Tricologia

Importância da barba

Janeiro/Fevereiro 2017

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

O que a Bíblia diz sobre deixar a barba crescer? Deveria um cristão na sociedade de hoje realmente deixar a barba crescer, ou é um pecado ter barba? Uma barba precisa ser salva? Você está vivendo em pecado se você raspar, ou você vai perder a sua salvação? E as igrejas que franzem a testa para pessoas com barbas ou com pelos faciais? Estas são questões interessantes para se discutir e, felizmente, a Bíblia tem algum material para servir de base para este estudo, tanto no Novo quanto no Velho Testamento.

Na sociedade de hoje, as diferenças entre a aparência de homens e mulheres estão cada vez menores. Hoje em dia, é comum ver mulheres que se parecem com homens no jeito de se vestir, nos maneirismos e nos estilos de cabelo. Da mesma forma, alguns homens usam maquiagem e se vestem e agem de maneiras anteriormente conhecidas exclusivamente como femininas. Existem até estímulos fiscais disponíveis para aqueles que procuram cirurgias de mudança de gênero, e há uma liberdade cada vez maior para aqueles que preferem não definir seu gênero. Parece que a sociedade está cada vez mais flexível em relação às diferenças entre homens e mulheres.

Existem alguns cultos e religiões que, apesar de não proibirem, não estimulam e até desencorajam seus fiéis homens a deixar os pelos faciais crescerem. De onde vêm essas crenças? Seria a Bíblia uma fonte de inspiração para estas condutas?

Para começar, as barbas não têm nada a ver com a salvação. Deixar a barba crescer não salvará sua alma. Da mesma forma, barbear-se não fará você perder a sua salvação.

Mas a Bíblia não diz que devemos deixar a barba aparente?

Nem todos os homens podem ter uma barba cheia. Alguns simplesmente não podem ter barbas cheias devido à sua genética natural (alguns mesmo sem pelos faciais!).

Apesar de acreditar que Deus está muito mais preocupado com o interior do que com o exterior, a Bíblia tem muitos conselhos sobre as aparências externas também.

Muitos homens crentes não têm barba (por escolha). Além disso, vale a pena mencionar que alguns homens não podem manter a barba devido a suas ocupações (como trabalhar com alimentos, produtos químicos etc.).

A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus. Embora as barbas não sejam necessárias para a salvação, é interessante notar que quase todos os homens mencionados na Bíblia tinham barba.

Ao seguirmos estritamente as palavras de Deus, percebemos que as barbas são uma bênção para os homens. Alguns estudiosos da Bíblia asseguram que, embora não seja necessário, deixar a barba crescer pode, em certo sentido, dar honra a um Deus que criou o homem com essa habilidade. A Bíblia menciona muitos homens piedosos que tinham barba: primeiro, Aarão, irmão de Moisés, definitivamente tinha barba:

É como o precioso ungüento sobre a cabeça, que corria sobre a barba, até a barba de Aarão, que desceu até as faldas de suas vestes (Salmo 133: 2)

Ezequiel também usava uma barba, como vemos nesta passagem em que Deus o faz raspar parte de seu cabelo e da barba, como um gesto simbólico que mostra a vergonha que logo virá sobre Jerusalém. Raspar a cabeça ou a barba de um homem nestes tempos teria causado humilhação severa, e Deus usou esta ilustração por seu profeta Ezequiel para refletir a vergonha iminente que Jerusalém logo sentiria pelas mãos de seus inimigos (os babilônios):
Agora, filho do homem, pegue uma espada afiada e use-a como uma lâmina de barbeiro para raspar sua cabeça e sua barba. Em seguida, toma um conjunto de pentes e divida o cabelo. (Ezequiel 5: 1)

José, filho de Jacó, também usava barba, como vemos na passagem abaixo. Ele deveria ser apresentado ao Faraó, e era costume egípcio ser limpo-barbeado:

O Faraó mandou chamar José imediatamente, e ele logo foi trazido da prisão. Depois que ele raspou e mudou suas roupas, ele entrou e ficou diante do Faraó. (Gênesis 41:14)

Esdras, depois de saber que os israelitas haviam quebrado o estrito mandamento de Deus de não se casar com as mulheres circunvizinhas, rasgou suas vestes e barba com horror total de seu pecado: E, ouvindo isto, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e fiquei assombrado. (Esdras 9: 3)

Por último, mas certamente não menos importante, as escrituras nos mostram que o próprio Jesus tinha uma barba. A seguinte passagem é uma profecia do livro de Isaías e retrata o futuro Messias (Jesus) como um servo sofredor. Esta profecia foi cumprida literalmente quando Cristo ficou na frente de seus escarnecedores antes que ele fosse crucificado:

Eu dei as minhas costas aos que atacam, e as minhas bochechas aos que puxam a minha barba; Eu não escondi o meu rosto da desgraça e do cuspe.(Isaías 50: 6)

Como vimos, não é de hoje que deixar a barba crescer vai e vem na moda!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos