Boas Práticas

Uma grande oportunidade

Julho/Agosto 2016

Carlos Alberto Trevisan

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Carlos Alberto Trevisan

Vencerá, em outubro próximo, o prazo para atender as exigências da RDC nº 48/13. Esse fato tem me levado a algumas constatações pelo seguinte motivo: muitas empresas iniciaram os trabalhos de validação, entretanto, os resultados ainda não foram alcançados. A razão para isso? Muitas vezes não se sabe, e em alguns casos, essa falta de presteza nunca ficará claro.

As causas do insucesso de um projeto são variadas e têm diferentes naturezas. Entre elas, estão os componentes de ordem material, financeira, organizacional e humana.

A experiência tem mostrado que o componente humano é um dos fatores mais importantes para se alcançar quaisquer objetivos. Se os colaboradores não estiverem motivados, serão mínimas as chances de se chegar aos resultados almejados.

Isso me inspirou a relembrar alguns conceitos empregados pelas técnicas motivacionais. A propósito, a palavra “motivação” tem origem na palavra latina movere, ou seja, mover.

Vamos recordar o que disseram os principais expoentes da administração moderna sobre a motivação de pessoas.

“Motivação é vista como uma força propulsora cujas origens se encontram na maior parte do tempo ocultas no interior do indivíduo”, disse Patrick James “Pat” Riley, o atual presidente do Miami Heat e que está na lista dos 10 melhores técnicos da história da NBA dos Estados Unidos.

“A motivação é uma chama interior. Se outra pessoa tentar acender essa chama, é provável que ela arda por um período muito breve”, definiu Stephen Richards Covey, escritor norte-americano, autor do best-seller administrativo “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, classificado por alguns como um livro de autoajuda.

“Aprendi que, sempre que algo é realizado isso é feito por alguém obcecado por uma missão” e “a tarefa do gestor é tornar as pessoas capazes de desempenhar atividades em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes”, são os conceitos citados por Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado o pai da administração moderna e o mais reconhecido pensador do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e, em particular, nas organizações.

“Ainda não encontrei alguém, por mais elevado que seja o cargo, que não tenha feito um trabalho melhor ou se esforçado mais sob um espírito de aprovação do que sob um espírito de crítica” disse Peter Drucker, empresário e investidor norte-americano.

“A motivação é a arte de conseguir que as pessoas façam o que você quer porque elas desejam fazê-lo”, definiu Dwight D. Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos.

“Para motivar as pessoas, é necessário envolver suas mentes e seus corações. Um bom negócio é fazer com que um funcionário se sinta parte de todo o esforço. É por meio do meu exemplo, acredito, que motivo as pessoas”, revelou Rupert Murdoch, empresário áustralo-americano, acionista majoritário da News Corporation, um dos maiores grupos midiáticos do mundo.

“Os funcionários são a força motriz por traz da Macintosh. Meu trabalho é criar um espaço para eles e remover os obstáculos do restante da empresa”, disse Steve Jobs, o enigmático inventor, empresário e magnata norte-americano do setor da informática, que se notabilizou como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc.

“As estratégias mais inteligentes e as tecnologias mais avançadas não são nada efi cazes sem grandes pessoas para colocá-las em ação” disse Jack Welch, executivo norte-americano e autor de vários livros.

“Gestão nada mais é do que motivar outras pessoas”, definiu Lee Iacocca, executivo norte-americano célebre por ter lançado o Mustang e o malfadado Ford Pinto, e por ter sido demitido da Ford (em 1978) e ter reerguido a Chrysler Corporation nos anos 1980. Iacocca também é um conhecido autor de best-sellers de negócios, liderança e governança corporativa.

Com base em todos esses pensamentos, devemos considerar a importância da motivação na implantação de qualquer processo e da responsabilidade dos gestores em sensibilizar e motivar seus colaboradores, o que é de suma importância para que os objetivos sejam alcançados.

O treinamento é necessário para a realização de todas as tarefas, mesmo as rotineiras e deve ser integrado aos novos processos e procedimentos, podendo auxiliar na motivação das pessoas.

Ainda dá tempo de você rever seus conceitos no sentido de motivar seu pessoal e de ficar em dia com os requisitos da RDC nº 48/13, se você ainda não o fez.



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