Tendências

2015 Trends

Janeiro/Fevereiro 2015

John Jimenez

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John Jimenez

O ano de 2015 será marcado pelas consequências das crises econômicas, sociais, políticas e ambientais dos últimos anos. Uma das principais tendências de 2015, “Less is more” é fruto de uma nova forma de pensar, a partir da qual se aceita a existência com menos objetos, espaços reduzidos e altos níveis de conectividade e mobilidade.

De millenial a teen. Os millenials já estão entrando na idade adulta e, portanto, o foco das marcas para o segmento mais jovem será dado aos teens. Veremos novas estratégias de marketing e posicionamento para esse nicho.

Antiaging menu. Imagine que você está em um jantar especial, em um novo restaurante. Quando o garçom lhe oferece o cardápio, você lê todas as opções e escolhe como entrada um prosciutto de parmesão, tâmaras e molho hidratante acompanhado de baguete antioxidante. Em seguida, pede uma sopa de tomate detox e, como prato principal, um corte entrecot no ponto, coberto por cinco espécies boosters de colágeno e uma salada cobb com temperos despigmentantes. Finalmente, de sobremesa, você pede um creme brulée anti-proteasa. Em 2015, veremos o auge dos Beauty Restaurants.

Chinese luxury. Um estudo feito em 2014 mostrou que 84% dos consumidores chineses de luxo estão de acordo com que “no futuro, as marcas de luxo chinesas serão tão boas quanto as ocidentais”. A China será a próxima “capital do luxo” e, portanto, no Ocidente, começaremos a ver marcas de luxo e de alto prestígio em cosmética com conceitos orientais “made in China”.

Beard or not beard. A rebelião da barba. “Estar com a barba feita não significa estar bem-arrumado”. Neste ano, veremos a volta do homem das cavernas. Os homens estão dizendo adeus às máquinas de barbear e lâminas. Desde a década de 1970, não víamos tanta barba na televisão e na publicidade. Também veremos um crescimento importante nessa categoria com produtos como condicionadores para a barba.

Lumbersexual. Esta tendência está relacionada à anterior. É a volta dos homens rudes e com barba. Eles projetam uma imagem desleixada, muito longe do já extinto metrossexual. Usualmente vestem calça jeans e camisa xadrez, como se tivessem saído do meio da floresta. É o novo modelo do “urban boy”, hippie e amante da natureza. O termo vem da palavra “lumberkack”, que significa lenhador.

Marsala: cor pantone de 2015. A Marsala é um vinho produzido na Sicília e que conseguiu a Denominação de Origem Protegida em 1969. A cor é um tom marrom terra avermelhado siciliano que dá relevo ao tom orquídea radiante de 2014. Já foi vista em desfiles de moda recentes e aparecerá em muitos produtos cosméticos neste ano. É uma cor unissex, que transmite cordialidade e tem estilo, além de ser atrativa e favorecer todos os tipos de pele. Tem tom, corpo e raízes, assim como o vinho que lhe dá nome.

Men glow: Um recente relatório da Mintel indica que o consumo de autobronzeadores em homens está aumentando consideravelmente. Só no Reino Unido, o mercado se aproxima de 60 milhões de libras.

Pro-ageing – the beauty of being old: Esta tendência procura liberar as mulheres da pressão pela beleza. No mercado veremos uma diminuição dos claims “anti” no segmento adulto, já que há estudos que dizem que essas mulheres não querem se ver mais jovens, mas se ver mais saudáveis. Será o nascimento de um novo idioma cosmético.

SPF Canino: Neste ano, veremos um aumento no lançamento de protetores solares para cães, que têm como objetivo evitar as queimaduras e o amarelamento de seu pelo.

Face-massaging beauty tools: As marcas asiáticas estão inovando em formas, tamanhos e benefícios.

Hair color trends: O vermelho em tons brilhantes e de diferentes tonalidades será tendência em 2015. Crazy red no cabelo será comum em desfiles e apresentações. Os cabelos curtos também continuarão na moda, bem como o corte médio repicado.

Surgery trends: No âmbito das cirurgias, em 2015 estarão em alta o transplante capilar e de sobrancelhas e a blood therapy para benefícios anti-idade em tratamentos faciais.



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