Data: 10 de novembro de 2016 Local: Hotel Nacional Inn - Av. Benedicto de Campos, 35 Campinas SP |
PROGRAMAÇÃO |
08:00 |
Retirada de credenciais |
08:30 - 09:30 - PALESTRA MAGISTRAL |
A Importância da Rotulagem
A maior incidência de infrações, verificadas no monitoramento do mercado brasileiro pelos órgãos controladores (Vigilância Sanitária e Inmetro/IPEM), são decorrentes de falhas ou omissões na rotulagem dos produtos comercializados. Embora a regulamentação técnica sobre o tema seja clara e detalhadamente descrita, e de fácil compreensão, 51% das desconformidades, na amostragem realizada, referem-se à rotulagem em produtos fabricados localmente ou importados. Nesta abordagem iremos comentar e orientar, como eliminar esta desconformidade e evitar penalidades, tais como multas e ou interdição e retirada de lote de produto no mercado.
Artur João Gradim AVISA - Serviços Técnicos em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente Ltda., São Paulo SP
Bacharel em química e engenheiro químico pelas Faculdades Osvaldo Cruz (São Paulo SP), tem reconhecida experiência na Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos tendo atuando nas áreas técnica, regulatória, P&D e industrial, em empresas como Niasi, Ceil/Bozzano/Revlon e Natura. É ex-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e ex-membro da Câmara Técnica de Cosméticos do Serviço de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde. É membro de diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), gestor do Comitê Brasileiro de Cosméticos – CB-57 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e membro do grupo Ad hoc Cosméticos – Mercosul para Boas Práticas de Fabricação. É sócio proprietário e diretor técnico da AVISA Serviços Técnicos em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente Ltda. Assina a coluna Assuntos Regulatórios na revista Cosmetics & Toiletries Brasilde Laboratório. |
09:30 - 10:00 - Intervalo |
10:00 - 10:25 |
Ativos Versáteis e Orgânicos Derivados da Aveia A busca pela sustentabilidade e multifuncionalidade em uma formulação, visando à obtenção de produtos de qualidade que tragam benefícios para seus consumidores sem agredir o meio ambiente e oferecendo a versatilidade na aplicação, tem sido cada vez maior. Dessa forma a Galena Química e Farmacêutica, disponibiliza para a indústria cosmética dois ativos de excelência: Aveia coloidal e Oat Lipid. Os ativos são fabricados pela empresa inglesa OAT COSMETICS e são distribuídos com exclusividade pela Galena para o mercado nacional.
Gabriela Favaretto Galena Química e Farmacêutica LTDA, Campinas SP
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto. Possui experiência na área de Tecnologia de Cosméticos e Cosmetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e Avaliação de Eficácia Clínica de produtos cosméticos. Fez estágio em Pesquisa realizando teste de Eficácia Clínica de Nutricosmético. Atualmente é Analista técnica na Empresa Galena Química e Farmacêutica
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10:25 - 10:50 |
Nano.Tribologia Aplicada em Hair Care - Novo conceito de obtenção Complexo lipofílico de alto desempenho tribológico com alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares. lipídicas internas e externas, proporciona um cuidado multinível. Concepção do complexo : ativos vegetais que possuam atividade comprovada são reagidos com álcoois minuciosamente escolhidos considerando-se suas propriedades, cadeia e grupo funcional para a obtenção de um complexo com a capacidade de aumentar o gradiente de penetração de bioativos que atendam às necessidades do cabelo.
Catherine Fabbron Aqia Química Industrial Ltda, São Paulo SP
Supervisora do laboratório de Aplicação da AQIA Química Industrial Ltda e Professora no curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Faculdade Oswaldo Cruz (FOC). Mestranda em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Cosmetologia e Tricologia Cosmética - Faculdade Oswaldo Cruz. Aperfeiçoamento em Cosmetologia pela Associação Brasileira de Cosmetologia. Graduada em Farmácia - Habilitação Industrial pela Universidade de Marília. Atuou no desenvolvimento de novos produtos na Vitaderm. |
10:50 - 11:15 |
Inovação e Praticidade: Potencialize seus Desenvolvimentos Personalizando suas Formulações com Boosters de Ativação Multifuncional
Buscando alinhar novas tendências de mercado com o atual cenário econômico, inove seus desenvolvimentos de uma maneira prática e direcionada, adicionando tecnologia através de ingredientes boosters que irão maximizar diversos princípios em sua formulação e o manterão atual e de acordo com as expectativas do consumidor moderno.
Bruno Manzano Vantage Specialty Insumos Cosméticos e Farmacêuticos Ltda., São Paulo SP
Especializado em marketing pela American Management Association (AMA, New York), atua há mais de 10 anos no mercado de personal care. É Gerente de Marketing Regional América Latina. |
11:15 - 12:15 - PALESTRA MAGISTRAL |
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Boas Práticas de Fabricação - uma nova abordagem
Objetivo: Apresentar e discutir alternativas para facilitar a implantação das BPF"s. A qualidade é uma das maneiras mais importantes de garantir o valor de produtos e de serviços, e ganhar competitividade no mercado diante dos seus concorrentes. O conceito de qualidade avançou bastante, pois antigamente ele se restringia na identificação de erros e no aspecto negativo das rotinas, hoje o cenário é outro. Qualidade deve ser vista como um termômetro na sua Empresa, é ela que vai estabelecer os pontos de melhoria, sinalizando o que não está bom, o que está e o que pode melhorar. Não é à toa que escutamos cada vez mais sobre Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. As pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis, diferenciando-se de tempos atrás. A qualidade não está só em voga, nem é apenas uma tendência, por isso não devemos nos esquecer do quanto ela é importante para a empresa. Sendo assim, em meio à crise, é latente a necessidade de adotar ações para atrair e conquistar o interesse de clientes potenciais e fidelizar aqueles já conquistados. Mas como? Programa: O que é Qualidade ? Como é avaliada? Qual o status atual da Qualidade?
Carlos Alberto Trevisan Carlos & Trevisan Consultoria, São Paulo SP Engenheiro químico com mais de 40 anos de experiência e em empresas como Colgate-Palmolive, Max Factor, Revlon e O Boticário. Pós-graduado em administração de empresas, administração industrial e direito sanitário. É consultor da Anvisa para o treinamento de inspetores sanitários, consultor para a Certificação em Normas da série ISO,consultor para a Certificação em Boas Práticas de Fabricação e Controle, e consultor para a Certificação em Boas Práticas de Laboratório. É palestrante em universidades e associações nacionais e internacionais, docente na Faculdades Oswaldo Cruz (São Paulo SP) e no Instituto Equilibra (Curitiba PR), e professor convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (São Paulo SP e Ribeirão Preto SP). Foi presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), de 2001 a 2005. É conselheiro do Conselho Regional de Química da 4ª Região, membro do quadro associativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, membro do quadro associativo da International Society for Pharmaceutical Engineering (ISPE). É auditor certificado para Normas da série ISO, auditor certificado para Boas Práticas de Fabricação e Controle, e auditor certificado para BoasPráticas de Laboratório.
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12:15 - 13:15 - Brunch |
13:15 - 14:15 - PALESTRA MAGISTRAL |
A Proteômica na Investigação da Estrutura do Cabelo Humano: Novas Descobertas
O termo proteômica foi inicialmente utilizado em 1995, e foi definido como sendo a caracterização em larga escala do conjunto de proteínas expressas em uma célula ou tecido. A este conjunto de proteínas expressas em uma célula ou tecido, a partir do genoma, é denominado proteoma. Mais recentemente, a proteômica vem englobando também o estudo de interações e complexos proteicos, numa sub-área conhecida como proteômica estrutural. Desta forma, ao invés de analisar isoladamente cada um dos componentes proteicos de um sistema, e possivel chegar-se à compreensão sistêmica da função biológica das proteínas em seu contexto molecular complexo. O uso das técnicas de proteômica em pesquisas sobre cabelos tem permitido ampliar o conhecimento sobre a composição proteica da papila capilar dermal e fibroblastos, os fenômenos envolvidos na calvície, a estrutura de diferentes queratinas em seções do cabelo e sua relação com as suas propriedades mecanicas, a estrutura e as funções das proteinas associadas à queratina (KAPs), além de possibilitar uma melhor compreensão dos danos pós-tratamentos e aos processos bioquímicos envolvidos na síntese de melanina no foliculo piloso.
Daniel W. Barreto Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Rio de Janeiro RJ
Daniel Barreto é bacharel em química, engenheiro químico,mestre em química orgânica e doutor em química de produtos naturais pela UFRJ.É professor adjunto da Escola de Química da UFRJ, das disciplinas de Tecnologia Orgânica, Desenvolvimento de Processos, Desenvolvimento de Produtos, Tecnologia Bio-Orgânica e Empreendedorismo, para os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos,Engenharia de Bioprocessos e Química Industrial, e do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ. É orientador de diversas teses de mestrado e de doutorado nas áreas de ciência de biomateriais e tecnologia de produtos naturais, e autor de diversos artigos científicos sobre química fina, ciência de materiais, química e tecnologia de produtos naturais, e cosmetologia. É detentor de patentes nacionais e internacionais na área de tecnologia de produtos naturais e cosméticos.É diretor executivo da empresa Assessa. |
14:15 - 14:40 |
Soluções Práticas e Inteligentes de Ingredientes Ativos para Formulações de Produtos para Cabelo e Pele: Oligopeptídeos Bioativos & LINHA FISION™
Introdução aos ingredientes multifuncionais como a linha FISION™ e Oligopeptídeos Bioativos para a pele e cabelo, a fim de proporcionar melhorias na utilização destes ingredientes, promovendo benefícios ao produto acabado e ao consumidor.
Luciane Zreik Tri-K do Brasil, São Paulo SP
Gerente de Vendas TRI-K Industries para América do Sul (Brasil/Argentina & Chile), com 18 anos de experiência na Indústria Cosmética nas áreas de Comercial & P&D (B2B/ B2C). Graduada em Química & Engenharia de Matérias (Universidade Mackenzie) e MBA em Marketing (ESPM- SP). |
14:40 - 15:05 |
Tecnologias para Aumento de Viscosidade em Shampoos à Base de Aminoácidos
Os aminoácidos são substâncias naturais e estão intimamente relacionados com as funções fisiológicas dos seres humanos, proporcionando inúmeros benefícios para manter a beleza e saúde da pele e cabelos. Sistemas detergentes à base de aminoácidos são uma alternativa eficaz para limpeza, com alto poder de espuma, redução e prevenção de danos, ideal para cabelos cacheados, fragilizados e danificados.
Juliana Leite Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., São Paulo SP
Graduada em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Pós-Graduada em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine. Possui nove anos de experiência no mercado cosmético, atuando em fornecedores de matérias-primas. Iniciou sua carreira como Técnica de Aplicações de Fragrâncias, e posteriormente Desenvolvimento de Produtos, Vendas Técnicas e Marketing Técnico com passagem pelas empresas Volp e Brasquim. Atualmente é responsável pelo Suporte Técnico da Ajinomoto na América Latina. |
15:05 - 15:35 Intervalo |
15:35 - 16:35 - PALESTRA MAGISTRAL |
Eficácia de Produtos Cosméticos – A Importância do Aspécto Regulatório Diante das Modernas Tecnologias de Avaliação
O desenvolvimento e aperfeiçoamento de um produto cosmético está diretamente relacionado à metodologia de análise no qual o produto é submetido, podemos lembrar do ditado “só podemos desenvolver aquilo que podemos medir”, desta forma é supra importante eleger metodologias corretas e válidas para mensurar os reais benefícios entregues por estes produtos aos seus consumidores. Os consumidores estão expostos diariamente à milhares de produtos que prometem diversos benefícios, no entanto dependendo da tecnologia metodológica empregada este valor pode não ser percebido e valorado pelo consumidor. Portanto é imperativo que as indústrias pratiquem metodologias sólidas, válidas, fundamentadas cientificamente, representativas ao cotidiano dos consumidores, executadas dentro dos padrões internacionais de boas práticas clínicas e boas práticas de laboratório. Na ocorrência do emprego de metodologias corretas para aferição dos benefícios entregues aos consumidores, ocorre o melhor custo-benefício agregado a toda cadeia produtiva e consumidora do produto cosmético, visto que haverá uma aplicação racional das concentrações de insumos, evitando desperdícios e aumentando a produtividade, fórmulas mais efetivas com valor agregado, redução do nível desleal da concorrência, identificação da melhor condição de uso que favorece a melhor performance, consumidores mais satisfeitos entre diversas outras vantagens. A aplicação correta dos testes de eficácia permite as indústrias criarem escalas de efeito, permitindo o posicionamento estratégico dos produtos, é bem sabido pelos consumidores que produtos de maior valor normalmente oferecem maior benefício, este conceito somente é possível devido a existência de testes de eficácia válidos que ajudam identificar as diferenças entre os protótipos desenvolvidos. Geralmente as categorias de produtos cosméticos que são submetidos aos métodos regulados são aquelas mais efetivas e seguras, nesta seara verifica-se conceitos sólidos e sustentáveis, normalmente estas categorias são as que mais evoluem tecnologicamente. Ainda é entendido por grande parte das indústrias cosméticas que os testes de eficácia são burocracias regulatórias, desde muito tempo esta afirmação declinou-se, os testes de eficácia tornaram-se ferramentas essenciais para identificar os benefícios dos produtos para sustentar campanhas promocionais do marketing do consumo. Em adição, os testes de eficácia também tem sido uma segurança jurídica que as empresas utilizam para assegurar-se de ocorrências fraudulentas. Nesta oportunidade abordaremos os conceitos regulatórios aproximando as ferramentas cientificas válidas ao cotidiano da pesquisa, desenvolvimento e inovação da área cosmética. Na última década fomos imersos em um universo de ferramentas tecnológicas que tem criado enormes vantagens para aqueles que fazem o uso correto, como consequência consumidores mais satisfeitos.
Adriano S. Pinheiro Kosmoscience, Valinhos SP
Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em ciência do cabelo pelo TRI-Princeton /USA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Acumula passagens nas áreas de P&D alinhadas a negócios estratégicos em várias empresas. É diretor de projetos da Kosmoscience - especializada em avaliação da eficácia de cosméticos. Registra em seu currículo diversos prêmios em congressos. É autor de vários artigos técnico-científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas na área da Cosmetologia.
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Atenção: Este evento é exclusivo para profissionais da indústria fabricante de produtos cosméticos e farmácias de manipulação.
Se você ainda não recebeu o seu convite, solicite agora uma "pré-inscrição" no ícone abaixo e aguarde a confirmação através do e-mail informado. A nossa resposta será enviada do e-mail sac@tecnopress-editora.com.br.
A inscrição é um kit de produtos cosméticos/higiene pessoal (infantil ou adulto de fabricação própria), entregue na retirada da credencial, que será doado ao Instituto Padre Haroldo (19) 3794 2500.
Incluido na Inscrição: Pasta com abstract das apresentações, coffee break e brunch.
O Certificado será encaminhado em formato digital, por e-mail, aos que assinarem a lista de frequência, na chegada e na saída. Estacionamento é de responsabilidade do participanteste. |
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