Produtos Halal

Edicao Atual - Produtos Halal

Editorial

Amor antigo

Especialistas acreditam que o futebol brasileiro se reinventou depois do fiasco de 2014. A Copa do Mundo da Rússia, que só começa em 14 de junho, começou a apresentar efeitos em algumas estatísticas econômicas já no início do ano.

Dados do IBGE referentes à produção industrial de fevereiro, por exemplo, apontaram um crescimento de 15,6% na categoria Bens de Consumo Duráveis, sobre fevereiro do ano passado. Dentro desta categoria, a chamada linha marrom, que inclui televisores e aparelhos de som, teve um aumento de 41,1% em fevereiro, na comparação anual.

Além do tradicional aumento nas vendas de aparelhos de TV, a Copa do Mundo traz à tona sentimentos como determinação, união e – especialmente neste mundial – superação. O futebol está profundamente enraizado na cultura nacional e presente em todas as esferas da sociedade. Seus princípios táticos e expressões são usados em analogias para quase todo tipo de situação – no fracasso, na concretização de uma meta, na desistência, na importância de “jogar” em equipe...

A relação tem altos e baixos, mas é inevitável continuar torcendo pela seleção, assim como é imprescindível continuar “vestindo a camisa” de nossas causas e projetos.

Esta edição de Cosmetics & Toiletries Brasil aborda, na seção Enfoque, a chamada pele 3D. Com características similares à pele humana, os modelos reconstruídos em laboratório estão entre os métodos alternativos aos testes realizados em animais para o desenvolvimento de cosméticos, que serão proibidos no país a partir de 2019. Em Persona, apresentamos a trajetória de Mara Augusto.

Os artigos técnicos destacam cosméticos halal consumidos pela população muçulmana de cerca 2 bilhões de pessoas, equivalente a um quarto da população mundial; o início de uma série de artigos que descreve como o cabelo é danificado; cosméticos com recursos da nanotecnologia para aplicações na estética, entre outros. Nesta edição o leitor encontra, também, a programação completa do 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Hamilton dos Santos
Publisher

Cosméticos Halal - Luigi Rigano, PhD (ISPE srl, Milão, Itália)

Para os muçulmanos, as regras adicionais para cosméticos são comandadas por uma única fonte, o Corão, e representam considerações sobre segurança, relacionadas aos cuidados com o próprio corpo. A certificação halal, de que trata este artigo, é, em sua essência, a especificação da cuidadosa supervisão de todos os ingredientes das fórmulas e dos detalhes de produção, e a sua garantia vem ganhando o interesse de um número crescente de consumidores.

Para los musulmanes, las reglas adicionales para los cosméticos son obligatorias por una fuente única, el Corán, que implica consideraciones de seguridad relacionadas con el cuidado específico del cuerpo. La certificación Halal, descrita aquí, es esencialmente un sinónimo de la supervisión cuidadosa sobre todos los detalles de los ingredientes de una fórmula y sobre la producción, y su garantía ha ganado interés de un número creciente de consumidores.

For Muslims, additional rules for cosmetics are mandated by a unique source, the Quran, which implies further safety considerations related to the specific care of ones body. Halal certification, outlined here, is essentially a synonym for the careful supervision over all formula and production details, and its guarantee has gained interest from an increasing number of consumers.

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Como o cabelo é danificado? Parte 1 - Trefor A. Evens, PhD (TRI Princeton, Princeton NJ, EUA)

Este artigo é o primeiro de três que explora as maneiras de captar e quantificar as diferentes formas de danos aos cabelos. Neste artigo, o autor iniciar a abordagem dos danos à superfície dos cabelos, ou à cutícula, ao mesmo tempo que são examinadas as implicações desse fato.

Este artículo es el primero de tres que explora formas de capturar y cuantificar las diferentes formas de daño al cabello. Aquí, comenzamos con daño a la superficie del cabello, o cutículas, mientras también exploramos las implicaciones de esta ocurrencia.

This article is the fi rst of three that explores ways of capturing and quantifying the different forms of hair damage. Here, we begin with damage to the hair surface, or cuticles, while also exploring the implications of this occurrence.

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Cosméticos Nanotecnológicos com Aplicação na Estética - Jaqueline Zachert, Renata Vidor Contri (Universidade do Vale do Taquari Univates, Lajeado RS, Brasil)

A nanotecnologia está tornando os cosméticos cada vez mais eficazes e estáveis. Devido aos seus altos custos de produção, a presença desses produtos ainda é discreta no mercado. Este estudo teve por objetivo avaliar produtos da nanotecnologia com
aplicação na estética. Foram observadas máscaras, fluidos, séruns e cremes tanto para a área facial quanto para a corporal.

La nanotecnología está haciendo los cosméticos cada vez más eficaces y estables. Debido a los altos costos de producción, la presencia de estos productos sigue siendo discreta en el mercado. Este estudio tuvo por objetivo evaluar productos nanotecnológicos con aplicación en la estética. Se observaron máscaras, fluidos, séruns y cremas tanto para el área facial como para el cuerpo.

Nanotechnology is making cosmetics increasingly effective and stable. Due to the high production costs, the presence of these products is still discreet in the market. This study aimed to evaluate nanotechnological products with application in aesthetics. Masks, fluids, serums and creams were observed for both facial and body areas.

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Proteção Solar mais Segura Parte 2 - John Stakek (CoValence Laboratories, Inc. Chandler AZ, EUA); Shyam Gupta, PhD (Bioderm Research, Scottsdale AZ, EUA)

Pesquisas recentes têm se concentrado nos meios utilizados pela natureza para proteger os organismos vivos contra a ação do Sol, desde os plânctons e as cianobactérias chegando aos seres humanos. Com os sistemas de aplicação tópica apropriados, alguns desses biomecanismos podem apresentar benefícios aos consumidores e às estratégias de marketing.

Investigaciones recientes se han centrado en las formas de la naturaleza de proteger los organismos vivos de los daños de Sol, eses organismos son el plancton y las cianobacterias, y los humanos. Con los sistemas de administración tópica adecuados, algunos de estos biomecanismos pueden ser beneficiosos para los consumidores y para las estrategias marketing.

Recent research has focused on natures ways of protecting living organisms, from plankton and cyanobacteria to humans, from the sun. With the proper topical delivery systems, some of these biomechanisms may prove beneficial t o consumers and marketers.

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John Jimenez
Tendncias por John Jimenez

Maskmetics

Masks, masks, masks Existem de todas as formas, cores, cheiros, texturas, aromas e sabores! Tambm se encontram em leave-on e rinse-off. Amamos a inovao e as mscaras, que so um formato cosmtico que permite criar muitos novos tipos de texturas e experincias. Elas seguem em tendncia, e o papel das indie brands fundamental nesta categoria.

Go-go gadgets e Portable Beauty: Essa tendncia faz com que os avanos tecnolgicos em skin care estejam mais disponveis. Esse ano estamos vendo novos lanamentos de light-therapy e photon-therapy masks, com novidades em materiais, tipos de luz e benefcios antienvelhecimento em tempo e resultados. H, ainda, lanamentos muito interessantes que solucionam problemas relacionado com acne.

Sheet masks: Com uma diversidade de benefcios imediatos foram convertidas num dos tipos de mscaras mais relevantes para os consumidores que buscam efeitos rpidos. Hidrogis, gis, patchs, polmeros e materiais que tambm podem garantir um toque seco, permitindo criar novidades no efeito sensorial ao entrar em contato com o produto. O rpido desenvolvimento desta categoria tem feito com que este tipo de mscara migre rapidamente para outras reas, como os lbios, os seios, os cotovelos, o pescoo, as unhas, as mos (em formato de luvas), dcolletage, quadris, coxas e inclusive para a pele da barriga de mulheres grvidas e para as mulheres depois do parto, tendo uma ao inteligente sobre as estrias, que a liberao controlada dos ativos.

Foot masks: A variedade de formas na categoria das mscaras para os ps nos permite desfrutar cada vez mais dos novos benefcios. Estamos vendo mscaras em forma de meias com ao de peeling inteligente, que proporcionam uma alta suavidade e um efeito nova pele. Ps lisos e suaves em poucos dias.

Shaker masks: No um formato novo, mas estamos vendo mais variedade no perfil sensorial, em texturas e efeitos que incluem diversas sensaes e temperaturas... Shake & shot skin care.

Multimasking: Essa uma das tendncias mais interessantes em masks. Devido alta especializao que est conseguindo essa categoria, comum ver o uso de diferentes tipos de mscaras (geralmente com cores diferentes) para o mesmo rosto. No multimasking, podemos ver at seis tipos diferentes de produtos usados ao mesmo tempo e em diferentes zonas. A combinao das mscaras agora uma arte, porque todas as peles no experimentam os mesmos problemas.

Glitter masks: o novo efeito WOW!!! em termos de mscara. Pode-se encontrar os modelos transparentes com glitter de grande tamanho e diversas cores que produzem um efeito tico divertido e muito diferente quando so aplicadas. Esse ano vimos o lanamento de uma srie de glitter masks inspiradas no personagem My Little Pony.

Jelly masks: Novos materiais polimtricos permitem criar todo um mundo sensacional, ultrassensorial e divertido neste mundo de mscaras, inclusive algumas comestveis.

Powder masks: interessante modelo que pode vir em forma de saleiro, para usar em p ou para reconstruo. novidade porque permite incorporar altas concentraes de alguns ativos.

Corset masks: Mscaras que imitam o gesso, endurecem quando secam e so retiradas de uma vez s. Uma das suas maiores propriedades o efeito lifting.

Magnetic masks: As mscaras com efeito magntico que se retiram com um m seguem crescendo no mercado e nos surpreendendo com os seus efeitos sensoriais.

Bubble masks: Interessante variedade de mscaras que geram bolhas oxigenantes quando so aplicadas sobre a pele. Geram um efeito que lembra algodo e nuvens. So ultrassensoriais e proporcionam alta suavidade.

Aluminum masks: O novo formato que est causando furor. Agora o alumnio est saltando da cozinha ao skin care. Mscaras de dupla capa de alumnio que permitem concentrar altas quantidades de ativos.

Sleeping masks: Tendncia que nasceu h alguns anos e que segue nos presenteando com um novo mundo de texturas e benefcios enquanto dormimos.

Butter masks: Lanamento recente que inclui texturas 100% lcteas. Seu alto contedo lipdico promete uma hidratao extraordinria.

Fitness masks: Alinhado com a tendncia Athelisure, vemos como as mscaras que suportam o conceito slimming e firming esto ganhando participao de mercado.

Wine masks: Perfeitas para os apaixonados por vinhos, levam extratos de diferentes tipos de vinhos e uvas e prometem ao antioxidante superior e benefcios anti-idade.

Ice cub masks: Interessante formato que simula cubos de gelo e que tambm pode ser usado frio.

24K masks: Modelos de mscaras ultraluxury que contam com ouro de 24K em sua composio.

We are loving skin care masks Maskmetics = masks + cosmetics. As mscaras se tornam uma das categorias mais promissoras em skin care. As novas rotinas em diferentes geografias tambm esto incluindo diversos tipos de mscara. Os consumidores querem novas experincias com novos modelos e, portanto, representam uma grande oportunidade de inovao e diferenciao.

Artur Joo Gradim
Assuntos Regulatrios por Artur Joo Gradim

Balano Anvisa 2017. Tire as suas concluses

A Anvisa publicou relatrio com o balano das atividades de 2017, que pode ser acessado pelos interessados, na ntegra, no portal da agncia.

Entre os resultados alcanados envolvendo nosso setor, 43.680 novos produtos foram regularizados e 2.699 foram registrados, correspondendo s cinco categorias que esto sujeitas a esse requerimento protetores solares, produtos infantis, repelente para insetos, alisantes, ondulantes e gel antissptico para as mos. H predomnio, em volume, dos produtos infantis que, em breve, tambm no mais estaro mais sujeitos ao registro prvio, com exceo dos protetores solares e os repelentes indicados para o pblico infantil.

Dessa forma, mais de 90% dos produtos de HPPC so pr notificados e no esto sujeitos a registro, razo pela qual podemos afirmar e concluir serem de baixo risco.

O que espanta que, sob o foco sanitrio, luz da RDC n 153/17, que dispe sobre a classificao do grau de risco para as atividades econmicas sujeitas vigilncia sanitria, para fins de licenciamento, a fabricao e o comrcio atacadista dos produtos de HPPC so considerados de alto risco.

Considerar que os produtos de HPPC como de alto risco, os equipara aos medicamentos que tambm so classificados dessa forma. Em contraponto, h o fato de os fabricantes e distribuidores de matrias-primas para cosmticos e para saneantes estarem dispensados da Autorizao de Funcionamento de Empresas (AFE), conforme foi estabelecido pelo Artigo 5, inciso IV da RDC 16/14, e da licena de funcionamento, pelo menos no estado de So Paulo, por conta da Portaria CVS n 1/17. Desconheo que tal prtica seja seguida pela vigilncia sanitria de outros estados.

A resoluo RDC n 16/14, que dispe sobre os peticionamentos de Autorizao de Funcionamento (AFE), equiparou, ou seja, colocou no mesmo patamar, os requerimentos dos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmticos aos dos medicamentos.

Posto isso, a meu ver, essas resolues merecem passar por uma reavaliao para que haja um posicionamento mais objetivo das autoridades sanitrias em relao ao setor de HPPC. Isso deve ser feito considerando que a operao do site industrial e a distribuio de seus produtos, por um lado, so consideradas atividades de alto risco e, por outro, 90% dos produtos produzidos e distribudos so notificados ou, melhor dizendo, dispensados de registro.

Entretanto, apesar de meus parcos conhecimentos da dinmica dos medicamentos, sei que todos os frmacos so submetidos a uma rigorosa avaliao pela Anvisa, fato que demonstra que somente 784 medicamentos, produtos biolgicos e insumos farmacuticos ativos foram registrados no ano de 2017, diante dos 43.680 produtos de HPPC isentos de registro, colocados no mercado.

Quanto meta da Anvisa e dos estados de implantar o monitoramento de mercado para produtos de HPPC, o qual, pelo que se sabe, ainda no foi efetivado devido crnica falta de pessoal, esta parece no ser prioritria, visto o baixo risco desses produtos.

Ao analisar essas resolues, entendo que algo tem de ser feito rapidamente para evitar prejuzos por causa da demora na obteno da AFE e da licena de funcionamento para indstrias, importadores e distribuidores dos produtos de HPPC, como tem ocorrido.

A viso que tenho hoje que, paulatinamente, os produtos de HPPC, que hoje obrigados de registro, sero transformados em isentos de registro. Essa mudana ir ao encontro do entendimento tcnico de nossos parceiros do Mercosul sobre o tema, assim como da viso da Unio Europeia, bloco econmico que fundamenta mais de 90% da regulamentao de produtos de HPPC adotada pela legislao brasileira.

A recente mudana dos produtos infantis para produtos isentos de registro (salvo alguns grupos, como protetores solares e repelentes de insetos), mais um reconhecimento, pelo rgo regulador, de que esses produtos no oferecem riscos ao usurio quando observada a regulamentao tcnica em sua fabricao e o usurio segue as instrues para sua correta utilizao.

Finalizando, as consideraes que fiz aqui esto fundamentadas nos ndices de reaes adversas existentes, os quais consolidam minha posio de que os produtos de HPPC so de baixo risco e so confiveis quanto s suas propostas de finalidade, efetividade e segurana.

Wallace Magalhes
Gesto em P&D por Wallace Magalhes

Alvo errado

Mirar no alvo errado um perigo. Acertar, ento, nem se fala. Voc pode estar se perguntando o que isso tem a ver com cosmticos. Pois bem, vamos l.

Certa vez, eu estava visitando uma indstria de porte mdio e, ao falar com o proprietrio sobre protocolos de testes, ele disse que em sua empresa o mais importante era faturar. Usavam formulaes simples, o desenvolvimento era rpido, e no perdiam tempo com testes. De BPF, faziam somente o bsico para no ter problemas com a Vigilncia Sanitria. E falou isso com uma entonao que deu a entender que as BPF eram s para ingls ver. Resumindo, o objetivo da empresa, o seu alvo, era s o dinheiro do consumidor. Como um pouco antes tnhamos nos encontrado na recepo e ele havia me dito que estava chegando de uma clnica onde estava terminando um tratamento de sade, eu, quase instintivamente, perguntei o que ele acharia se descobrisse que o mdico que o tratava estava interessado somente no dinheiro dele. Houve um bvio silncio. Em seguida, ele disse que eram coisas muito diferentes. Mesmo sendo coisas bem diferentes, esta diferena no justifica o fato, porque um erro primrio. Como no seria produtivo insistir no tema, voltamos a falar de outros assuntos.

Este o caso tpico de se mirar no alvo errado. As empresas existem ou deveriam existir para, no final da linha, atender s necessidades de pessoas e no para arrecadar seu dinheiro.

Claro que elas precisam gerar faturamento e lucro para cumprir seu papel, mas esta necessidade deve ser vista como um resultado obtido pelo bom cumprimento daquilo que se propuseram a fazer. E isto no s uma questo tica. Tem tambm um vis econmico e financeiro. Quando o consumidor perceber que o produto que adquiriu no l grande coisa, alm de no compr-lo novamente, ele ir sugerir s pessoas de seu crculo que tambm no o comprem, o que, na era da internet, pode afetar decisivamente a possibilidade de um crescimento sustentvel. Mas no s isso. O sistema de qualidade e as boas prticas, quando corretamente aplicadas, garantem um processo eficiente, com reduo de perdas, custos e defeitos, gerando maior lucratividade. Quando existem s para ingls ver, os recursos aplicados em sua elaborao representam uma perda de dinheiro, porque no iro gerar nenhum ganho real de produtividade ou eficincia. Sem dizer que burlar a legislao, por si s, j um risco considervel.

Os empreendedores que no tm formao acadmica especfica podem ter alguma dificuldade em compreender isto, fato que parece mais comum quando estes vm de atividades puramente comerciais, como distribuidoras, por exemplo. Ento a responsabilidade de tratar o assunto passa a ser do especialista, de formao tcnica, que deve faz-lo de forma eficiente. No adiantam s discursos ou frases de efeito. A minha fala com o proprietrio da indstria que relatei acima certamente no promoveu nenhuma mudana em sua mentalidade nem na conduo da empresa. preciso mais que palavras. Informaes obtidas de fontes especializadas interpretadas luz da realidade da empresa e apresentadas de forma sistemtica direo, a implantao de indicadores que demonstrem resultados afeitos rea tcnica - como o nvel de ocupao do pessoal e da capacidade instalada - e a adoo de uma postura que demonstre o compromisso com o resultado so atitudes que devem fazer parte da estratgia de correo de alvo. E a estratgia deve se apoiar em tecnologia e atender de forma inquestionvel a legislao sanitria.

A rea tcnica tem ainda a obrigao de no mirar em alvo errado. No caso do P&D, quando este assume que a bancada o nico local de trabalho, comete este erro. O P&D deve formar e desenvolver, em conjunto com outras reas, um cadastro tcnico robusto e atualizado. A avaliao consistente dos atributos de formulaes e produtos e o alinhamento das informaes em formato estabelecido pela legislao devem ser cuidadosamente executados e armazenados, em formato padronizado. O comportamento do produto no mercado e os eventos de cosmetovigilncia tambm devem ser acompanhados regularmente. J o sistema de qualidade e a elaborao dos procedimentos de BPF devem ser estabelecidos no s para atender a legislao, mas tambm para promover um funcionamento eficiente, eliminando desperdcios, erros e travamentos desnecessrios. Mudar o alvo de uma empresa no tarefa simples, mas ser inexequvel somente para quem no estiver devidamente preparado.

Valcinir Bedin
Tricologia por Valcinir Bedin

Tricologia Halal

A religio muulmana agrega em torno de 1,5 bilhes de pessoas espalhadas pelo planeta. So aproximadamente 25% de habitantes que seguem as recomendaes ditadas por esta orientao, e, como hoje temos uma aldeia global onde as trocas so gerais e imediatas, necessrio que se conhea o que ela indica na nossa rea de trabalho.

O termo Halal (em rabe, permitido, autorizado) se refere, no islamismo, a comportamentos, formas de vestir e de falar e alimentos que so permitidos pela religio, sendo o seu antnimo haram. Neste grupo de servios, entram tambm os cosmticos para a pele e para os cabelos.

Geralmente no isl, cada objeto e ao so considerados permitidos a menos que exista uma proibio nas escrituras islmicas. O termo habitualmente usado nos pases no islmicos para se referir aos alimentos autorizados de acordo com a Sharia, ou lei islmica.

Alimentos Halal so aqueles que os muulmanos podem comer e beber segundo a lei islmica da Sharia. Este critrio especifica como os alimentos podem ser consumidos e como devem ser preparados. As fontes para determinar se uma comida ou bebida autorizada no isl so o Alcoro, as tradies do profeta (hadith) e as formulaes dos juristas. No Alcoro, pelo menos 24 versculos referem-se a prescries no domnio alimentar.

Algumas das interdies alimentares do isl coincidem com as da lei judaica.

As carnes proibidas pelo isl so as de porco, das aves de rapina, do co, da serpente e do macaco. O consumo de animais com garras, como lees e ursos, proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.).

O sangue dos animais no deve ser consumido. Em contrapartida, todos os peixes so autorizados. No que diz respeito s bebidas, esto proibidas as que contenham lcool, como o vinho e a cerveja, pois considera-se que alteram a conscincia do ser humano.

O abate s pode ser realizado por muulmanos e, a frase Em nome de Al, o mais bondoso, o mais Misericordioso deve ser dita antes do abate.

A caa est autorizada no isl, porm deve-se declarar a bismillah (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso) ao atingir o animal. Os animais sacrificados a outros deuses no devem ser consumidos.

Uma falsa impresso que pode ocorrer para muitas pessoas que, no mundo muulmano, no h espao para cosmticos e que especialmente as mulheres desta religio no os consomem.

Existe a um engano muito grande. Apesar da indumentria de pases rgidos na religio, como a Indonsia, por exemplo, as mulheres consomem cosmticos como qualquer pessoa de outras crenas religiosas. Em que pese que o corpo no seja mostrado em pblico tanto quanto permitido em outras religies, a utilizao de produtos para pele e cabelos vem crescendo muito dentro destes pases.

As mulheres muulmanas, assim como as de outras religies, tm nos cabelos uma fonte de sensualidade muito grande, e o uso de produtos hair care muito intenso.

Shampoos, condicionadores, finalizadores, alisantes e outros aparecem nos toucadores dessas mulheres. O que seria ento um produto cosmtico Halal? Ele teria que ter confirmados todos os ingredientes, as matrias-primas e os insumos como tendo origem Halal, bem como as normas de fabricao dos produtos finais teriam que ser avaliadas e consideradas permitidas.

Estes procedimentos devem ser certificados por agncias autorizadas pela autoridade religiosa local, que emite um certificado de origem Halal para todas as etapas do processo de fabricao do medicamento ou cosmtico.

No Brasil temos, no oficialmente, entre 800 mil e 1,5 milho de adeptos desta religio.

Este nmero no parece muito alvissareiro quando falamos do mercado de produtos para cabelo, mas convm lembrar que o Brasil um pas exportador tanto de produtos quanto de tecnologias nesta rea.

Sabemos que hoje h empresas brasileiras exportando para pases como Egito, Arbia Saudita e Marrocos, mas o mundo muulmano muito maior e est aguardando estes produtos.

O conselho que damos que cada empresa brasileira do setor procure saber qual o caminho para a certificao Halal, o que no muito complicado ou difcil, e se prepare para se abrir a este mercado.

Antonio Celso da Silva
Embale Certo por Antonio Celso da Silva

Embalagens que tm histria

oderamos dar para essa coluna tambm os ttulos Embalagens com valor agregado, Embalagens diferenciadas, Embalagens para encantar o consumidor ou Embalagens que contam uma histria e at usar o termo da moda storytelling.

Na verdade, o que me chamou a ateno foi um evento que participei na semana passada onde se percebia claramente os jovens palestrantes, com suas surradas calas jeans, tnis e camisas, tomando o lugar dos engravatados, de cabelos grisalhos e postura formal. Jovens inteligentes com domnio total do palco e do que falavam. Essa a nova gerao de executivos, descolados, sem medo e que sabem exatamente o que querem. A chamada gerao Y.

Coitados de ns, velhinhos, dcadas de experincia. Coitados nada! Temos que ser inteligentes e unir nossa experincia com a fora e o dinamismo desses jovens talentosos. Burrice ignor-los.

Ainda falando do evento, vrias foram as empresas que mandaram seus jovens apresentar seus lanamentos e suas inovaes em cada segmento do mercado, sempre falando do produto, mas tendo a embalagem como foco principal do assunto.

Primeiro balde de gua fria jogado por um desses jovens talentos: se voc vai criar ou desenvolver uma nova embalagem e busca na concorrncia algo para chupinhar com a arrogncia de quem vai copiar, mas fazer melhor, comeou errado! Alis, quantos de ns no passamos por isso? O pessoal do marketing sai visitando lojas, compra tudo que achou bonito, traz para a empresa, coloca sobre uma grande mesa, e todos debruados observando a concorrncia iniciam o processo de criao de uma nova embalagem.

Ou mais do que isso, viajam pelo mundo e pagam excesso de bagagem, trazendo em suas malas produtos importados, produtos cujas embalagens chamaram a ateno.

Tudo isso no fruto da minha vivncia nas empresas por onde passei, mas foi dito por um jovem talento que palestrou no evento e ainda provocou a plateia: Isso o que vocs chamam de criao/inovao!.

Outro jovem, na mesma linha de raciocnio e falando de um lanamento da sua empresa, mostrou as vrias etapas da criao de uma embalagem para a qual a inspirao era uma semente que, obviamente, pelo seu formato, depois de transformada numa embalagem, no parava em p. E ele perguntou: e precisa, isso importante?! Ser que o mais importante no a histria desse produto, e to importante quanto o produto a histria dessa embalagem?

Sinceramente, sa desse evento com ccegas no crebro e matutando...

So essas as mudanas que nos fazem ser contra e com certeza a razo de muitas empresas estarem morrendo.

E, como diretor da rea tcnica e industrial da minha empresa, jamais aceitaria fazer parte de um time que desenvolvesse uma embalagem que no para em p.

Na verdade, a gente j comea errado quando pensa em desenvolver uma embalagem sem levar em conta o canal de vendas onde ela vai estar. Imaginem que, na venda emocional porta a porta, o olhar e a deciso de compra so bem diferentes do canal varejo ou do que est na moda, canal atacarejo (mistura de varejo com atacado), onde a embalagem solitariamente tem que chamar a ateno a ponto de impactar na deciso de compra daquele produto. Essa nova gerao que palestra to bem a mesma gerao que compra o produto, e a deciso de compra hoje mais criteriosa, pois a informao est em todo lugar e ela tem acesso.

No adianta lanar uma embalagem dizendo que diferente, uma inovao, pois esse mesmo jovem que tem acesso rpido informao, se descobrir que no , vai desmentir rapidamente e, alm de no comprar, j carimba aquela marca como um engodo e divulga isso nas suas redes sociais.

Um dos palestrantes explicou o seguinte: na empresa multinacional francesa na qual atua, o abrao visto como algo meio antiptico, comportamento tpico do Pas. Bem diferente do Brasil.

Segundo ele, o abrao genuinamente brasileiro, exemplificar isso numa embalagem faz com que essa embalagem tenha passado por uma criao, faz com que essa embalagem tenha uma histria.

O que quero dizer com tudo isso que no podemos ficar presos nas empresas sem sair pra ver o que est acontecendo l fora e, quando eu digo l fora, estou falando desses eventos que nos fazem pensar, nos fazem entender que, pode parecer clich, mas fazer mais do mesmo o incio do fi m do negcio das empresas.

Participar de congressos e workshops abre a nossa cabea e nos coloca frente a frente com o novo, mesmo que no concordemos com esse novo.

A embalagem tem histria quando seu criador tem mente aberta e no se prende ao time que t ganhando no se mexe.

A embalagem que tem histria pode acabar no sendo diferencial de vendas, mas, no mnimo, vai arrancar a frase padro do tipo: To simples, por que eu no pensei nisso antes?!

Se esse texto fez voc repensar e ver a embalagem com outros olhos, j valeu a minha inspirao para escrev-lo.

Por falar em evento, anote na agenda: no prximo dia 14 de agosto, acontecer o Frum de Embalagens para Cosmticos, organizado pela Associao Brasileira de Cosmetologia e coordenado por esse colunista.

Francine Leal Franco
Sustentabilidade por Francine Leal Franco

Regularizao de produtos da biodiversidade

urante a vigncia da Medida Provisria 2.186/2015 (MP), norma que regulamentou o acesso aos recursos genticos e conhecimentos tradicionais e a repartio de benefcios, o conceito de acesso foi continuamente discutido, sendo alvo de diferentes entendimentos tcnicos e jurdicos pelos usurios e pelos prprios Conselheiros do CGen.

