Tendências

Funmetics

Setembro/Outubro 2015

John Jimenez

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John Jimenez

Diante da grande quantidade de publicidade existente no mercado, temos de saber diferenciar os produtos que são lançados. Por isso, uma forma de criar uma emoção positiva e um maior vínculo com o consumidor é incluir o
humor na publicidade.

O objetivo é obter um maior impacto ao atingir o consumidor final, já que a publicidade que inclui humor chega mais facilmente ao público-alvo. Um recente estudo constatou que mais de 90% dos consumidores preferem ver produtos e anúncios divertidos. Contudo, se a publicidade não for implementada corretamente, pode afetar a imagem da empresa ou da marca.

A risada é um ingrediente fundamental, que ajuda a aumentar as vendas, porque proporciona ao cliente um maior sentido de pertencimento. O humor relaxa e pode liberar os hormônios da felicidade. É contagioso e pode aumentar o boca-a-boca sobre os benefícios e as propriedades do produto e da marca.

Ao usar o humor no branding, a publicidade torna-se afetiva, chamativa, inesquecível e sedutora: O que estamos vendo na web?

- Modelos bonitas que fazem caretas. Você se lembra da famosa Betty, la fea?

- Leões, tigres e animais selvagens com jubas belas e lisas.

- Cosméticos para cachorros divulgados nos novos apps sociais. É a era do Tinder canino.

- Velas aromáticas com mensagens de humor negro.

- Uma divertida publicidade sobre ceras depilatórias íntimas
masculinas vinculada a uma campanha de prevenção de câncer nos testículos.

- Humorous Hygiene. Um desejo de novidade nessa categoria faz com que os usuários queiram provar um toque de humor em seu uso. Estamos vendo no mercado pastas de dentes com sabor de wasabi e chocolate ou em forma de tablete que, ao ser mastigado, forma uma espuma que limpa os dentes; escovas de dentes com forma de crânio humano; géis de banho verde fluorescente para zumbis, vendidos em forma de bolsa de sangue, entre outros produtos curiosos.

- Desenho de princesas da Disney peludas em campanhas de depilação.

- Comedic aging. É uma aceitação divertida do surgimento dos sinais de envelhecimento e seu tratamento cosmético. Há campanhas que estão sendo focadas na ideia de manter a própria exuberância durante toda a vida, o que inclui o humor refletido em situações comuns do dia a dia. Essa estratégia proporciona uma visão mais positiva do envelhecimento.

- Para os amantes da pizza, esmaltes com conceitos, aromas e nomes de pizzas, lançados por uma conhecida marca.

- No Japão, foi lançado o conceito de “ginástica de seios”, que pode ser feita em casa com um massageador em forma de mão.

- Monster masks. As máscaras faciais continuam na moda e agora as vemos em forma de monstros, caveiras, duendes, zumbis, vampiros, esqueletos, homens-lobo, Frankenstein e outros personagens. Há algumas que têm óleos essenciais de alecrim para afastar os maus espíritos. É como um halloween para o skin care. Com certeza, os atores de The Walking Dead podem aproveitar essa tendência para cuidar de sua pele enquanto filmam a série. Tenha cuidado ao usar essas máscaras para não assustar alguém!

- Shampoos de cerveja que incluem, em sua composição, cevada, fermento e lúpulo, junto com aromas e embalagens relacionados com essa bebida.

- Neste ano, estão na moda os protetores solares para os animais de estimação.

- Na Ásia, estamos vendo o boom das extensões de cílios para homens.

- Também estamos observando no mercado a presença de sabão para roupas masculinas, que tem aromas e benefícios especiais divulgados por meio de comerciais divertidos.

- Cerveja anti-idade. No Japão, foi lançada, neste ano, uma linha de cervejas que têm dois gramos de colágeno por lata e prometem benefícios anti-idade. Com certeza, os bares nas grandes cidades começarão, em pouco tempo, a oferecer noites de festa e de benefícios anti-idade, com drinks que diminuam as rugas e as manchas.

- Também na Ásia, são comuns os produtos para desenhar olheiras e dar uma forma arredondada aos olhos.

- Vendas faciais anti-idade. São vendas elásticas que cobrem metade do rosto, o que proporciona um aspecto muito parecido ao do Hanibbal Lecter num spa, mas que aperfeiçoam o desenho das bochechas e do contorno facial.

Funmetics = Fun + Cosmetics. O que acham de criar uma estratégia que faça o consumidor rir até dar dor na barriga e, assim, potencializar os resultados dos produtos para slimming abdominais? Mais sorriso, mais inspiração! Uma forma divertida de inovar.



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