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PROGRAMAÇÃO |
08:00 - Retirada de Credenciais |
08:30 - Curso |
Tendências em Maquiagem
A busca pela beleza sempre esteve presente na história do ser humano. Os registros das primeiras sociedades até os dias de hoje, a preocupação com a beleza e tudo o que ela envolve (fins estéticos e religiosos, fatores econômicos, etc.), são temas de reflexão de historiadores e estudioso em geral.
O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.Grande parte desse contínuo crescimento se deve a constante renovação do mercado consumidor e dos produtos oferecidos.O consumidor busca por produtos, por exemplo, resistentes à umidade, que forneçam proteção à pele, fáceis de aplicar, enfim. Analistas de mercado e revistas internacionais indicam uma série de tendências para os próximos anos, que alinham as novidades tecnológicas a variações do mercado consumidor.
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Wilma Flora Santos Souza Carrato
Carrato Consultoria., São Paulo SP
Biomédica, com especialização em Cosmetologia e Administração Hospitalar.Ministrante do módulo de Maquiagem dos cursos de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e FAMEC e FACIS – em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia. Participante de workshops comerciais pelo Brasil, como palestrante Mais de 30 anos de experiência em controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento em indústrias como Max Factor, Revlon, Procter & Gamble, Payot, Sara Lee, entre outras. Exerceu a função de Coordenadora Técnico Comercial na M. Cassab e Multiquim - empresas nacionais distribuidoras de matérias primas para indústrias cosméticas, farmacêuticas e saneantes. Atualmente é consultora técnico-comercial da empresa Carrato Consultoria em Gestão Operacional.
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PATROCINAM
ESTE CURSO |
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09:30 - 10:00 Intervalo |
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10:00 - 10:25 |
O Cosmético Biomimético
Utilizando a natureza como inspiração inventiva, a Biomimética nos traz novos horizontes também dentro da indústria cosmética.
- O que é o biomimetismo?
- Como trazer o biomimetismo para o cosmético?
- O cosmético biomimético é uma tendência?
- Quais são as soluções em ativos biomiméticos?
Entenda como explorar esse conceito e encontrar soluções inovadoras para seus produtos.
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Fernanda Satake
Ajinomoto do Brasil Ltda., São Paulo SP
Fernanda Satake é graduada em Química Industrial pela USP e com Especialização em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine. Possuiseis anos de experiência no mercado cosmético, atuando na área de vendas técnicas e marketing em fornecedores de matérias-primas, principalmente especialidades.Com passagem pelas empresas Dow Química, Midelt e Wenda do Brasil. Atualmente é Especialista de Vendas Técnicas da Divisão Aminoscience da Ajinomoto e é responsável pelo atendimento de keyaccounts e da distribuidora quantiQ.
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10:25 - 10:50 |
Cosméticos Naturais, Orgânicos e Veganos: Principais desafios em Formulações
O aumento na busca por produtos cosméticos naturais, orgânicos e veganos demonstra que os consumidores estão cada vez mais conscientes com relação a sustentabilidade e testes em animais. Analistas de mercado preveem que o consumo mundial de cosméticos naturais deverá duplicar nos próximos 7 anos, alcançando 16 bilhões de dólares em 2020 e 22 bilhões em 2024.Para atender esta demanda, os fabricantes de matérias primas e produtos finais precisam estar bem preparados. O presente trabalho tem como foco a abordagem dos principais conceitos envolvidos no desenvolvimento e produção de cosméticos naturais, orgânicos e veganos, de forma a fornecer as informações internacionais mais recentes adotadas sobre o tema.
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Juliana Flor
Chemspecs Comércio., São Paulo SP
Juliana Flor é bacharel em química, com mestrado e doutorado pela UNESP. Possui 10 anos de experiência em desenvolvimento de produtos cosméticos, adquirida na Natura. Atuou na liderança de projetos de desenvolvimento de inovações tecnológicas para cosméticos e de Open Innovation. Atualmente é gerente técnica da Chemspecs, responsável pelos laboratórios de atendimento ao cliente e controle de qualidade.
