25-09-2018

Destaques em lançamentos da in-cosmetics Latin America

Destaques em lançamentos da in-cosmetics Latin America
A quinta edição da in-cosmetics Latin America reuniu expositores internacionais de matérias-primas, fragrâncias, equipamentos de laboratório, testes e soluções regulatórias e mais de 4.000 fabricantes de cosméticos, provenientes de toda a América Latina. Organizado pela Reed Exhibitions, o evento aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, nos 19 e 20 de setembro.


Itens de maquiagem com maior durabilidade e sem retoques. Esta e outras soluções em personal care foram apresentadas pela AkzoNobel durante a feira. A empresa contou com a presença de uma maquiadora profissional, para que os visitantes pudessem testar as linhas de produtos de maquiagem, tratamento da pele e proteção solar. “Cada vez mais o mercado demanda aditivos mais modernos e nós temos o melhor know-how para desenvolver a solução completa para nossos clientes. Nossa gama de ativos de superfície inclui formadores de filme, modificadores de reologia, ativos hidratantes, modificadores sensoriais, agentes condicionantes e limpeza”, afirmou Patrícia Campos, gerente de vendas da área de Surface Chemistry para a América do Sul.


Neste ano, além da linha completa de óleos, manteigas, argilas e ativos multifuncionais, a Beraca destacou a Manteiga de Tucumã, alternativa 100% natural ao sensorial do silicone em formulações cosméticas; o Beracare ARS Skin, indicado para a proteção e manutenção de brilho e cor em tatuagens; e o Beracare RAS, blend pronto destinado às indústrias fabricantes de repelentes de insetos. A empresa também apresentou a linha de emulsionantes, solubilizantes e ésteres da belga Oleon. “Neste ano, o objetivo foi reforçar o pioneirismo no segmento de ingredientes naturais e sustentáveis, com formulações contemporâneas focadas no consumidor 4.0. Sabemos que as pessoas estão muito mais conectadas e engajadas com o trabalho das empresas, por isso queremos apresentar soluções que se adaptem perfeitamente a esse novo momento do mercado”, comentou Marianna Cyrillo, gerente de marketing da Beraca.


Com base nas tendências Conveniência, On-the-go e Athleisure (do inglês atlethe + leisure), a Chemyunion apresentou uma fórmula conceito em stick para remoção de maquiagem, sem enxágue e que não irrita a pele: o Makeup Eraser. A empresa informa que a solução se destaca frente aos tradicionais géis, soluções líquidas e águas micelares para limpeza facial por sua base sólida, que permite uso em qualquer lugar, rapidez na aplicação e facilidade para carregar. “Sua composição dissolve facilmente os pigmentos de maquiagem, bastando um lenço de papel para a retirada do excesso. Graças à ação dos ingredientes Chemysoap S 3R e Sensactive L-30, o Makeup Eraser também oferece limpeza suave, hidratação e restauração da barreira da pele, sem deixar resíduo gorduroso”, destacou. A empresa também apresentou ao mercado um ativo de proteção térmica com mecanismo de ação inovador: o ThermoShield. O ativo é capaz de aprisionar água na fibra capilar e estruturar barreira térmica, blindando os cabelos contra bolhas, rachaduras e outros danos, sem comprometer a estilização.


A Cosmotec destacou os conceitos +Felicidade, +Experiência e +Consciência, e levou à feira novidades em hair care, make-up e skin care, além de fragrâncias francesas especiais. A empresa apresentou uma linha para o cuidado dos cabelos inspirada em pedras preciosas, com a adição de pérolas especiais de diferentes tamanhos de partícula, para um brilho intenso; um sérum para pele acneica e oleosa, com sensorial leve e aquoso; e bases faciais para peles negras. As três tonalidades da base facial – Jambo, Marrom Bombom e Deusa de Ébano – oferecem textura cremosa, fácil aplicação e toque mate sedoso. Os produtos conferem hidratação e melhora da elasticidade e firmeza da pele, além de promover alta cobertura sem efeito acinzentado, longa duração e resistência à transferência.


Sob o conceito “Own Your Beauty”, os lançamentos da Dow foram agrupados em três tendências identificadas globalmente: Genderless, Protection e Be Yourself. O BBeautiful (que integra a tendência Genderless) age “de dentro para fora”, por meio de um mecanismo avançado de reação com os oxidantes da pele, “para diminuir as rugas e linhas de expressão de uma maneira mais eficaz do que as vitaminas e ácidos existentes no mercado atualmente. Essas características só podem ser alcançadas por conta do lançamento AgeCap Smooth Cosmetic Ingredient”, informou a empresa. O Soltex INO Polymer (tendência Protection) é uma tecnologia que melhora a transparência e a estética dos produtos que contenham filtros UV inorgânicos, sem comprometer o desempenho do FPS. “A combinação deste componente com o Dowsil EL-9576 Smooth Away Elastomer Blend, dá origem ao St. Andres Beach, um protetor solar leve de proteção UVA, FPS 30, de fácil espalhabilidade e cobertura uniforme”, informou a Dow. O Ocean Waves (Be Yourself), é um finalizador capilar para cabelos cacheados que controla o frizz, define, modela e memoriza os cabelos, além de deixá-los macios e hidratados, graças à combinação das tecnologias Dowsil 3901 Liquid Satin Blend e Acudyne 1000.


A DSM apresentou um portfólio com mais de 55 ingredientes comprovadamente naturais, todos certificados em diferentes níveis pelos selos mais exigentes e respeitados do mundo. Os ingredientes foram subdivididos no conceito Naturals from DSM, de acordo com sua ação: Aparência, para prevenção do envelhecimento da pele e rejuvenescimento; Sensação, proteção de barreira da pele, sensibilidade e conforto e hidratação; e Proteção Fotográfica e Benefícios Sensoriais, com matérias-primas minerais, fontes naturais para filtros UV e modificadores sensoriais. “Um ativo em destaque é o Pentavitin, um complexo de carboidratos 100% natural, derivado de plantas e idêntico à pele. Ele garante hidratação profunda instantânea por 72 horas e traz vida à pele seca e cansada”, ressaltou a empresa.


A Gattefossé lançou seu primeiro ingrediente para tratamento capilar, o Definicire. “No centro da composição estão os ésteres de alto peso molecular encontrados no casco das sementes de girassol e de jojoba. Estes ésteres reagem com o poliglicerol para melhorar o espalhamento na superfície do cabelo e garantir um filme homogêneo. Testes demonstram que o cabelo recupera a hidrofobicidade, sendo protegido da umidade e do frizz. O cabelo torna-se mais maleável e suave ao toque”, descreve a empresa.


Um dos equipamentos desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação do Grupo Kosmoscience, chamado Sinfonia dos Cabelos, capta os sons que são emitidos a partir do estado físico do cabelo. Desta forma, os pesquisadores conseguem, a partir das notas e da construção musical de amostras individuais, sentir os efeitos após a aplicação de produtos em estudo “e até ajudar a indústria a introduzir novas propostas no marketing, utilizando um novo conceito musical personalizado”, destaca a Kosmoscience. No projeto foram utilizadas técnicas de aquisição de áudio de equipamentos musicais e um software de captação e conversão de áudio analógico para digital, transformando, dessa forma, o som emitido pelas mechas – tratadas ou danificadas – em notas musicais audíveis. Outra proposta já em uso nos laboratórios do grupo é o Mapa Hídrico da Pele. Criado em conjunto com a empresa Brasoftware, o modelo utiliza um software capaz de mostrar, a partir de dados numéricos, o grau de hidratação e perda de água da pele do rosto. “Com esse equipamento, os profissionais do departamento de Skin conseguem apresentar aos clientes uma nova experiência visual, em estudos como os de capacitância e TEWL”, informa a Kosmocience.


A Momentive lançou o Silsoft EAU Microgel, voltado para o cuidado da pele, maquiagem e proteção solar. O produto é um ingrediente multifuncional, que age como emulsionante óleo-em-água e estruturante, promovendo sensação de refrescância e leveza, com secagem rápida e boa dispersão de pigmentos. A tecnologia proporciona o desenvolvimento de fórmulas minimalistas. “O microgel permite ao nosso cliente diminuir a quantidade de ingredientes utilizados em seus produtos, tornando todo o processo industrial mais dinâmico e sustentável”, afirmou Karla Macian, gerente de marketing de Personal Care da Momentive na América Latina. O novo ingrediente também possibilita ao formulador produzir emulsões com o processo a frio, exigindo menos tempo e energia elétrica. Outro diferencial é a ampla gama de texturas com a sensação de água fresca, mesmo em produtos com alto teor de óleo. “A flexibilidade deste agente estruturante possibilita enriquecer fórmulas para diversas aplicações destinadas aos cuidados com a pele”, destacou a especialista. O ativo confere, por exemplo, mais facilidade de espalhar filtros solares orgânicos, que normalmente são oleosos na pele, tornando a proteção solar mais leve e agradável.


A Quantiq apresentou adições ao seu portfólio alinhadas às tendências globais, como green, detox e genderless. A empresa destacou a recente parceria estabelecida com a Oxiteno e inovações do grupo Hallstar, Tri-K e Ingredion. A Quantiq também distribuirá, com exclusividade no mercado brasileiro, dois ativos franceses da Oléos, empresa do grupo Hallstar dedicada a ingredientes e ativos naturais baseados em óleos. Esses óleos-ativos são obtidos por meio de um processo patenteado, “totalmente green e eco-extraction, com solventes vegetais, baixa energia de consumo, baixo impacto ambiental, sem produtos químicos, sem solventes não orgânicos e de acordo com a certificação Cosmos”, informou a empresa. A Quantiq destaca o Blue Oleoactif, ativo antipoluição e anti luz azul. Derivado de frações do arroz preto, branco e marrom, ele aumenta a defesa das células e repara danos e desordens da pigmentação causados pela luz azul. O Life Oléobooster é um energizante derivado das plantas estévia e cistus, preservando o nível ideal de energia nas células. Ele ajuda a minimizar os sinais de fadiga na pele. Da Tri-K foram demonstrados conservantes como o Galguard NT, com amplo espectro de ação, livre de fenoxietanol, parabenos, mistura de isotiazolinonas e álcool, que pode ser utilizado inclusive em produtos rinse-off. Também houve novidades em modificadores reológicos e sensoriais da representada Ingredion, como o Farmal MS 6135, ingrediente natural obtido a partir da tecnologia bio-based, que confere atributos físicos e sensoriais a produtos de personal care.


O Miracare OGE, “um emulsificante fácil de usar e altamente eficiente” foi uma das novidades apresentadas pela Solvay. Criado nos laboratórios da empresa na Ásia, o ativo permite a formulação de produtos com concentração entre 60% e 80% de fase oleosa e tem como resultado texturas tipo gel, transparentes ou translúcidas, que são mais convenientes de usar e oferecem uma experiência sensorial mais agradável aos consumidores. A empresa ressalta que “formulações a partir de Miracare OGE proporcionam uma limpeza eficaz, inclusive em produtos de maquiagem à prova d’água, uma vez que o produto emulsiona facilmente em contato com água. Além disso, limpadores faciais em gel com alta concentração de óleo, preparados a partir do Miracare OGE ajudam a manter a pele hidratada e suave ao toque”. O ingrediente também pode ser utilizado em formulações de protetores solares, géis de óleo para banho, óleos para o corpo e para cabelos e óleos para bebês. Ele também pode ser usado como emulsionante primário em sistemas convencionais de óleo-em-água.


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