Tendências

“Unusual” é o novo costume

Julho/Agosto 2015

John Jimenez

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John Jimenez

Como bem se sabe, a diferença entre criatividade e inovação é o sucesso comercial da ideia. As tendências bizarras são essas correntes que têm um toque único, ressaltante, composto por ideias únicas e inesperadas. O grande poder inovador da cosmética também se reflete no desenvolvimento dessas tendências.

Crying rooms. Um hotel em Tóquio está oferecendo, a partir deste ano, quartos especialmente desenhados para que os hóspedes femininos possam chorar com tranquilidade. O objetivo é ajudar a combater o estresse em mulheres com muito sucesso no âmbito corporativo. No quarto, a hóspede encontra filmes, livros e revistas especialmente selecionados para tocar fundo no coração e levar ao choro com facilidade. Além disso, são disponibilizados lenços de papel, cremes hidratantes, colírios, máscaras para os olhos com efeito calmante e descongestionante e produtos que ajudam a melhorar a aparência de bolsas e olheiras, que são acentuadas após o choro. Definitivamente, uma opção mais econômica do que fazer terapia.

Regimens. Está na hora de ver rotinas mais complexas com produtos como séruns, itens para limpar a pele, hidratantes, produtos para os olhos e outros no tratamento facial e corporal dos homens.

Menscara & Guyliner. A maquiagem para homens continua crescendo em muitos mercados, com conceitos mais arriscados e mais opções de cor.

O bigode é a nova barba. A tendência do uso da barba começa a abrir espaço para novos produtos que cuidam da aparência do bigode, como pinturas, condicionadores, hidratantes, ceras, styling...

Facekini. Este é um exemplo de uma tendência em moda que deriva das necessidades das pessoas. No Japão, como complemento dos produtos de proteção solar, as pessoas usam “biquínis” faciais que cobrem toda a pele do rosto e deixam espaço somente para os olhos, o nariz e a boca.

Meggins. São as leggins para homens. Uma tendência que está na moda em Tóquio, Paris, Londres e Nova York. Com certeza, vamos vê-las com propriedades cosméticas.

Eye tattoo. Tendência crescente nos Estados Unidos e no Canadá, que envolve várias técnicas estéticas e medicinais para tatuar a parte branca do olho. Para um ótimo resultado, é preciso escolher muito bem os tons da maquiagem para que combinem com a tatuagem.

Manba. Consiste em acentuar as características faciais com maquiagens fortes. As mulheres usualmente devem cobrir todo o rosto com uma tonalidade marrom escura e linhas prateadas, brancas e amarelas, que são combinadas com cores chamativas no cabelo, como tons de rosa, vermelho e amarelo. A roupa que acompanha o estilo também deve ser deslumbrante.

Axilas coloridas. A ideia é pintar o pelo das axilas com a mesma cor que se usa para pintar o cabelo. Nas redes sociais, vemos cores intensas como azul, vermelho e verde, as quais são usadas em ambas as partes do corpo.

Call me Caitlyn. Vanity Fair normaliza a condição trans em sua última capa. Caitlyn Jenner, 66, escolheu essa revista para mostrar, pela primeira vez, sua imagem feminina diante da opinião pública depois da mudança de sexo e de ter sido um atleta bem-sucedido que chegou a ganhar medalha de ouro nas Olimpíadas de 1976. Sem dúvidas, abre-se a porta para novas tendências em moda, maquiagem e cosméticos para esse importante segmento.

Depilação genital masculina. Cada vez mais, vemos produtos e tutoriais na internet e nas redes sociais sobre como realizar a depilação com novos acessórios que protegem a pele das lâminas e que podem ser usados no chuveiro.

Muppies (millenial + yuppie). Não olham para o futuro, mas preferem viver o dia a dia, sem grandes planos, e curtir as boas coisas que a vida lhes oferece. São nativos digitais, que podem fazer mil coisas ao mesmo tempo. Estão mais interessados na satisfação pessoal do que numa boa remuneração. Representam a oportunidade para as casas cosméticas porque adoram os produtos naturais e ecológicos e os alimentos saudáveis. Adeus aos hipsters!

Nail polish detector. Esmalte para unhas que muda de cor ao detectar drogas nas bebidas, principalmente quando as pessoas estão numa balada. É uma nova estratégia de defesa para as mulheres: 1. Escolha a cor de acordo com a roupa e a maquiagem; 2. Vá ao encontro marcado ou à balada; 3. Coloque o dedo na bebida antes de tomar; 4. Se o esmalte mudar de cor, jogue a bebida na cara de quem te ofereceu e chame a polícia! Ideal para se cuidar de forma fashion!

Reverse tanning. Tendência que está em alta na Coreia do Sul. São tratamentos de uso noturno que ajudam a recuperar o tom original da pele graças à aplicação de uma nova tecnologia da NASA.

Breast milk facials. Em Nova York, estão se tornando muito comuns os tratamentos de spa à base de leite materno, por ele ser rico em nutrientes. Também estão sendo vistos no mercado géis à base de colostro.

O “unsual” é o novo usual. Tendências bizarras, pouco comuns, imprevistas, espontâneas, repentinas, esquisitas e surpreendentes. O inusual é o novo costume, e a cosmética está encontrando muitas oportunidades de inovação a partir desse conceito.



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