Avaliao Sensorial/Pigmentos/Formulrio de Cuidado da Pele

Edicao Atual - Avaliao Sensorial/Pigmentos/Formulrio de Cuidado da Pele

Editorial

100 vezes Cosmetics & Toiletries

 

Esta é a 100a edição de Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 17 anos, nos quais acompanhamos o crescimento do Setor, e levamos conteúdo técnico e informativo aos profissionais da Cosmetologia. Caminhamos rumo à maioridade, mas como tem sido freqüente, num daqueles momentos que contrapomos força e fragilidade. De um lado, a pujança do Setor, que como ressaltou João Carlos Basílio, presidente da Abihpec, “tem potencial para crescer a taxas explosivas”. De outro, mais um momento extremamente delicado, de crise política, de instituições, de um ícone.

O brasileiro aprendeu a viver em meio às turbulências pré ou pós-crise. Apostou no otimismo, mesmo ante às incertezas do início de um governo de oposição - início conturbado, porém sem grandes alterações nos rumos da Economia, e adiante viria a retomada do desenvolvimento e seus primeiros sinais, como o crescimento da produção industrial em 2004 - o maior desde 1986. Entretanto, agora temos essa avalanche de escândalos de corrupção, numa crise política cujas proporções ainda não são claras, mas que já estão ajudando a escrever de forma surpreendente (ou seria previsível?) a biografia do ex-metalúrgico que virou presidente. Quais serão os impactos de todo esse turbilhão sobre a Economia? Para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, “a economia brasileira é forte o suficiente para enfrentar a crise política atual”, devido a seus “fundamentos sólidos”. Do lado de cá, de quem produz, dribla o peso da carga tributária e outros entraves que nos fazem remar contra a maré, o momento é de interrogações, de estupefação e de expectativa - e, esperamos, de não-banalização do que nos acostumamos a “engolir”, a conviver.

 

Mas como somos brasileiros e, pegando carona no bordão da vez, “não desistimos nunca”, estamos aqui pela centésima vez. Esta edição de Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) traz artigos técnicos sobre avaliação sensorial, cosméticos pigmentados, além de formulário com mais de 70 fórmulas de produtos para cuidado da pele, entre outros assuntos. Nesta edição você confere também os lançamentos e inovações tecnológicas da FCE Cosmetique, bem como os trabalhos e pôsteres premiados durante o 19º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

 

Boa leitura!
Hamilton dos Santos
Editor

Análise Sensorial: Ferramenta para Avaliar Eficácia e Benefícios - Idalina M. N. Salgado-Santos, Adelino Nakano Instituto de Bioengenharia da Pele Evic, São Paulo SP, Brasil André Rolim Baby, Maria Valéria Robles Velasco Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São

Neste artigo os autores relatam exemplos de estudos para comprovar a eficácia de apelos de rotulagem em produtos cosméticos, utilizando-se a avaliação sensorial como técnica complementar.

En este articulo los autores relatan ejemplos de estudios como prueba de la eficacia de las aseveraciones de rotulados en productos cosméticos, utilizándose en la evaluación sensorial como técnica complementaria.

The authors report, in this article, some studies examples to substantiate the cosmetic products label claims efficacy by utilizing the sensory evaluation as a complementary technique.

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Brilho Perolizado e Longa Radiância para Realçar Luminosidade da Pele - N. Portal e J. Guesnet YSL Beauté, Neuilly sur Seine Cedex, França N.Abdul-Malak e E.Perrier Coletica, Lyon, França

Esmaecimento da cor e escurecimento dos pigmentos de maquilagem podem ser evitados através de novas técnicas de materiais de cobertura e aplicação, como no caso de extrato de pérola de proteína aplicada por uma tecnologia de cobertura por leito fluido de ar. Essa tecnologia também trata de pigmentos e substratos para proporcionar propriedades ópticas e melhorar a radiância da pele.

El desvancimiento Del color y el oscurecimento de los pigmentos de maquillaje pueden ser evitados por medio de una nueva tecnica de materiales de cobertura y aplicación, como demuestra en el caso Del extracto de proteina de perla aplicada por nueva tecnología de cobertura por lecho fluido de aire. Esa tecnologia también trata de pigemtos y sustratos para proporcionar propiedades ópticas y mejorar la radiancia de la piel.

Color fading and dulling of foundation pigments can be avoided by new coating materials and application techniques, as demonstrates in the case of a pearl protein extract applied by a fluid air bed coating technology. This technology also treats pigments and fillers togive the optical properties to improve skin radiance.

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A Avaliação Sensorial como Guia para o Desenvolvimento de Produtos - Gail Vance Civille e Clare Dus Sensory Spectrum, Inc. Chatham, New Jersey, Estados Unidos

Os autores explanam como relacionar a documentação de atributo sensorial de produto, através de painéis de análise descritiva, com a exploração do consumidor por meio de entrevistas individuais, que proporciona orientação clara para o desenvolvimento de produto. Adicionalmente, isso permite ao grupo de desenvolvimento acompanhar o surgimento de protótipos.

Los autores explican como relacionar La documentación de atributo sensorial de producto, por medio de paneles de análisis descriptivo, con La explotación del consumidor a través de entrevistas individuales, que proporcionan orientación clara para el desarrollo Del producto. Adicionalmente, eso permite al grupo de desarrollo supervisar El progreso de prototipos.

The authors explain how linking product sensory attribute documentation, through descriptive analysis panels, with consumer exploration through oneon- one interviews, provides clear direction to product development. In addition it permits the product development team to track progress of the prototypes.

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Formulação com Pigmentos de Interferência - Phil Linz Rona/EM Industries, Hawthorne, NY, Estados Unidos

As informações sobre formulação e fabricação de produtos apresentados neste artigo serão muitos importantes para o uso de pigmentos perolizados em várias aplicações em produtos cosméticos e de uso pessoal.

Los datos de formulación y información sobre fabricación de productos a los que se hace referencia resultan muy valiosas para que los formuladores puedan utilizar pigmentos perlados en diversos productos cosméticos y de tocador.

Formulation and product manufacturing information given here will help formulators use interference (pearlescent) pigments in various cosmetic and personal care applications.

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Nova Regulamentação de Ingredientes de Tintura de Cabelos na EU - R. J. W. Hefford Independent Cosmetic Advice, Ltd., Newcastle upon Tyne, Reino Unido

O autor sugere que a atual e a futura regulamentações podem tender a instituir uma lista positiva com menor número de ingredientes permitidos para tinturas de cabelo na União Européia.

El autor sugiere que La actual y futura reglamentaciones puden tender a instituir uma lista positiva con menor número de ingredientes permitidos para tintes de cabello en la Unión Europea

The author suggests that current and evolving regulations may lead to a positive list and fewer allowed raw materials for hair colouring products in the European Union.

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Avaliação in vitro da Ação Antioxidante em Formulações Antienvelhecimento - Valéria Maria Di Mambro, Franciane Delfin Marquele, Maria José Vieira Fonseca Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto SP, Brasil

Os autores fazem uma revisão de metodologias in vitro usualmente empregadas na avaliação da atividade antioxidante ou sequestradora de radicais livres, discutindo o emprego destes métodos para a avaliação da eficácia antioxidante de formulações tópicas antienvelhecimento. As vantagens e desvantagens de cada método também são mostradas.

Los autores hacen uma revisión de metodologias in vitro usualmente empleadas en La evaluación de La actividad antioxidante o acción contra los radicales libres, discutiendo el empleo de estos métodos para La evaluación de la eficácia antioxidante de formulaciones tópicas antienvejecimiento. Las ventajas y desventajas de cada método también son mostradas.

The authors make a review of methodologies in vitro usually employed for the antioxidant and free radicals scavenging activity evaluation, discussing the use of these methods for the antioxidant action evaluation of antiageing topical formulations. The advantages and disadvantages of each method are also shown.

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Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

nfase na Auto-Inspeo

Na reunio do SGT-11 Sade/Comisso de Produtos para a Sade/Grupo Ad-hoc de Cosmticos com a presena de delegaes de Argentina, Brasil e Paraguai, desta vez foi a delegao do Uruguai que no esteve presente, ficando as decises tomadas a serem referendadas posteriormente por aquele pas.

O primeiro assunto discutido foi o Reconhecimento Mtuo, que ficou aos cuidados da Comisso Principal.

O Certificado de Venda Livre foi outro assunto discutido. A Delegao do Paraguai solicitou esclarecimentos quanto aos tipos de documentos existentes na Argentina e no Brasil. Chegou ao conhecimento daquela Delegao que esses pases emitem dois Certificados: um para exportao e outro para livre circulao dentro do pas, sendo ambos aceitos igualmente para a regularizao de produtos. Foi acordado que deveria existir um nico documento para a Regio do Mercosul. Para produtos no contemplados no Regime de Reconhecimento Mtuo, os presentes decidiram avaliar um novo documento a ser apresentado na prxima reunio que ir acontecer em Buenos Aires, em setembro.

Como terceiro tpico, foi discutida pela Comisso Principal a questo do Responsvel Mercosul, assunto esse discutido em conjunto com o Reconhecimento Mtuo.

O mecanismo para atualizar as BPF e C foi o quinto tpico da agenda. As delegaes presentes acordaram que j existe na legislao Mercosul mecanismo para essas atualizaes, mas foi reforada a necessidade de uma troca de informaes entre as delegaes, como preparativo para a prxima reunio.

A realizao da Auto-Inspeo foi igualmente discutida, com a meno da Consulta Pblica no Brasil sobre o assunto. As Delegaes puseram-se de acordo que as empresas devero realizar auto-inspeo, ao menos, uma vez por ano e os laudos devero estar disposio das Autoridades Sanitrias. Recomendaram que sejam iniciadas a partir de seis meses aps a implantao da Resoluo em cada Estado-Parte.

Quanto ao Certificado de Boas Prticas de Fabricao e Controle ficou acordado que a sua emisso requisito indispensvel para a atualizar as atividades de empresas que tenham sofrido penalidades relativas a desvios quanto a dispositivos da legislao vigente. Foi tambm sugerida a incluso de clusula que implique no cancelamento do Certificado quando do descumprimento da legislao vigente.

A regulamentao da terceirizao da produo foi outro tema discutido. O projeto de resoluo foi revisado e includos os seguintes novos itens:

- Objetivo: estabelecer critrios relativos terceirizao das etapas de fabricao ou fabricao total de produtos de higiene pessoal cosmticos e perfumes.

- Amplitude: aplicar o regulamento s empresas devidamente regularizadas perante as Autoridades Sanitrias para fins de terceirizao.

Como o assunto Terceirizao no mbito do MERCOSUL tem implicaes importantes de interesse de grande nmero de indstrias brasileiras, reservamos a prxima coluna para uma exposio mais detalhada sobre o assunto, o que no seria possvel no espao que dispomos nesta oportunidade.

Cristiane M Santos
Direito do Consumidor por Cristiane M Santos

Cartilha do e-Consumidor

Em decorrncia do crescimento do comrcio eletrnico e de suas perspectivas, e com o objetivo de bem informar a sociedade sobre como se fazer bons negcios por meio da Internet, o Comit Jurdico da Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico, atravs de seu Sub-Comit de Relaes de Consumo lanou, no ltimo dia 7 de junho, a Cartilha do e- Consumidor.

Sem dvida alguma a Internet pode ser uma excelente ferramenta para as compras, pois otimiza o tempo do consumidor, permite a comparao de preos, alm de propiciar comodidade na hora da compra pode-se comprar a qualquer hora e de qualquer lugar!

Entretanto, ainda h restries por parte de muitos consumidores por medo de fraudes...

Para evitar este tipo de risco, a cartilha recm-lanada apresenta recomendaes de segurana para compras online bem sucedidas.

Sintetizamos abaixo algumas dessas recomendaes:

- Identifique o fornecedor: procure no site a identificao da loja e verifique se h informaes sobre a razo social, CNPJ, endereo, telefone, etc. Recomenda- se compra apenas em lugares conhecidos ou que se tenha alguma referncia.

- Verifique a segurana do site: fundamental averiguar se a loja segura, pois dados pessoas inevitavelmente sero enviados. Para isso, verifique se h um cone em forma de cadeado no canto inferior direito da tela ou lojas que seu endereo eletrnico comece com a sigla https.

- Proteja seus dados pessoais: evite acrescentar informaes nos formulrios que no tenham utilidade prtica para a concretizao do negcio. Tenha o mximo de cuidado com a sua senha!

- Escolha uma senha segura: evite senhas bvias (como datas de aniversrio, nome, telefone, seqncia de letras ou nmeros, etc), aconselha-se escolher uma senha entre 6-12 caracteres, alternando letras minsculas, letras maisculas e nmeros de forma aleatria.

- Verifique as caractersticas do produto: analise bem a descrio do produto, faa comparaes, certifique-se de que o produto se encaixa em sua necessidade ou interesse.

- Verifique as polticas da loja quanto a entrega, formas de pagamento, garantia do produto e condies de troca.

- Verifique o preo e a incidncia ou no de tarifas para envio: o custo da remessa na maioria das vezes no est divulgado no anncio, por isso, verifique o valor do frete.

- Mantenha registro de tudo: guarde todas as informaes e e-mails relacionados compra; imprima o anncio, as telas de compra e toda a comunicao trocada com a loja.

No se esquea de que o Cdigo de Defesa do Consumidor obriga o fornecedor a cumprir com as ofertas veiculadas, independentemente de ser virtual ou no!

- Muita ateno aos e-mails que recebe: tome cuidado em abrir anexos ou clicar em links de e-mails recebidos, pois podem conter vrus ou buscam capturar dados. Sempre bom clicar no link contido no e-mail para verificar se a pgina da internet segura.

Se voc se considera um e-consumidor ou quer se tornar um, vale a pena ler a integra desta Cartilha disponvel no site www.camara-e.net/e-consumidor.

Tome os devidos cuidados e faa boas compras online!

A vez da Qualidade por Maria Lia A. V. Cunha / Friedrich Reuss

Atualizaes das Normas segundo a ISSO

De tempos em tempos ocorre uma atualizao das Normas para fins de adequao s novas necessidades do mercado, e para a atualizao dos sistemas de gesto evoluo da legislao ou s novas formas de gerenciamento. Desta forma, a norma ISO 9001:2000 serviu para desburocratizar os sistemas da norma anterior, criar projees na forma de objetivos e metas para que os sistemas melhorem continuamente a qualidade dos produtos, dos processos, adequando- os continuamente satisfao dos clientes.

O prazo formal de quatro anos para as revises parece ser muito curto e ento se recorre a uma certa flexibilidade. A norma ISO 9001:2000 apresenta-se bem alinhada com os atuais princpios de administrao, podendo-se prever que no haver necessidade urgente de qualquer alterao. A norma ISSO 14001:1996, por sua vez, sofreu uma reviso recente, emitida no incio deste ano, tornando-se a Norma ISO 14001:2004. No houve modificaes importantes: as principais foram para deixar os textos mais claros e melhor definidos.

Analisando-se as alteraes chega se aos seguintes comentrios:

1. Foi introduzida a necessidade de determinar o escopo da certificao, ou seja, determinar a sua abrangncia e com isso tornou-se possvel restringi-la a algumas partes de uma organizao

2. A poltica ambiental deve estar divulgada a todos aqueles que trabalham para e em nome da organizao. Com esta medida so includos no sistema de gesto todos os terceirizados. uma necessidade atual que todos os terceiros estejam alinhados com a organizao.

3. A documentao de levantamento e avaliao dos aspectos ambientais deve estar formalizada em documento, assim como devem estar disponveis e documentados os requisitos legais e voluntrios aplicveis. Trata-se do levantamento de questes ligadas s interferncias no meio ambiente.

4. Os quesitos de objetivos e metas e de programa de gesto ambiental foram reunidos num nico tpico e foi estabelecida a exigncia de objetivos mensurveis. Trata se de quesitos a serem melhorados ou estabelecidos perante limites legais.

5. A outra alterao visa envolver aquelas pessoas que realizam operaes que tenham potencial de causar impactos ambientais mais fortemente no sistema: devem ser identificadas, para que sejam devidamente orientadas, treinadas e conscientizadas.

Esta orientao serve tanto para as pessoas da prpria empresa como para pessoas pertencentes s empresas que esto fornecendo servios para a empresa certificada. A questo tambm se estende a todas aquelas empresas fornecedoras de servios que possam impactar o meio ambiente, exigindo dos subcontratados/fornecedores que tenham os registros das habilidades necessrias ou os treinamentos adequados para as respectivas tarefas e responsabilidades.

6. Caso a empresa tenha definida a comunicao dos seus aspectos ambientais necessrio que seja estabelecido formalmente um mtodo de sua implantao.

7. Est mais clara a necessidade de que a organizao avalie internamente e com alguma freqncia a conformidade legal para fazer uma verificao se todas as exigncias legais so conhecidas na organizao, se so conhecidas pelas partes interessadas e se esto sendo aplicadas adequadamente.

Caso alguma legislao determine limites para as variveis (por exemplo: a concentrao da emisso atmosfrica), devem ser realizadas medies contnuas ou peridicas, conforme a determinao especfica que pode estar contida na licena de instalao ou de operao, ou ento exigida por outro mtodo pela legislao ambiental.

8. Em ltimo lugar foi estabelecido um contedo mnimo para a pauta da reunio de anlise crtica pela direo, a fim de garantir que efetivamente todos os assuntos de importncia ambiental estejam sendo trazidos para a alta direo da organizao e que sobre estes haja as deliberaes adequadas sobre a evoluo do histrico e que sejam traadas metas e objetivos para o perodo seguinte. Por meio destes adendos o texto da norma fica mais claro, objetivo e d maior segurana operacional.

Denise Steiner
Temas Dermatolgicos por Denise Steiner

Maioria da Populao no se Protege do Sol

Quase 70% dos brasileiros se expem ao sol sem proteo e vivem sob a ameaa da radiao ultravioleta. Os dados so da Sociedade Brasileira de Dermatologia e reafirmam a necessidade de se intensificar as campanhas de esclarecimento e preveno. A maior preocupao com o cncer de pele. O Instituto Nacional do Cncer, INCA, prev o surgimento de 118 mil novos casos da doena s este ano.

Durante a Campanha Nacional de Preveno ao Cncer de Pele, realizada em dezembro de 2004, mais de 33 mil pessoas foram atendidas em todo o Brasil e quase 3 mil tinham cncer de pele, ou seja, 8,4% de todo o atendimento. Os nmeros da campanha so ainda mais alarmantes na populao masculina. Entre os quase 13,5 mil homens atendidos, 77% no usam proteo (contra 64,3% das mulheres) e 10,6% deles apresentaram algum tipo de cncer de pele (nas mulheres, a taxa ficou em 7%). As pessoas de pele negra tambm demonstraram no se cuidar: 80,3% dos 2,2 mil negros que participaram da campanha revelaram no utilizar nenhuma proteo contra o sol e 1,5% apresentou algum tipo de cncer de pele.

A regio Sul teve o maior percentual de casos detectados, com 9,8%, em seguida veio a Regio Sudeste (8,6%), Centro-Oeste (8,3%), Norte (7,7%) e Nordeste (6,7%). Em relao aos estados, Santa Catarina ficou com o maior percentual: 13,5% dos atendidos apresentaram cncer de pele. Em seguida, a Paraba (11,6%) e o Distrito Federal (11,4%). O Estado com menor percentual de casos foi a Bahia, com 4,9%.

O tipo de cncer de pele mais comum detectado durante a campanha foi o carcinoma basocelular: 6,3% dos diagnsticos realizados. Este cncer mais freqente a partir dos 40 anos, em pessoas de pele clara e no causa metstase. J o carcinoma espinocelular, que representou 1,3% dos diagnsticos, pode provocar metstase e est relacionado exposio ao sol e a substncias qumicas, como arsnio e alcatro, alm de alteraes no sistema imunolgico. Tanto o carcinoma basocelular quanto o espinocelular tm chances de cura maior que 95% se detectados e tratados precocemente.

O tipo mais perigoso, porm, o melanoma, encontrado em 0,5% das pessoas atendidas no ano passado. Com alto poder de metstase, pode levar morte se no for diagnosticado e tratado a tempo. A incidncia de melanoma triplicou entre brancos entre 1980 e 2003. Apesar de tambm estar relacionado hereditariedade, o melanoma causado principalmente pela exposio inadequada ao sol. De acordo com as estimativas do Inca, dos quase 119 mil novos casos previstos para 2005 no Brasil, quase 6 mil sero de melanoma e os demais 113 mil de outros tipos de cncer de pele. O dermatologista pode diagnosticar precisamente um cncer de pele, mas a populao deve fazer com freqncia o auto-exame. preciso ficar atento a feridas que no cicatrizam, crescem, coam ou sangram, mudanas bruscas em manchas na pele e pintas com muitas cores e formato irregular.

A proteo da pele fundamental na preveno do cncer. recomendado, o uso de chapus, camisetas e protetores solares durante a exposio ao sol, o ano todo. Alm disso, deve-se evitar a exposio entre 10 e 16h. Na praia, as barracas devem ser de algodo ou lona, que absorvem 50% da radiao ultravioleta (as barracas de nilon formam uma barreira pouco confivel: 95% dos raios UV ultrapassam o material). O filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposio e reaplicado a cada duas horas aps entrada na gua ou transpirao excessiva. O Fator de Proteo Solar (FPS) deve ser no mnimo 15, para todos os tipos de pele. Crianas de at seis meses no devem ser expostas diretamente ao sol e as que tm mais de seis meses devem evitar o horrio entre 10 e 16h e, mesmo assim, utilizar roupa, chapus e bons, sombrinhas e filtros solares.

Valcinir Bedin
Tricologia por Valcinir Bedin

Tricologia Sensorial

As tcnicas de avaliao sensorial para cosmticos e perfumes so amplamente conhecidas. Infelizmente, na rea capilar ainda no temos padronizao de todos os testes sensoriais que gostaramos de ter, cabendo aos tcnicos e aos cientistas que atuam neste setor a responsabilidade de criar, testar, aprimorar, padronizar e validar estes instrumentos que s melhoraro nossa prtica.

Os cabelos tm caractersticas especficas que podem ser avaliadas de maneira sensorial. A penteabilidade, o brilho, a definio so apenas algumas destas caractersticas, que tm na anlise sensorial um dado a mais.

Quando sou perguntado por algum cliente qual o shampoo ou condicionador ideal, costumo responder em tom de brincadeira: use aquele que voc sente que deixa seus cabelos com melhor aspecto!

Parece que estou fugindo da resposta correta, mas me parece que esta a mais honesta delas. Cada pessoa tem uma resposta diferente para o mesmo produto. Claro que temos os dados estatsticos, e estes so fundamentais.

Elaboramos recentemente um questionrio de quase 100 perguntas que tem a funo de definir alguns dados sensoriais sobre cabelos, cosmticos capilares e queda. Temos aplicado com rotina em nossos servios, para atingir um nmero considervel de respostas e validado (nossa meta de obter, pelo menos, 1.000 questionrios respondidos).

No nosso meio, Dra. Mirella Brito Moraes, mdica especialista em medicina esttica e tricologia, elaborou um questionrio sobre queda de cabelos e qualidade de vida, que se tornou sua monografia de titulao. Este questionrio, aparentemente subjetivo, pode comprovar objetivamente e estatisticamente o quanto o fato queda de cabelos pode interferir na qualidade de vida do individuo.

Os testes de meia cabea, para avaliar produtos e aparelhos tambm so bastante teis. Seguindo uma padronizao o pesquisador aplica ou pede para o voluntrio aplicar o produto ou o aparelho (um secador com algum novo dispositivo, como um emissor de ons negativos, por exemplo) em apenas metade da cabea. Na outra metade um outro produto ou aparelho similar sem o dispositivo aplicado. Logo aps procede-se o inqurito que deve constar de perguntas simples, mas que no sejam tendenciosas e nem induzam a uma resposta especfica. No caso do emissor de ons, podemos
perguntar simplesmente que lado foi mais fcil de pentear, ou qual lado tinha mais brilho aps o uso.

Outro exemplo o uso de instrumentos para modelagem dos cabelos, como chapinhas ou congneres. Alm dos dados tcnicos dos aparelhos, aplicamos um questionrio de satisfao com o efeito final do produto.

Neste testes costumeiramente se atribui valores s alternativas e o resultado final a somatria de todas as respostas.

Com isso ficamos sabendo qual a verdadeira sensao sobre o produto, podendo assim orientar a sua fabricao ou o projeto de marketing.

Boas Prticas por Tereza F. S. Rebello

O Caador de Bactrias

Iniciamos a presente coluna mencionando, mais uma vez, a importncia da microbiologia nas BPF e C. Como j tivemos oportunidade de comentar, suas normas de procedimentos tiveram origem a partir de problemas vivenciados pela indstria farmacutica na dcada de 60. Anos mais tarde, foi publicado um caso de infeco hospitalar causado pelo uso de loo para mos contaminada por microrganismos.

Ao ministrarmos nosso curso de microbiologia para os profissionais da indstria de cosmticos e tambm em palestras proferidas a operadores, embaladores, almoxarifes etc., vrias vezes tivemos oportunidade de citar as principais fontes de contaminao, e que, portanto, a esses profissionais cabia a tarefa de elimin-las ou, pelo menos, minimiz-las.

E, uma dessas fontes, no levada muito a srio pelos profissionais que atuam na rea, se refere ao habitat dos microrganismos. Paradoxalmente resposta que ouvamos, durante a preleo, para nossa pergunta: Onde vivem os microrganismos?. A resposta dos operadores era sempre dada de imediato: em todos os lugares, como no ar, gua, sobre ns, dentro de ns.

Concluamos, assim, que os principais responsveis pela qualidade dos produtos sabiam muito bem como atacar os agentes contaminantes. No entanto, a nossa dvida era se esse conhecimento seria suficiente para a obteno de produtos dentro dos limites estabelecidos pela vigilncia sanitria. Tudo indicava que no, pois, no raro, produtos ainda so rejeitados por problemas microbiolgicos.

Acontece que alguns manipuladores de matrias-primas e operadores no acreditam que, na prtica, aqueles conhecimentos adquiridos durante os cursos funcionem efetivamente, essa a razo de equipamentos no limpos adequadamente, por exemplo. Sabemos que uma limpeza inadequada resulta em uma sanitizao fora dos padres exigidos. Apesar de apresentarmos provas durante as palestras de conscientizao, a respeito da existncia dos microrganismos atravs da semeadura em placas de amostras colhidas de cabelos, mos, ar ambiente etc., aparentemente, os resultados, que no incio apareciam como surpreendentes para eles, eram rapidamente esquecidos durante as operaes de fabricao.

Este fato, no entanto, no to estranho como parece, pois, freqentemente, vemos profissionais da rea de sade, como mdicos e enfermeiros, vestidos com jalecos de trabalho circulando em metrs, nibus, supermercados etc., aps ou antes de atender pacientes, muitas vezes portadores de doenas infecciosas.

Mas, felizmente, temos veculos de comunicao como a televiso - e o que apresentado na telinha parece gozar de mais credibilidade. Um bom exemplo o quadro do programa Fantstico denominado O Caador de Bactrias. Nesse quadro, o microbiologista, armado com coletores apropriados, colhe amostras nos corre-mos e barras de apoio de nibus e de reas diversas. Os resultados sempre surpreendem os telespectadores pela quantidade de microrganismos encontrados.

No mesmo programa divulgada a identificao de certas espcies de microrganismos, como foi o caso do Staphyloccus aureus, que pode ser encontrado em nossa pele e mesmo no ambiente de trabalho. Alis, a flora encontrada em ambientes, mesmo aqueles considerados limpos, bem ampla: fungos, Staphylococcus epidermitis, difterides etc. Portanto, uma das fontes de contaminao a ser considerada exatamente a ambiental, muito fcil de ser avaliada. Basta distribuir placas contendo meios de cultura apropriados por pontos estratgicos. O tempo considerado na exposio dessas placas deve variar em funo da populao microbiana esperada: em ambientes sujos, desorganizados, com grande movimentao de pessoas, o tempo de exposio ser mnimo, por exemplo, de quinze minutos. exatamente em funo dessa fonte de contaminao que embalagens contendo matrias-primas e equipamentos com produtos devem permanecer tampadas quando no esto em uso.

Percebemos, assim, a grande contribuio da televiso, como no quadro o Caador de Bactrias, na medida que auxilia na conscientizao da populao para ter bons ou melhores hbitos de higiene pessoal e colaborando, dessa forma, com profissionais da Qualidade.

No s os profissionais que atuam na indstria de cosmticos tm obrigao com as BPF e C, mas todos aqueles que atuam nas demais atividades englobadas pela Lei n 6.360/76.

Antonio Celso da Silva
Embalagens por Antonio Celso da Silva

Vidro: Embalagem Nobre pouco Utilizada

Com a maior oferta de embalagens plsticas, o setor cosmtico tem deixado de lado as embalagens de vidro, principalmente para uso nos cremes faciais. lgico que alm da maior oferta de plstico, conta-se tambm com a vantagem do preo e a maior variedade de formatos disponveis no mercado. Mas hoje o vidro comea a ser uma embalagem acessvel, mesmo para as pequenas empresas ou pequenos projetos.

O vidro possui inmeros diferenciais e vantagens competitivas: enobrece o produto, transparente o que valoriza o contedo -, no tem problema de incompatibilidade com essa ou aquela matria-prima, o risco de contaminao quase zero. Pode ser fosco, colorido, pintado, receber gravao em silk screen e at rtulo.

As mais famosas marcas de cosmticos multinacionais ou mesmo as grandes marcas nacionais utilizam o vidro nos seus potinhos de cremes e se destacam pelo diferencial de beleza e nobreza.

At pouco tempo, eram poucas as empresas que fabricavam essas embalagens no Brasil. Hoje, a opo dos importados com estoque local est mudando o panorama. Quem visitou a FCE-Cosmetique (exposio de matrias- primas e embalagens) ou a Luxe Pack, pde comprovar essa tendncia nos estandes de empresas brasileiras e estrangeiras. Alm das diversas opes de importados, possvel fazer um molde exclusivo em empresas nacionais, sem pagar um preo proibitivo, por isso convm lembrar esse fato que muitos no sabem.

O resultado que, alm do aspecto nobre do produto, este pode ganhar o diferencial do formato exclusivo, que at pode ser patenteado.

Estamos falando do uso do vidro para embalagens de cremes, porm, um outro diferencial que at pouco tempo era privilgio dos produtos importados comea a ganhar terreno no mercado brasileiro. a opo do vidro pintado para perfumes. As empresas nacionais fabricantes de vidro oferecem a opo do vidro colorido e at mesmo pintado, porm, a quantidade mnima de compra pode inviabilizar o projeto.

Hoje j possvel comprar um vidro flint (transparente) de fabricantes locais, ou mesmo importados, e mandar pintar. J temos empresas de plsticos se especializando em pintura de vidros e com opo de pequenas quantidades de compra. Existe grande variedade de cores, a possibilidade do dgrad, da pintura total ou parcial do frasco, na qual pode-se obter efeitos muito interessantes, com a pintura apenas do fundo ou de uma lateral.

notrio o crescimento de ofertas de vidros, seja flint, colorido (lembrar que nesse caso a matria-prima colorida, sendo o mbar a cor mais comum), pintado ou foscado, o resultado da concorrncia aberta pelas vrias empresas multinacionais que chegaram no Brasil. Estas constataram essa carncia no mercado, mais e principalmente, constataram a baixa qualidade do produto brasileiro, com raras excees.

A qualidade dos potes e frascos da indstria brasileira precisa melhorar muito para enfrentar a concorrncia dos importados, que no param de desembarcar no pas, com opes que encantam nossos olhos e comeam a encantar tambm os nossos bolsos.

Sempre digo que temos os melhores produtos, se comparados com pases de ponta, mas ainda no temos uma roupa bonita para vesti-los. Os fornecedores de embalagem de vidro comeam a mudar essa histria, seja com opes locais ou importadas. Com isso vamos poder comparar nossos potes de cremes e nossos frascos de perfumes com as grandes marcas internacionais, sem nenhum receio.

Ainda temos um longo caminho a percorrer no mundo das embalagens para cosmticos, mas j estamos nele.

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