colunistas@tecnopress-editora.com.br
Everybody’s best friend”. Os animais de estimação são parte importante de nossas vidas. Gatos e cachorros são vistos como membros da família, são queridos e mimados. Isso pode ser comprovado ao observarmos o constante crescimento da categoria Pet Care em muitos países. Hoje em dia, mais pessoas têm animais de estimação e, portanto, são maiores os gastos com manutenção, comida e produtos básicos como os de higiene, além de produtos de linhas premium e inovadores.
De acordo com a American Pet Product Association (APPA), os americanos gastaram no segmento US$ 47,7 bilhões só em 2010, e o mercado está projetado em US$ 75 bilhões para 2017, considerando que o número estimado de famílias que possuem animais de estimação tem aumentado 4% a cada ano.
Diversos estudos demonstram que ter animais de estimação é um hábito saudável. Um cachorro ou gato sempre será um companheiro carinhoso que ajudará a reduzir o estresse e a pressão arterial. Por essa e outras razões, as pessoas gastam mais dinheiro com seus animais de estimação mesmo em períodos de crise! Este mercado mostra tendências muito interessantes, como veremos a seguir.
Pet-à-porter: As tatuagens são a nova moda canina e felina que invade as ruas. As pessoas querem que seus animais de estimação se destaquem quando saem de casa e que sejam o centro das atrações.
Home spa: Sabonetes de luxo, produtos de aromaterapia para relaxar e estimular, óleos essenciais, shampoos especiais, condicionadores que realçam o brilho dos pelos, fragrâncias finas, tônicos antiamarelamento para pelos brancos, produtos para o cuidado dos ouvidos, enxaguadores bucais, maquiagem capilar e mechas de cabelo, entre outros, começam a ser lançados com conceitos mais tecnológicos e divertidos.
Pawdicure: Unhas artísticas para cachorros. Polish pens (esmaltes em forma de canetinha), em diversas cores e texturas e com secagem rápida, continuam sendo tendência para os desenhos em unhas. Os cachorros aproveitam agora sessões com manicure no salão de beleza. É a consolidação de uma nova moda para o estilo canino. Há muitos blogs em que as pessoas postam fotos dos novos desenhos e compartilham ideias.
Petorganics: Alimentos naturais, como cenoura, guloseimas com certificações orgânicas feitas com ingredientes como farinha de aveia orgânica, doces feitos com frutas orgânicas e molhos também orgânicos.
Pet slimming classes: Recentes relatórios indicam que a taxa de obesidade nos animais de estimação chegou a níveis recordes e é uma das maiores preocupações dos donos. Já vemos no mercado aulas para reduzir o peso dos animais de estimação. Os doggy gyms são as academias para cachorros, que começam a se tornar comuns em muitas cidades.
Doga (Dog Yoga): Por meio da meditação, de massagens suaves e de alongamentos, busca-se uma maior harmonia. Acupuntura canina e música também fazem parte das práticas que pretendem melhorar o estilo de vida do animal. No Doga, os cachorros e seus donos funcionam como uma unidade.
Paw-tisserie: Em cidades como Nova York, há padarias com produtos recém-saídos do forno para mimar os animais de estimação.
Hospedagens caninas: Marcas de hotelaria cinco estrelas têm oferecido seus serviços aos animais de estimação: camas ortopédicas, jardins adaptados para eles, cardápio especial preparado por um chef e produtos cosméticos relaxantes com fragrâncias que tranquilizam e eliminam o estresse do animal.
Barkday parties: Festas de aniversário para cachorros. Também estão na moda os dog-friendly bars, que são bares aos quais se pode levar cachorro.
Pet-centric make-up: Animais de estimação com maquiagem excêntrica que acompanham os famosos em festas temáticas.
Pet training apps: Novos aplicativos para celular que facilitam o treinamento diário e, além disso, dão instruções sobre primeiros socorros.
Pet-scriptions plans: Creches com serviço porta a porta, produtos de SPA com serviço em domicílio, clubes para treinamento diário, cabeleireiro e manicure em casa. Cada vez mais clubes e instituições oferecem serviços personalizados para os animais de estimação.
Petmetics = Pet + Cosmetics. Pet fashion se consolida como uma divertida forma de mimar e cuidar dos nossos amigos peludos. Os animais de estimação têm necessidades em certos casos similares às humanas. A ciência cosmética também orienta seus esforços para o cuidado animal e, portanto, há muitas oportunidades de inovação nessa categoria.
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...
A Ricca apresenta sua primeira linha de cremes hidratantes para as mãos...
A Giovanna Baby apresenta a sua nova linha de esmaltes. Composta por 18 ...
Com três temporada lançadas na Netflix, a série Emily in Par...