22-11-2017

DSM lança plataforma gratuita para formuladores

DSM lança plataforma gratuita para formuladores
A DSM apresenta o Sunscreen Optimizer, plataforma gratuita para formuladores de filtro solar. A ferramenta permite que esses profissionais desenvolvam produtos “de forma mais eficiente e otimizem as formulações existentes antes de prosseguir para verificar o desempenho do FPS in vivo”, informa a empresa.


Adequadamente utilizados, atualmente os protetores solares têm a capacidade de proteger mesmo indivíduos sensíveis contra altos níveis de radiação UV. No entanto, a empresa destaca que a incidência de câncer de pele continua a aumentar, com 132.000 novos casos de melanoma, globalmente, a cada ano. “Reduzir o tempo e os custos associados à formulação de protetores solares nos leva um passo adiante no caminho para criar protetores solares mais eficientes para consumidores em todo o mundo”, aponta a DSM.


A plataforma – compatível com dispositivos móveis e tablets e que pode ser acessada por meio do link www.sunscreen-optimizer.com – abrange os filtros inorgânicos, como o TiO2 e o ZnO, bem como as sinergias alcançadas pelos filtros poliméricos e os resultados das últimas pesquisas sobre fototabilização e cinética de fotoestabilidade. A empresa informa que a ferramenta também calcula resultados próximos aos in vivo, obtidos com filtros solúveis em água. Após a incorporação de dados de fotostibilidade obtidos com o Parsol 1789 (INCI: Butyl Methoxydibenzoylmethane), a plataforma online também pode ser usada para prever, com precisão, os valores de proteção UVA.


"O Sunscreen Optimizer permite aos formuladores comparar diferentes ideias de fórmulas, lado a lado. Ele oferece completa clareza sobre a contribuição da proteção UV de cada filtro UV individual, fornecendo resultados imediatos e que são os mais próximos do seu desempenho em uso normal. Seu algoritmo de cálculo leva em consideração uma ampla gama de critérios de desempenho, incluindo requisitos regulatórios regionais”, ressalta Alexander Schlifke, chefe de desenvolvimento de produtos na área de sun care da DSM.


“Esta é uma ferramenta online que, além de predizer os níveis de proteção FPS e FP-UVA de acordo com diferentes métodos, possibilita ainda ao formulador realizar comparações, de maneira rápida, entre diferentes plataformas, além de verificar a necessidade de adição de solventes para os filtros. O DSM Sunscreen Optimizer também apresenta o nível de proteção da plataforma de filtros contra os efeitos da luz azul, que é um conceito muito explorado em novos desenvolvimentos”, destaca Luis Julian, gerente técnico para personal care.


Ver Fotos



Notícias relacionadas

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU: prazos e programação

A reserva antecipada de uma vaga no curso organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, pode ser feita até quinta-feira, 30

+

Instituto Mauá oferece curso de especialização em engenharia cosmética

O curso Engenharia Cosmética: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão é voltado a graduados em farmácia, química, bioquímica e engenharia química e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar no mercado cosmético

+

Curso sobre avaliação de segurança em cosméticos na EU tem inscrições abertas

Organizado pela Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, o curso acontecerá nos dias 5 a 10 de fevereiro de 2024

+

Pós-Graduação em Engenharia Cosmética no Instituto Mauá

O programa do curso oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia é dividido em três módulos: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Cosméticos; e Estratégias em Gestão Industrial

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos