Testes de Eficcia

Ver Revista online Baixar PDF
Edição Atual - Testes de Eficcia

Para cumprir o que promete

Todo produto que tenha benefícios declarados no rótulo, independentemente de sua classificação de risco, deverá apresentar a comprovação de sua eficácia. Não basta comunicar a ação hidratante: esse atributo precisa ser comprovado cientificamente.

De acordo com a legislação vigente, os dados de segurança e eficácia devem fazer parte do dossiê do produto, no qual devem constar os relatórios dos estudos e testes realizados, comprovando os benefícios declarados na rotulagem e nos materiais de divulgação.

Os testes de eficácia variam muito em função das categorias dos produtos. As técnicas empregadas dependem de diversos fatores, como o conceito do produto, o público-alvo e a forma de apresentação. A indústria investe na diversificação e customização de protocolos, para atender a nichos cada vez mais específicos, em sintonia com as demandas do consumidor.

Esta Edição Temática: Testes de Eficácia aborda a importância da correlação científica entre o que é apurado e o que é comunicado ao consumidor; informações sobre registro e notificação de produtos; os atributos que demandam testes para avaliação de eficácia; aspectos regulatórios e exemplos de metodologias utilizadas por empresas do setor.

Erica Franquilino
Editora-executiva

 

Novos Produtos