Tendências

Crossmetics

Maio/Junho 2014

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

A multifuncionalidade em produtos cosméticos é uma das grandes tendências da atualidade, já que alguns consumidores estão procurando facilidade de uso, conveniência e simplicidade, ou seja, desejam vários benefícios num só produto. Um relatório do Datamonitor de 2013 indica que 48% dos consumidores gostariam de diminuir o número de produtos que usam habitualmente; 82% gostariam de minimizar o tempo que gastam na rotina de beleza e 70% das mulheres expressam grande interesse por produtos multifuncionais. O auge das BB cream originou uma tendência alfabética que está sendo visível em muitas categorias. BB e CC agora fazem parte do portfólio de muitas marcas.

As tendências On the go lifestyle e Lack of time explicam o comportamento desse consumidor. São pessoas que estão cada vez mais ocupadas e se consideram carentes de tempo. A oportunidade, então, é oferecer a esse segmento conveniência, flexibilidade e soluções que se adaptem a seu estilo de vida, o qual inclui economia de tempo, aplicação rápida, novos claims, multibenefícios e produtos all-in-one. Essa tendência se vê refletida em inovações que abrangem alimentos, cosméticos e lazer, entre outros.

Mixologiste é outra das tendências identificadas pela Mintel que contemplam esse consumidor. Nela, podemos ver a combinação de diferentes tecnologias de mais de uma categoria, o que resulta em novos produtos, conceitos, embalagens e estratégias de marketing. Em 2012, os BB foram alvo de 670 mil buscas no Google e 5 mil tweets por mês no mundo. Os produtos multifuncionais estão se tornando cada vez mais comuns. Essa tendência aponta para a probabilidade de que os limites desapareçam e, portanto, apresentam-se fusões entre o cuidado da pele e do cabelo e cosméticos de cor. Novas combinações continuarão evoluindo e dando lugar a novos produtos e ideias.

Os BB nasceram há mais de 50 anos na Alemanha. O primeiro foi desenvolvido pela dermatologista Christine Schrammek e tinha como objetivo proteger a pele depois de procedimentos estéticos como o peeling. Em seguida, fizeram parte de um nicho de mercado na Ásia na década de 1980, principalmente na Coreia do Sul e no Japão, até se popularizarem no Oriente em 2004. Em 2010, aparece o primeiro CC na Ásia e, em 2011, é lançado o primeiro BB no Ocidente. Os BB podem ser considerados como um dos fenômenos mais relevantes em cosmética nos últimos anos.

Há diversas definições no mercado para esses produtos. Enquanto os BB são interpretados como Beauty Balm ou Blemish Balm, entre outras definições, os CC são conhecidos como Color Control, Color Correcting ou Complete Correction. Os DD também estão presentes no mercado e são conhecidas como Daily Defence, Dynamic Do-All ou Dermatologically Defining, dependendo da área do corpo à qual são dirigidos.

Inicialmente, nasceram como produtos para o cuidado dos pés, mas logo migraram para outras partes do corpo, como o rosto, além de proporcionar benefícios de autobronzeamento.

São muitos os benefícios abrangidos por essa tendência, como hidratação, disfarce de imperfeições, proteção solar, correção do tom da pele, cobertura, ação despigmentante, ação antirrugas, prevenção dos sinais de envelhecimento, ação contra o avermelhamento da pele, entre outros. Estamos vendo no mercado que a criatividade não tem limites na nova geração de produtos multifuncionais, os quais unem as categorias skin care e cor.

Crossmetics = crosscategory + cosmetics. A combinação de categorias que oferece muitos benefícios em um só produto. São elementos que compõem essa tendência e que aproveitam as vantagens dos cosméticos multifuncionais. É a era da cosmética híbrida!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos