19 de Outubro de 2018

Química do Silicone/Combate às Rugas/Suplementos Dietéticos

Edicao Atual - Química do Silicone/Combate às Rugas/Suplementos Dietéticos

Editorial

De Olho no Mercado Sênior

Segundo dados do IBGE, os brasileiros acima dos 60 anos ultrapassam os 15 milhões e têm renda média que os coloca à frente da média da população entre 18 e 39 anos, atrás apenas da faixa entre os 40 e 59 anos.Com base nessas informações e nos dados da pesquisa “Panorama da Maturidade”, realizada pela empresa Indicator GFK, o jornal “Gazeta Mercantil”, de 29 de março, trouxe reportagem sobre o “novo idoso brasileiro” – alvo de estratégias de marketing dos meios de comunicação, que cada vez mais voltam suas atenções para os maiores de 60 anos.A matéria destaca produtos e serviços voltados para esse segmento, como os cosméticos desenvolvidos para mulheres acima dos 50 e 60 anos, cujas propagandas apresentam modelos de todas as idades.Dos 1800 entrevistados para a pesquisa, 51% usam produtos de beleza e 63% freqüentam salões de cabeleireiros – também estão entre as prioridades as viagens e a leitura de jornais e revistas. Alcançaramíndices inexpressivos algumas atividades que se costuma atribuir a essa faixa etária, como jogos de baralho e os “bailes da saudade”. Sinais (bem-vindos) dos novos tempos.Como bem lembrou João Carlos Basílio, presidente da Abihpec, na edição anterior, é preciso estar atento às novas tendências e “aguçar a percepção”, num segmento tão dinâmico como este. E se, como diz o ditado, o melhor da vida começa mesmo aos 40, aos 60 essas pessoas podem exercer o melhor de suas escolhas, preferências e exigências como consumidores.Esta edição de Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) traz novidades sobre a tecnologia dos silicones e o uso de cosméticos em dermatologia. Também vale destacar o Especial sobre a centenáriaGranado - empresa que traz suaves lembranças da época do Império.O processo, passo a passo, da queratinização - tão em moda atualmente - e o programa do 18º Congresso Brasileiro de Cosmetologia são outros destaques.

Boa Leitura!
Hamilton dos Santos
Editor

Hexapeptídeo: Nova Alternativa ao Combate às Rugas - Arturo Puig Lipotec SA, Gavà, Espanha

Um dos sinais mais expressivos do envelhecimento cutâneo é o aumento da formação de rugas, cuja causa pode ser decorrente de movimentos faciais repetitivos causados pela superestimulação e contração dos músculos faciais de expressão. Este artigo visa apresentar um ativo que é uma alternativa segura à toxina botulínica A.

Uno de los señales más expresivos del envejecimiento cutáneo es el incremento de la formación de arrugas, que puede ser una consecuencia de los movimientos faciales repetitivos causados por la superestimulación y contracción de los muslos faciales de expresión. Este artíiculo tiene como objetivo presentar un nuevo activo que es uma alternativa segura a La toxina botulinica A.

One of the most striking signs of skin aging is the increasing wrinkling of the face, due to repeated facial movements caused by the overstimulation and contraction of the muscles responsible for facial expression. This article aims to present an active ingredient that is a safe alternative to botulinum toxin A.

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Suplementos Dietéticos: Os Novos Aliados das Formulações Tópicas de Cosméticos? - Alain Thibodeau e Édouard Lauzier Atrium Biotechnologies, Inc. Quebec, Canadá

Os autores demonstram que a combinação da eficácia de um creme tópico com um suplemento alimentar melhorou a aparência da pele. No estudo realizado, foram melhorados os parâmetros associados com envelhecimento aparente da pele.

Los autores demuestraron que La combinación de La eficácia de una crema tópica con un suplemento alimentar mejoró La aparencia de la piel. Em el estudio realizado, fueran mejorados los parámetros asociados con el envejecimiento aparente de la piel.

The authors demonstrate that combining the efficacy of the topical cream with adietary/nutritional supplement improved theskin´s appearance. In the trial conducted, parameters associated with aged skin appearance were improved.

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A Química do Silicone - Tania C. Sá Dias, Álvaro Gomes, Renato de Arruda, Cássia Donolato e Fernanda Tachinardi Dow Corning do Brasil, Hortolândia SP, Brasil

Neste artigo, os autores fazem uma revisão da química dos silicones desde o histórico de sua evolução até as aplicações atuais.

En ese articulo, los autores hacen uma revisión de la quimica delas siliconas desde El histórico de su evolución hacia las aplicaciones actuales.

In this article, the authors make a review of the silicone chemistry from its historical evolution up to the
present applications.

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Resinas: O Outro Tipo de Silicones - Arndt Schlosser e Bryan Fry Wacker Chemical Corp., Adrian, Michigan, Estados Unidos

Resinas de silicone trimetilsiloxisilicato e trimetilsilsesquioxane dão resistência às formulações de cosméticos. Resinas de silicone contendo o grupo fenila, além disso, conferem brilho e maior índice de refração à fórmula. Uma resina de silicone à base de gel em pó melhora a sensação da pele e a absorção de óleos.

Resinas de silicona trimetilsiloxisilicato y trimetilsilsesquioxana dán resistencia a las formulaciones de cosméticos. Resinas de silicona conteniendo El grupo fenila, además, suministran brillo y mayor índice de refración a la fórmula. Una resina de silicona a base de gel en polvo mejora la sensación de la piel y la absorción de los aceites.

Silcone resins trimethylsiloxysilicate and polymethylsesquioxane provide transfer resistance to cosmetic formulations. Phenylcontaining silicone resins additionally provide a high refractive index and gloss. A gel-based silicone resin-containing powder adds improved skin feel and oil absorption.

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Protetores Solares, Radiações e Pele - Daniella Almança Gonçalves da Costa e Oliveira, Elizângela Abreu Dutra, Maria Inês Rocha Miritello Santoro, Erika Rosa Maria Kedor-Hackmann Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, São Paulo SP, Brasil

Artigo de revisão no qual são focalizados os vários aspectos envolvidos na proteção solar.

Artículo de revisión en lo cual son descriptos los vários aspectos involucrados em la protección solar.

Review article in wich the many aspects related to the sun protection are focused.

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Determinação de Tanino em Extrato de Barbatimão - Vânia Rodrigues Leite e Silva Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo SP, Brasil Jorge Luiz Seferin Martins Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP, São Paulo SP, Brasil

Neste trabalho os autores descrevem um método espectrofotométrico para avaliação da concentração de tanino em extratos e tinturas.

En este trabajo los autores discriben un método espectrofometrico para evaluar la concentración de tanino en extractos y tinturas.

In this paper the authors describe a spectrophotometric method for evaluation of tanin concentration in extracts and tints.

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Cristiane M Santos
Direito do Consumidor por Cristiane M Santos

Canais de Comunicação dos Serviços Públicos

Prezar pela eficiência dos serviços é o objetivo de qualquer fornecedor da esfera privada, seja este uma empresa ou simplesmente um prestador de serviços, que tem por finalidade a manutenção e maior captação de clientes.

Por outro lado, o consumidor de serviços tem plena liberdade de escolha na hora de optar pela contratação do fornecedor. Além disso, quando não gostar do serviço, este consumidor também pode reclamar e até trocar de fornecedor.

Entretanto, quando se trata de serviços que estão na esfera pública, tais como fornecimento de água, energia elétrica, meios de transporte, não é possível trocar de fornecedor... Infelizmente, há muitos “serviços públicos” que estão muito aquém daquele merecido por qualquer consumidor, ou melhor, cidadão!

É possível reclamar? Sim!!!

O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor estabelece:

Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

§ único - Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Código.

Observando este artigo e todos os demais previstos no Código de Defesa do Consumidor, e todas as ações voltadas ao respeito e ao bom atendimento de consumidores do setor privado - para atingir sua plena satisfação -, o setor público está tentando se transformar...

Há alguns anos, especificamente em 1991, o Governo Federal implantou o “Programa de Qualidade do Serviço Público” (www.pqsp.planejamento.gov.br), com a finalidade de transformar as empresas públicas. Inicialmente foi focado no desenvolvimento do público interno e, desde 1999, visa melhorar a satisfação do cidadão. Isto significa que a “satisfação do cidadão” passou a ser elemento de preocupação do poder público.

A cidade de São Paulo, por exemplo, também tem um canal de comunicação entre a prefeitura e seus cidadãos – o site: http://sac.prefeitura.sp.gov.br

O metrô paulistano também disponibiliza canais de comunicação – ouvidoria, endereço eletrônico (servic@metrosp.com.br), telefone etc. E através de panfletos disponíveis nas estações manifesta a preocupação em saber a opinião de seus clientes.

O elemento essencial e o ponto de partida, tanto no setor público como no privado, para que estes programas atinjam seus resultados, é a educação do consumidor, pois no momento em que este tiver acesso e compreender bem as informações sobre os serviços e a legislação envolvida, será mais fácil reivindicar seus direitos e menos abusos serão cometidos.

Outro ponto muito importante deste processo é a divulgação destas iniciativas para facilitar o acesso de todos os cidadãos. Pois de nada adianta ter meios de comunicação se não há emissores... Daí mais uma vez a importância da educação e da conscientização destes “consumidores”.

Sem dúvida alguma esta cultura ainda é muito nova – e em alguns órgãos públicos ainda é inédita – e apesar de muito lenta já pode ser considerada bastante significativa, pois representa um início... Mais um passo para o respeito à cidadania...

Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

Importância do Treinamento e Capacitação de Inspetores

O treinamento e a capacitação de inspetores para avaliar o atendimento das normas de Boas Práticas de Fabricação e Controle na indústria cosmética é um tema de fundamental importância para alcançar, no futuro, o Reconhecimento Mútuo necessário para a comercialização entre países do Mercosul, que por sua vez é muito semelhante à co-validação de registros propostos anteriormente.

A inspeção sanitária é a ferramenta única e específica para avaliar as reais condições técnico– peracionais e organizacionais das empresas quanto à possibilidade de atendimento aos requisitos mínimos daquelas normas.

Conhecimento é um ato de vontade que exige método, disciplina, persistência e espírito vencedor para transformá-lo em realização. Treinar é a única estratégia para a aquisição do conhecimento, principalmente, quando esse aprendizado foi obtido apenas com o exercício da prática.

Existe uma relação direta entre o investimento despendido com o treinamento e os resultados obtidos. As nações líderes mundiais são aquelas que mais investem no treinamento das pessoas, em qualquer nível, independente da tradição e da cultura de cada povo.

Além de ampliar os conhecimentos dos treinandos para o exercício de funções mais complexas, o treinamento e a capacitação desenvolvem habilidades e aumentam o campo de raciocínio para a maior amplitude possível, não deixando de considerar a internacionalização das atividades.

Esse preâmbulo é necessário para melhor compreender os comentários a seguir, os quais acreditamos que sejam de grande importância neste momento crucial em que se pretende iniciar o programa de treinamento conjunto de inspetores.

• Deve ser lembrado que não é por estarem todos reunidos em um mesmo local que a informação recebida será processada de forma semelhante por todos os participantes do treinamento. O resultado vai depender do nível de conhecimento prévio de cada treinando.

• A regionalidade das situações reais encontradas em cada país é fruto, em muitos dos casos, da inexistência ou do desconhecimento da legislação, tanto por parte das empresas quanto por parte dos agentes de inspeção. Esse fato pode acarretar no surgimento de obstáculos à absorção do conhecimento.

• O desnível existente entre a capacitação das empresas quanto ao atendimento das Boas Práticas de
Fabricação e Controle em cada um dos países também implica na impossibilidade da aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos inspetores.

• A simplificação do já considerado número mínimo de quesitos constantes nas atuais Boas Práticas de Fabricação e Controle não necessariamente irá proporcionar segurança quanto ao estágio de qualidade uniforme em cada país, pois é sabido que a conscientização do produtor e do inspetor é necessário para o início de qualquer programa de nivelamento de qualidade.

Por essas razões, esperamos que o planejamento deste processo de treinamento seja realizado com a participação de treinadores efetivamente qualificados e capacitados, com pleno conhecimento da atual situação da qualidade.

A vez da Qualidade por Maria Lia A. V. Cunha/ Friedrich Reuss

Os Sistemas Integrados de Gestão

Os sistemas de gestão nada mais são do que listas de verificação (check lists) integradas que são implementados numa organização, para garantir que todos os passos necessários para o adequado controle dos processos sejam realizados e observados. Nas áreas de produtos da saúde obrigatoriamente são necessários processos que exerçam um controle de todos os pontos que garantam a eficácia do produto, incluindo neste termo toda a exigência de higiene.

O sistema de gestão que está definido para regulamentar esta particularidade é o GMP. Um pouco mais amplo que o GMP é a nova norma ISO 9001:2000, que vem introduzir com maior profundidade os indicadores e as metas, que são definidas conforme as decisões da organização. Mas é um sistema de gestão adequado para funcionar como âncora de todo o sistema integrado.

Com o advento da forte preocupação com o meio ambiente e a infinidade de preceitos legais para ter os seus processos ambientais, como o adequado conhecimento e aplicação da legislação sob rígido controle. Este trio de normas já se constitui no esqueleto básico necessário para praticamente toda as empresas que tenham uma ação comercial mais forte, e se torna praticamente obrigatório para as empresas com maior amplitude de atuação, em especial aquelas que expandem a suas atividades para o exterior.

O outro sistema de gestão que facilita a identificação dos fatores de segurança e saúde ocupacional é a OHSAS que, com estrutura muito parecida com a da Norma ISO 14001, se presta a organizar todas as atividades relacionadas com segurança e saúde, e também promove uma identificação das legislações aplicáveis e os sistemas de treinamento, atendimento e prevenção de acidentes. Todas estas normas têm alguns requisitos em comum, que podem ser unificados, e os requisitos específicos, com finalidades próximas, harmonizados.

Resta ainda a norma da responsabilidade social, que tendo sido deturpada em alguns países que a implementaram apenas para fachada, perdeu um pouco a sua finalidade principal. Mas também esta pode ser integrada num sistema único, como já são vistos alguns exemplos no nosso mercado. Se avaliarmos toda esta questão da implementação destas normas de forma mais objetiva e menos do ponto de vista da norma, veremos que elas cobrem aquilo que é da responsabilidade de qualquer líder de organização.

Qualquer líder numa organização deve desenvolver, observar e zelar para que a qualidade seja “produzida” com eficácia, que os objetivos de custos sejam atingidos, que os desperdícios e as poluições sejam contidos, que seja mantido um ambiente de trabalho seguro, saudável e agradável à convivência, que sejam respeitadas todas as legislações, que se respeitem as liberdades e necessidades individuais dos colaboradores, que se tenha liderança e também se promova o comprometimento com os objetivos da organização, e que cuide da formação do desenvolvimento da competência de seus colaboradores.

Estas são, em suma, as responsabilidades normais e usuais de cada líder de uma organização. Mas como nem todos os líderes estão devidamente preparados para assumir esta infinidade de responsabilidades, as normas surgem com o propósito da harmonização de todos estes compromissos na organização. Se implementadas sob esta ótica, o sistema integrado de gestão está preenchendo uma grande lacuna da competência individual. Se ampliarmos um pouco mais a nossa visão, poderemos considerar que cada um de nós é um colaborador de um empreendimento maior, considerados como setores, gerências, diretorias e finalmente alinhados com os objetivos e missão da organização.

Cada um de nós é o seu próprio empresário, sendo diretamente responsável pelo desenvolvimento da sua formação, pelos seus resultados, pela sua aceitação, pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, enfim, por toda a sua carreira. Caso ele lidere outras pessoas, tanto melhor serão os seus resultados quanto melhor conseguir tornar este grupo uma equipe coesa e sinérgica. Há pessoas que já “nascem” com estes conceitos, mas a maioria deve aprender a conhecer e, finalmente, a usar todos estes conceitos. As diversas normas nos ajudam a identificar e a harmonizar estes conceitos na organização, assim como a receita de um produto nos permite fazê-los sempre da forma mais correta.

Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Celulite

Celulite é o nome popular, que ficou consagrado, daquilo que chamamos lipo (gordura) distrofia (alteração) ginóide (feminina), nos termos médicos e científicos.

A celulite é multifatorial, aparecendo devido a problemas hereditários, hormonais e circulatórios, principalmente na área das nádegas e pernas. As mulheres com características mais arredondadas e femininas (quadris largos e pernas grossas) têm mais chances do aparecimento desta alteração, enquanto aquelas com pernas finas e seios grandes, não.

A celulite não é somente gordura ou obesidade, mas sim uma série de alterações seqüenciais que determinam a formação de um tecido irregular repleto de fibrose. Tudo começa com retenção de líquido, principalmente no período pré-menstrual, provocando um engurgitamento dos vasos e dificultando a irrigação daquele tecido. A pele fica mais inchada e a mulher tem a sensação de peso e dolorimento. Além disso, o hormônio feminino estrógeno também facilita o acúmulo de gordura nesta região. Os culotes, nádegas e coxas têm maior quantidade de gordura localizada com menor tendência à metabolização. Além da retenção hídrica e também do aumento de gordura, os vasos superficiais dilatam visivelmente nos membros inferiores, levando à piora da circulação, dor e peso nas pernas.

Com o passar do tempo a irrigação nas áreas de celulite vai se tornando irregular e o tecido acumula toxinas, formando traves endurecidas. Os vasos vão ficando com as paredes mais duras e rígidas e não conseguem oxigenar os tecidos. Neste momento a pele vai demonstrando caroços e também depressões devido a uma intensa fibrose (cicatriz) que repuxa a pele para baixo. Estas regiões ficam muito doloridas e pesadas.

É bom lembrar que celulite não é obesidade e que mesmo mulheres magras podem tê-la. O hormônio feminino favorece a retenção hídrica e o acúmulo de gordura e por isso as mulheres têm muito mais celulite que os homens.

A celulite não é causada por fator único, mas sim por um processo de inchaço, acúmulo de gordura, má irrigação e formação de traves fibrosas que depois são irreversíveis.

O tratamento da celulite é multidisciplinar e não há um único remédio que provoque a cura. É importante praticar exercícios físicos para melhorar a irrigação da pele e a musculatura, além de alimentação equilibrada para evitar excesso de peso e acúmulo de gordura.

Além disso, a drenagem linfática, que ajuda a retirar o excesso de líquido, é muito útil neste tratamento. Nesta massagem especial, são pressionados delicadamente os gânglios no trajeto linfático, evitando o acúmulo de excesso de líquido. Esta deve ser realizada por profissionais especializados, que conheçam a anatomia da pele e a técnica de massageamento.

Podem ser utilizados tratamentos por via oral, porém não existe uma medicação única específica. Deve-se evitar o sensacionalismo e as curas milagrosas, que são impossíveis de serem alcançadas pela própria característica do processo.

As substâncias utilizadas são: diuréticos, para evitar retenção hídrica; medicamentos lipolíticos, para metabolizar gordura e outros para melhorar a oxigenação vascular. Também são realizados tratamentos específicos, como hidrolipoclasia (tratamento para gordura localizada, aplicando-se soro e ultra-som). Através desta técnica, por causa da distensão das células gordurosas e do calor liberado pelo ultra-som, as células gordurosas são destruídas e metabolizadas.

Pode-se realizar também a subcisão, que é uma técnica especial para as depressões (furinhos). O local é anestesiado e então se entra com uma agulha especial. Com movimentos de vai-e-vem se desfaz a fibrose acumulada. No local da subcisão se forma um hematoma, depois o tecido refaz novas fibras mais adequadas e a depressão desaparece. Evitar estresse excessivo, bebidas alcoólicas e excesso de cafeína também é muito importante.

