19 de Outubro de 2018

Antienvelhecimento

Edicao Atual - Antienvelhecimento

Editorial

Expectativas para 2018

Com inflação em baixa e outros sinais de que a recessão é coisa do passado, os brasileiros chegam ao final de 2017 em um cenário mais positivo do que o vivido um ano atrás. Analistas do mercado financeiro seguem melhorando suas expectativas para o desempenho da economia em 2018.

Para este ano e o próximo, as estimativas em relação ao IPCA permanecem abaixo do centro da meta perseguida pelo Banco Central, de 4,50%. A taxa básica de juros, a Selic – principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação – deverá continuar o ciclo de reduções, ainda que de forma mais moderada. Já a recomposição do mercado de trabalho deve acontecer de forma lenta. O alto nível de desemprego é um dos aspectos da incerteza que persiste no panorama político-econômico e atrasa investimentos e contratações.

Nesse contexto, as eleições que estão por vir têm papel decisivo na trajetória de consolidação da recuperação econômica. Para crescer de maneira sustentada, ressaltam os analistas, é essencial manter o rumo da política econômica e avançar nas reformas – especialmente a da Previdência, fundamental para melhorar as contas públicas. No entanto, o futuro eleitoral é nebuloso. Resta aguardar e, com a consciência de que já vivemos dias bem mais difíceis, começar 2018 com um olhar otimista – e atento.

Esta edição da revista Cosmetics & Toiletries Brasil traz, na seção Enfoque, a força do canal farma e o crescimento das apostas da indústria cosmética no varejo farmacêutico. As farmácias são opções atraentes de compra, tanto pela conveniência de oferecer itens básicos e utilizados no dia a dia, como em função do apelo de linhas premium. Em uma mesma oportunidade, o consumidor supre suas demandas de saúde, higiene e beleza. A seção Persona apresenta a trajetória de Vânia Leite.

Nos artigos técnicos, um dele mostra que a ação antienvelhecimento não se quantifica somente pela redução das rugas. Outro artigo aborda o risco das micotoxinas em ingredientes de cosméticos. Nesta edição publicamos o último artigo sobre Produtos Infantis, na seção Fundamentos da Cosmetologia, e, em nome da equipe, quero agradecer às autoras, Luciana Amiralian e Cláudia Regina Fernandes, da Phisalia, pela dedicação e profissionalismo demonstrado na elaboração dessa série de artigos. Na seção ABC News, estão os últimos dos pôsteres apresentados ao 30º. Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Hamilton dos Santos
Publisher

Antienvelhecimento não é só Redução de Rugas - P Bedos, C Leduc, C Darnez (Laboratoires Dermscan, França); K Lintner (KALIdées, França)

Em lugar dos apelos de antienvelhecimento, estes autores buscam quantificar o bem-estar e como ele se relaciona com os efeitos de um novo ingrediente ativo: a centciamina. Os autores confirmaram que existe correlação entre os escores do bem-estar, as observações instrumentais, a autoavalição e, indiretamente, os dados mecanísticos, in vitro.

En lugar de antienvejecimiento, estos autores intentan cuantificar por lo que se relaciona con los efectos de un nuevo activo: centciamina. Los autores confirmaron la correlación entre los resultados de la medición, instrumental, autoevaluación e, indirectamente, datos mecanísticos in vitro.

Rather than anti-aging claims, these authors sought to quantify well-being as it relates to the effects of a new active: centcyamine. The authors confi rmed a correlation between well-being scores, instrumental observations, self-assessment and, indirectly, in vitro mechanistic data.

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Sistema de Liberação em Sabonetes em Barra - Curt Durfee, Barbara Devine (Twincraft Soap, Winooski VT, EUA)

Muitos dos aditivos desejáveis não são compatíveis com o sabão, ou por sua natureza química, ou pelo processo de fabricação. Neste artigo, os autores descrevem um sistema de liberação encapsulado incorporando polímeros e que sobrevive ao processo de extrusão e adere à pele.

Muchos aditivos deseados no son compatibles con el jabón debido a su naturaleza química o al proceso de fabricación. Aquí, los autores describen un sistema de administración encapsulado que incorpora polímeros que sobrevive al proceso de extrusión y se adhiere a la piel.

Many desired additives are not compatible with soap due to either chemistry or the manufacturing process. Here, the authors describe an encapsulated delivery system incorporating polymers that survives the extrusion process and adheres to skin.

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Micotoxinas em Ingredientes Cosméticos - Maria Inês Harris (Instituto Harris, São Paulo SP, Brasil)

As micotoxinas mais estudadas são aflatoxina B1, ocratoxina A, deoxinivalenol, zearalenona, fumonisina B1 e tricotecenos, porém outras podem ocorrer e todas apresentam perigos característicos. Considerando seus aspectos toxicológicos e a exposição do consumidor de cosméticos, sugerimos que a análise de micotoxinas seja item de especificação em matérias-primas de origem vegetal.

Las micotoxinas más estudiadas son aflatoxina B1, ocratoxina A, deoxinivalenol, zearalenona, fumonisina B1 y tricotecenos, pero otras pueden ocurrir y todas presentan peligros característicos. En cuanto a sus aspectos toxicológicos y la exposición del consumidor de cosméticos, sugerimos que el análisis de micotoxinas sea elemento de especificación en materias primas de origen vegetal.

The most studied mycotoxins are aflatoxin B1, ochratoxin A, deoxynivalenol, zearalenone, fumonisin B1 and trichothecenes, but others may occur and all present characteristic hazards. Considering its toxicological aspects and consumer exposure of cosmetics, we suggest that the analysis of mycotoxins must be a specification for all raw materials from vegetal origin.

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Caracterização e Eficácia de Álcool Gel - Cláudia Gisch, Marinês Pérsigo Morais Rigo, Luisa Scheer Ely, Renata Vidor Contri (Centro Universitário Univates, Lajeado RS, Brasil)

O álcool gel é a formulação mais utilizada na antissepsia das mãos. Foram analisadas as características físico-químicas e a eficácia antimicrobiana in vivo de quatro amostras magistrais de álcool gel e de um produto undustrializado. A eficácia dos produtos magistrais foi semelhante a do produto industrializado, embora o produto industrial tenha apresentado melhores aspectos de espalhabilidade sobre a pele.

El gel de alcohol es la formulación mas utilizada en la antisepsia de las manos. Se analizaron las características físico-químicas y la efi cacia antimicrobiana in vivo de cuatro formulaciónes magistrales. La eficacia de los productos magistrales fueran similares al producto industrial, aunque mostraran diferente apariencia y capacidad de extension en la piel.

Alcohol gel is the most used formulation for hand antisepsis. The physical-chemical characteristics and the in vivo antimicrobial efficacy of four samples of alcohol gels prepared by compounding pharmacies were evaluated. The efficacy of the products from the pharmacies was similar to the industrial product, even though they showed distinct aspect and capacity to spread along the skin.

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Vitiligo - Bruna da Costa Ligero (Universidade Guarulhos (UnG), Guarulhos SP, Brasil); Maria Aparecida Nicoletti (Universidade de São Paulo (USP), São Paulo SP, Brasil)

O vitiligo é uma doença de pele que causa despigmentação do tecido epitelial, com surgimento de manchas brancas nas áreas afetadas. Vários tratamentos disponíveis no mercado se mostram eficazes, entretanto, nenhum com 100% de efetividade. Os diferentes tratamentos têm suas particularidades, atingindo melhores resultados em determinadas regiões do corpo, e é necessário estudar os casos individuais de acordo com a região do corpo afetada.

El vitiligo es una enfermedad de la piel que causa despigmentación de tejido epitelial con la aparición de manchas blancas en las zonas afectadas. Varios tratamientos disponibles en el mercado son eficaces, sin embargo, ninguno con 100% de efectividad. Diferentes tratamientos tienen sus características, la consecución de mejores resultados en ciertas regiones del cuerpo, requiriendo casos individuales en estudio, de acuerdo con la región del cuerpo afectada.

Vitiligo is a skin disorder that causes depigmentation of epithelial tissue with the appearance of white spots in the affected areas. Many treatments available in the market are effective, however, none with 100% effectiveness. Different treatments have their characteristics, achieving better results in certain regions of the body, requiring individual studying cases, according to the affected body region.

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John Jimenez
Tendncias por John Jimenez

Jazzmetics

H pouco, tive a oportunidade de conhecer a paixo pelo jazz e, ao escutar essa palavra, so muitos nomes que vm cabea, como Liza Minnelli, Bessie Smith, Miles Davis e Bob Fosse, assim como todo o conjunto de saltos, movimentos e piruetas que vemos nos vdeos, nas obras de teatro e nos musicais. O fato que o jazz - assim como a cosmtica - se desenvolveu de vrias formas, ramos e estilos. E, por esta razo, os dois compartilham tendncias.

O jazz tem suas origens nas danas tradicionais africanas e teve seu auge em New Orleans no incio do sculo XX. Apesar do jazz poder ser feito em sua forma tradicional, frequentemente influenciado por outros estilos como bal, contemporneo, lrico, acrobacia e hip-hop. Por sua vez, muitos outros estilos de dana so infl uenciados pelo jazz.

Hoje em dia, o jazz, como a cosmtica, est presente em diversas formas e lugares. A inspirao vem da msica ou do artista. Pode ser um adgio de bal, como o da Bela Adormecida de Tchaikovsky, no qual os harmoniosos e delicados sons de harpa do entrada orquestra ou a uma coreografi a de jazz contemporneo inspirada na msica atual ou jazz lrico.

Na cosmtica, vemos como a tendncia dos produtos que ajudam a dormir melhor continua no auge, os pillow mist so produtos que esto no meio do caminho entre terapia e cosmtica. H aromas que nos ajudam a dormir bem, j que o sentido do olfato est diretamente relacionado com o sistema lmbico. Definitivamente dormir bem o novo grande luxo. Tambm estamos vendo como os purificadores de ar comeam a ter claims relacionados com a aromacologia para promover tambm um bom descanso.

H um jazz para millenials que se chama BadBadNotGood. Formado como trio em 2010, um grupo canadense que encarna uma forma fresca de se aproximar ao estilo a partir da liberdade e da modernidade. No seu segundo disco de estdio (2012), pode-se ler: Ningum com mais de 21 anos esteve envolvido neste disco. Estes msicos - que ainda no chegaram aos 30 anos - se situam entre o hip hop instrumental e o ps bob e se converteram sem dvida em uma das grandes surpresas musicais da dcada.

Na rea da beleza, vemos como entre os millenials e a gerao Z temos as novas relaes de mercado. De fato, o uso do big data e da inteligncia artificial tem o potencial de redefinir a forma como as marcas esto interatuando com estes consumidores. Uma projeo estimada publicada recentemente indica que, para 2027, um pouco mais de 30% da populao ser composta pelos nascidos entre 1998 e 2016. As marcas cosmticas esto criando estratgias para este segmento da populao, que somar 1,5 milho de consumidores com potencial de alto gasto e completamente imersos no universo digital, nativos digitais 100%. Este est se tornando um dos segmentos mais promissores para empresas de todo o mundo.

O jazz puro tambm uma tendncia. Famosos trompetistas de New Orleans esto apresentando propostas elegantes com articulaes modernas, mas que conservam a essncia bsica e original.

Na cosmtica, vemos como as necessidades em grooming esto evoluindo para conceitos mais puros. As marcas focadas em remoo de pelo e depilao esto mudando os padres de beleza no homem -
Mintel recentemente publicou que, na Coreia, 34% das compras de produtos relacionados com depilao foi feita por homens. Na Amrica Latina, vemos que esta tendncia tambm cresce, pois cada vez mais os homens frequentam os centros de esttica para realizar procedimentos de depilao.

Se pensamos num jazz que seja universal e que gere as mais profundas emoes e sensaes, sem dvida podemos nos referir verso de La Vie en Rose de Louis Armstrong, composio original de Edith Piaf.

Experiential marketing: as marcas esto intensificando seus esforos no uso da realidade virtual, para criar a maior experincia possvel ao cliente para que este possa sentir um maior conjunto de emoes e sensaes. A experincia sensorial interativa est permitindo o desenvolvimento de inovaes em skin care, fragrncias, maquiagem e cuidado pessoal.

A tendncia de sinestesia tambm se relaciona com o jazz. Recentemente, em Bogot, tivemos o evento AccyCosmtica, uma feira de fornecedores e servios na qual contamos com a participao do famoso bailarino colombiano award-winner Alexander Zapata. Ele teve uma imerso sinestsica para traduzir as notas de um perfume madeirado, nos movimentos de dana que envolvem o jazz, o tango e o flamenco. Foi uma experincia nica, que, sem dvida, abriu uma tendncia na indstria.

So, you think you can dance! E, quanto aos estilos e s preferncias, o jazz apresenta uma grande diversidade, como street jazz, jazz lrico, jazz contemporneo, jazz funk, modern jazz, latin jazz, Broadway jazz, entre outros.

Jazzmetics = Jazz + Cosmetics, como na cosmtica, sempre surgem novos estilos que entram na moda e que servem de inspirao para inovar.

Wallace Magalhes
Gesto em P&D por Wallace Magalhes

Sucesso e futuro

Com a aproximao do final de um ano e o incio de outro, parece adequado falar de sucesso e futuro. Como especialistas, temos responsabilidade com o sucesso e o futuro das empresas onde trabalhamos. Existem informaes, aspectos e peculiaridades que s os tcnicos especialistas conhecem ou podem compreender e que precisam ser levados mesa de decises.

Sucesso e futuro so duas palavras-chaves em qualquer negcio, porque o primeiro o objetivo de todo empreendimento, e o segundo guarda os caminhos que devem ser trilhados e os desafios que devem ser vencidos. O sucesso pode ser atingido de vrias maneiras. Chegar a ele por acaso uma possibilidade. Ampli-lo ou mesmo mant-lo, quando atingido por acaso, uma tarefa difcil porque, muito provavelmente, vai exigir mudanas importantes no modus operandi, na mentalidade e na cultura. Realmente no fcil.

Quando algum decide abrir uma fbrica de cosmticos ou mesmo criar uma linha prpria de cosmticos fabricados por terceiros, no mbito geral, alm dos aspectos mercadolgicos, deve considerar dois pontos absolutamente decisivos para se obter sucesso: uma atividade de base tecnolgica e tem legislao sanitria especfica. Essa ltima define a necessidade de ter pessoas que a conheam bem, alm da determinao efetiva de cumpri-la. Ser necessrio implantar processos especficos, como, por exemplo, aqueles exigidos para a gerao de dados que devem constar no dossi, conforme exige a RDC 07/15. Achar que uma exigncia regulatria descabida e negligenci-la um despropsito que traz consigo um risco enorme. Negligenciar por desconhecimento to grave quanto. Nos dois casos, a empresa fica em condio de vulnerabilidade. Isto no combina com sucesso.

Ter base tecnolgica significa necessidade de investimento em infraestrutura, equipamento e pessoal especializado. Os processos de desenvolvimento, produo e qualidade devem estar orientados e bem alinhados. A estrutura funcional tem que ser organizada, com recursos adequados para gerar, armazenar e processar informaes. necessrio entender que pesquisa e qualidade vo ocupar posies nicas e exclusivas na sustentao do sucesso. A pesquisa que vai entregar tecnologia para a fabricao de produtos competitivos, eficazes, seguros e estveis, enquanto o sistema de qualidade ser a salvaguarda da rentabilidade e competitividade. E as boas prticas de fabricao sero o caminho mais seguro para realizar aquilo que ir render sucesso. E mais: preciso ter olhos para o futuro.

No mbito restrito, necessrio ter em mente que so as pessoas a verdadeira razo da existncia dos cosmticos e no a necessidade de faturamento da empresa. preciso compreender e decifrar a real necessidade das pessoas, porque isto que vai efetivamente estabelecer o valor dos produtos. Tem uma pergunta que deve ser feita o tempo inteiro: por que algum vai escolher o nosso produto?. E quem acha que a resposta est no preo precisa reconsiderar suas convices.

E o futuro? Este ns podemos olhar por dois ngulos. No primeiro, veremos o futuro imediato, que acontecer nos prximos meses, que parece ser quase exclusivamente dependente de atitudes gerenciais. O segundo mostra o futuro nos prximos anos, e este o ngulo mais dramtico, porque exige mais do que procedimentos gerenciais. preciso ter viso e compreenso de longo prazo. Se traarmos uma linha do tempo a partir de um passado no muito distante, vamos perceber grandes diferenas no tocante a ativos e produtos. Quando um ativo ou um cosmtico anuncia que inibe a 5α-redutase, ajuda a combater a celulite ou aumenta a taxa de renovao das clulas epiteliais, por exemplo, estamos falando de substncias ou produtos que vo alm do conceito bsico de cosmticos, porque implicam em alteraes fisiolgicas. J se fala em ativos de ao epigentica, que atuam reprogramando funes celulares sem alterar o DNA. Com as excepcionais possibilidades que o futuro pode trazer, viro questes difceis de serem respondidas. O que acontecer com o uso constante e prolongado? E o uso durante a gestao? Qual ser o impacto na biologia do meio ambiente? As respostas s sero descobertas com pesquisa. Estudos de segurana e eficcia sero mais que mandatrios nesta realidade. A cosmetovigilncia multiplicar sua relevncia. E o mais importante: no possvel que uma empresa ou um tcnico tenha um avano tecnolgico de uma hora para outra. Portanto, o futuro j comeou.

Artur Joo Gradim
Assuntos Regulatrios por Artur Joo Gradim

Procurando pelo em ovo

Uma importante pauta do Grupo Ad Hoc Cosmticos, do SGT-11 Mercosul, est em discusso interna no Brasil e se tornar a proposta brasileira aps ser concluda. A proposta brasileira e as propostas vindas de outros pases do bloco sero discutidas. A proposta final se transformar em uma nova Resoluo GMC (Grupo Mercado Comum) que, aps a aprovao, ser internalizada em cada pas-membro, tornando vigente a atualizao do regulamento para os requisitos tcnicos de regularizao dos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmticos.

Pelo andar da carruagem, ainda no h concordncia plena entre os setores oficial e privado brasileiros, que, a meu ver, ainda ensejar muita discusso com nossos pares, scios desse bloco econmico.

Entre os assuntos constantes da pauta, para coment-los, priorizei os seguintes:

▪ Aquele que se refere expresso da frmula qualiquantitativa para, praticamente, a totalidade de nossos produtos. Quanto a isso, pouco h para se falar, uma vez que a forma de sua apresentao comum, clara e prevista nos regulamentos em vigor, havendo harmonia nos setores ofi ciais e privados dos pases-membros. A exceo se refere aos produtos de HPPC sob a forma de aerossol. Para esse caso, proposto inicialmente que a composio do aerossol seja informada separando os ingredientes do concentrado do produto da fase gasosa (propelente). Essa proposta no faz sentido, considerando que o sistema aerossol um produto nico no ato de sua aplicao. Portanto, os propelentes utilizados nesse sistema so parte integrante da composio do produto em aerossol, o que preconizado por entidades internacionais de normatizao do sistema, como a Federao Latino-Americana de Aerossol (Flada) e a Federao Europeia de Aerossol (FEA), como tambm pela Food and Drug Administration (FDA). Assim,no sistema aerossol utilizado, por meio de um propelente liquefeito, sob presso, ou comprimido, as fases interagem diretamente. Isso no justifica essa proposta, e deve-se ter em vista, ainda, que a concentrao dos ingredientes ativos do concentrado, se expressa dessa forma, estar acima do limite de concentrao permitido na lista de substncias.

▪ Em relao s especifi caes tcnicas organolpticas, fsico-qumicas e microbiolgicas de um produto de HPPC, proposto que seja indicada a faixa de aceitao para a determinao das substncias funcionais dos produtos repelentes de insetos, protetores solares, produtos antimicrobianos e alisantes (compreendendo igualmente os ondulantes) passariam a ser definidos por regulamentos especficos, os quais constituiriam parte da especificao do produto acabado.