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10:50 - 11:15 |
Cosméticos e a Tendência Natural
Já se fala há muito tempo sobre os desejos dos consumidores, de forma geral, na busca de produtos que sejam melhores, mais saudáveis, de melhor procedência e, que sejam oriundos de processos mais sustentáveis. Também, há muito tempo, vemos nossa indústria tentando desenvolver produtos e processos que atendam a este tipo de expectativa de consumidor. Os fornecedores de matérias primas se esforçam para desenvolver materiais adequados para atender essa demanda e disponibilizar para os fabricantes de cosméticos insumos, cada dia, melhores e mais eficientes. Porém, o que exatamente o mercado quer? Qual é a expectativa sincera dos consumidores e seu imaginário acerca desse tema?
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Paulo Daher
Kaapi Fragrancias., Campinas SP
Administrador de Empresas formado pela PUC - SP com foco em Marketing;pós graduação (latu sensu) em Gestão Ambiental Empresarial na FEI– Campus São Bernardo do Campo; Mestrado em Marketing pela PUC - SP. Profissional no mercado de insumos para indústria cosmética desde 1989.
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11: 15 - 11:40 |
Solução Inovadora de Silicone para Proteger e Restaurar a Saúde do Cabelo
Os polímeros de silicone são materiais inteligentes que podem ser adicionados em baixos níveis aos produtos condicionantes para obter proteção superior, corrigir os sinais de envelhecimento do cabelo e restaurar propriedades saudáveis dos cabelos. O seminário focará em novos aminosilicones refinados com funcionalidades orgânicas para tratar a saúde do cabelo e as necessidades dos cabelos danificados. Em particular, serão discutidas as propriedades de formação de filme que proporcionam proteção adicional à cutícula, deposição direcionada em cabelos danificados e reticulação in situ que proporcione uma hidrofobicidade durável.
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Juliana Zachele Meireles
Momentive Performance Materials., São Paulo SP
Graduada em Química pela Universidade São Francisco, com pós graduação em Cosmetologia pela FAMEC/Associação Brasileira de Cosmetologia e em Business Marketing por IntraxInstitute. Atua como Técnica de Desenvolvimento de Aplicações na Momentive Performance Materials para o negócio de PersonalCare na América do Sul.
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11:40 - 12:05 |
Terapias In – Out – Beauty Solutions: Saúde de dentro para fora
Tratamento de beleza 360º. Tratamento In - Uma dieta balanceada normalmente não é suficiente para atender a todas as necessidades nutricionais do ser humano. Isso gera uma carência que pode ser atendida através da suplementação, uma forma fácil e prática de fornecer os nutrientes essenciais que irão garantir a saúde do corpo e que será refletida na beleza dos cabelos. Tratamento Out - Para um tratamento completo e uma ação global, deve-se recorrer a uma linha de cuidados de beleza para uso externo, que atuarão na prevenção e reversão de danos aos fios, além de melhorar sua aparência e sensorial, tornando-os mais bonitos e saudáveis.
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Catherine Fabbron
Aqia Química , São Paulo SP
Supervisora do laboratório de Aplicação da AQIA Química Industrial Ltda e Professora no curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Faculdade Oswaldo Cruz (FOC). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Cosmetologia e Tricologia Cosmética - Faculdade Oswaldo Cruz. Aperfeiçoamento em Cosmetologia pela Associação Brasileira de Cosmetologia. Graduada em Farmácia - Habilitação Industrial pela Universidade de Marília. Atuou no desenvolvimento de novos produtos na Vitaderm
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Sandra Petho
Aqia Química , São Paulo SP
Graduada em Engenharia Química, com mestrado e doutorado pela POLI/USP. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela FEA/UNICAMP. Experiência na indústria de alimentos nas áreas de gestão, qualidade e pesquisa. Atua na área técnica da linha Nutrition da AQIA Química Industrial Ltda
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12:05 - 13:05 Almoço |
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13:05 - 13:30 |
Carbogreen: Alternativa Verde aos Carbômeros
Desenvolvida pela Assessa, a PlataformaCarbogreen é baseada em uma tecnologiaexclusiva que permite a formação de redes de biomoléculas vegetais100% biodegradáveis, concebida como uma alternativa verde aos carbômeros. Os produtos da PlataformaCarbogreenformamestruturas estáveissem a necessidade de neutralizantes tóxicos. Sua macroestrutura forma sistemas complexos que aumentam a viscosidade de soluções aquosas e emulsões, proporcionando texturas únicase inovadoras, e conferindo um sensorial diferenciado em fórmulas de produtos para a pele e para os cabelos.
