O formulador que participou do evento conheceu e testou ingredientes inovadores, teve acesso aos maiores nomes da indústria, aprendeu sobre regulamentação, novos comportamentos e diferenças regionais, e entendeu como traduzir esses insights em oportunidades reais de negócios. “A validação acontece quando empresas como a Sarfam e a Gattefossé escolhem a in-cosmetics Latin America para um lançamento global. Isso significa que o planejamento estratégico passa pela feira como um ambiente perfeito para a apresentação de suas próximas apostas”, comenta o diretor da feira, Daniel Zanetti.
Do total de visitantes, 25% vieram de fora do eixo Rio – São Paulo, representando Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, entre outros estados. O número é maior que o registrado em 2017, que foi de 15%. Em relação aos estrangeiros, 7% vieram de países como Argentina, Colômbia, México, Equador e Estados Unidos – em maioria, influenciadores e tomadores de decisão.
Cerca de 80% dos 15 maiores fabricantes globais marcaram presença, compondo um quadro com mais de 150 marcas, de 22 países. O brasileiro Cleber Barros, pesquisador e professor em cosmetologia, foi anunciado como consultor oficial para a América Latina, ajudando a formatar conteúdos e atrações ainda mais próximas do mercado local. Além disso, a organização preparou um mix de experiências sensoriais. No Spotlight On, foram reunidas as matérias-primas mais interessantes do momento nas áreas de cuidados com os cabelos, anti-envelhecimento e formulações aplicadas em um produto final. Empresas como Ajinomoto, Angus, IFF – Lucas Meyer e Nikkol Group participaram da iniciativa.
A Innovation Zone apresentou 28 dos ingredientes mais recentes e impactantes do mercado, com demonstrações ao vivo ao longo do evento. Este ano foi criada a área Regulations & Testing Zone, para tirar dúvidas sobre as complexidades da regulamentação do setor. Pela primeira vez, o Conselho das Indústrias Cosméticas, Artigos de Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica da América Latina (Casic), apresentou uma conferência sobre este assunto dentro da feira.
Nas premiações deste ano, a Givaudan foi destaque no Innovation Zone Awards com o ativo anti-ageing PrimalHyal Ultrafiller e a Chemyunion ficou em primeiro lugar no Spotlight On com o Make Up Eraser, que segue a tendência On-the-go. De acordo com João Carlos Basílio, presidente da Abihpec, o setor é o segundo do Brasil que mais investe em inovação. A cada dois anos, cerca de 30% do faturamento vêm de novos lançamentos, o que significa uma renovação de 100% do portfólio a cada seis anos. O executivo adiantou, ainda, a perspectiva de crescimento de 8,1% em perfumaria, 5,4% em cuidados com a pele e 4,3% em mercado masculino.
Com palestras, conferências, workshops e apresentações gratuitas – muitas apresentadas simultaneamente –, a feira proporcionou dezenas de horas de conteúdo educacional de alto impacto. A programação contou, novamente, com o suporte de inteligência da Abihpec, do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec) e das principais agências de monitoramento de mercado do mundo, como Factor-Kline, Euromonitor e Mintel.
Bem-estar holístico, a relação entre natureza e tecnologia e hiperpersonalização são alguns dos temas apresentados no espaço Marketing Trends
+Com inspiração na linha Privée La Collection aux Légumes – que tem tomate, cenoura, beterraba e ervilha como protagonistas das formulações – o chef André Mifano criou uma seleção de pratos, disponíveis até 19 de abril
+A premiação aconteceu na noite do primeiro dia da feira, que acontece em Paris até 18 de abril
+A Innovation Zone é um dos destaques da feira que começa hoje, em Paris. No espaço, visitantes descobrem novidades em matérias-primas, testam formulações e buscam inspirações para seus próximos lançamentos
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