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O tema central dessa edição é felicidade e bem-estar. Mas como abordar esse tema em se tratando de embalagens? Falando como profissional de embalagem e usuário de cosméticos, não fica difícil se consideramos que não fabricamos peças frias, como pregos e parafusos, ...
Com frequência, falo aqui nessa coluna da grande dificuldade que temos no Brasil com as embalagens plásticas, mais especificamente as de maquiagens que são injetadas. Quando falamos de embalagens sopradas, raramente temos alguma dificuldade, a não ser em casos pontuais, co...
O mercado cosmético vive um boom de influen- ciadoras querendo lançar suas marcas. Obvia- mente querendo seguir o exemplo das grandes influenciadoras que fazem sucesso, vendem muito e ficaram milionárias. Na sua grande maioria, elas não sabem por onde começar, e essa falt...
Vivemos um caos no fornecimento de embalagens durante a pandemia, principalmente aquelas envolvidas no produto álcool gel, como frascos e válvulas. Quem comprou álcool gel na pandemia vai se lembrar que muitas marcas trocaram a válvula pump por tampa flip top e até mesmo dis...
Hoje vamos tratar de um assunto que vem preocupando bastante os usuários de embalagens – no nosso caso, as embalagens cosméticas –, principalmente as empresas de pequeno e médio porte, onde, em alguns casos, o assunto é até desconhecido, o que é um grande risco para a e...
O controle de qualidade nas embalagens é sempre um assunto em pauta quando se fala do dia a dia na fábrica e os problemas em cada área. Já abordei esse assunto aqui algumas vezes, mas vejo que ainda existem muitas dúvidas de como fazer esse controle, o que fazer e que pla...
Pode até parecer, mas a escolha da melhor embalagem para um produto que está sendo desenvolvido nem sempre é tarefa fácil. Alguns fatores colaboram para isso. O Brasil é um país que não tem grande oferta de alguns tipos de embalagens notadamente para maquiagem. Aliado a...
Hoje vamos abordar um tema que tem mais a ver com a área regulatória do que com aspectos técnicos das embalagens, sobre o que normalmente falo nessa coluna. Acho importante abordar esse tema. Os produtos cosméticos são classificados pela Anvisa em três categorias de grau de...
O tema desta edição é a fabricação de cosméticos de maneira artesanal, o chamado “faça você mesmo”. Na verdade, esse é um tema que vai e vem e sempre encontrou resistência por parte da Anvisa. Aos olhos dessa entidade, que regula o setor, não existe cosmético a...
É notório o crescimento do mercado de cos- méticos pet. Dados recentes mostram que cresce mais que o mercado de cosméticos para humanos. Sem dúvida, essa alta também acontece nos demais produtos pet, notadamente nos alimentos. Quando falamos de cosméticos pet, excluímo...
Sempre que se fala em embalagens o foco está no design, no molde, na qualidade, nos fornecedores, no dia a dia da fábrica etc. Raramente vemos alguém abordar a preocupação microbiológica. Será que embalagem não contamina? Vamos aqui levantar pontos de atenção e or...
O mercado de terceirização é um dos que mais crescem, e boa parte desse crescimento acontece pela grande quantidade de pequenas marcas que estão entrando no mercado e não querem construir fábrica. Cresce também porque as grandes marcas estão optando por terceirizar em vez...
Normalmente, quando falo de embalagens aqui, procuro focar no dia a dia do chão de fábrica. A razão é bem simples: eu vivi na pele os problemas causados pelas embalagens nas linhas de produção. Os problemas começam no desenvolvimento da embalagem, quando não se coloca ...
Vivemos talvez um dos piores momentos da história do nosso país. A pandemia está expondo de maneira cruel as nossas fragilidades. Bastou aumentar o consumo de álcool gel para que as principais matérias-primas da fórmula sumissem e alguns fornecedores, aproveitando-se da ...
Todo produto cosmético, após ser fabricado, passa por análises físico-química e microbiológica quando requerido. Uma primeira amostra representativa do lote vai para o laboratório químico, que inicia as análises. Essa é uma rotina mandatória para a fabricação de um c...
A pandemia virou esse nosso mercado cosmético de cabeça para baixo, mas uma coisa é inegável: está valendo para comprovar aquela máxima que diz “em tempos de crise, só os fortes sobrevivem”. Mas quem são esses fortes? As grandes empresas? Aqueles que tinham um fôlego...
A Laura Mercier lança no Brasil mais um item da linha Real Flawless. O co...
O Vichy Colágeno Specialist, novidade da Vichy, foi desenvolvido ...
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
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A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...