Tendncias

Winemetics

Novembro/Dezembro 2018

John Jimenez

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John Jimenez

O vinho a bebida com mais histria, e isso faz com que seja percebido muitas vezes como clssico. No entanto, uma das bebidas mais inovadoras. Robert Louis Stevenson disse que o vinho uma espcie de poesia que est engarrafada. Provar um vinho como provar um perfume. Ambos tm notas de sada, bouquet e fundo. Os dois contam histrias e despertam os sentidos. por este motivo que partilham tendncias e, como alguns de vocs sabem, o vinho uma das minhas grandes paixes. Por isso, convido-o a abrir a sua garrafa de vinho favorita e a ler esta coluna com uma taa na mo.

O projeto VineRobot II foi criado na Espanha e usa inteligncia artificial para ajudar a obter uma boa colheita de vinho. Consiste num veculo robtico equipado com painis solares, sensores, viso artificial e ultrassom para determinar o melhor momento para colher as uvas.

Phylira uma inteligncia artificial projetada para fazer perfumes. A IBM Research uniu-se a uma das principais casas de fragrncias para criar este sistema, que de aprendizado automtico e pode examinar cuidadosamente milhares de ingredientes, frmulas e tendncias, para obter combinaes novas e exclusivas. Recentemente, uma empresa anunciou o lanamento do primeiro perfume feito com a ajuda da inteligncia artificial.

Ros, orgnicas e garrafas originais... As novas tendncias do vinho no mundo. O ros comea a ser protagonista nos bares das principais cidades. Ele vem em cores claras e brilhantes, de rosa a salmo, e em diferentes intensidades. Mas a garrafa que seduz, que prevalece e captura os olhos, e por isso que este ano estamos vendo formas extravagantes, muitas vezes inspiradas na alta perfumaria.

- Fragrances of wine: novos lanamentos de alta perfumaria inspirados em vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes. Os perfis olfativos so inspirados em vinhos aclamados de diferentes pases. Nova experincia sensorial, em que cada fragrncia convida para um brinde!

- Nights in instead of nights out: esta uma tendncia que comeou em 2018. Em um mundo onde os jovens tm mais precaues com suas finanas pessoais, vemos que os planos de diverso esto em fazer algo em casa.

- Sleeping beauty: as aplicaes cosmticas das novas descobertas sobre os ritmos circadianos continuam a aumentar. A noite apresentada como uma das grandes oportunidades para inovar em 2019.

- Biodynamic wines: estes vinhos no utilizam produtos qumicos que no so naturais para a sua produo, o que se reflete no fato de que a terra se torna mais forte e as uvas, mais saudveis.

- Clean Beauty - from trash to beauty: em cosmticos, vimos como os esforos de reciclagem tradicionalmente se concentram nas embalagens. Agora vemos o boom de produtos feitos diretamente a partir de resduos. a revoluo da imagem da beleza verde e limpa. Na perfumaria, essa tendncia comea a ser adotada pelas Indie Brands. Na Frana, no outono de 2018, foi lanado um perfume chamado I am trash, les fleurs du dchet, que tem um conceito muito original, pois alguns de seus aromas so obtidos de flores que foram descartadas de algumas indstrias.

- The wine slushie: agora, algo no lado mais divertido do espectro do vinho. Na Itlia, estamos vendo como nos bares h um boom de muitos coquetis em que o vinho o ingrediente base. No mercado, estamos vendo de tudo, de sorvete de vinho a vinho para gatos!

- Japanese rice wine: em junho de 2018, um interessante estudo sobre como o saqu pode reduzir os comportamentos psicofsicos induzidos pelo estresse foi publicado na Bioscience, Biotechnology and Biochemistry Journal. Em 2019, veremos uma nova literatura cientfica sobre os benefcios do vinho na sade.

- Art Therapy: a sade e o bem-estar esto sendo cada vez mais liberados dos canais tradicionais. O Museu de Belas Artes do Canad fez uma parceria com a Organizao Mdica Canadense para permitir que os mdicos escrevessem prescries para seus pacientes, incluindo visitas gratuitas a museus.

- Keep calm, lavender is here: uma recente publicao de pesquisadores da Universidade de Kagoshima mostrou que a lavanda e, mais especificamente, o linalol, tem a capacidade de reduzir a ansiedade.

Qual o cheiro do estresse? A tendncia da sinestesia continua a nos surpreender com novas descobertas e propostas. Uma marca famosa informou recentemente que o estresse tem um cheiro caracterstico, como as cebolas verdes. Na primavera de 2019, veremos no mercado novos lanamentos de produtos capazes de neutralizar ou eliminar esse odor, que produzido pelo mercaptano e trissulfeto de dimetila.

No futuro, veremos estudos de aditividade sensorial que misturam os estmulos do vinho e dos cosmticos para melhorar condies, como estresse e ansiedade.

Winemetics = Wine + Cosmetics. Com mais de 10.000 anos de existncia, o vinho a inspirao perfeita para criar experincias cosmticas multissensoriais. Comprar um bom vinho como comprar um bom perfume!



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