04-09-2018

Rio de janeiro proíbe microesferas plásticas

Lei sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, publicada no Diário Oficial no dia 31 de agosto, proíbe a fabricação e a utilização de microesferas de plástico, empregadas por indústrias de cosméticos na produção de artigos como shampoos, cremes dentais e esfoliantes.


Segundo o texto da Lei 8090/2018, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), a proibição inclui distribuição, venda e armazenagem das microesferas plásticas. As empresas terão um ano e meio para retirar a matéria-prima de qualquer produto cosmético, de higiene pessoal ou limpeza, produzidos ou comercializados no Rio de Janeiro, sob pena de multas e outras sanções.


“As microesferas são feitas de polietileno glicol, um derivado do petróleo. Como são granulares, baratas e não causam irritação à pele, as microesferas se tornaram uma matéria-prima bastante comum em esfoliantesâ€, comenta Andrea Guarezi, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento de produtos da Casa feito brasil, que comercializa as marcas Feito Brasil e Quintal Dermocosméticos.


Por não serem biodegradáveis, nem filtráveis, elas não ficam retidas nas estações de tratamento de esgoto e acabam no sistema fluvial. “Como é parte do nosso core, apostamos em partículas naturais, com efeito superior e que não geram impacto ambientalâ€, diz Andrea.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

pelo menos algo de bom naquele estado que há muito deixou de ser "cidade maravilhosa".

por Rui Feitosa 04/09/2018 - 16:23

Novos Produtos