e os novos investimentos que aportam no País. Além disso, obtém informações sobre as particularidades das formulações para aerosol, a importância do papel exercido pelos componentes da embalagem para que se atinja a performance esperada para o produto, e as mudanças no mercado nacional de propelentes.

Boa leitura!

Erica Franquilino
Editora-executiva 

Novos Produtos