19 de Outubro de 2018

Cosmecêuticos/Naturais/Metodologia de Testes

Edicao Atual - Cosmecêuticos/Naturais/Metodologia de Testes

Editorial

O que é isso, companheiro?

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei de criação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, que possibilita ao microempreendedor tomar dinheiro emprestado a juros menores e eleva de R$ 1 mil para R$ 5 mil o limite máximo de concessão de empréstimos para pessoas com renda bruta, comprovada, abaixo dos R$ 60 mil anuais.

 

No entanto, é difícil comentar essa sanção sem voltar a mencionar o já virou notícia de ontem – mas que ainda vale a reflexão. Somos comodistas, incapazes de “levantar o traseiro da cadeira” para encontrar bancos que nos cobrem taxas menores, disse o presidente.

 

Cada um de nós sabe que o brasileiro é capaz de tirar o traseiro da cadeira para muitas coisas – como os empresários do Setor Cosmético, que têm de conviver com o peso da elevada carga tributária, enquanto driblam o crescimento da informalidade. Tiram o traseiro da cadeira para levar os cosméticos brasileiros ao exterior - a participação brasileira na Cosmoprof Bolonha gerou cerca de US$ 26,9 milhões em perspectivas de negócios para os próximos meses - e para alcançar o melhor desempenho dos últimos seis anos no mercado de venda direta, que movimentou R$ 10,4 bilhões em 2004, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). Isso para falar em notícia recente.

 

Como o Presidente, um líder cuja trajetória dispensa comentários, pode afirmar que somos mesmo um bando preguiçosos?

 

Enquanto não encontramos a resposta, continuaremos trabalhando e pagando impostos...

 

Esta edição de Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) traz artigos técnicos sobre cosmecêuticos, uso de produtos naturais com destaque para o açúcar, além de metodologia de testes para avaliar a penetração cutânea na ordem de ppb. Esta edição encarta o Programa Oficial do 19o Congresso Brasileiro de Cosmetologia e publica o abstract de todos os trabalhos que serão apresentados.

 

Boa leitura!

Hamilton dos Santos

Editor

Em Busca da Conexão Cosmecêutica - Zoe Diana Draelos, M.D. Dermatology Consulting Services, High Point, North Carolina, Estados Unidos

Os produtos cosmecêuticos têm numerosos mecanismos de ação, afetando a comunicação celular, receptores, função de barreira, exfoliação, inflamação, oxidação, pigmentação e fotoproteção. Trabalhando em conjunto, o dermatologista e o químico formulador podem encontrar os meios e os ativos para reduzir o envelhecimento da pele.

Los productos cosmecéuticos tienen numerables mecanismos de acción, afectando comunicación celular, receptores, función de barrera, esfoliación, inflamación, oxidación, pigmentación y fotoprotectión. Trabajando juntos, El dermatólogo y el químico formulador puden encontrar los medios y los activos para reducir el enviejecimiento de La piel.

Cosmeceuticals have numerous mechanism of action, affecting cellular communication, receptors, barrier function, exfoliation, inflammation, oxidation, pigmentation and photoprotection. Working together, the dermatologist and the cosmetic chemist can find the pathways and the actives to reduce skin anging.

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Breve Histórico do Tratamento de Pele com Aloe - Ken Jones Aloecorp, Inc. Lacey, Washington, Estados Unidos

Aloe tem propriedades terapêuticas na pele e em qualquer parte do corpo, mesmo do sistema imune, como se tem sido demonstrado por pesquisas científicas publicadas nos últimos 30 anos.

Aloe tiene propiedadesterapéuticas en la piel e en cualquier parte Del cuerpo, mismo Del sistema inmune, como se tiene demuestrado por investigaciones publicadas en los últimos 30 años.

Aloe has therapeuticproperties in the skin and elsewhere in the body extending even to the imune system, as has been demonstrated by scientific research published within the last 30 years.