O fato de ser uma normativa totalmente nova, sem o entendimento exato de quais setores efetivamente seriam atingidos pelas regras definidas, e a dificuldade de interpretao deixaram muitas empresas na irregularidade e colocaram a pesquisa e a inovao em ativos naturais brasileiros na geladeira.

Ainda assim, alm da preocupao com a legislao, aliada ao fato de que muitas empresas possuem grandes iniciativas socioambientais, algumas empresas buscaram regularizar seus produtos junto ao rgo competente, o Conselho de Gesto do Patrimnio Gentico - CGen. Ocorre que a medida provisria no previu regras de regularizao, o que gerou uma suspenso em massa dos processos e o primeiro movimento do rgo fiscalizador, o IBAMA, que autuou e multou essas empresas, na chamada Operao Novos Rumos.

Com isso, em 2011 foi publicada a Resoluo n 35, que possibilitava a regularizao dos acessos realizados aps a entrada em vigor da referida MP. Mas essa resoluo permitia a regularizao do acesso, o que dava empresa a autorizao pelo CGen, mas no eximia o IBAMA de cumprir com seu papel de fiscal da lei e autuar as empresas.

Em seguida, ocorreu a chamada Operao Novos Rumos II, que notificou e autuou diversas empresas nacionais e multinacionais por deixarem de repartir benefcios de produtos oriundos de acesso ao patrimnio gentico e que no haviam tentado nenhum tipo de regularizao junto ao CGen.

As multas giram em torno de trezentos mil reais por espcie (matria-prima) utilizada pela empresa.

Pode-se dizer que, tambm em virtude da Operao Novos Rumos, houve um grande movimento dos usurios e pesquisadores da biodiversidade brasileira em buscar um cenrio legal que trouxesse segurana jurdica para trabalharem com esses ativos. Com o nascimento da Coalizo Empresarial pela Biodiversidade, as empresas em constante dilogo com o governo obtiveram xito na alterao do regime jurdico de acesso e repartio de benefcios no Brasil. Em 2015, a Lei da Biodiversidade entrou em vigor com conceitos mais claros, regras facilitadas e procedimentos menos burocrticos.

Mais importante que isso, a nova lei trouxe o benefcio da regularizao sem aplicao das sanes previstas da revogada medida provisria, possibilitando o cancelamento dos autos de infrao bem como o perdo de 90% a 100% das sanes aplicadas.

Isso quer dizer que todas as empresas que foram autuadas pelo artigo 18 do Decreto 3459 (deixar de repartir benefcios), caso optem pela regularizao nos termos da lei 13.123/2015, tero seus autos de infrao cancelados e as multas integralmente perdoadas.

E voc pode fazer o mesmo, pois a iseno ou a inaplicabilidade das multas estendem-se aos usurios que no tiveram autos de infrao lavrados pelo IBAMA. Isso porque, aps o prazo legal de regularizao, o IBAMA poder voltar a autuar, baseado no fato de que esto sujeitos s sanes legais aqueles que deixarem de se regularizar no prazo previsto. As novas multas podem alcanar um teto de dez milhes de reais.

Sobre a regularizao em si, as pessoas fsicas e jurdicas que realizaram atividades em desacordo com a MP 2.186/01 tero 1 ano a partir da disponibilizao do cadastro - SisGen (06/11/2017 a 06/11/2018) para regularizar-se e adequar-se aos novos procedimentos. Um Termo de Compromisso com a Unio, representada pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, dever ser firmado para assegurar, dentre outros requisitos, a repartio de benefcios referente ao tempo em que o produto desenvolvido tiver sido disponibilizado no mercado, no limite de at cinco anos anteriores celebrao do Termo de Compromisso.

Em novembro de 2017, o Ministrio do Meio Ambiente - MMA publicou a Portaria 442/2017 com os modelos de Termo de Compromisso (TC) possveis, quais sejam:

- Acesso ao patrimnio gentico - PG com explorao econmica e repartio de benefcios na modalidade no monetria.

Acesso ao patrimnio gentico - PG com explorao econmica e repartio de benefcios na modalidade monetria.

Darei prosseguimento a este assunto na prxima coluna.

Luis Antonio Paludetti
Manipulao Cosmtica por Luis Antonio Paludetti

Henrique

Naquela manh, Henrique levantou-se no horrio de costume, sempre achando que era cedo demais para algum sair da cama. Levantou-se, abriu a janela e viu que, diferentemente do que sempre acontecia naquela poca do ano, a cidade no estava com o tempo carrancudo, e um cu completamente azul insistia em atravessar o espao entre os prdios.

Embora no tivesse ido dormir tarde, sentia-se sonolento e, definitivamente, aquele no era um dia para sentir-se assim. Olhou para o criado-mudo ao lado da cama e o seu Sistema Pessoal de Manipulao de Medicamentos estava l, pronto e espera de sua solicitao. Tocou ento o leitor biomtrico do SISMA (como o sistema era carinhosamente chamado pelos usurios) e relatou que estava sentindo-se sonolento.

A mquina perguntou-lhe se a sonolncia era por ele ter dormido tarde ou outro motivo e, como ele respondeu que era por outro motivo, a mquina silenciou e emitiu alguns rudos e algumas luzes. Ele sabia que, embora as luzes fossem a parte perceptvel do processo, a mquina j o estava diagnosticando, tentando delinear a natureza de sua sonolncia. Aps alguns segundos, a mquina dispensou trs pequenos selos biocompatveis impregnados de substncias qumicas que o ajudariam a sentir-se mais ativo e lhe explicou como utiliz-los.

SISMA, disse ele, hoje tenho um grande encontro com uma pessoa que conheci nas redes sociais. No sei se estarei pronto para o que pode acontecer, ento, voc poderia preparar alguns selos para garantir a minha vitalidade numa eventual relao sexual?

Como num passe de mgica, as luzes piscaram novamente e, da mesma forma que antes, a mquina dispensou dois selos com substncias qumicas e instrues para usar o selo azul.

Ah, SISMA, depois do caf da manh vou treinar e preciso de alguns suplementos pr-treino e outros ps-treino, poderia prepar-los para mim?

Depois de algumas horas de treinamento, Henrique retornou para casa, ingeriu os selos para o ps-treino e vestiu-se para o encontro no parque. Antes de sair, porm, solicitou ao SISMA que lhe preparasse mais alguns selos de uso geral e um selo para esquecimento, caso fosse necessrio.

Em todos os seus 40 anos de vida, Charlote nunca tinha encontrado algum como ele. Ela tinha a impresso de que, realmente, ele a compreendia em suas necessidades mais profundas. Olhou para seu smartphone e percebeu que estava quase no horrio de sair.

Em frente ao espelho, percebeu que algumas rugas marcavam-lhe o canto dos olhos, o que na sua idade era bem natural. Sentiu tambm um pouco de ansiedade sobre como seria este encontro pelo qual tanto aguardara e pensou que precisava garantir que seria atraente para ele. Olhou para a pequena mquina que ficava ao lado de seus perfumes e tocou em seu leitor biomtrico. O SISMA imediatamente entrou em modo on-line e aguardou as instrues de Charlote:

SISMA, preciso de algo para reduzir estas rugas nos cantos dos olhos, alguma coisa para deixar meus lbios um pouco mais carnudos e, um pouco de hormnios para garantir que eu esteja pronta para o que der e vier

Como era de seu procedimento padro, o SISMA piscou suas luzes alguns minutos, emitiu alguns rudos e, aps alguns segundos, liberou um selo vermelho para os lbios, um selo amarelo para as rugas e um selo lils com os hormnios adequados. Charlote pegou os selos, aplicou-os nos locais apropriados e continuou se vestindo para o encontro. Antes de sair, como sempre fazia, pegou seus pertences e alguns selos extras que o SISMA sempre preparava para uso eventual.

No horrio combinado, Charlote e Henrique se encontraram sob a marquise principal do parque da cidade. Entreolharam-se e perceberam que eram quem esperavam que fossem, exatamente como quando conversavam pelas redes sociais. Charlote sentiu-se um pouco tmida e, sem que Henrique percebesse, ingeriu um selo para reduzir um pouco a timidez. Comearam a conversar sobre suas vidas, sobre seus trabalhos. Sorriram, tomaram sorvete. Logo perceberam que possuam grande afinidade.

Entretanto, algo lhes faltava naquele momento. No entendiam bem ao certo, mas logo perceberam que haviam esquecido de pedir para o SISMA preparar selos para sentir a felicidade.

Um homem bem-vestido, limpo e saudvel passava por ali, percebeu que estavam mexendo com selos e dirigiu-se at eles.

- Perdo. Ser que no poderiam ajudar um pobre homem que no possui recursos para adquirir um SISMA?

Charlote e Henrique olharam para o mendigo e pensaram Meu Deus, como algum consegue viver sem um SISMA?.

Entreolharam-se e, voltando-se para o mendigo, disseram-lhe que no tinham selos para lhe dar. Constrangidos com o fato e inconformados por terem se esquecido de pegar os selos da felicidade, perceberam que seu possvel relacionamento havia rudo. A menos que fossem at o SISMA, no havia nada que podia ser feito para salvar aquele encontro.

Trocaram um olhar de tristeza e fizeram a nica coisa que fazem as pessoas neste momento: deram as costas e cada um ingeriu um selo de esquecimento.

Este conto foi escrito no Dia do Uso Racional de Medicamentos.

uma reflexo sobre a sociedade atual, sobre o que pode acontecer se no tomarmos cuidado, sobre estarmos nos transformado em uma sociedade de drogados com prescrio.

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