Silicones em Cosméticos

Edio Atual - Silicones em Cosméticos

Editorial

Versatilidade a toda prova 

As possibilidades de utilização do silicone são tão variadas, que muito provavelmente existem diversos itens perto de você – em sua casa, no carro, no escritório ou naquela roupa tão confortável – cujo processo de fabricação inclua esse polímero multiuso. Estima-se que existam mais de 5 mil produtos feitos com silicones. Eles estão em praticamente todas as categorias de cosméticos e produtos de higiene pessoal, agregando diferenciais e melhorando aspectos sensoriais, como brilho e maciez.

O silicone tem uma trajetória industrial recente, de pouco mais de 60 anos. Ao longo dessas últimas décadas, ele se tornou matéria-prima essencial em diferentes segmentos da indústria, graças a fatores como versatilidade, longevidade, resistência e compatibilidade com diversos tipos de material.

Em formulações cosméticas, os silicones melhoram a espalhabilidade, potencializam as propriedades de cremes hidratantes, atuam na diminuição de formação de fi lme branco, dentre tantas outras propriedades que melhoram as performances de shampoos e condicionadores, óleos para banho, itens de maquiagem, emulsões fotoprotetoras, cremes de barbear...

Esta Edição Temática: Silicones em Cosméticos traz as etapas da evolução do silicone, desde as primeiras análises referentes ao silício até a comercialização do polímero em nível global; os números da indústria de silicones no Brasil; as principais áreas nas quais eles são utilizados; os destaques em matériasprimas para o setor cosmético; além de particularidades sobre a estrutura química e os tipos de silicone, com suas respectivas características e aplicações.

Boa leitura!

Erica Franquilino
Editora-executiva

Novos Produtos