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Métodos Para Medir Penetração Cutânea da Ordem de PPB - Jurij J. Hostynek, H.I. Maibach University of California School of Medicine, Los Angeles, CA, Estados Unidos

Os desenvolvimentos de técnicas microanaliticas permitem a detecção de número de metais na ordem de ppm e ppb, e estas aliadas a outras técnicas permitem a diferenciação entre as quantidades de elementos exógenos absorvidos através da pele daqueles ingeridos na dieta.

El desajollo de técnicas microanaliticas permiten la detección de metales en la ordem de ppm y ppb, e esas juntas com otras tecnicas permiten la diferenciación entre las cantidades de elementos exógenos absorvidos atraves de La piel de otros ingerido em la dieta.

The developments in the microanalytical techniques allow detection of a number of metals to levels of ppm or ppb, and these tecnhoques joined to others allow to differentiate between the amount of exogenous element absorbed throught the skin and the amount consumed through diet.

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Açúcar: Um Material Natural Subestimado - Barbara E. Brockway, PhD Optima Chemicals Ltd., Uxbridge, Reino Unido

O açúcar pode ser útil para formular produtos livres de preservantes e mantém a estabilidade da formulação durante os ciclos de aquecimento- resfriamento. Os formuladores estão começando a reconhecer o açúcar como um ingrediente ativo, cujos derivados possuem novos usos na indústria de cuidado pessoal.

El azucar puede ser UTI para formular productos libres de conservadores y mantiene la estabilidade de la formulación durante los ciclos de calentamentoenfriamento. Los formuladores empiezan a reconecer el azucar como un ingrediente activo cuyos derivados tienen nuevos usos en La indústria de cuidado personal.

Sugar can be useful to formulate preservativefree products and to maintain the stability of formulations during freeze-thaw cycles. Formulators are beginning to recognize sugar as an active ingredient whose derivatives offer new
uses in the personal care industry.

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Análise Global da Legislação dos Produtos Cosmecêuticos - David Steinberg Steinberg & Associates, Plainsboro, NH, Estados Unidos

Neste artigo, o autor faz uma comparação entre as legislações dos Estados Unidos, Europa e Japão quanto ao tratamento dado aos produtos cosmecêutico, comentando e apontando as diferenças existentes.

En este articulo, el autor hace una comparación entre las legislaciones de Estados Unidos, Unión Européa y Japón cuanto al tratamiento que hacen a los productos cosmecéuticos, com comentarios y apuntando las diferencias que existen.

In this article, the author presents a comparison among the inforce cosmeceutical regulations in the United States, Eurepean Union and Japan, making comments and pointing up the differences.

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Fabricando Microalgas para Produtos de Cuidados com a Pele - Patrick Stolz, Barbara Obermayer Pentapharm Ltd., Basiléia, Suíça

São descritos métodos biotecnológicos para a fabricação de microalgas livres de contaminantes com benefícios potenciais para o cuidado da pele, tais como: síntese de colágeno e redução do estresse oxidante intracelular.

Son descriptos métodos biotecnologicos para La fabricación de microalgas libres de contaminantes com beneficios potenciales para el cuidado de La piel, tales como: sintense de colageno y reducción del estresse oxidadante intracelular.

Biotechnology methods are described for manufacturing of contaminant-free microalgae with potential skin care benefits, such as collagen synthesis and reduction of intracellular oxidative stress.

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Cravo-da-Índia: Mais que um Simples Condimento - Sílvia Carine Furtado Guimarães e Simone Santos Bezerra Universidade Católica de Pernambuco

O cravo-da índia, Eugenia caryophylata Thunb, teve grande importância no passado, sendo sua utilização comercial bastante difundida no presente. Devido à presença do eugenol, o óleo essencial desta planta possui diversas aplicações em saúde, beleza e culinária.

El clavo tenía gran importancia en El pasado, siendo muy utilizado en el presente. Debido a la presencia del eugenol, el aceite essencial de la Eugenia caryophylata Thunb tiene diversas aplicaciones em salud, belleza y culinaria.

The clove had great importance in the past, being intensively utilized in the present. Due to the presence of eugenol, the essencial oil of Eugenia caryophylata Thunb is known to comprise many applications in health, beauty and culinary.

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Cristiane M Santos
Direito do Consumidor por Cristiane M Santos

A Influência do CDC no Marketing de Relacionamento

Na década de 1990, com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor, as empresas brasileiras começaram a instalar suas “centrais de atendimento ao cliente”, inicialmente para se defender contra o “ataque” de seus consumidores.

Segundo o Ministro da Justiça da época, Renan Calheiros, o CDC definia uma nova ordem de proteção dos direitos sociais, ao reforçar a questão da cidadania e reconhecer a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.

Sendo assim, num primeiro momento, o CDC estava apenas ao lado da parte considerada a mais fraca: a dos consumidores!

Como conseqüência da nova imposição legal – por mera obrigação de se cumprir a Lei – os SACs foram rapidamente instalados e compostos por profissionais que, em geral, não tinham qualquer tipo de habilidade para aquela função – experiência de fato ninguém tinha, pois se tratava de uma atividade nova para a maior parte das empresas (a título de curiosidade, a Rhodia e a Nestlé foram algumas das poucas empresas que implantaram este tipo de canal de relacionamento anteriormente à promulgação do CDC). Pois bem, estes profissionais despreparados eram responsáveis por atender e tentar solucionar os problemas dos consumidores e é claro que diante deste contexto – pela total falta de conhecimento e experiência sobre este segmento de fidelização - não se chegava a rápidas e eficientes soluções!!!

Mas como quase tudo na vida depende um processo de maturação, tanto os consumidores quanto os fornecedores do mercado de consumo amadureceram e estão evoluindo a cada dia.

Hoje as “centrais de relacionamento” devem fazer muito mais do que apenas “cumprir a Lei”. Desenvolveu-se uma cultura de atendimento visando uma maior lucratividade da empresa, e para isso busca-se cada vez mais a fidelização do cliente.

E buscar a fidelidade de um consumidor neste mercado competitivo é uma tarefa extremamente árdua ou será que é mais simples do que se pensa?

Já constatamos que para os consumidores conscientes de hoje mais importante que o preço é o bom atendimento.

Para ser “fiel”, o consumidor quer se sentir importante. E o primeiro passo para fazê-lo se sentir importante é saber individualizá-lo.

Daí a importância das informações obtidas nas “centrais de relacionamento”. Estas informações são tão valiosas que podem fazer com que o consumidor “individualizado” passe a consumir mais e até mesmo se tornar fiel àquela empresa.

“95% dos clientes que classificam os serviços de uma empresa como excelente, permanecem absolutamente fiéis, contra 60% dos que os classificam como bons, apenas.” (Stanley A Brown, Customer Relantionship Management: a strategic imperative in the world of ebusiness)

Logo, constata-se que vale a pena estruturar e divulgar as “centrais de relacionamento” para se estimular o relacionamento com os consumidores.

E mais uma vez constata-se que o CDC não é apenas um instrumento de defesa do consumidor.

Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

Reunião Extraordinária

No final de março foi realizada em Buenos Aires, reunião extraordinária do Mercosul para avaliar o progresso do Reconhecimento Mútuo entre os Estados- Parte. Embora coubesse ao Paraguai sediar a reunião, esta foi realizada na Argentina.

Para o tópico Reconhecimento Mútuo foram abordados os seguintes pontos:

- Comunicação de Exportação

- Comunicação do Representante MERCOSUL

- Nivelamento para a operação da forma de comunicação entre Estados- Parte

- Aplicabilidade do sistema brasileiro In Focus no MERCOSUL

Quanto à Habilitação foi sugerida a substituição por um comunicado de comercialização pelo Titular do Produto Cosmético de grau I - a ser denominada “Comunicação de Comercialização de Produto Cosmético no Mercosul” – no caso de fabricação própria. Quando se tratar de Terceirização de Fabricação, Controle de Qualidade, Depósito (Armazenagem) ficou clara a necessidade de legalizar as instalações em concordância com a legislação competente do Estado- Parte

A delegação brasileira informou a existência de Consulta Pública quanto à Terceirização a qual, ao seu término, será avaliada e implementada.

Quanto à Classificação de produtos novamente foram abordados os tópicos:

- Definição

- Tipo de Produto Cosmético

- Apresentação Forma Cosmética

- Código de barras (foram mencionados casos de unicidade de código globalizado e de empresas que, devido à particularidade do sistema de venda e distribuição – venda direta - não utilizam o mencionado código).

Quanto a este último tópico, cada Estado-Parte se prontificou a avaliar e estudar. No caso do Brasil, consultar a EAN quanto à possibilidade de usar o número em registro, notificação, admissão etc.

A delegação brasileira fez uma apresentação sobre o processo de peticionamento eletrônico e a interação com o comunicado de exportação-importação.

A delegação argentina posicionou que o prazo para verificar a aplicabilidade será de três a quatro meses.

A delegação brasileira se prontificou a disponibilizar o programa.

Outro ponto discutido foi o da cobrança de taxas para serviços de vigilância sanitária, fato que sofreria impacto pelo Reconhecimento Mútuo. A delegação do Paraguai comunicou que naquele país todo e qualquer serviço de Vigilância Sanitária é pago.

Estes tópicos ficaram para ser discutidos na próxima Reunião Ordinária com base na documentação fornecida pelo Brasil.

O assunto “Representante Mercosul” foi abordado, porém a decisão final ficou para época posterior, assim como a definição se a notificação Importação/Exportação seria única ou individualizada, caso-a-caso.

Feita abordagem quanto à troca ou substituição do Representante Mercosul e da respectiva responsabilidade.
Sugerida a hipótese da responsabilidade continuar, por determinado período, com o responsável substituído (ao menos para produtos já colocados no mercado).

Ficou esclarecido que a responsabilidade total sobre o produto é do importador, seja ele ou não o Representante Mercosul.

Deverá ser estabelecido documento que relacione de forma clara as responsabilidades do Representante Mercosul. Ficou claro também que o Titular do Produto é o único que pode nomear o Representante Mercosul.

Quanto à aplicabilidade das normas de GMP para o Reconhecimento Mútuo foi comentado pela delegação argentina que o seu não cumprimento deveria implicar no fim das atividades do estabelecimento

Como se pode concluir pelo que foi apresentado e discutido nessa reunião, ainda é muito complexo o processo de implantação do Reconhecimento Mútuo desejado pelos Estados-Parte, que visam incrementar as exportações.

Embora o consenso seja extremamente difícil de ser atingido, como temos afirmado em várias oportunidades, para os mais ansiosos isso pode significar uma grande frustração.

A vez da Qualidade por Maria Lia A. V. Cunha / Friedrich Reuss

As Restrições e os Sistemas Integrados de Gestão

Não é raro se ouvir falar que os sistemas de gestão engessam as empresas. Se analisarmos com cuidado, veremos que as empresas estão repletas de restrições e que se não forem tratadas adequadamente, irão se transformar em problemas.

As restrições se encontram em cada área e processo de atuação: seja na qualidade de seus produtos – estabelecida pelas especificações dos clientes -, nos processos de produção - para garantir a qualidade, a segurança, o cuidado com o meio ambiente -, nos processos de armazenamento, no atendimento aos clientes, no atendimento aos diversos preceitos legais - de ordem financeira, de classificação de produtos para fins de IPI e ICMS -, nas áreas ambientais, de saúde e segurança, impostos diversos, no respeito às pessoas, principalmente no tocante aos aspectos da discriminação, da qualificação de seus clientes quanto à fidelidade de compra e de pagamento, e muitos outros.

Os programas de gestão oficiais, as normas ISO 9001 e ISO 14001 tratam dos aspectos da qualidade empresarial e da qualidade ambiental. As duas normas que ainda não foram oficializadas pela ISO, OHSAS 19001 e AS 8000, cuidam dos aspectos de saúde e segurança operacional e da parte social.

A norma ISO 9001 não abrange só especificamente a gestão econômico-financeira, mas com seus princípios de gestão (gerenciamento), suas ferramentas podem ser usadas com grande sucesso em todas as necessidades de controle das restrições. A norma ISO 14001 e a OHSAS iniciam o seu processo de gerenciamento por meio da identificação das restrições em suas áreas de atuação, os aspectos ambientais num caso, e os riscos e perigos no caso da OHSAS.

A partir deste levantamento estes aspectos e riscos são valorizados para a identificação das prioridades, para que então sejam tomadas as ações para os respectivos controles e a atenuação de seus efeitos por meio de programa de gerenciamento, investimentos, programas de sugestão, entre outros. O mesmo sistema pode ser usado para identificar restrições nas outras áreas de atuação, na área financeira, no estudo da cobertura de seguros e em todos os outros casos.

É pela falta de uma varrição completa das restrições existentes que surgem as situações não controladas: multas, acidentes, devoluções e as inevitáveis soluções de última hora, cujo custo nem sempre é suportável.

Naqueles casos em que foram levantadas todas as restrições numa forma unificada e criado um calendário global de atendimento, todos os aspectos estarão sob controle: as licenças são renovadas com antecedência e na forma correta, os novos preceitos legais já serão identificados na sua fase embrionária no Congresso, permitindo a antecipação de ações de proteção.

Um calendário deste tipo também facilita a interação das atividades que dependem de diversas áreas como, por exemplo, o planejamento anual, que iniciado em marketing e vendas transita por toda a organização para que o conjunto de atividades seja devidamente considerado e organizado, com a finalidade, inclusive, de criar os orçamentos globais e setoriais que guiarão a evolução da organização ao longo do período.

Um calendário de obrigações com completo levantamento das restrições e sua constante avaliação se torna ferramenta básica para o gerenciamento de toda a empresa, permitindo que cada pessoa, na sua área, cuide de todos os aspectos sob sua responsabilidade: qualidade de produtos, rentabilidade, qualidade ambiental, responsabilidade social interna e externa, programas de manutenção fabril, programas de treinamento e desenvolvimento pessoal, responsabilidades sociais, gerenciamento dos conflitos, enfim, toda a gama de responsabilidades usualmente presente em cada cargo.

Um programa de gestão completo na forma descrita pode ser expandido com base no aprendizado obtido durante o processo de implantação das Normas ISO 9001 e 14001. Isto não é engessamento, é fazer com que cada um identifique e defina as suas restrições e as trate com precisão e disciplina.

Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Avanços do Laser nos Tratamentos Dermatológicos

Com o advento do laser nos tratamentos dermatológicos, uma nova luz no fim do túnel surgiu para aquelas pessoas que buscavam alternativas mais precisas e rápidas para eliminar diferentes lesões de pele.

Antes de falarmos das diversas aplicações do laser, vale mencionar o significado da palavra que define bem a sua ação: Light, Amplification by the Stimulated Emission of Radiation, ou seja, trata-se de uma luz estimulada por emissão de radiação.

A grande característica do laser, que o diferencia de outros aparelhos para tratamentos de pele, é que este tem a possibilidade de ser específico. Até então, os outros aparelhos utilizados nos tratamentos dermatológicos (bisturí elétrico, gelo seco ou ácidos) queimavam a lesão – manchas, verrugas etc - de forma não específica, pois atingiam a área ao redor dela, queimando também o tecido normal.

Já o laser trabalha através do método denominado fototermólise seletiva, no qual a luz interage especificamente com o tecido de determinada cor, o cromóforo. Pode-se citar como exemplo o caso de hemangiomas (manchas vermelhas que aparecem ao nascimento), no qual o laser procura o pigmento vermelho atingindo somente a lesão, não atingindo a pele vizinha. No caso de manchas escuras, provocadas por melanina, a luz agride o pigmento marrom, provocando menos reação e menor tempo de recuperação.

Com a chegada dos lasers surgiu também uma nova possibilidade de se eliminar os indesejáveis pêlos femininos, que tantos transtornos trazem às mulheres. A ação do laser nesse caso está relacionada com a sua afinidade pela cor escura do pêlo, que é bastante forte na raiz.

É bom lembrar que é mais difícil a depilação definitiva em pacientes de pele morena ou negra. Em contrapartida, quanto mais contraste houver entre a pele (branca) e o pêlo (escuro), melhor será o resultado geral da depilação. Peles muito claras, com pêlos grossos e escuros, apresentam resultados mais satisfatórios com a depilação a laser.

Vale destacar que a depilação a laser não é definitiva com uma única aplicação. Isso ocorre porque não há agressão suficiente à raiz em crescimento e, muitas vezes, esta consegue se regenerar. Assim, em determinada área pode ser necessário número maior de sessões. Em geral, a virilha, axila e pernas precisam de quatro a seis sessões.

A depilação definitiva dos pêlos, a partir do laser, vem respondendo de forma muito melhor, sendo um alento para o tratamento de hirsutismo (aumento de pêlos) na área do buço e queixo e, também, pêlos encravados.

Esse foi, sem dúvida, o grande avanço do laser nos tratamentos dermatológicos: mais especificidade e melhor resolução para aquela lesão que você está querendo tratar, com menor agressão aos tecidos vizinhos e de cicatrização mais fácil e rápida.

Valcinir Bedin
Tricologia por Valcinir Bedin

Cabelos e Metabolismo

Todos temos uma informação a respeito de que o estresse faz os cabelos caírem. É muito comum associarmos um período de longo trabalho com a queda de cabelos. Mas o que tem a ver, realmente, uma coisa com a outra?

Os cabelos são vistos, do ponto de vista fisiológico, como algo não muito importante para o corpo, isto é, uma parte que não é essencial para a vida. Como o corpo assim reconhece os cabelos, toda vez que existe algum fator que promova maior demanda de energia, proteínas, vitaminas ou sais minerais, os cabelos são os que mais sofrem, pois param de receber estes nutrientes, que vão para áreas consideradas mais nobres do nosso organismo.

Quando nos estressamos, o corpo produz uma substância chamada estriol, que serve para nos manter alerta. Este mesmo estriol, que nos faz bem, ocupa um espaço nos folículos pilosos, não permitindo a entrada de outros nutrientes, impedindo os cabelos de terem crescimento normal.

Também pode ocorrer um estresse, de grande intensidade, que interrompa o ciclo de crescimento normal dos cabelos. Em área específica da cabeça ou até mesmo do corpo há uma interrupção brusca no crescimento de cabelos ou pêlos, fazendo com que, em aproximadamente dois a três meses após o evento, os cabelos dessas áreas caiam todos. É a chamada “pelada”, nome popular para uma doença chamada alopecia areata.

Outro problema desencadeado pelo estresse é a dermatite seborréica, conhecida popularmente como caspa. Este processo inflamatório das áreas com pêlos se dá preferencialmente em pessoas propensas ao problema, especialmente quando submetidas a uma situação de tensão. Ocorre descamação excessiva e avermelhamento da área, seguido por prurido (coceira).

É muito comum em couro cabeludo, especialmente de homens, mas pode ocorrer em mulheres e em outras regiões do corpo.

A oleosidade, muito comum nos homens por causa dos hormônios masculinos, também pode ser aumentada pelo estímulo do estresse.

O que fazer?

A resposta mais fácil é a ação mais difícil de ser executada: não fique estressado. Aprenda a relaxar! Todos sabemos como isso é difícil, quase impossível. Mas, enquanto não apreendermos a viver de maneira light, devemos controlar os efeitos adversos do estresse, usando produtos, tópicos ou por via sistêmica, que podem melhorar e controlar esta situação.

