Tricologia

Tratamentos “naturais” para cabelos

Setembro/Outubro 2015

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Existem estudos mostrando que os produtos para cabelos são os que mais sofrem reclamações dos consumidores, já que muitas propagandas não transmitem mensagens verdadeiras.

Exageros à parte, há muitos tratamentos ditos “naturais” divulgados na imprensa escrita e eletrônica que realmente carecem de fundamentação científica ou de estudos que comprovem seus resultados. Escolhemos nove desses tratamentos para comentarmos o que é verdade e o que é exagero. Veja o que encontramos como sugestões para se ter um cabelo saudável e bonito.

1) Tenha uma dieta saudável.
Manter uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais é um pré-requisito essencial para o crescimento saudável dos cabelos. Opte por alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio. As vitaminas do complexo B, em especial, são extremamente importantes para fazer seus cabelos crescerem mais rapidamente.
Portanto, deve-se incluir uma variedade de alimentos como leite, queijo, iogurte, frango, ovos, cereais integrais, salmão, espinafre, brócolis, pimentão, repolho, salsa, uva, abacate, pão integral, aveia e alfafa em sua dieta para “alimentar” seus cabelos e o couro cabeludo. Além disso, ajuda beber sucos vegetais e de frutas, tais como laranja, uva, cenoura, beterraba e alface.
Peixes, sementes de linhaça, nozes, feijão, abóbora, azeite de oliva e outros alimentos ricos em ômega-3 e ácidos graxos também são bons para o crescimento dos cabelos porque cerca de 3% de um fio de cabelo é composto de ômega-3 e ácidos graxos.
Evite deficiências nutricionais, porque elas tendem a afetar negativamente os cabelos. Por exemplo, as deficiências de vitamina E e de zinco podem levar à perda e queda de cabelo. Estes são conselhos aparentemente óbvios, mas, que, sem dúvida, têm fundamentação científica.

2) Use óleo de rícino.
Agora começamos a andar no perigoso terreno da especulação. Todo tratamento tópico tem suas limitações quanto à absorção e efetividade. Óleos, em especial, por serem moléculas grandes, têm pouca ou nenhuma absorção. Mas o eventual motivo para se usar este óleo é que ele é rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega-9.
Como este óleo é bastante viscoso, a recomendação é misturar o óleo de rícino com uma mesma quantidade de coco, azeite ou óleo de amêndoa, massagear o couro cabeludo e aguardar de 30 a 45 minutos. Em seguida, deve-se lavar os cabelos.
Você também pode adicionar óleos essenciais, especialmente alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, lavanda ou óleo de tomilho ao óleo de rícino e, em seguida, colocá-lo em seus cabelos.
O nosso parecer é de que os cabelos podem até ficar com um aspecto mais bonito após o tratamento, mas este não vai interferir no crescimento dos fios.

3) Massageie o couro cabeludo.
Apesar de ser uma atividade prazerosa, não há base científica comprovando que massagear os cabelos influencia seu crescimento. Observe o que é encontrado na internet como sugestão:
Massagear promove o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o que, por sua vez, estimula os folículos de cabelo. Além disso, você pode condicionar seus cabelos uma vez por semana com um tratamento de óleo quente ou máscara condicionadora.
1. Aplique o óleo (de preferência quente) ou condicionador em seus cabelos.
2. Esfregue suavemente os dedos em seu couro cabeludo em um movimento circular por três a cinco minutos.
3. Retire o óleo ou condicionador.
4. Vire os cabelos de cabeça para baixo.
Este é um dos truques mais populares para promover um crescimento mais rápido dos cabelos. Basta virá-lo de cabeça para baixo por dois a quatro minutos diários. Acredita-se que funciona, melhorando a circulação, mas, infelizmente, estas manobras não vão surtir o efeito desejado.

4) Fique livre de estresse.
O estresse é um dos fatores que mais contribuem para a perda de cabelo. Acredita-se que o estresse pode interromper o ciclo normal dos cabelos e dos pelos e desencadear a entrada na fase telógena ou de queda. Assim, quando se está tentando fazer os cabelos crescer mais rapidamente, deve-se minimizar o estresse.
Para gerir o estresse, você pode usar a meditação, exercícios de respiração ou outras técnicas de relaxamento. Além disso, tenha o seu “sono de beleza”, pois acredita-se que o hormônio do crescimento seja liberado durante o sono.
Esta orientação é baseada em evidências. O problema é executá-la!

5) Use máscara de ovo.
Os ovos são altamente benéficos para acelerar o crescimento dos cabelos porque eles contêm proteínas e também ferro, enxofre, fósforo, zinco e selênio. Você pode usar uma máscara de ovo pelo menos uma vez por mês.
Tudo verdade - se você comer o ovo! Aplicá-lo topicamente só vai deixar o seu cabelo sujo!

6) Faça uma infusão dos cabelos em ervas.
Ervas como alecrim, urtiga, bardana, cavalinha e sálvia promovem o crescimento mais rápido dos cabelos. Alecrim, em particular, é excelente para o crescimento porque estimula os folículos. Ele também adiciona brilho aos fios.
Além disso, os polifenóis e as propriedades anti-inflamatórias do chá verde também estão ligados ao crescimento dos cabelos.
• Prepare uma infusão de qualquer uma dessas ervas por maceração em água quente por 10 a 20 minutos. Use-a como um enxágue final após a lavagem e o condicionamento de seus cabelos. Além de estimular o crescimento, ela vai tornar seu cabelo mais forte, macio e manejável.
• Você também pode misturar infusões de ervas ou óleos essenciais em seu shampoo.
• Beba chás de ervas.
Essas recomendações podem ser cosméticas, dando realmente um aspecto mais bonito aos cabelos.

7) Tome vitaminas e suplementos à base de plantas
Além de fazer uma dieta adequada, você pode tomar suplementos, como ácido fólico, biotina, alga marinha, óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de prímula, ginseng, ginkgo biloba, serenoa repens e outros, para aumentar o crescimento dos fios.
O ácido fólico e a biotina são vitaminas do complexo B (vitaminas B9 e B7, respectivamente) que favorecem o crescimento mais rápido dos cabelos. Antes de tomar qualquer suplemento, porém, consulte seu médico.
Recomendação perfeita!

8) Nutra seus cabelos com aloe vera.
Aloe vera (babosa) estimula o crescimento dos cabelos e impede a sua perda. Ela também reduz a caspa e ajuda a restaurar o brilho natural.
• Aplique gel fresco de aloe vera misturado com um pouco de suco de limão e aguarde cerca de 20 minutos. Lave os cabelos. Faça isso de uma a duas vezes por semana.
• Você também pode combinar gel de aloe vera com quantidades iguais de leite de coco e óleo de gérmen de trigo e, em seguida, aplicá-lo.
• Beba suco de aloe vera em uma base regular.
Os efeitos da aloe vera são conhecidos e podem ajudar na parte cosmética dos cabelos.

9) Fique atento a problemas médicos.
Seus esforços para fazer crescer os cabelos não vão render bons resultados se você tiver problemas subjacentes, como distúrbios da tiroide, desequilíbrios hormonais, alguma doença crônica ou uma infecção grave.
Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, beta-bloqueadores, esteroides anabolizantes, antidepressivos, anticonvulsivantes e outros, também podem contribuir para problemas como queda e perda de cabelos.
Infecções ou dermatite seborreica do couro cabeludo podem causar problemas como coceira e perda leve de cabelos. Assim, deve-se identificar quaisquer problemas subjacentes que prejudiquem o cabelo e resolvê-los o mais rapidamente possível para que eles não anulem seus esforços. Além disso, proteja seus cabelos dos danos do sol e evite o uso de produtos químicos em excesso.
Sempre, é claro, use o bom senso e a ciência para se ajudar e ajudar o próximo.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos