Relacionamento com o Consumidor

Edio Atual - Relacionamento com o Consumidor

Editorial

As mensagens do mercado

O produto acabou de ser desenvolvido. Os testes foram efetuados; os resultados atingiram o estabelecido pelo briefing. A embalagem é criativa. E, mais importante ainda, a relação custo/benefício é excelente. E agora, como dizer tudo isso ao consumidor?

A indústria de cosméticos pode se valer de variados meios para se comunicar com o consumidor, dependendo do canal de venda, da região geográfica que pretende atuar e do segmento de mercado que tem como objetivo atingir.

De uma forma ou outra, há necessidade de dizer ao consumidor que o produto existe, o que faz e onde comprá-lo.

Nesta Edição Temática: Relacionamento com o consumidor procuramos oferecer ao leitor um panorama geral de como a indústria pode comunicar os seus lançamentos ao consumidor, a quem se destinam os seus produtos.

A propaganda, nos meios de comunicação ou nas mídias internas, é o início do processo. A sociedade, com o tempo, objetivando proteger os interesses do consumidor, acabou por impor regras para disciplinar o que é comunicado a ele. As empresas se adequaram às exigências legais e estabeleceram canais de duas mãos para ouvir o seu principal parceiro.

Hoje há um equilíbrio de forças entre o que a indústria e o consumidor desejam. O consumidor se tornou mais bem informado, exigente e usa o direito que com muito esforço alcançou de poder emitir a sua opinião sobre produtos e serviços oferecidos.

O fato é que as empresas que souberem interpretar as mensagens do mercado poderão, com muita vantagem, aperfeiçoar os seus produtos e conquistar maiores fatias de consumidores.

Boa leitura!
Hamilton dos Santos
Editor

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