Boas Práticas

A subcontratação e o Sistema de Qualidade

Novembro/Dezembro 2012

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

A subcontratação de fornecedores (terceirização) é uma prática recorrente para que as empresas industriais aumentem rapidamente sua capacidade de produção ou mesmo para que empresas de outras atividades disponham de recursos produtivos, administrativos e comerciais, de forma rápida e eficiente. Na maioria das vezes, a subcontratação é uma forma mais econômica de aumentar a capacidade que investir em estrutura própria.

Entretanto, o subcontratado, fornecedor de produtos e serviços, deve atender aos requisitos do Sistema da Qualidade do contratante. Dessa forma, o contratante deverá:

1 – Avaliar e selecionar os fornecedores com base na capacidade destes de atender aos requisitos da subcontratação, incluindo requisitos do Sistema da Qualidade e quaisquer requisitos específicos de garantia da qualidade.

2 – Definir o tipo e a abrangência dos controles exercidos nos produtos e serviços fornecidos pelo subcontratado, que dependerão do tipo de produto fornecido, em relação ao impacto que a qualidade do item fornecido causará na qualidade do produto final. Quando aplicável, definir os relatórios da auditoria da qualidade e/ou os registros da qualidade da capacidade e do desempenho previamente existentes.

3 – Estabelecer e manter registros da qualidade dos produtos e/ou serviços subcontratados.

Deverão ser ainda estabelecidos e mantidos os registros dos fornecedores qualificados.

A seleção, o tipo e a abrangência do controle devem depender do tipo de produto e dos demais requisitos necessários para a manutenção do processo da qualidade.

É fundamental considerar que não devem ser “comprados problemas” – o subcontratado deve estar presente para ajudar.

A empresa deve estar segura de que seus próprios produtos ou serviços não sejam comprometidos pela qualidade e pelos serviços adquiridos. Para isso, devem existir procedimentos para assegurar que:

1 - Riscos provenientes de fornecedores incompetentes sejam eliminados ou, quando isso não for possível, minimizados.

2 - Sejam mantidos os registros de fornecedores qualificados.

3 - Os fornecedores sejam plenamente informados sobre os requisitos de compra.

Devemos ressaltar a importância desse último item para o Sistema da Qualidade, pois as matérias-primas, os materiais de embalagem e os demais itens adquiridos normalmente representam a maior parcela do custo final dos produtos. É importante ressaltarmos também que a qualidade desses produtos depende diretamente da qualidade das matérias-primas e dos insumos, e dos serviços incorporados nesses produtos.

Conhecer e selecionar bons fornecedores, além de atender ao Sistema da Qualidade, resultam na otimização das compras e na redução do custo final dos produtos.

O Sistema da Qualidade exige qualificação e avaliação. Para isso é necessário criar um programa específico para os subcontratados.

Para uma empresa que utilize muitos fornecedores, fazer a avaliação de todos os fornecedores em curto período de tempo é quase impossível. Por essa razão, os fornecedores que forneçam os maiores volumes, que forneçam itens mais críticos, com histórico de falhas no fornecimento etc., devem ser os primeiros a serem avaliados.

Para a avaliação deve ser criada uma lista de verificação na qual devem constar os requisitos necessários. A avaliação deve ser desenvolvida com o uso das técnicas de auditoria. Durante as avaliações é importante selecionar aqueles fornecedores que demonstrem evidente comprometimento com a qualidade.

Exigir que todos os fornecedores implantem um sistema de gestão da qualidade, na prática, é correr o risco de ficar sem fornecedores.

Porém, não se deve deixar de considerar o estágio em que se encontrem nem de formular metas para um crescimento futuro. Nesse estágio, entretanto, deve-se estabelecer o quanto as inspeções de recebimento devem ser mais ou menos severas, ou seja, se determinado fornecedor demonstra realizar todos os testes sob condições absolutamente controladas. Assim, evita-se a repetição desses testes ao receber os produtos ou serviços.

Os resultados das avaliações devem ser registrados nos relatórios de auditoria e realimentar o cadastro de fornecedores.

As auditorias em fornecedores devem ser executadas por profissionais da empresa, quando estes estiverem devidamente treinados e qualificados para a função.

Os fornecedores avaliados devem ser acompanhados quanto ao seu fornecimento. Uma das formas de fazer isso é estabelecer um sistema de méritos e deméritos em função da qualidade.

As informações devem ser registradas em planilhas de fornecimento e ter como resultado a qualificação ou a desqualificação do fornecedor.

A prática mostra que a maioria dos fornecedores é escolhida com base em registros anteriores. As pequenas empresas geralmente utilizam essa prática, que é aceitável quando os registros são confiáveis.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos