Microbioma Cutneo

Ver Revista online Baixar PDF
Edição Atual - Microbioma Cutneo

Equilíbrio delicado

O microbioma é o conjunto de microrganismos presentes no corpo humano e que, dentre outras funções, ajudam na digestão de alimentos, na metabolização de medicamentos e na modulação do sistema imunológico. Eles também produzem compostos benéficos, como as vitaminas e os anti-inflamatórios que o genoma humano não consegue produzir.

A composição do microbioma é altamente variável de um indivíduo para outro. Além da herança genética, ela é influenciada por fatores como dieta, fase e estilo de vida de cada um. O desequilíbrio na composição do microbioma pode acarretar problemas na resposta imunológica e colaborar para o desenvolvimento e a progressão de doenças metabólicas, inflamatórias e autoimunes.

A pele humana é rica em microrganismos essenciais para a manutenção da saúde. Um centímetro quadrado de pele pode conter até um bilhão deles.

Na última década, parcerias e pesquisas sobre a microbiota cutânea, desenvolvidas por gigantes do setor cosmético, vêm impulsionando o desenvolvimento de produtos inovadores.

Nesta Edição Temática: Microbioma cutâneo você saberá mais a respeito da importância desse ecossistema para a saúde e a beleza da pele, os fatores que podem favorecer o seu desequilíbrio e as soluções da indústria que chegam ao mercado com a proposta de reequilibrar e proteger a flora cutânea.

Erica Franquilino
Editora-executiva

Novos Produtos