Carlos Alberto Pacheco

Carlos Alberto Pacheco

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Todas as colunas

Não há como esconder!

Há alguém que acredite ainda que não estamos em recessão? Antes de responder, seria bom dar uma olhada no signifi cado do termo que tem afetado tantos de nós. Um período de recessão é um momento da vida econômica, por exemplo, de um país (pois pode ser aplicado a uma em...

A quantas anda o bem-estar?

O IBGE divulgou no início do mês de junho um estudo recente que retrata a percepção do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas não transmissíveis do Brasil com dados coletados no censo de 2010. O objetivo do estudo era medir a percepção do estado de saúd...

A crise hídrica

Não houve um planejamento hídrico do governo e certamente seremos afetados simultaneamente no bolso e no conforto...

O que a OCDE tem a nos dizer?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)* vem, há vários anos, ajudando de diversas formas os governos dos Estados Membros a desenvolverem políticas que resultem em vidas melhores para os seus cidadãos. Há mais de 50 anos, produziu estatística...

Hábitos

Chegou a hora de dar adeus para 2014, um ano intenso, sobretudo por causa do cenário político-social (falta de água em São Paulo, crise da Ucrânia/Rússia, eleições, Copa do Mundo...). No entanto, não antes de darmos uma última olhada no que hoje já é passado, mas que ...

Por onde andou a economia no primeiro semestre?

Como um termômetro, a balança comercial ajuda a medir a temperatura do mercado do ponto de vista da importação e exportação de bens. Por isso, é importante dar uma olhada em seus dados periodicamente e cruzá-los com as informações internas da empresa, a fim de verificar...

Construindo cenários

É preciso ter um método de previsão para que possamos construir os cenários sempre com as mesmas ferramentas...

Cinco tendências globais

A descrição de um cenário, como o próprio nome evoca, é a idealização de uma realidade futura, porém não assertiva, baseada em um modelo construído a partir de indicadores históricos, tais como indicadores sociais, econômicos, políticos e ambientais, entre muitos out...

Balança Comercial - um olhar mais distante

O mercado estrangeiro se apresenta como uma das alternativas interessantes para os que objetivam crescimentos robustos no ano de 2014...

Novos produtos: algumas armadilhas a evitar

Os profissionais de marketing têm papel-chave no processo de desenvolvimento de novos produtos, identificando e avaliando novas oportunidades ou, às vezes, revisando antigas ideias esquecidas. Esse processo de preferência deve ser feito com o P&D e com as pessoas de campo. O d...

Uma realidade crescente – a consolidação da terceira idade

“Terceira idade” é uma expressão que recentemente e com muita rapidez popularizou-se no vocabulário brasileiro. Ela se originou na França com a implantação, nos anos 1970, da Universités du Troisième Âge, sendo incorporada ao vocabulário anglo-saxão com a criação...

Um olhar sobre os números dos IDHM

Esses números são uma ferramenta importante para o estrategista de marketing direcionar melhor seus lançamentos...

Um olhar sobre o brilho do segmento de maquiagem

Na mente de muitos consumidores, o mercado de cosmético se confunde com o de maquiagem. Não é para tanto, pois, enquanto os segmentos de desodorantes, xampus e sabonetes remetem à ideia de higiene pessoal, a maquiagem, ao lado do segmento de perfumaria, aponta para o que talv...

O poder de uma marca

Qual é a sua “marca”? Você já deve ter escutado essa frase. Fora essa conotação popular, no mundo empresarial “marca” é definida pela lei nº 9.279 de 14/5/1996, conhecida como Lei da Propriedade Industrial, como “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, q...

A vantagem competitiva e o papel do substituto

A forma mais evidente de substituição é a troca de um produto ou serviço por outro com a mesma forma e que desempenhe a mesma função...

Seja bem-vindo o novo luxo

Há poucos dias, li uma matéria no jornal DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) de 6/11/2012, na página 8, cujo tema, embora não se trate de uma novidade, ainda impressiona: o crescimento do mercado de luxo no país. A expectativa de crescimento desse mercado, em cinc...

Novos Produtos