Estratgias de Marketing na Indstria Cosmtica

Edicao Atual - Estratgias de Marketing na Indstria Cosmtica

Editorial

Lições deste ano 

As experiências no ano que se finda não devem ser esquecidas.A crise iniciada no final de 2008 e que se estendeu por quase todo este ano, que causou muitas perdas e trouxe muitas incerte-zas, aparentemente, foi se esvaindo e agora resta muito pouco do pânico que causava no início.

As principais economias se arranjaram rapidamente e já mostram sinais de crescimento.

No Brasil, muitas “marolinhas” surgiram desde então, e hoje pare-ce que a crise econômica não aconteceu. O Brasil foi escolhido para ser a sede da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Os índices econômicos dos últimos meses são expressivos.

Os investidores externos continuam vendo no Brasil uma das melhores opções para carrear suas aplicações.

Entretanto, as estimativas de crescimento anualizado do PIB para este ano são modestas (devido aos meses de baixa), o índice de desemprego ainda é considerável (porque a indústria ainda não retomou a atividade em plena carga), e a exportações ainda são baixas (por causa da falta de competitividade devido à valorização do real).

O governo vai ter de desatar esse nó da economia. Precisará estimular o investimento produtivo e diminuir seus gastos, caso contrário todo esforço terá sido em vão, e mais uma oportunidade será perdida.

Esta Cosmetics & Toiletries (Brasil) tem um tema interessante como matéria de capa: as estratégias diferenciadas de marketing que conquistam o consumidor ao atender seus anseios. É isso o que move a indústria e a estimula a desenvolver novos conceitos. Num dos artigos, o leitor saberá como os cosméticos podem ajudar na prevenção da influenza A (H1N1). “Persona” destaca Joãosinho Di Domenico como um exemplo de superação.Aproveito para enviar ao prezado leitor meus votos de boas festas!

Boa leitura!
Hamilton dos Santos
Editor

Desafios do Clareamento da Pele - Dra. Zoe Diana Draelos (Serviços de Consultoria Dermatológica, High Point, NC, Estados Unidos)

Determinado número de ingredientes clareadores cutâneos está disponível no mercado, como esta revisão descreve, entretanto, muitos destes são questionáveis quanto à segurança ou à eficácia. Alguns não inibem a melanina in vivo, enquanto outros podem ser tóxicos ou penetrar tecidos profundos da face. É necessário que se façam mais pesquisas para desenvolver um cosmético clareador da pele realmente efetivo e seguro.

Existen varios ingredientes para blanquear la piel en el mercado, se describe en esta revisión, sin embargo, muchos de ellos son cuestionables en cuanto a su seguridad o eficacia. Algunos no inhiben la melanina in vivo mientras que otros pueden ser tóxicos o penetran en los tejidos profundos de la cara. Es necesario hacer más investigaciones para desarrollar un cosmético blanqueador de la piel realmente efectivo y seguro.

A number of skin-lightening ingredients are on the market, as this review describes, but many of them are burdened by the safety or efficacy baggage. Some do not inhibit melanin in vivo, while others may be toxic or face penetration issues. Additional research is required to develop a truly effective and safe OTC (cosmetic) skin lightener.

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Argilas e Argilominerais em Produtos Cosméticos: Caulim - P Souza Santos, RA Hanna, AC Vieira Coelho (Escola Politécnica, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo SP, Brasil) H Souza Santos (Instituto de Física de São Paulo - USP, São Paulo SP, Brasil)

As argilas tornaram-se indispensáveis à vida moderna e são constituintes essenciais de muitos produtos cosméticos. A argila denominada caulim é uma rocha constituída essencialmente por um ou mais argilominerais que são considerados princípios ativos do caulim. Neste artigo são apresentados e discutidos aspectos físico-químicos e estruturais das propriedades do mineral caulim.

Las arcillas se han vuelto indispensables para la vida moderna y son componentes esenciales en muchos productos cosméticos. La arcilla llamada caolín es una roca compuesta esencialmente de uno o más minerales de arcilla que son considerados como ingredientes activos del caolín. Este artículo presenta y discute las propiedades físicas, químicas y estructurales del mineral de caolín.

The clays have become indispensable to modern life and are essential constituents of many cosmetic products. Clay called kaolin is a rock consisting essentially of one or more clay minerals that are considered active ingredients of kaolin. This article presents and discusses the physical, chemical and structural properties of the mineral kaolin.

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Cosméticos na Prevenção da Influenza A (H1N1) - Juliana V. Quinalha (Departamento de Farmácia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba PR, Brasil)

O vírus influenza A, identificado em 2009, encontra-se disseminado pelo mundo caracterizando Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Uma medida preventiva é a higienização das mãos com gel à base de álcool 70%. Este artigo tem o objetivo de resumir as informações sobre a gripe e sugerir uma formulação de gel antisséptico.

El virus A de la Influenza, identificado en el 2009 se extendió por todo el mundo, provocando Emergencias de Salud Pública de Importancia Internacional. Una medida preventiva es la higiene de las manos con un gel de alcohol al 70%. Este artículo trata de resumir la información sobre la gripe y sugerir una formulación de gel antiséptico.

Influenza A virus identified in 2009 is spread throughout the world featuring Public Health Emergency of International Importance. A preventive measure is to hand hygiene based gel of 70% alcohol. This article aims to summarize the information about influenza and suggest a formulation of antiseptic gel.

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Cristiane M Santos
Direito do Consumidor por Cristiane M Santos

Depois do apago...

No ltimo dia 10 de novembro, cerca de 88 milhes de brasileiros, em 18 estados, tiveram de acender velas para enfrentar mais um apago eltrico.

Segundo matria publicada na revista Veja, de 18 de novembro de 2009, desde 1985 o Brasil tem em mdia um mega-apago a cada seis anos e esse foi considerado o maior da histria do nosso Pas.

Questionar a explicao do governo de que a culpa foi de raios que causaram trs curtos-circuitos na linha de Itaipu no cabe a essa coluna.

A preocupao com o consumidor, que foi lesado pelas consequncias do apago.

De acordo com orientao do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e da Fundao Procon-So Paulo, os consumidores que tiveram aparelhos eltricos danificados em funo dos raios destruidores em Itaipu devem entrar em contato com a empresa concessionria que lhe fornece energia eltrica.

A Resoluo n 360, de 14 de abril de 2009, da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), determina que o consumidor deve registrar o fato nos canais de atendimento disponibilizados pela concessionria (por exemplo, internet, telefone e carta), especificando quais equipamentos eltricos foram danificados. Caso o meio utilizado for uma carta, o consumidor deve se lembrar de envi-la com aviso de recebimento (AR); ou se lev-la pessoalmente, exigir protocolo de recebimento. Se a reclamao for feita pelo telefone, o consumidor deve guardar o nmero de protocolo da reclamao.

O prazo estabelecido nesta Resoluo de 90 dias consecutivos a partir da data do fato gerador, entretanto, o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o consumidor pode buscar a reparao pelos danos causados no perodo de at cinco anos.

Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio (...), iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
Aps registro da queixa e abertura do processo, a empresa concessionria ter dez dias corridos para inspecionar o equipamento danificado, e apenas um dia para a inspeo de equipamentos utilizados para acondicionamento de alimentos perecveis ou medicamentos.

Em at 15 dias, deve apresentar por escrito resposta ao pedido. Em caso positivo, ter 20 dias para providenciar o ressarcimento, que poder ser feito em dinheiro, conserto ou substituio do equipamento danificado.

No caso de no aceitao da solicitao de ressarcimento, a empresa dever apresentar com detalhes as razes da negativa. Vale lembrar que o consumidor tem o direito de apelar agncia reguladora estadual conveniada ou prpria Aneel.

A iseno de responsabilidade de ressarcimento da concessionria s poder ser alegada se esta comprovar que o consumidor usou o equipamento de forma incorreta; nos casos de defeitos gerados por instalaes internas da unidade consumidora; na inexistncia de relao entre o dano do aparelho e a provvel causa alegada; ou ainda, se o consumidor providenciar, por sua conta e risco, a reparao do equipamento antes do trmino do prazo para a inspeo.

Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao de servios (...).

3 O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar:

II A culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

O CDC tambm ampara o consumidor a pleitear danos morais, quando estes ocorrerem.

Art. 6. So direitos bsicos do consumidor:

VI A efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

Cabe ao consumidor buscar os seus direitos.

Emiro Khury
Assuntos Regulatrios por Emiro Khury

Nova rotulagem para tinturas capilares na UE

Quase todos os dados de mercado publicados desde 2006 concordam com o crescimento do con
sumo de produtos tonalizadores de cabelos no Brasil e em outros pases, inclusive da Unio Europeia (UE). Talvez devido a esse aumento no consumo, autoridades reguladoras desses pases detectaram aumento na incidncia de efeitos adversos, especialmente irritao e alergias relacionadas ao uso desses produtos cosmticos.

O Comit Cientfico de Segurana dos Consumidores, um dos trs comits independentes que assessoram a Comisso Europeia em assuntos especficos, concluiu, em seu Memorando sobre corantes capilares e suas propriedades de sensibilizao cutnea, publicado em 29 de maro de 2007, que as alergias de contacto provocadas por corantes capilares representam um problema de sade cada vez mais importante para os consumidores e a sociedade, causando nas pessoas, s vezes, dermatites agudas e graves no pescoo, couro cabeludo e face.

A mesma concluso cita o fato de que, das 46 substncias analisadas (so 117 no total), 10 foram categorizadas como sensibilizantes extremos, 13 como fortes e 4 como sensibilizantes moderados, em relao pele.

Em resposta a isso, a Comisso Europeia publicou, no dia 28 de outubro de 2009, uma emenda alterando as exigncias de rotulagem para produtos capilares que contenham corantes capilares oxidantes e alguns no oxidantes, e que contenham substncias classificadas como fortemente ou extremamente sensibilizantes. Para esses produtos, incluindo os que contenham phenylenediamines e methylphenylnediamines, a advertncia atual Pode causar uma reao alrgica deve ser substituda por:

Tinturas capilares podem causar reaes alrgicas severas. Leia e siga as instrues:

Este produto no foi planejado para uso em pessoas com menos de 16 anos de idade.

Tatuagens temporrias de henna preta podem aumentar o risco de alergia.

No pinte seu cabelo se:

- Voc tiver uma erupo cutnea na face ou couro cabeludo sensvel, irritado ou danificado.

- Alguma vez tiver ocorrido qualquer reao depois de tingir seus cabelos.
- Tiver acontecido alguma reao por causa da tatuagem temporria de henna preta, no passado.
E, no caso de situaes especficas, complementar com:

Contm phenylenediamines (toluenediamines).
No use para tingir clios ou sobrancelhas.
Use luvas apropriadas.

Essa emenda entrou em vigor no dia 18 de novembro e as empresas tm prazo de um ano para adaptar a rotulagem de seus produtos s novas exigncias.

Wallace Magalhes
Gesto em P&D por Wallace Magalhes

Sete frmulas da formulao

Aps a primeira parte desta matria ter sido postada no site (www.cosmeticsonline.com.br), muitos desenvolvedores me contataram para esclarecer dvidas, o que compreensvel, j que o assunto normalmente no tem sido discutido em palestras e cursos.

Se o prezado leitor no teve a oportunidade de acessar esse contedo, repito que frmula a forma especfica de escrever uma formulao. No dicionrio, o verbo formular significa exprimir ou expressar de maneira precisa.

Seguem as razes para entender que uma formulao tem, na realidade, sete frmulas ou sete maneiras de ser escrita.

J escrevi tambm sobre a frmula original e a frmula de bancada, que se diferenciam entre si somente na totalizao, sendo a primeira centesimal, e a segunda na quantidade de amostra que se deseja preparar. Isso obtido com a aplicao de um multiplicador, portanto no h grandes dificuldades.

A seguir, vou discorrer sobre as outras cinco:

- Frmula de custo: deve ser gerada considerando os ingredientes na forma em que sero adquiridos. Se na frmula inicial tiver sido utilizada uma base pr-formulada ou uma soluo de corante, por exemplo, estas devero ser abertas em seus componentes originais, para obter o custo. Normalmente, a totalizao da frmula de custo a quantidade corresponde capacidade real de uma dada embalagem. Os valores utilizados como custo das matrias-primas tambm devem ser tratados cuidadosamente. Podem ser utilizados o custo lquido mdio ou um custo de referncia (s vezes chamado de standard). Tambm a moeda utilizada e sua cotao atual devem ser consideradas. A obteno do custo de uma formulao um passo prvio ao da preparao e avaliao de amostras. O custo deve estar o mais prximo possvel do que foi estabelecido para o projeto. Caso contrrio, certamente haver desperdcio de tempo e material.

- Frmula quantitativa consolidada: deve mostrar todos os ingredientes, levando em conta o teor de ativo de cada um. Os ingredientes devem ser citados na terminologia utilizada na empresa e em nomenclatura INCI. Bases pr-formuladas e blends devem ter sua composio desdobrada, principalmente quando h substncias constantes de listas restritivas, como conservantes, corantes, colorantes e filtros solares. Tambm as solues de tensoativos, como o lauril ter sulfato de sdio, devem estar expressas em teor de ativo. Essa frmula deve ser emitida antes de preparar amostras, devendo ser confrontada com as listas restritivas para verificar sua adequao regulatria. muito comum ter de alterar formulaes por conterem substncias em concentraes superiores s permitidas para a aplicao desejada.

- Frmula qualitativa: a obrigatoriedade de registrar a frmula qualitativa no texto de rotulagem surgiu com o Cdigo de Defesa do Consumidor, sendo que, posteriormente, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) determinou que seja expresso na nomenclatura INCI. Como o prprio nome diz, nessa frmula no h citao de quantidade. Novamente h a necessidade de desdobrar a formulao de bases pr-formuladas ou blends, e a de verificar se existem matrias-primas que aparecem na frmula e no blend, para que no sejam listadas mais de uma vez. Apesar de no ser um fato definido em regulao, normalmente os ingredientes so listados em ordem decrescente de quantidade.

- Frmula regulatria: a que deve figurar na documentao oficial do produto. muito semelhante frmula quantitativa consolidada. Tem totalizao centesimal e os ingredientes devem estar descritos em nomenclatura INCI, com a quantidade expressa em teor de ativo, e acompanhados da funo e das referncias oficiais, como o CAS. Essa a formulao que aparece nos processos de notificao e registro, e tambm no Requisito Tcnico # 1 do dossi de produtos.

- Frmula para produo: a partir dela que sero geradas as ordens de produo, e sua configurao segue as normas estabelecidas pela prpria empresa, principalmente no tocante descrio dos ingredientes e totalizao.

Como vimos, a emisso de uma frmula um processo relativamente complexo, que tem de seguir normas e parmetros bem-definidos. Se for realizado manualmente, o procedimento consumir muito tempo e haver enormes possibilidades de erros.

sabido que muitos processos de notificao ou registro so peticionados sem que seja feito o ajuste do teor de ativos de seus ingredientes, como o caso tpico de shampoos, no qual os tensoativos quando so mencionados na quantidade de pesagem.

J existem softwares especficos que geram instantaneamente todas essas formulaes, por meio de scripts testados e homologados, poupando o tempo precioso dos tcnicos e eliminando erros que poderiam causar muitos transtornos.

Fragrncias por Carmita Magalhes

outono em Nova Iorque!

Ao contrrio do Brasil, Nova Iorque tem estaes bem-definidas... Aqui outono...

As principais lojas de departamento, como Bloomingdales, Barneys, Saks Fifth Avenue e Macys, j esto no clima de final de ano. E a cidade j d os primeiros sinais de que o Papai Noel est chegando...

A linda rvore de Natal, que fica prxima pista de patinao mundialmente famosa, no Rockefeller Center, est praticamente pronta.

As vitrines da cidade esto coloridas e as rvores de Natal e os candelabros iluminam todos os distritos!

Fui caminhar pelas ruas... Eram quase 4 horas da tarde. A luminosidade diminua e a temperatura estava agradvel. Puxa, dei-me conta do quanto a vida linda!

O dgrad das folhas, uma exploso de amarelos, castanhos e ocres. Uma mais iluminada do que a outra!

E, nesse momento, passei a entender alguns filmes americanos, como Outono em Nova Iorque, pois muito mais fcil referir-se estao correspondente a um episdio vivido, j que as caractersticas das estaes so muito marcantes, do que dizer que algo ocorreu em algum ms do ano passado...

Nas ruas, os risos, as conversas, os artistas...

No ar, o cheiro de castanha assada, caf torrado, cigarro... O curry, as freesias, os perfumes... E o coc do cavalo (sim, isso mesmo! J, j voc vai entender).

Tambm pensei no Natal... Que lembra ceia, casa decorada, amigos e familiares reunidos, pinheiros e presentes! E no h como pensar em presentes sem imaginar uma linda vitrine, toda enfeitada, cheia de luzes coloridas. Tudo muito inspirador!

Foi assim que me lembrei das tardes em famlia, no incio do inverno, que enchiam a casa com o cheiro quente das castanhas recentemente torradas. Minha infncia feliz. Ah, agora sim consigo lembrar-me o porqu de eu ser uma otimista insacivel!

Agora um fato mais curioso, sobre o qual vocs ainda devem estar se perguntando... O cheiro do coc de cavalo! Sim, ele me faz recordar das minhas primeiras aulas de treinamento olfativo. No incio, certos cheiros (como esse) me pareciam horrorosos, mas hoje posso dizer que so preciosos! Por incrvel que parea, toques animlicos podem trazer facetas incrveis aos perfumes. Os espritos jovens, teimosos por natureza, tornam-se mais abertos e maleveis graas experincia adquirida e aos conselhos dos mestres.

Foi assim que me lembrei de todos os cheiros que marcaram minha vida profissional.

Do cigarro, apesar de eu no fumar, veio a lembrana de um tempo rico e cheio de energia, no qual eu tinha vivacidade para trabalhar, sair e dormir poucas horas! Lembro-me de festas, aniversrios, casamentos e encontros... Ser que o jovem de hoje to feliz quanto eu era?

J as freesias me fizeram lembrar que eu adoro o cheiro das flores transparentes, leves e delicadas! (Acho que tenho de estudar mais essas notas olfativas e encontrar mais inspiraes nelas!)

O curry... Uma mistura de diversas especiarias que se diferenciam dependendo da regio onde feito. Vejo-o como variaes de um mesmo tema em constante movimento! como o nosso trabalho (do perfumista): feito de criaes e emoes. Cada um coloca um pouco de si e torna seu trabalho diferente.

Dos perfumes veio a admirao do trabalho j realizado!

Com o cheiro do caf torrado apenas me deliciei! Apreciei o momento e seu aroma inebriante!
Estive por alguns segundos em meu passado, presente e futuro!

Assim o tempo se uniu e voltei realidade. L estava eu, despertada pela felicidade de ter a vida que tenho e de amar o trabalho que me foi dado. Fiquei sorrindo na calada... j eram quase 6 da tarde! Em duas horas, graas aos cheiros, fiz uma deliciosa viagem no tempo!

noite ali j se instalava... Foi a que me dei conta como o ano havia passado rapidamente, pois as decoraes de Natal estavam diante dos meus olhos, anunciando a chegada do fim do ano...

Ento, neste final de ano eu gostaria de convid-lo a viajar, sem passaporte, sem malas, sem custo. Convido-o para fazer uma viagem ao passado, presente e futuro. Uma viagem olfativa! Vale recolher-se, meditar, lembrar-se, projetar, sonhar!

E, como no incio mencionei Outono em Nova Iorque, refletindo sobre esse filme, sobre eu estar nesta cidade, sobre minha vida... Penso que a melhor mensagem que posso transmitir a voc, neste momento, : viva intensamente cada minuto, cada momento da sua vida.

Desejo que 2010 lhe traga muitas experincias e emoes! Boas festas! E at lanne prochaine!

Dermeval de Carvalho
Toxicologia por Dermeval de Carvalho

Buscas e desafios

A verdadeira histria do nascimento dos cosmticos pode estar relacionada ao costume dos homens de tingirem o corpo, atendendo ao desejo de ficar com melhor visual, que data de provavelmente 4000 a.C., creiam vocs. Desde outrora at nossos dias, os cosmticos esto mais integrados ao cotidiano das pessoas, ornamentando-as e tornando-as expostas a inmeras substncias qumicas, pois a pele representa uma porta aberta absoro sistmica.

Os usurios contam com muitas publicaes em revistas de fcil acesso (por vezes trazendo informaes que nada os ajudam; apenas os brindam com imagens apelativas e lindos momentos televisivos).

Quando a abordagem toma rumo no sentido da segurana de ingredientes cosmticos, horizontes nos quais a terra e cu se encontram simulam pequenos caminhos, mas quanto mais nos aproximamos do imaginrio encontro entre cu e terra, maiores se tornam as caminhadas.

Como trabalhar para diminuir a caminhada e buscar o risco menor possvel. Risco cosmtico: o que isto? Verdade ou fico cientfica?

Para a comunidade cientfica, a regulatria e o setor produtivo, o PubMed constitui excelente banco de dados, especialmente por ser de custo zero. No referido banco de dados foi constatada presena de 49.903 e 89.032 publicaes, respectivamente relacionadas s palavras-chave cosmetic e toxicology. Certamente, se outras palavras tivessem sido objetos de busca, os nmeros acima seriam bem maiores. Ratifica essa afirmao recente publicao (Regulatory Toxicology and Pharmacology 49:208-216, 2007), que enfatizou a necessidade de banco de dados atualizados, dia a dia, para a avaliao de segurana de ingredientes cosmticos. Mesmo com o rigor exigido, algumas publicaes chegam, por vezes, a ser maldelineadas, com resultados conflitantes e de frgil fundamentao cientfica, mostrando a carncia na formao de recursos interativos das cincias toxicolgicas e cosmticas. Certamente, outras fontes importantssimas, sites de rgos regulatrios e entidades institucionais (mantidas pelo setor produtivo) constituem tambm fonte de alto valor informativo (por exemplo, http://ncbi.nlm.nih.gov).

Certamente, uma boa formao escolar conta como primeira etapa desse processo; j os cursos de especializao, mestrado, doutorado e ps-doc constituem, hoje, exigncia para aqueles que pretendem ingressar no setor de pesquisas patrocinado pelas universidades, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de grandes empresas do setor. Mas no somente isso: o grande n a ser desfeito est na dificuldade de realizar parcerias entre as universidades e o setor produtivo; a primeira tem dificuldades para vencer seus prprios ns e, especialmente, seus complicados projetos pedaggicos, enquanto que o segundo no dispe de tempo para esperar que os ns sejam desfeitos e a corda passada a ferro quente.

Um grande e verdadeiro exemplo do crescimento integrado da Toxicologia e da Cosmetologia foi evidenciado por ocasio do VII World Congress on Alternatives & Animal Use in the Life Sciences, realizado em Roma, de 30 de agosto a 3 de setembro passado. Uma pausa para os ns: nesse evento foi apresentado um grande nmero de trabalhos de alto valor cientfico (por meio de apresentao oral e pster). Palestrantes da academia, rgos regulatrios e da iniciativa privada dividiam o mesmo espao e o mesmo lado da verdade cientfica, no que queremos firmemente acreditar. Essa foi a razo do encontro. Ainda mais surpreendente: de viva-voz ouvimos o pronunciamento de que determinado organismo estava disponibilizando, para pesquisas, nada mais do que 50.000 milhes de euros, especialmente dedicados validao de mtodos alternativos. Lembrem-se: o uso de animais de experimentao, para certos fins, j est banido.

O Brasil, terceiro mercado cosmtico do mundo, tambm no est parado. Um bom exemplo disso vem sendo dado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia que, nos seus ltimos quatro eventos, trouxe para discusso temas nos quais as cincias toxicolgicas e cosmticas foram figuras de destaque. Conferencistas do Brasil e exterior estiveram presentes. O tema Cincias Toxicolgicas e Segurana de Ingredientes e Produtos Cosmticos tambm foi tema do Seminrio de Atualizao em Cosmetologia, ocorrido em So Paulo (SP), no ms de outubro.

Um importante passo destinado formao de recursos humanos, especialmente segurana e aos aspectos regulatrios de ingredientes e cosmticos, acaba de ser dado.

A Associao Brasileira de Cosmetologia apresentou, conforme determinao da Resoluo n 444/06 do Conselho Federal de Farmcia, o curso Cosmetotoxicologia: Avaliao de Segurana e Regulatria, com carga horria de 420 horas, e incio previsto para o ms de fevereiro de 2010. Programao cientfica inteiramente voltada ao tema proposto, corpo docente altamente qualificado, mestres e doutores das mais importantes universidades e centros de pesquisa do Pas, por certo sero garantia de um curso de qualidade para o corpo discente.

As cincias toxicolgicas e cosmticas aguardam novas contribuies.

Antonio Celso da Silva
Embale Certo por Antonio Celso da Silva

Reduzir, reciclar, reutilizar

As palavras acima parecem ter virado febre nos quatro cantos do mundo, se que o mundo tem cantos,como diz a expresso popular. Por onde se anda, para onde se olha, no se fala em outra coisa.

O que me chamou bastante a ateno foi uma matria que li, em uma revista, falando do celular verde. Celular verde? No, no se trata da cor, mas da preocupao com o meio ambiente na fabricao de algo que tambm outra febre no mundo e aqui, no nosso terceiro mundo, no diferente.

Afirma o fabricante desse celular que 40% do plstico utilizado na fabricao do aparelho o chamado bioplstico, extrado do milho e com rpida degradao quando descartado. Cada aparelho vendido destina US$ 2 para o programa Adopt an Acre, da organizao Nature Conservancy, que preserva as florestas dos EUA.
Outro exemplo dessa preocupao a invaso de sacolas retornveis nos supermercados, em substituio s sacolas plsticas. Muitas donas de casa acham que estas jamais deveriam ser substitudas devido s suas vrias utilidades. Ainda nesse sentido, vimos recentemente na televiso, em horrio nobre, o esforo no sentido de conscientizar as donas de casa, por meio de comerciais direcionados.

No campo da impresso j existe a tinta base de soja, em substituio s tintas que agridem o meio ambiente, pois solventes so utilizados para sua obteno.

Outro exemplo a marca mais tradicional de refrigerantes voltar a usar garrafas retornveis de vidro, em substituio s de plstico descartveis.
Na verdade, estamos vivendo o momento em que, para o bem do nosso Planeta, surge o consumidor ecoconsciente. Ele at paga um pouco mais caro, mas com a certeza de estar contribuindo para deixar um mundo melhor para as futuras geraes.

Um belo exemplo, da BioFach, aconteceu recentemente em So Paulo. Alimentos obtidos de maneira ecologicamente correta eram o forte dessa feira, mas nossos cosmticos tambm estiveram presentes no evento, porm sem que houvesse ainda muita certeza de que eram verdes, naturais, ecologicamente corretos... Mas eles estavam l, colocando-se prova para os ecoconscientes.

E as nossas embalagens? Onde elas entram nesse universo do planeta verde e da conservao ambiental? A verdade que no d para sair do zero direto para o 100, mas, com certeza, d para comearmos a fazer alguma coisa e no ficar fora desse pensamento e dessas atitudes. preciso repensar as embalagens, comeando pelo profissional de pesquisa e desenvolvimento (P&D); preciso fazer uma reengenharia junto aos fornecedores; hora de refletir, rever valores, oportunidades, fazer do limo uma limonada.

Diz o pessoal do marketing que a embalagem fala. Ns, tcnicos, podemos agora acrescentar que ela no s fala, mas tambm pede. Isso no uma moda passageira, ela veio para ficar, ela veio para ajudar o Planeta a respirar.

Sustentabilidade a regra, porm, para os pessimistas, isso significa aumento de custos. Como o pessimista no sobrevive nesse nosso mercado, vamos falar em sustentabilidade com reduo de custo. O caminho mais utilizado e que j virou regra e obrigatoriedade no mundo, a reduo dos pesos das embalagens. Na empresa em que trabalho, trocamos o PVC pelo PET (que reciclvel), nos frascos de shampoos, porm, o ganho maior nessa troca da resina foi a reduo de cerca de 30% no peso da embalagem. O PET permitiu isso por ser mais flexvel em relao ao PVC. Fazendo uma conta rpida, vamos deixar de jogar no meio ambiente, neste ano, cerca de 9 toneladas de plstico. Eu diria que, como benefcio, ainda ocorreu reduo de custo considerando que embalagem plstica se paga pelo peso.

Outra atitude, pensando no meio ambiente, foi passarmos a comprar de um fornecedor cuja fbrica fica bem prxima nossa indstria. Isso significa economia de combustvel no transporte, menos tempo, menos poluio, menos efeito estufa.
Vejam que, sem precisar pensar muito, j encontramos dois caminhos que nos inclui no mundo dos ecoconscientes. E ainda no falamos do uso das cartonagens recicladas nas embalagens secundrias, dos rtulos produzidos a partir do bioplstico e de outras opes que surgem a cada dia.

O que mais podemos fazer? Com certeza, se pensarmos fora do quadrado, conseguiremos muito mais e at com reduo de custo. Isso vai colaborar para melhorar ainda mais a boa imagem do nosso setor, que tem como objetivo embelezar, aumentar a autoestima e o bem-estar das pessoas.

O Planeta nos agradece e vai retribuir tudo o que fizermos pensando nele.






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