Como observamos, tratar a celulite depende de uma avaliação adequada e de um conjunto de ações que possam corrigir os vários problemas causados por esta dermatose.

Não há milagre, e sim a boa fé dos pacientes.

Boas Práticas por Tereza F. S. Rebello

O Papel por Testemunha

“Tudo o que se faz deve ser escrito e tudo que está escrito deve ser feito”.

Não me lembro bem onde li esta frase, mas com toda certeza deve ter sido em algum artigo sobre Sistema de Garantia de Qualidade. Na minha opinião, esta não deve ser considerada apenas como uma simples frase. Deve ser o slogan ou, traduzindo para o português, deve ser o “grito de guerra” dos responsáveis pela Qualidade das empresas.

E qual a importância de ter todo o processo registrado e, mais ainda, por que é importante registrar todas as alterações ou informações ocorridas durante o processo? Porque estas podem ser muito úteis. Mas úteis em quê? Vamos tomar como exemplo a descoberta do planeta Urânio. Este foi observado pela primeira vez (e muitas outras a seguir) pelo astrônomo Pierre LeMonier, em 1760. Só que este homem tinha o péssimo hábito de rabiscar suas notas em pedaços de papel, que poderiam até ter acabado no lixo. Por sorte estas anotações caíram em mãos certas – as de Sir. William Herschel, que recolheu todos os dados esparsos, confirmando que, realmente, o oitavo planeta fora descoberto oficialmente por Pierre LeMonier.

Se registros são importantes para a astronomia, que dirá para a construção da qualidade dentro de uma empresa. Mas por que o registro de operações de manufatura é tão importante?

Porque o registro das ocorrências durante o processo de fabricação de um produto evita perda de tempo em repetir experimentos que não deram certo ou, se deram, surge a possibilidade de transferir essas informações para o novo produto que apresenta similaridades. E o que é mais importante, permite o rastreamento da(s) causa(s) de não-conformidade(s). O fato de esses registros estarem num único local pode ajudar a visualizar datas e fatos, fazendo conexões que, de outra maneira, poderiam passar despercebidas.

Outra resposta à pergunta anterior poderia ser respondida com o número de vezes (pelo menos 39) que a palavra registro é mencionada e exigida na Portaria nº 348 de agosto de 1997 – BPF e C para as indústrias de Produtos de Higiene, Cosméticos e Perfumes.

Para termos uma idéia das inter-relações na ação de registrar ocorrências e das normas que fazem parte da Portaria nº 348, vamos ver que praticamente todas estas convergem para a necessidade de registro. Por exemplo, no item sobre Sistema e Instalações de Água Purificada, no roteiro de inspeção, a pergunta é se o sistema de purificação da água é validado e se existem registros dessa validação. No mesmo item e como necessário (N), a pergunta é se os cartuchos de filtros são sanitizados e se essa operação está registrada.

Para que se constate, de uma vez por todas, a importância desses registros, vamos supor que houve contaminação microbiana de um lote de produtos. A suspeita, pela densidade da população contaminante e pela espécie encontrada, recaiu na água purificada. Mas, lembremos que, por enquanto, a água é ré (mas não confessa) e precisamos de provas para inocentá-la ou condená-la. E como fazê-lo? O primeiro passo é ver seus antecedentes e fazer isto consultando os registros. Assim, pergunta-se: o sistema foi validado? Houve uma testemunha que disse: sim, o sistema foi validado. E as provas? Aí, a testemunha titubeou!

Talvez alguém tenha registrado, rabiscando algum papel, como o astrônomo desastrado. Outras perguntas foram dirigidas à testemunha: foi executada a sanitização do sistema? A resposta dada foi que lembrava que num feriado prolongado (não precisamente, quando), todo o sistema de distribuição da ré havia sido sanitizado, mas a prova (registros) não sabia onde estava.

Então, como ficamos? A água é ou não culpada? Por falta de provas pró-ré, a água foi inocentada. Curiosamente as contaminações continuaram. Mas, por falta de registro ninguém sabe, ninguém viu... O que resta, então? Correr atrás do prejuízo e iniciar a elaboração do protocolo de validação de todo o Sistema.

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