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Luciana Centurion
Assessa, Rio de Janeiro - RJ
Farmacêutica e Bioquímica, formada pela Universidade Estadual de Araraquara, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e matérias primas. Atuou em empresas como Natura, Johnson& Johnson, Croda, Dinaco, Sensient, entre outras.Atualmente exerce o cargo de Gerente Comercial Sênior da Assessa
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13:30 - 13:55 |
Perfumaria - Evolução de Mercado & Tendencias
A evolução histórica do mercado de perfumaria irá explicar em fatos o que fez o Brasil chegar ao topo do consumo na perfumaria mundial. Para manter este ritmo de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado, a Amanter apresentará a arvore olfativa utilizada em sua literatura, explorando as principais oportunidades e tendências no segmento de perfumes.
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Renata Ashcar
Amanter Fragrancias Ltda., Belo Horizonte MG
Autoridade em perfumaria - Há três décadas Renata contribui continuamente para a construção do segmento de perfumaria no Brasil e tornou-se uma autoridade na área. Autora dos Guias de Perfume e do livro Brasilessencia que deu base ao primeiro museu de perfumes do Brasil curado por ela. Respeitada pela indústria nacional e internacional, Renata difunde a cultura e educa com diversos projetos. São inúmeras publicações, empreendimentos, produtos de sucesso e profissionais inseridos no mercado por Renata graças ao seu conhecimento compartilhado., B. Horizonte MG.
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13:55 - 14:35 |
RSF (Radical Status Factor) e RP (Radical Protection)
A importância da Determinação do Fator do Estado Radicalar (RSF) e do Fator de Proteção Radicalar (RP) na manutenção da homeostase dos cabelos
O mercado brasileiro de produtos para cabelo ocupa a quarta posição no mundo e a previsão é de crescimento, principalmente para linha de tratamento capilar, visto que a vitalidade dos fios impacta de maneira importante a autoestima e a personalidade do ser humano. Dessa maneira, a disponibilização de ativos e produtos que protejam os fios contra agressões extrínsecas, como radiação solar e poluição, ainda, ao mesmo tempo em que promova ação na zona biológica, é essencial para a manutenção da homeostase capilar. Uma maneira eficiente de medir o impacto do estresse oxidativo é a mensuração do Fator do Estado Radicalar (RSF – Radical Status Factor) e do Fator de Proteção Radicalar (RP – Radical Protection), que caracterizam e mensuram a totalidade de radicais livres presentes em um microambiente. O RSF e RP são fatores universais que avaliam o estado redox o qual é determinante para o início de alterações funcionais e estruturais. Neste sentido, é possível classificar um produto de acordo com sua capacidade de inibir a formação de radicais livres e dessa forma preservar e proteger a estrutura capilar contra os danos produzidos diariamente. |
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Adriano S. Pinheiro
Kosmoscience, Valinhos SP
Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em ciência do cabelo pelo TRI-Princeton /USA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Acumula passagens nas áreas de P&D alinhadas a negócios estratégicos em várias empresas. É diretor de projetos da Kosmoscience - especializada em avaliação da eficácia de cosméticos. Registra em seu currículo diversos prêmios em congressos. É autor de vários artigos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas na área da Cosmetologia.
