21 de Outubro de 2018
Wallace Magalhães

Wallace Magalhães

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Como aproveitar ao máximo uma palestra

A indústria de cosméticos é caracterizada pelo grande número de lançamentos, o que exige muito da equipe técnica, principalmente do pessoal de P&D. Os novos produtos podem ser de classes totalmente diferentes, abrangendo fundamentos e tecnologias totalmente distintas, como máscar...

O jogo dos sete erros

Quando eu era garoto, gostava muito de fazer os jogos dos sete erros que vinham em jornais e revistas. Mesmo imaginando que todos conheçam, cabe explicar que a brincadeira consiste em comparar dois desenhos aparentemente idênticos, mas que, na verdade, têm diferenças sutis. Falta...

Alvo errado

Mirar no alvo errado é um perigo. Acertar, então, nem se fala. Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com cosméticos. Pois bem, vamos lá. Certa vez, eu estava visitando uma indústria de porte médio e, ao falar com o proprietário sobre protocolos de testes, ele dis...

Interação dos setores técnicos

Continuando a falar sobre as interfaces do P&D, assunto que começamos a tratar na edição anterior, abordando o relacionamento com os setores de marketing, financeiro e com fornecedores, é importante relembrar sua relevância. Como um produto é resultado do trabalho de várias pesso...

Interfaces do P&D

Como parte de uma organização, seja do porte que for, boa parte do trabalho do P&D acontece nas interfaces com outros setores. A forma como isto é feito repercute na qualidade do trabalho e no resultado da empresa, tanto positiva quanto negativamente. Talvez o maior desafio seja ...

Sucesso e futuro

Com a aproximação do final de um ano e o início de outro, parece adequado falar de sucesso e futuro. Como especialistas, temos responsabilidade com o sucesso e o futuro das empresas onde trabalhamos. Existem informações, aspectos e peculiaridades que só os técnicos especialistas ...

Matrizes formais em Cosmetologia

No desenvolvimento do RTC - software para P&D e Assuntos Regulatórios -, foi necessário conciliar vários requisitos técnicos para organizar as informações, a fim de permitir seu processamento e arquivamento. Foi um trabalho árduo porque não existiam critérios e definições estabel...

Elevação cosmetodinâmica

A expressão ‘cosmetodinâmica’ é uma adaptação de ‘farmacodinâmica’, que é a parte da farmacologia que “estuda os efeitos das drogas ou fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e efeito” (Goodman & Gilman, 2005). Como não se fala em dose...

O especialista

Quando um músico ouve uma música, ele naturalmente consegue ouvir ao mesmo tempo todos os instrumentos. Não é raro que identifique se o encordoamento do violão é de nylon ou aço, ou mesmo que reconheça uma determinada marca de instrumento. O baixo Hofner – que tem o formato de um...

Abismos corporativos

A expansão e segmentação do mercado, o aumento da concorrência, o ritmo acelerado da evolução tecnológica e o acesso à informação formam um ambiente muito dinâmico e muito complexo, estabelecendo um alto grau de competitividade. Ao falar de cosméticos, temos que somar a grande qu...

Conduta e postura de profissionais de P&D

Na edição passada, falamos sobre o perfil do profissional de P&D, mas somente preencher seus quesitos não será suficiente para que se tenha uma carreira consolidada. Ser um profissional tecnicamente bem preparado não garante o sucesso de sua carreira. Existem regras gerais de con...

Perfil profissional de P&D

De acordo com dados publicados pela Abihpec, a indústria de cosméticos brasileira, que, em 2006, investia 2,29% do seu faturamento ex-factory em P&D, investiu 3,76% em 2015. O investimento cresceu de 400 milhões para 1,6 bilhões de reais. Isso mostra a importância do P&D quando e...

Valores negativos na indústria de cosméticos

Na edição de julho/agosto de 2015 da Cosmetics & Toiletries Brasil, tratei do tema “Geração de valor em P&D”, com o objetivo principal de elucidar a enorme parcela de responsabilidade que o setor de Pesquisa e Desenvolvimento tem nos resultados da empresa. Apesar de parecer uma ó...

“Eu quero explodir a Anvisa”

Há um tempo, ao visitar uma empresa, o diretor me recebeu dizendo isto: “Eu quero explodir a Anvisa”. Claro que ele estava com problemas regulatórios, mas penso que nem uma situação dessa não justificaria tamanho descabimento. Nem como desabafo. Um aborrecimento aqui, uma discord...

Produtos para a pele podem ser um ótimo negócio!

Segundo os dados do Panorama do Setor de 2015 (que analisa os números de 2014), somos o maior mercado de perfumaria, desodorantes e proteção solar do planeta. Ocupamos ainda uma posição importante em produtos para o cuidado dos cabelos e de banho. Apesar da falta de dados oficiai...

Mais desafios, mais oportunidades

No momento atual, a crise econômica está majorada por causa da crise política - dizem os especialistas -, o que parece bem razoável. E deve estar maior por causa do noticiário, que tem imprimido sempre um tom de catástrofe ao tratar do assunto. Seja como for, prefiro considerar q...

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