Shampoos anticaspa, com princípios ativos diversos, derivados do zinco, cetoconazol, ácido salícilico, estão entre alguns deles. Antioleosidade, como liquor carbono detergens também podem ser adicionados.

Estudos recentes tentam associar a carência de cobre com o aparecimento da canície, que é o embranquecimento dos cabelos e pêlos. Até o momento apenas estudos em centros de pesquisa mostraram esta associação, ainda não disponível no mercado. Portanto, até o momento, a única maneira de se livrar dos cabelos brancos é a tintura (que não faz os cabelos caírem, como muitos pensam).

Hoje o tratamento médico para a queda causada por estresse se dá associando-se medicamentos orais a base de proteínas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais e agentes estimulantes da divisão celular, com produtos tópicos, como o minoxidil, o 17-alfa-estradiol, e estimuladores da vascularização, como o Anastim (Laboratório Ducray).

Boas Práticas por Tereza F. S. Rebello

Produtos Cosméticos podem ser Fracionados?

Sim! Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes podem ser fracionados”. Quando li esta notícia no site da ANVISA logo me lembrei da consulta feita por um empresário, fabricante de embalagens, que desejando diversificar seus negócios, questionou a possibilidade de vender, em lojas de shoppings, shampoos e condicionadores. A venda seria direta ao consumidor, fracionando e embalando os produtos, no exato momento da venda. Esses produtos seriam acondicionados em tubulações transparentes. As diferentes cores dos produtos e a disposição aérea desses tubos dariam uma conotação lúdica ao ambiente.

Esta consulta foi feita há muitos anos. No entanto, já eram do conhecimento dos profissionais da área cosmética os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação e Controle de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Também já era do conhecimento de grande parte da população a lei nº 8.078, de 11/9/1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor. De acordo com esta lei, a composição química do produto, o prazo de validade etc, devem constar no rótulo do produto.

Como “advogados do diabo”, levantamos todos os contras à fantástica idéia, argumentando que, com toda a certeza, a Secretaria de Vigilância Sanitária não permitiria a comercialização dos produtos dessa forma.

A argumentação do meu cliente, favorável à instalação de sua loja, foi o conhecimento que ele tinha a respeito de lojas que vendem, diretamente aos consumidores, perfumes e sabonetes fracionados. Os sabonetes eram expostos na forma de tarugo e cortados no tamanho desejado pelo cliente.

Respondi que essas lojas poderiam ter toda a documentação referente a uma simples loja como, por exemplo, licença de funcionamento pela Prefeitura, inspeção de segurança por bombeiros etc. Mas que, com toda a certeza, seus proprietários desconheciam outros órgãos do governo que poderiam estar envolvidos nesse negócio. Um desses órgãos é exatamente a Vigilância Sanitária. Neste ponto, uma questão pode ser levantada: Por que a Vigilância Sanitária não fiscaliza essas lojas? Podemos responder a essa questão falando das dificuldades que o Estado tem em abranger todas as empresas fabricantes e distribuidoras de produtos cosméticos.

Finalizando, após apresentar ao cliente algumas normas de procedimentos referentes ao envase de produtos, ele desistiu do negócio. Agora, 10 anos depois desse fato, aparece a RDC Nº 108 que aprova o Regulamento Técnico para empresas que exercem a atividade de fracionamento de produtos cosméticos com venda direta ao consumidor. Dúvida: essas empresas incluem lojas? Ou trata-se de empresas embaladoras de produtos fabricados por terceiros e distribuídos para lojas e afins?

O Artigo 2º aborda a instituição de Boas Práticas de Fracionamento para essas empresas e, portanto, instalações, higiene pessoal dos manipuladores, limpeza e sanitização de materiais são imprescindíveis. Enfim, acredito que muitos desses procedimentos não seriam factíveis para uma loja.

A Vigilância Sanitária apropriadamente vetou o fracionamento de produtos de grau de risco II. Por outro lado, os produtos permitidos para fracionamento, como perfumes e sabonetes, não trazem grande risco sobre o ponto de vista de contaminação microbiana. O mesmo não se pode afirmar a respeito de outros produtos, como os shampoos.

Para finalizar, poderíamos repetir o que foi publicado na Folha de São Paulo, na coluna “Tendências/Debates” em 2/12/98, de autoria do Dr. Gonzalo Vecina Neto: “A principal função da vigilância num Estado moderno é controlar os riscos resultantes da produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços.”

Antonio Celso da Silva
Embalagens por Antonio Celso da Silva

Rótulo ou Gravação nas Embalagens: O que é Melhor?

Uma das dúvidas mais freqüentes quando se define a embalagem para um produto é como imprimir o texto. Mandar fazer rótulo ou gravar no frasco, o que é mais barato e mais rápido? O que é melhor?

Em ambos os casos existem vantagens e desvantagens. No caso do rótulo a vantagem é o visual, a possibilidade de uso de várias cores, imagens, brilho. Outra vantagem é poder fazer a decoração do frasco, de acordo com a necessidade de momento da produção, considerando que o frasco é normalmente comum a vários produtos e o rótulo específico. Como desvantagem temos o preço e a quantidade mínima de compra dos rótulos estabelecida pelos fabricantes.

A gravação também tem vantagens, porém muito mais desvantagens. Como vantagem, tem o preço menor que o do rótulo, exceto quando se exagera na quantidade de cores, e pode sair mais caro que o rótulo. Outra vantagem é a quantidade mínima de compra. As gravadoras não exigem grandes quantidades, por essa razão, as empresas de pequeno porte, ou produtos de pouca vendagem nas empresas de grande porte, são gravados e não rotulados.

Como desvantagem temos a aparência. Também nesse caso, se não for uma boa gravação, não se consegue fazer a leitura do código de barras. Outra desvantagem é ter de gravar previamente os frascos e assim armazená-los gravados, além disso, ainda é o pequeno número de gravadoras existentes no mercado, comparadas aos fabricantes de rótulos.

Rótulo ou gravação, o importante, antes de se definir por um ou outro, é visitar o fornecedor, saber para quem ele fabrica. É preferível que já fabriquem para alguma empresa de cosméticos. Normalmente, as empresas que fabricam frascos fazem a gravação, mas também existem empresas que só fazem a gravação, sem produzir o frasco – as gravadoras.

No caso da gravadora, deve-se verificar, principalmente, se esta tem o equipamento para fazer a flambagem – sistema usado para abrir os poros das paredes dos frascos antes da gravação. Um frasco não flambado vai soltar a gravação . Isso vai acontecer na mão do consumidor após algum tempo de uso do produto.

Um aspecto importante é quanto informar o material de composição do frasco (PP, PE, PVC, PET etc) ao fabricante do rótulo. O material do rótulo e também o tipo de adesivo a ser utilizado no liner (fita sobre a qual vêm fixados os rótulos) são selecionados em função do material de composição do frasco. O BOPP (polipropileno bi-orientado) é hoje o material mais usado na composição de rótulos, pela sua transparência, brilho, facilidade de aplicação etc. Outras opções são papel, PE, PP, vinil etc. Podem ser auto-adesivos ou não.

Um cuidado especial deve ser tomado quando se usa rótulo de vinil, pois uma das características desse material é o encolhimento após aplicação no frasco. Com o encolhimento do rótulo, o adesivo fica exposto e permite a aderência de sujeira, deixando o produto com péssima aparência no ponto de venda, principalmente quanto se trata de frasco branco.

A área de aplicação disponível no frasco deve ser cuidadosamente avaliava, sob pena de se posicionar o rótulo numa curva, rebaixo ou relevo da parede do frasco e não se conseguir a aderência desejada.

Feitas as devidas avaliações, cabe aos setores de Marketing e de Custos das empresas definirem por rótulo ou gravação.

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