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14:35 - 15:00 |
Tendência de sistemas conservantes
Sharon laboratórios é um fabricante de conservantes a mais de 35 anos, aprovado para muitas empresas globais e líderes da indústria e tem uma rede estabelecida de canais de distribuição locais em mais de 40 países. Preservação tornou-se um desafio nos últimos anos - novas tendências de consumo, as demandas de marketing e necessidades do formulador. Mais e mais substâncias encontram-se marcados como 'indesejada', impulsionando a indústria de cuidados pessoais para buscar sistemas alternativos, suaves, mas eficazes e acessíveis, principalmente com os conservantes. Uma nova abordagem vem de soluções “Free Of” x Classicos, trazendo as melhores características de ingredientes , segurança e maiores níveis de eficiência das misturas com baixa dosagem e, portanto, fornecem uma solução com ótimo custo-benefício. Isso torna-se perfeito para os fabricantes de grande escala e uso mercado de massa. Várias opções livre de parabenos, doadores de formaldeído, halogênios e isotiazolinonas = “Free Of”.
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Veronika P. S. Rezzani
Sharon Labs Brasil Ltda., São Paulo SP
Pós graduada em Cosmetologia e MBA em Marketing, com mais de 20 anos de experiência no setor cosmético e de higiene pessoal. Atua em vários setores da indústria, na criação de conceitos, desenvolvimento para marcas internacionais, produção, Comex e formulação. É Gerente de Vendas e Operações para o Brasil e América Latina há 3 anos.
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15:00 - 15:30 Intervalo |
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15:30 - 16:30 |
Atributos Fundamentais de Formulações e Produtos
A verificação sistemática dos atributos fundamentais de formulações e produtos é uma obrigação regulatória e um pré-requisito tecnológico para fabricar e comercializar cosméticos. Eficácia, segurança e estabilidade são os três motivos essenciais da existência destes produtos, e a forma pela qual se expressam quando são adquiridos e utilizados é decisiva para o sucesso dos produtos e da empresa. Por isso é tão importante o conhecimento, a verificação e a compreensão destes atributos na fase de desenvolvimento, e o seu monitoramento na fase de produção e comercialização. Neste evento vamos mostrar como estes fenômenos se relacionam e apresentar soluções práticas para realizar este trabalho.
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Wallace César Porto Magalhães
Pró G9 Tecnologia da Informação, Belo Horizonte MG
Farmacêutico com habilitação em indústria, pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Atua na indústria cosmética há mais de 28 anos nas áreas de produção, controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, assuntos regulatórios, desenvolvimento de projetos industriais, manuais de procedimentos em indústrias cosméticas e farmacêuticas; desenvolvimento e implantação de BPF e C; desenvolvimento e implantação de softwares de gestão e controle de produção para indústrias cosméticas e farmacêuticas. É o responsável pela lógica funcional, manual do usuário, pesquisa, atualização, evolução e coordenação de suporte do RTC na Pró G9 Tecnologia da Informação. Assina a coluna “Gestão em P&D” na revista Cosmetics & Toiletries Brasil.
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Orientações Gerais para a Inscrição
Este evento é exclusivo para profissionais da indústria fabricante de produtos de hppc e farmácias de manipulação.
Se você ainda não recebeu o seu convite, solicite agora uma "pré-inscrição" no ícone ao final desta programação e aguarde a confirmação através do e-mail informado. A nossa confirmação será enviada do e-mail sac@tecnopress-editora.com.br.
A inscrição é um kit de produtos cosméticos/higiene pessoal (infantil ou adulto de fabricação própria, sem exigência de quantidade), entregue na retirada da credencial, que será doado ao Abrigo Paulo de Tarso. (Tel. 81 3471 0919).
Incluido na Inscrição: Pasta com abstract das apresentações, coffee break e um almoço leve.
O Certificado será encaminhado em formato digital, por e-mail, aos que assinarem a lista de frequência, na chegada e na saída.
Estacionamento é de responsabilidade do participante.
Estudantes: As cotas são limitadas. Analisaremos as inscrições somente mediante indicação do orientador.
Fornecedores: Para saber como participar, envie um e-mail para Antonio Farias - sac@tecnopress-editora.com.br. |
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PATROCINADORES / EXPOSITORES |
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REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO |
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