▪ No caso dos produtos antimicrobianos, descritos dessa forma, d a entender que no somente o sabonete lquido para as mos, com ao antimicrobiana, e o lcool gel estaro sujeitos dosagem de seu ativo funcional, mas tambm, e principalmente, os produtos denominados deocolnias (desodorantes corporais), muito comercializados em nosso pas, alm de outros produtos com a presena de atividade antibacteriana que justifica a reduo de impostos. Por essa razo, a a meu ver, faz-se necessria uma adequao, para alterar a generalizao da ao antibacteriana. Quanto aos demais produtos mencionados anteriormente (todos sujeitos a registro prvio), no h o que falar sobre a necessidade da dosagem de ativos funcionais, por regulamento.

▪ Por ltimo, no que se refere ao Certificado de Venda Livre (CVL), uma polmica antiga, o entendimento que, por ora, no existe acordo entre os pases-membros quanto sua supresso para produtos provenientes da intrazona ou da extrazona. A possibilidade de o fabricante emitir uma declarao de que o produto atende aos requisitos sanitrios, independentemente de ter sido comercializado no pas de origem, poderia ser ao menos discutida. O fato de o produto ter um CVL (documento) no atesta sua qualidade, sua segurana ou sua eficcia. Incrementar o monitoramento de mercado a forma mais segura e eficaz para esse caso.

Acreditando, como sempre, que o novo ano ser melhor em tudo, desejo a todos um Feliz Natal e um prspero 2018.

Carlos Alberto Trevisan
Boas Prticas por Carlos Alberto Trevisan

A psicologia na Qualidade

Durante este ano, tive a oportunidade de apresentar, em vrias capitais brasileiras, uma palestra sobre uma nova abordagem das boas prticas de fabricao. O auditrio era de executivos, pesquisadores e tcnicos do nosso setor industrial. Do feedback dessas palestras, conclu que muito grande o desconhecimento quanto importncia do comprometimento dos colaboradores com o processo da Qualidade. Em certos casos, percebi que existia o comprometimento de alguns membros, mas isso no era suficiente para contagiar os demais membros da equipe. Tudo isso devido a problemas de comportamento.

A psicologia lida com os comportamentos e ensina que todo comportamento resultante de um contexto. Nesses casos, a psicologia atua nas organizaes, conciliando o contexto com o ambiente existente e melhorando a qualidade do relacionamento e do comportamento do colaborador nas suas atividades.

Ao considerar e aceitar a existncia do contexto, automaticamente, somos levados a pensar sobre a importncia da cultura organizacional. A psicologia possui recursos para atuar nas melhorias necessrias para colocar a cultura organizacional na forma mais adequada para a implantao dos sistemas. A melhoria ou a alterao da cultura organizacional so duas das atividades mais desafiadoras, pois, na maioria dos casos, implicam alterar crenas e/ou comportamentos existentes de modo enraizado nas pessoas.

Raras so as empresas que no necessitam de mudanas em sua cultura organizacional, entretanto sempre est presente a necessidade de conhecer e compreender a cultura existente, o que possibilita a implantao mais simples ou menos trabalhosa de melhores prticas e processos. Devemos sempre ter em mente que a melhoria da cultura organizacional existente obriga que ocorra um processo de reeducao de todos os membros dos departamentos da organizao, em especial, dos que exercem os cargos de direo e de superviso, devido importncia que representam para o processo de gesto.

Uma das caractersticas que sempre se apresenta, prioritariamente, quando a psicologia aplicada, a melhoria quase instantnea da produtividade. No podemos nos esquecer que a produtividade e a motivao dos colaboradores tm estreita relao de dependncia.

A psicologia proporciona autoconhecimento. O autoconhecimento sempre apontado como fundamental e muito valorizado nas organizaes, porm as atitudes que so colocadas em prtica, muitas vezes, no resultam nos objetivos pretendidos.

S como referncia, pesquisas do clima realizadas em organizaes indicam comentrios de colaboradores sobre a no participao da superviso e da gerncia em atividades e a no participao efetiva, nessas atividades, dos demais colaboradores.

Muitas organizaes acreditam que o treinamento pode desenvolver lideranas, mas se enganam quanto aos critrios para a escolha dos candidatos. Deve ser considerado o nvel de autoconhecimento desses candidatos, pois, se a pessoa no conhece a si mesma, como poder conhecer os demais para lider-la?

J aceito o conceito de que o desenvolvimento de colaboradores na organizao por meio de seu treinamento tem melhor aproveitamento sempre que os participantes possuem algum nvel de autoconhecimento. Nos treinamentos, deve-se considerar qual a finalidade de transmitir informaes e conhecimentos aos treinandos, sob o risco de estar simplesmente amestrando os colaboradores.

O organismo humano pode emitir respostas deliberadas ou autnomas, isto , algumas coisas voc escolhe, outras nem tanto. Um exemplo disso quando voc est sofrendo por estresse. As emoes parecem estar mais flor da pele, a ateno lhe escapa, o raciocnio parece limitado, no ?

Estas so respostas autnomas do organismo, e existe sentido nisso. As respostas autnomas so positivas, pois priorizam a sade do organismo. No entanto, elas se antepem sobre as respostas deliberadas ou seja, o colaborador no conseguir produzir ou ser criativo em um ambiente que no lhe proporcione condies de bem-estar.

Quando o corpo mostra esses sinais, est avisando que algo est errado na maneira como a pessoa vem lidando com o trabalho.

Antonio Celso da Silva
Embale Certo por Antonio Celso da Silva

Vlvula ou bomba: componente facilitador

Foi-se o tempo em que a gente comprava aquela colnia preferida e a tampa era a famosa e inseparvel tampa cega, que aquela com rosca em que a vedao se d por um disco de polexan colocado na parte interior no fundo da tampa. Isso evitava qualquer problema de vazamento do produto.

Essas tampas eram os polmeros, que podiam ser poliestireno (PS) ou polipropileno (PP), mas tambm havia as charmosas tampas de madeira e as terrveis de baquelite. Essa ltima, na verdade, s conheceu quem j tem cabelos brancos.

O drama dessas tampas que no eram prticas e dificultavam o uso do produto, ou seja, tnhamos que retirar a tampa, colocar o produto na mo e achar um lugar para colocar o frasco aberto e a tampa (sim, porque com as mos ocupadas com o produto no dava para fechar o frasco). Aps isso, era preciso depositar manualmente o produto sobre a pele e espalhar. Se fosse a conhecida Aqcua Velva, tinha a famosa esfregada das mos antes de aplicar o produto.

Fao o resgate dessa embalagem para a gente valorizar as hoje largamente utilizadas vlvulas, tambm conhecidas como bombas. Assim que chegaram ao mercado brasileiro, eram fabricadas por uma empresa no Rio de Janeiro, tinham preo proibitivo e qualidade sofrvel.

Nessa poca (estou falando da dcada de 1980), eu trabalhava numa famosa empresa de venda direta brasileira, e, na linha de produo, essas vlvulas, depois de aplicadas no frasco, eram testadas uma a uma, podendo ser reprovadas pelo controle de qualidade caso no funcionassem.

Podemos dividir as vlvulas em trs famlias: as spray, utilizadas para produtos lquidos - na sua grande maioria, as colnias; as dosadoras, usadas em produtos menos fluidos e que requerem uma dosagem conhecida e defi nida em cada acionamento da vlvula, como reparadores capilares e silicones em geral, entre os quais os mais usados so para acabar com pontas duplas e proporcionar brilho; e as pumps, usadas em sabonetes lquidos,loes hidratantes etc.

Cada uma tem suas peculiaridades. A vlvula spray pode ser de rosca ou recravada, com tampa plstica ou de alumnio, podendo ainda ser apenas uma capa de alumnio sobre a tampa.

Um detalhe muito importante no caso de uso da vlvula spray em colnias que obrigatoriamente a colnia precisa ser filtrada, sob pena de qualquer impureza entupir a vlvula e ela parar de funcionar. Se for uma vlvula rosca, ainda possvel tirar a vlvula e usar o produto - no que isso seja correto, mas pelo menos no se perde o produto. Se for uma vlvula recravada, a embalagem fica inutilizada e no se pode usar o produto.

Ainda nas vlvulas spray, importante definir exatamente o tamanho (comprimento) do pescante, pois, se for maior que o dimensionado, vai ficar contorcido dentro do frasco, e, se for menor, vai ficar uma quantidade no fundo que a vlvula no vai puxar, pois o pescante no alcana. Chamamos de pescante ou espaguete aquele tubinho plstico que parece uma mangueirinha semirrgida.

Por experincia, vejo que um dos grandes problemas e motivos para rejeies de lote exatamente o comprimento do pescante, pois a dvida sempre de onde para onde fazer a medio. Isso precisa estar informado na especificao tcnica. Se medir o pescante sozinho retirando o da vlvula, um tamanho; se medir com ele acoplado na vlvula, outro. Isso porque existe uma parte que fica encaixada dentro da vlvula, e essa parte precisa estar totalmente encaixada at o fim do curso interno na vlvula.

Existem outras peculiaridades que tambm se aplicam na vlvula spray. A mais conhecida o dimetro da vlvula em funo do dimetro do gargalo do frasco que vai ser usado. Nesse aspecto, tambm tem a altura da saia da vlvula.

No menos importante o dimetro do pescante em funo da viscosidade do produto. Produtos mais viscosos requerem pescantes de dimetro bem maior do que produtos menos viscosos.

Por fim, muito importante lembrar que a ponta do pescante que fica no fundo do frasco precisa ser cortada em formato de V, principalmente nos de dimetro maior usados em produtos de alta viscosidade. Esse corte serve para evitar que a ponta do pescante toque totalmente no fundo do frasco, impedindo a entrada do produto quando do acionamento da vlvula.

Diferente de alguns tempos atrs, hoje existe uma grande oferta de vlvulas no mercado brasileiro, com diversas opes de cores, seja em plstico, seja em alumnio. O preo caiu muito, e j no se ouve mais falar que a vlvula encarece o produto e no d para usar.

Em resumo, se tem um componente de embalagem que facilitou a vida do consumidor quando se fala em cosmticos, esse componente a nossa querida e inseparvel vlvula.

Denise Steiner
Temas Dermatolgicos por Denise Steiner

Diabete e rugas

A diabete uma doena grave, crnica e muito frequente, que provoca hiperglicemia e resistncia insulina. Nos ltimos anos, sua incidncia tem aumentado muito na populao idosa. Existem dois tipos de diabete: a do tipo 1, que ocorre j na infncia e considerada autoimune, com grande influncia gentica, e a do tipo 2, que aparece com a idade, comprometendo os mais idosos, sendo explicada em parte pelo desgaste dos rgos. A diabete pode causar muitas complicaes, como insuficincia renal, arteriosclerose e comprometimento ocular, entre outras.

Qual a relao da diabete com as rugas?

Sabemos que a pele do diabtico mais seca e que cicatriza com dificuldade. Esses fenmenos esto relacionados com um processo de glicao proteica. Essa glicao ocorre quando uma molcula de glicose (acar) adere a uma molcula de protena e, sem a ajuda de enzimas, forma complexos avanados de glicao, que so chamados AGEs. Essas cadeias, com uma ligao muito forte, entre o acar e a protena, formam complexos permanentes, que endurecem o colgeno (protena), provocando arteriosclerose, catarata, comprometimento neurolgico e tambm as rugas.

A hiperglicemia que ocorre na diabete parece favorecer a formao desses AGEs, que tambm so formados com o envelhecimento natural. Ento, conclumos que a diabete uma doena que envelhece e, quanto melhor for controlada, mais ir preservar os rgos e tecidos.

Fatores importantes no dia a dia podem favorecer a formao dos AGEs e contribuir com o envelhecimento precoce. Entre eles esto o sol excessivo, o estresse e a dieta. Se a glicao ficar fora de controle, muitas protenas vitais sero degradadas e destrudas. A capacidade natural de proteo contra a glicao diminui com a idade e, por isso, os danos so mais intensos nos idosos, principalmente aps os 65 anos.

Produzimos AGEs endgenos quando ingerimos alimentos com alto ndice glicmico, ou seja, aqueles que se transformam em glicose rapidamente. Esses alimentos provocam picos de acar no sangue, o que resulta em inflamao e produo excessiva de AGEs, tornando esse processo um crculo vicioso.

Os AGEs podem ser produzidos quando cozinhamos protenas em altas temperaturas, ou tambm em baixas temperaturas por muito tempo. Grelhar a carne de um churrasco ou caramelizar cebolas, verduras e frituras leva formao excessiva de AGEs. Cozinhar batatas ou alimentos ricos em amido pode gerar uma substncia txica como a acrilamida que, por sua vez, intensifica a ao dos AGEs.

Alm da proteo solar, o idoso deve ter cuidados especiais com a dieta para manter a pele mais jovem e com menos rugas.

Seguem alimentos que podem ter AGEs excessivos:

- Todos os alimentos cozidos a altas temperaturas.
- Alimentos cozidos a baixas temperaturas por perodos
longos, sem lquido.
- Carnes na brasa, carnes assadas no fogo.
- Aves: frango e peru assados em rotisserie, deixando a pele dourada.
- Alimentos fritos.
- Nozes e sementes assadas ou torradas.
- Alimentos assados e embalados, de cor marrom-escura acentuada.
- Lanches ou alimentos prontos (batatas chips, pretzels etc.).
- Fast-food (a maioria tem gorduras trans).
- Caf (tem os gros torrados at escurecer, o que favorece a formao de AGEs).
- Todos os tipos de refrigerantes, pelo alto o teor de acar e pela presena de xarope de milho com alto teor de frutose e benzoato de sdio, um conservante comum que pode ser cancergeno.

Dicas para alimentao mais saudvel no idoso:

- Dieta leve e balanceada.
- Evitar excesso de carboidratos.
- Evitar gorduras trans.
- Evitar carne grelhada.
- Ingerir 5 pores de frutas por dia.
- Ingerir grande quantidade de legumes e verduras verdes.
- Cozinhar alimentos com gua.
- Abusar dos peixes: salmo, sardinha, anchova e atum.

Sempre seguir a instruo do mdico especialista em relao a medicaes especficas, uso de antioxidantes e vitaminas e at cosmticos adequados. Esto sendo desenvolvidas novas drogas que, no futuro, tero capacidade de neutralizar os AGEs e evitar o envelhecimento precoce.

Luis Antonio Paludetti
Manipulao Cosmtica por Luis Antonio Paludetti

Face Fake News

Nas minhas horas vagas, quando no estou tocando (ou tentando tocar) alguma cano no violo, eu adoro assistir a filmes ou sries de fico cientfica.

Numa dessas minhas zapeadas pelos canais de televiso, parei em um documentrio que falava sobre provas incontestveis da existncia de sereias. Apesar de o documentrio j ter comeado h pelo menos uns 5 minutos, resolvi continuar assistindo.

