Tendncias

Indie Beauty

Julho/Agosto 2018

John Jimenez

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John Jimenez

Estamos na rea da cosmtica independente, a diversidade e a inovao por parte dos empreendedores. O conceito Indie muito trendy e o vemos com muita frequncia nos blogs informativos de tendncias, dados e anlises de marcas e mercado. Mas, o que faz uma marca Indie? Responder a essa pergunta muito interessante e certamente temos conceitos parecidos, por isso, convido voc a ler esta coluna e enviar seus comentrios sobre essa tendncia no website da Cosmetics & Toiletries Brasil.

Em primeiro lugar, as marcas Indie so independentes e no so de grande tamanho como as marcas tradicionais, portanto, pode ser que seu market share em alguns casos no seja to grande, mas o interessante que essas marcas esto apresentando crescimento anual em vendas de duplo e triplo dgitos, e em alguns casos chegando em torno de 659% de crescimento em 2017 em comparao a 2016. Essas marcas se caracterizam porque so financiadas de maneira independente, geralmente produzem lotes pequenos para o mercado, fazem uso do marketing no tradicional e o que mais interessante, que so mais arriscadas na hora de criar conceitos mais diferenciados. A tendncia Indie Beauty agrupa marcas niche, startups e marcas independentes. Em alguns casos o seu financiamento se consegue pelo crowdfunding.

Em segundo lugar, podemos dizer que as Indie Brands esto transformando a indstria porque tem conseguido compreender de forma diferente como se sentem os consumidores, o que reflete no desenho do site at nas caixas que so usadas para enviar os produtos.

Tambm vemos que a tendncia Indie Beauty est promovendo o esprito empresarial, acelerando as inovaes e mudando o esquema de negcios em retail. por isso que a tendncia Indie est sendo impulsionada de maneira surpreendente a diversidade, de forma que a segmentao do mercado consegue incluir consumidores e grupos que usualmente no so target das marcas grandes e globais. As marcas Indie sabem encontrar a oportunidade em minorias e clientes que atualmente esto desatendidos. Os Millennials tambm representam uma grande oportunidade porque seu maior interesse a experincia que as marcas podem oferecer e as redes sociais so o principal canal por isso comum que estas marcas trabalhem de mos dadas com os bloggers e influencers.

Uma notcia publicada h pouco tempo num portal cosmtico, indicava que grandes distribuidores globais como Amazon esto interessados no comrcio de marcas cosmticas independentes.

Quais so as tendncias que podemos ver no auge das marcas Indie?

-Personal care & wellness: a linha tnue que separa estas duas categorias est desaparecendo. Terapias para a dor e aromaterapia se misturam nas propostas cosmticas.

-Ear Gear: a acupuntura uma das reas em que a cosmtica encontrar oportunidades para trabalhar conceitos e produtos em conjunto.

-Mens grooming: maior segmentao nessa rea. -Virtual labs: a personalizao extrema est sendo cada vez mais criativa.

-Tools: estamos no auge de uma diversidade de ferramentas como rolos faciais, escovas aplicadoras, toucas com benefcios para o cabelo e o couro cabeludo, entre outros.

-Indie beauty loves instragam.

-Hero ingredients: esto no auge os ingredientes novos para o mercado, de lugares nicos e com benefcios particulares.

-Afirmaes e causas: algumas Indie Brands tm programas de doaes das porcentagens sobre as vendas a causas especficas.

-Water free: as Indie Brands esto impulsionando o desenvolvimento dos produtos livres de gua.

-Multitasking: interessante conceito no qual um produto cosmtico cumpre vrias funes em diferentes categorias. -Neutral beauty: tendncia que j est sendo apresentada em todas as categorias cosmticas.

-Ultrasensitive skin: mxima especializao nas peles sensveis.

-Sleeping beauty: mais texturas, conceitos e benefcios enquanto dormimos.

-Beauty ingestibles: os cosmticos nutrientes esto novamente em moda.

-Minimalism: esse conceito se nota nos lanamentos com poucos ingredientes. Estamos na fase do less is more. -O segmento teens tambm est sendo fortemente influenciado por essas marcas.

-Indie emoticons: as marcas esto gerando novos emoticones para que a comunicao seja mais fcil.

-Muitas Indie Brands esto sendo compradas pelas marcas multinacionais.

-Em nvel de ingredientes estamos vendo um aumento de nozes, leos, frutas, sementes, caf, chs, entre outros. As Indie Brands e o empreendimento - a grande diversidade da populao, segmentos, necessidades e materiais que temos na Amrica Latina - representam uma grande oportunidade para as inovaes.

Indie Innovation: quais so esses segmentos, consumidores e nichos que no esto sendo atendidos em nossas regies? A beleza e a cosmtica no tm limites, por isso, a Indie Beauty se apresenta como uma grande oportunidade de inovao.



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