Nesse documentrio (Mermaids: The body found), pesquisadores da Agncia Americana para Administrao de Oceanos e Atmosfera (NOAA) apresentam ao telespectador uma sequncia de fatos, que se inicia com a filmagem e a descoberta de um corpo com caractersticas humanas, mas com uma cauda de peixe e diversas adaptaes evolutivas que permitiam ao ser viver sob as guas. Esse corpo junto de baleias mortas por efeitos de sonares foi ento recolhido e levado para percia em uma importante universidade americana, onde se comprovou que, apesar de improvvel, tratava-se de um corpo de sereia. Infelizmente, como quase sempre acontece nestes casos, todas as provas encontradas foram confiscadas e destrudas pelas autoridades, sendo que o que restou foram apenas as palavras dos pesquisadores.

Eu confesso que terminei de assistir ao documentrio e fiquei muito intrigado com a veracidade daqueles fatos narrados, principalmente porque o documentrio foi exibido em um canal de TV conceituado e reconhecido pela seriedade dos programas que apresenta.

Resolvi, ento, buscar por fontes que me mostrassem algo sobre aqueles fatos narrados, e o resultado deixou-me ainda mais perplexo: o documentrio era falso.

Como assim falso? Isso mesmo. Lembra que eu falei que o documentrio j tinha comeado quando eu comecei a assisti-lo? Pois Logo no incio, na abertura do programa, um aviso dizia que todos os fatos (exceto a morte das baleias por sonares) eram ficcionais.

Eu confesso que fiquei chateado (no fundo, queria acreditar que sereias existem), mas percebi que at mesmo pessoas instrudas podem se deixar levar por algo que est muito evidente no mundo atual: as fake news.

A todo o momento, ns somos bombardeados por notcias que, travestidas de verdades incontestveis, mostram uma verdade ficcional. Essas notcias
apresentadas principalmente em redes sociais, grupos de mensagens instantneas, blogs, sites de vdeos e e-mails nos chegam como verdades legtimas e coincidentemente parecem nos mostrar aquilo que desejamos ver ou coisas com as quais concordamos piamente.

Acontece que no h nada de coincidncia nisso. As redes sociais, os blogs e sites de vdeo utilizam uma inteligncia que nos mostra mais vezes aquilo que mais vemos ou que explicitamente declaramos como gosto pessoal ao fazer nosso cadastro.

Na cosmetologia isso no diferente. No acredita?
Procure por cosmticos e cncer e voc ver a enxurrada de assuntos sobre esse tema. Por exemplo, substncias que supostamente causam cncer:

Perxido de benzola causa cncer. Nada comprovado a esse respeito. A substncia aprovada para uso em medicamentos.

Dietanolamina, monoetanolamina e trietanolamina causam cncer. Nada comprovado. As informaes falsas falam que essas substncias so reforadores de espuma (aqui, o autor da lista se confunde) e afetam o crebro.

Dioxina causa cncer. Nada comprovado. As notcias falsas dizem que este ingrediente estaria presente em emulsionantes e tensoativos.

DMDM hidantoina e imidazolidinil urea. Nada comprovado. A notcia faz uma falsa associao entre o formaldedo liberado por essas substncias e dores de cabea, infeces no ouvido, perda de sono e, pasmem, depresso!

Corantes e pigmentos FD&C. Nada comprovado. A notcia diz que so sintticos derivados do alcatro e contm sais de metais pesados, podem causar depleo de oxignio e levar morte (fico pensando em quanto corante seria necessrio para isso).

Parabenos e ftalatos. Apesar de haver estudos sobre sua atividade disruptora endgena em grandes quantidades, seu uso em cosmticos, nas concentraes aprovadas pela legislao, considerado seguro. Segundo a falsa notcia, podem fazer com que ratos troquem de sexo e causam esterilidade.

Polietilenoglicol. Nada comprovado. A falsa notcia diz que a dioxina contida como resultado de sntese pode causar cncer.

Estes so apenas alguns dos absurdos que encontrei. E o mais incrvel que tudo o que est escrito fala de estudos cientficos (mas no h citao de fonte), sempre h uma autoridade (mdico ou professor) que comprova os fatos (mas ao verifi car essa autoridade percebemos que ela no existe).

Eu espero que, com este artigo, possa lanar uma semente em todos aqueles envolvidos com ensino, pesquisa, desenvolvimento, marketing, vendas e aconselhamento de cosmticos e produtos de uso dermatolgico: no aceitem as verdades ditadas pelas redes sociais e por blogs comandados por especialistas.

Procurem sempre fontes confi veis (como a nossa querida Cosmetic & Toiletries) e, mais importante que tudo, verifiquem a veracidade das notcias e a credibilidade das fontes. Pubmed, Scielo e Chemical Abstracts so boas fontes de pesquisa, alm do prprio Google Acadmico. Ao encontrar um artigo cientfico, avalie-o criteriosamente, pois tambm h artigos cientficos tendenciosos.

Ah, e nunca se esqueam: assistam aos documentrios sempre do comeo!

Boas festas para todos! Nos vemos em 2018.

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