21 de Outubro de 2018

Maquiagem

Edicao Atual - Maquiagem

Editorial

Sinais de melhora

Depois de quase três anos de crise ininterrupta, aumentam os indícios de que a recessão está sendo superada. Em julho, a produção industrial brasileira avançou 0,8%, a melhor marca para o mês em três anos. O quarto mês seguido no azul – o que não ocorria desde 2012 – sinaliza, segundo o IBGE, uma recuperação mais robusta do setor. Outro indicativo de melhora do cenário econômico foi a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre, ante os três meses anteriores.

O aumento é modesto, mas traz consigo outros dados positivos, como a recuperação do consumo das famílias, que responde por dois terços da demanda pela produção nacional. O avanço no consumo das famílias no segundo trimestre foi de 1,4%.

No início de setembro, o relatório Focus, produzido semanalmente pelo Banco Central, mostrou que os economistas do mercado financeiro continuam elevando as estimativas para o crescimento da economia neste ano. De acordo com o levantamento divulgado na primeira semana de setembro, a inflação deste ano deve ficar, na média, em 3,38% – abaixo da meta central para o ano, que é de 4,5%. Para o PIB de 2017, os analistas elevaram a expectativa de crescimento de 0,39% para 0,50%.

Esta edição da revista Cosmetics & Toiletries Brasil aborda, na seção Enfoque, os cosméticos para o cuidado da pele tatuada. De olho no potencial do mercado de tatuagem que cresce cerca de 20% ao ano empresas do setor desenvolvem linhas específicas para a fase de cicatrização e para o uso diário. A seção Persona apresenta a trajetória de Álvaro Luiz Gomes.

Na seção de artigos técnicos tem um que descreve o desenvolvimento de maquiagem para pele multitons que deu origem à linha “Quem disse, Berenice?”do Boticário, e outro sobre a regulação de tatuagens e maquiagem permanente. Na seção ABC News são apresentados abstracts de pôsteres apresentados ao 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos
Publisher

Desenvolver Cosméticos para Peles Multitons - D Aleixo Maciel, D Foggi Bet, EL Rocha, F Bogos Ribas e VM Di Mambro (Grupo Boticário, São José dos Pinhais PR, Brasil); E de Oliveira Monteiro (EM Dermatologia, São Paulo SP, Brasil)

No Brasil, o povo tem a pele com muitas tonalidades diferentes e as mulheres, frequentemente, têm dificuldade para encontrar maquilagem que combine com seu tom de pele. Este artigo descreve um estudo exploratório com centenas de voluntárias, realizado para conhecer as cores de pele das mulheres brasileiras e, assim, desenvolver uma linha de maquilagem para esse mercado tão amplamente diversificado.

En Brasil, la gente tiene muchos tonos de piel de colores diferentes, y las mujeres a menudo luchan para igualar los tonos de maquillaje que su color de piel. Este artículo describe un estudio exploratorio de cientos de voluntaries que se llevó a cabo para comprender el color de la piel de las mujeres brasileñas, para fi nalmente desarrollar una línea de maquillaje para este mercado tan diverso.

In Brazil, people have many different colored skin tones, and women often struggle to match make-up shades to that their skin color. This paper describes an exploratory study of hundreds of voluntaries that was conducted to understand Brazilian women´s skin color, ultimately to develop a makeup line for this widely diverse market.

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Desafios Criativos: Formulações Naturais - Victoria Cherepanov (Innovation KDC, Toronto, Canadá); Nava Dayan, PhD (Dr. Nava Dayan LLC, Fair Lawn NJ, EUA)

Por onde o químico formulador deve começar quando recebe uma solicitação de marketing para desenvolver um produto que possa ter no rótulo um apelo de natural? O primeiro passo é identifi car a organização de certificação ou a regulação do mercado em que a formulação será comercializada; em seguida vem a escolha dos preservantes. Neste artigo, os autores fazem uma abordagem básica para a formulação de produtos naturais.

¿Dónde comienza el químico formulador cuando se enfrenta a una solicitud de mercadeo para un producto que pueda tener el etiquetado con claim natural? El primer paso es identificar la organización certifi cadora o la regulación del pais onde se venderá el producto, seguido de la elección de conservantes. El enfoque básico para componer productos naturales se describe aquí.

Where does the formulator chemist begin when facing a marketing request for a product stamped with a natural label claim? The first step is to identify the certifying organization or government under which the formulation will be sold, followed by the choice of preservatives. The basic approach to composing natural products is outlined here.

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Produtos com Proteção Solar: escolha Correta de Ingredientes - Juliana Flor (Chemspecs Comércio e Representações Ltda., São Paulo, SP, Brasil)

A utilização de produtos com FPS é uma realidade indiscutível para a proteção da pele contra os efeitos maléficos da radiação solar. Para garantir a estabilidade, a segurança e a eficácia de produtos com FPS é fundamental fazer a escolha correta dos ingredientes da formulação. Este artigo tem como foco abordar quais são os principais ingredientes utilizados na estrutura de uma emulsão com proteção solar e quais devem ser os critérios de escolha desses ingredientes para garantir a segurança e a qualidade do produto final.

El uso de productos con FPS es una realidad indiscutible para la protección de la piel contra los efectos dañinos de la radiación solar. Para asegurar la estabilidad, seguridad y eficacia de productos con FPS es fundamental la correcta elección los ingredientes de la formulación. Este artículo se enfoca a las cuáles son los principales ingredientes utilizados en la estructura de una emulsión con protección solar y cuál debe ser el critério para la elección de los ingredientes para garantizar la seguridad y la calidad del producto final.

The use of products with SPF is an unquestionable reality for the protection of the skin against the damaging effects of solar radiation. To ensure stability, safety and efficacy of products with SPF is critical to make the right choice of the formulation ingredients. This article focuses on what are the main ingredients used in the structure of a sunscreen emulsion and what should be the criteria for the choice of those ingredients to ensure the safety and quality of the final product.

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Regulação de Tatuagens e Maquilagem Permanente - Robert Ross-Fichtner e Claire Robichaud (Focal Point Research Inc., Mississauga, Ontário, Canadá)

Como a tatuagem tem se tornado mais popular a cada dia, isso tem aumentado a incidência de injúrias e infecções. Neste artigo os autores reportam que a indústria passou a se preocupar se e como os ingredientes usados nessa prática deveriam ser regulados.

Como el tatuaje se ha vuelto más popular cada día, esto ha aumentado la incidencia de injurias e infecciones. En este artículo los autores reportan que la industria pasó a preocuparse si y cómo los ingredientes usados en esa práctica deberían ser regulados.

As tattooing has surged in popularity, so have incidences of injury and infection. The industry has begun to consider if and how the ingredients used in tattooing should be regulated.

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P&D de Cosméticos para o Público Masculino - Victor Hugo P Infante, Patrícia Maria BG Maia Campos (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto USP, Ribeirão Preto SP, Brasil)

Neste artigo os autores abordam os aspectos da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos para o mercado masculino, com foco nas características desses produtos e no comportamento e nos hábitos do consumidor.

En este artículo los autores abordan los aspectos de la investigación y desarrollo de productos cosméticos para el mercado masculino, con foco en las características de esos productos y en el comportamiento y los hábitos del consumidor.

In this article, the authors discuss aspects of the research and development of cosmetic products for the male market, focusing on the characteristics of these products and on consumer behavior and habits.

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Carlos Alberto Pacheco
Mercado por Carlos Alberto Pacheco

Desigualdade de gnero

Fala-se muito nas maravilhas da Quarta Revoluo Industrial (4RI), mas h difi culdades agachadas que comeam a sair das sobras deste futuro que j entrou pelas nossas portas. Uma delas diz respeito s lacunas de gnero no mercado de trabalho.

Entre as vrias agendas organizadas pelo Frum Econmico Mundial realizado no final de 2016, uma aponta para uma tendncia preocupante: 118 anos, no atual ritmo, o que precisaremos para estabelecer uma paridade econmica de gnero em mbito mundial.

O ritmo acelerado das mudanas tecnolgicas que abrangem os mundos fsicos, digitais e biolgicos afetar o papel das mulheres na economia, na poltica e na sociedade? Antes de respondermos a dvida, vejamos alguns argumentos.

Para comear, a perspectiva de que a 4RI crie 2 milhes de empregos contra a extino de 7,1 milhes entre 2016 e 2020, deixando assim um saldo de 5,1 milhes de desempregados num perodo de 4 anos. Ao lado da China e da ndia, o Brasil um dos pases com maior risco de desemprego em massa. O ano de 2020 est em nosso quintal e no mais uma realidade to distante.

Uma questo importante a considerar se as profisses dominadas por mulheres ou por homens esto mais suscetveis a serem automatizadas, ou seja, se iro desaparecer. O relatrio Future of Jobs, produzido por este mesmo Frum, indica que as perdas signifi cativas de empregos podero abranger ambos os gneros. Se, por um lado, h maior tendncia ao desemprego por causa da automao em setores dominados por homens, tais como manufatura e construo civil, os crescentes recursos de inteligncia artificial e a capacidade de digitalizar as tarefas nas indstrias de servio indicam que uma ampla gama de empregos est em risco, desde posies em call centers em mercados emergentes (a fonte de subsistncia de um grande nmero de jovens trabalhadoras) at as funes administrativas e no varejo das economias desenvolvidas (fonte de emprego
importante para mulheres de classe mdia baixa).

Perder o emprego causa efeitos negativos em muitas circunstncias, mas o efeito cumulativo de perdas significativas em categorias inteiras que tradicionalmente garantem o acesso das mulheres ao mercado de trabalho motivo para uma grave preocupao. Especificamente, isto colocar em risco famlias com um nico rendimento chefiadas por mulheres pouco qualificadas, achatar os ganhos totais das famlias com dois rendimentos e aumentar as j preocupantes lacunas de gnero em todo o mundo.

Mas e as novas funes e categorias de trabalho que surgem com a 4RI? Que novas oportunidades podem existir para as mulheres em um mercado de trabalho transformado? Embora seja difcil mapear as competncias e as habilidades esperadas em indstrias que ainda no foram criadas, podemos presumir de forma razovel que ir aumentar a demanda por habilidades que permitam aos trabalhadores projetar, construir e trabalhar ao lado de sistemas tecnolgicos, ou em reas que preencham as lacunas deixadas por essas inovaes tecnolgicas.

Levando em conta que os homens ainda tendem a dominar a cincia da computao, a matemtica e a engenharia, o aumento da demanda por habilidades tcnicas especializadas pode exacerbar as desigualdades de gnero. Ainda assim, poder haver um aumento de demanda por funes que as mquinas no conseguem realizar e que dependem de caractersticas intrinsecamente humanas e capacidades como a empatia e a compaixo, atividades exercidas majoritariamente por mulheres.

Toda esta disparidade de gnero faria com que os benefcios que a diversidade de gnero j nos concedeu retroagissem, pois sabido e notrio que empresas com equilbrio de gnero so mais criativas e eficientes. Nem tudo so flores.

Em 2030, a populao de mulheres entre 25 e 59 anos dever corresponder a um quarto da populao brasileira, ou seja, cerca de 28,7 milhes de mulheres procurando o seu lugar ao sol no mercado de trabalho em um mundo onde as oportunidades podero no estar se abrindo com mais facilidade do que hoje. Atualmente, a mdia salarial nacional do gnero feminino 35% inferior masculina, e a Taxa de Atividade (populao feminina economicamente ativa / populao feminina em idade ativa) de 58%, enquanto a do homem de 80%, apesar da escolaridade da mulher (6,4 anos) ser maior que a do homem (5,3). Infelizmente, at o momento no temos polticas claras para uma diminuio da desigualdade de gnero, seja para o presente, seja para o futuro.

Apesar de no podermos prever os diferentes impactos da 4RI nos homens e nas mulheres de um futuro prximo, deveramos aproveitar a oportunidade de uma economia em transformao para redesenhar as polticas laborais e as prticas comerciais e garantir, assim, que homens e mulheres atinjam o to sonhado bem-estar social.

John Jimenez
Tendncias por John Jimenez

O caf e os cosmticos

Estou escrevendo esta coluna em Armnia, no corao do eixo cafeeiro Colombiano e, claro, estou saboreando uma deliciosa xcara de caf em frente a uma bela paisagem e com um acervo variado de livros. Entre eles, est a interessante obra de John Gray, que ressaltou as diferenas de gnero e se tornou um clssico da literatura. Ento, eu convido voc a preparar uma xcara de seu caf favorito e vamos ver como este compartilha tendncias com cosmticos!

Cafs da altura, cafs exclusivos: voc j se perguntou como a altura afeta sabor, cheiro e gosto? Acima de 1500 metros de altitude, as plantas crescem mais lentamente, alcanando uma melhor concentrao de nutrientes e molculas, o que resulta em um caf com maior acidez, mais aromtico e mais saboroso. Em alguns casos muito limitados, que correspondem a microlotes e nanolotes de colheita e produo, apresentam um conjunto espetacular de aromas e sabores de chocolate, baunilha, tabaco e madeira -
realmente uma experincia e tanto para o nosso paladar!

Nos cosmticos, estamos vendo como esses elementos nicos comeam a ser tendncia em lanamentos de produtos surpreendentes. Recentemente, uma marca lanou uma mscara que foi considerada como um dos produtos mais luxuosos j lanados, pois contm extrato de trufa preta, muito apreciado na alta gastronomia por conta de seus aromas e sabores, o que difcil de encontrar, uma vez que a sua coleta geralmente um mistrio que envolve ces treinados. Cafs da altura e alta gastronomia seduzem a beleza.

Novas formas de preparao que vm na tendncia: Cold Brew, uma infuso de caf frio que preserva o aroma e o sabor do caf sem perturb-lo; Shakerato um espresso frio que preparado combinando o caf espresso com o gelo triturado no agitador; Cold drip a preparao obtida com o filtro de caf em frio usando V60 e aeropress (dois tipos de cafeteira); Coffee tonic, combinao de caf e tnica que precisa de um ou dois espressos (dependendo da intensidade que voc deseja), tnico e cubos de gelo.

Da fragrncia, aroma, corpo, doura e sabor residual das novas bebidas de caf, passamos ao Deo Perfume Candy, os novos doces desodorantes, que parecem rosas ou baunilha na boca. Agora, a transpirao perfumada. Perfumam o corpo de dentro para fora. O efeito ocorre algumas horas depois de comer o doce e pode durar horas. Axilas perfeitamente perfumadas... Ricos em geraniol, que foi cientificamente comprovado para ser expulso pela pele, depois de comer.

Ultraluxury: Em maio deste ano, foi publicada uma notcia sobre o caf mais caro do mundo, que feito de gros ingeridos e defecados por elefantes, atingindo um preo de cerca de 200 euros por 100 gramas. Este desenvolvimento foi alcanado graas ao fato de que, em tempos de seca, os elefantes deixam a selva e vo s plantaes de caf para encontrar comida. Pode ser provado em alguns hotis cinco estrelas e restaurantes com estrelas Michelin.

A tendncia dos animais em cosmticos continua (embora no seja uma tendncia que se consolidar na Amrica Latina). Na Coreia, um hidratante facial com 92% de baba de caracol foi lanado recentemente. Entre outros produtos atuais, tambm encontramos um hidratante feito de soro de leite com consistncia de muarela derretida, um hidratante feito com placenta de porco, um creme de branqueamento produzido a partir de leite de camelo, mscaras com claras e gemas de ovos, soros com veneno de abelha purificado e enzimas dos ovos de salmo (de sushi ao skin care). Uma marca famosa explica que os trabalhadores de um incubatrio noruegus descobriram que suas mos pareciam mais jovens do que o resto de seus corpos, porque muitas vezes eles tinham contato com a gua contendo enzimas que permaneceram aps a libertao do salmo.

Dog Caf: Foi aberto recentemente o primeiro caf para ces em Manhattan, um bom lugar para tomar caf ou vinho com nossos amigos peludos. a nova era do puppy caf.

Pet Cosmetics: estamos vendo novos nichos no campo de cosmticos para animais de estimao, como perfumes para ces livres de lcool, para evitar irritaes na pele, com pH neutro e especialmente desenhados para que o nariz do co no seja afetado, assim como sua relao com outros ces. Outro nicho interessante a acupuntura para animais de estimao, que mais adequada para animais maiores. As agulhas so colocadas em pontos especficos, e necessrio que o paciente peludo esteja relaxado e calmo.

Pet influencers: Esse co tem mais seguidores do que voc no Instagram. Uma das ltimas tendncias em publicidade em cosmticos e beleza inclui, por exemplo, imagens de animais de estimao com culos chic e batom. importante esclarecer que as empresas devem fazer publicidade responsvel para no gerar abuso animal nessas prticas. a nova era das dog agencies.

Caf con aroma de mujer: caf marciano e cosmticos venusianos so a mistura perfeita de estmulos multissensoriais que nos do inspirao para a inovao de produtos.

Wallace Magalhes
Gesto em P&D por Wallace Magalhes

Matrizes formais em Cosmetologia

No desenvolvimento do RTC - software para P&D e Assuntos Regulatrios -, foi necessrio conciliar vrios requisitos tcnicos para organizar as informaes, a fim de permitir seu processamento e arquivamento. Foi um trabalho rduo porque no existiam critrios e definies estabelecidos na literatura, ou seja, tivemos que criar. Recentemente, nas palestras que tenho feito, aproximo o assunto dos participantes com uma pergunta que deveria ter uma resposta imediata: O que uma formulao?. E a resposta um silncio total. Mesmo com a conhecida difi culdade que as pessoas tm para responder a uma pergunta quando esto em pblico, este silncio sintomtico porque todos deveriam ter a resposta na ponta da lngua. E o silncio se repete em perguntas igualmente simples como o que uma embalagem? ou o que um produto?. O que faltou a eles para que pudessem dar uma resposta imediata foi a no existncia de uma matriz formal.

Mas o que so matrizes formais? Pois bem, me dei o direito de definir uma matriz formal como um gabarito que deve ser usado para orientar e simplificar a formao e a evoluo de uma determinada coisa ou um processo organizado. Formulrios padronizados, comumente usados, so matrizes formais concebidas para ordenar e simplificar o levantamento e o registro de dados. O que se prope aqui expandir esta lgica para se obter a melhor forma de gerar e manter o conhecimento desenvolvido pelo P&D.

Voltemos a falar de formulaes. A expresso dos atributos de uma formulao como eficcia, segurana e estabilidade diretamente dependente da composio, de um modo de preparao e de suas especificaes. Assim sua matriz formal seria a representado no quadro abaixo.

E a resposta seria: formulao cosmtica um documento que contm a composio centesimal, o modo de preparao e as especificaes de determinado produto. Esta noo distribui melhor a responsabilidade de desempenho nos trs componentes - e no somente na composio.

A matriz representada no quadro, que podemos chamar de sinttica, pode e deve dar origem a uma verso analtica, mais detalhada. A composio pode ser subdividida em quantitativa centesimal, composio em INCI Name, composio qualitativa. Da mesma maneira, a composio quantitativa centesimal pode ser subdividida em fase, ingrediente, quantidade e funo do ingrediente. A especificao, em mtodo de anlise e valores esperados. Voc pode pensar: Isso vai ficar muito grande!. Bem, no a matriz que grande. Uma formulao que tem informaes em vrios nveis, muitos dos quais passveis de serem negligenciados se no houver uma matriz preestabelecida forando o seu reconhecimento. Mesmo grande, caber em uma folha de papel. Imprima e afi xe na parede do laboratrio.

De forma anloga, pode ser montada a matriz formal de embalagem com material (frasco, tampa, batoque etc.), suas especificaes (peso, medidas etc.), o texto (com todas as informaes como nome, modo de usar, dados do fabricante etc.) e a arte que abrange as figuras, as cores e a insero do texto na pea final.

No contexto integrado de P&D e Assuntos Regulatrios, teremos uma matriz muito maior, mas que, ainda assim, pode caber em uma pgina de papel, desde que o nvel de detalhamento e subdivises seja complementado por outras matrizes. o que chamamos de cadastro tcnico. Uma linha com 100 produtos pode gerar at 3 mil documentos interdependentes e obrigatrios s no dossi de produtos (RDC 07/2015). Se no houver uma matriz para organizar e orientar a formao deste cadastro, a chance de erro ou perda de informaes muito alta. Informao perdida prejuzo. Padronizar o alinhamento de informaes para codificar o conhecimento, permite no s o seu compartilhamento racional - um dos pilares da inovao mas tambm simplifica a montagem da documentao regulatria. Isto pode ter como consequncia a transformao da rea regulatria de operacional para estratgica. Um ganho enorme.

Matrizes formais tm que ser bem desenvolvidas. Um exemplo interessante o organograma. uma matriz formal, item obrigatrio para obter o alvar sanitrio e, em muitos casos, no contempla a realidade. Isto um equvoco porque um organograma verdadeiro pode contribuir muito para a evoluo e o aperfeioamento da estrutura e do funcionamento das empresas.

Uma matriz formal sintetiza informaes, facilita a percepo do processo, simplifica e reduz trabalho, permite o compartilhamento do conhecimento e elimina erros. uma imagem que fala mais que mil palavras.

Artur Joo Gradim
Assuntos Regulatrios por Artur Joo Gradim

Dissipar a regulao atrapalha a operao

A transparncia praticada pela Diretoria Colegiada da Anvisa na conduo e na deliberao dos temas de ordem tcnica, sob forma do instrumento resoluo (RDC), inquestionvel. Isso ocorre quando a rota da regulao, a ser observada pelo setor regulado, segue o rito previsto, seja pelo longo caminho da internalizao das resolues do Grupo de Mercado Comum (GMC), seja quando estas so provenientes de requerimentos locais que no abrangem o Mercosul. Esses requerimentos, de ordem especfica ou genrica, permitem um agrupamento ordenado da regulamentao aplicada a empresas e produtos.

Neste j amplo arcabouo regulatrio, ao qual esto sujeitos os produtos de HPPC no Brasil, de produo local ou extrazona, cada setor tem sua especificidade individualizada de forma clara, permitindo a observao e a execuo, pelo setor regulado em questo, assim como ocorre no que se refere aos instrumentos legais maiores (leis, decretos, portarias). O mesmo ocorre quando o assunto tem abrangncia genrica - aplicvel a vrios setores sujeitos ao controle sanitrio -, como o caso da habilitao de empresas (RDC n 16/14), ou o caso da RDC n 222/06, referente aos preos pblicos dos servios praticados pela Anvisa.

Entretanto, nem tudo so flores, pelo contrrio, estamos encontrando cada vez mais espinhos afiados e dolorosos quando reas do agente regulador comeam a se desviar do rito, dissipando a regulao definida internamente sem a devida observncia do impacto causado ao setor regulado, por causa da ausncia de uma comunicao ao(s) setor(es) regulado(s). Esse o caso do Ofcio n 82/16, da Gerncia de Controle Sanitrio de Produtos e Empresas em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GCPAF) e da Gerncia Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF), endereado exclusivamente entidade de Comrcio Exterior/Importadores, representante do setor na viso da Receita Federal.

Nada foi comunicado s entidades representativas da indstria de HPPC sobre os novos requerimentos de rotulagem e sua implementao, e sobre a reteno, em portos brasileiros, de mercadorias com a exigncia para adequao de rotulagem. Essas medidas desconsideram por completo a existncia de estoques de embalagens nas empresas, embalagens essas nas quais esto impressos os requerimentos estabelecidos pela RDC n 7/15, que uma internalizao das resolues Mercosul GMC n 24/95 e n 36/04. Esses
requerimentos esto defasados por causa dessa nova diretriz da GCPAF e da GGPAF, conforme j foi abordado, de forma detalhada, nesta coluna, na edio janeiro/fevereiro de 2017.

Se isso no bastasse, outra dissipao de um regulamento vem sendo praticada de forma aleatria, dessa vez pela Gerncia de Cosmticos (Gecos), da Anvisa. Empresas produtoras de gel antissptico para as mos vm sofrendo exigncias para fazer adequaes baseadas na RDC n 46/02 e em suas alteraes, na RDC n 322/02 e na RDC n 219/02, referentes a critrios para o uso de lcool etlico hidratado, em todas as graduaes, e de lcool etlico anidro, comercializado por atacadistas e varejistas. Essas exigncias no consideram o gel antissptico como um produto para a higienizao das mos, o que de fato ele , e querem enquadr-lo na regulao especfica de lcool etlico hidratado e/ou anidro. Essa regulao no pertinente, e atender a essas exigncias causa atraso no lanamento do produto, ocasionando perdas para as empresas produtoras de HPPC que, de forma adequada e com fundamento no que est disposto na RDC n 7/15 e na Nota Tcnica da Gecos (sem nmero e data), peticionaram corretamente seus produtos.

Dessa forma, e com base nos fatos apresentados, seria recomendvel que a Diretoria Colegiada apreciasse esses desvios de rotas, que causam enormes prejuzos s empresas, as quais passam por momentos economicamente difceis.

Antonio Celso da Silva
Embale Certo por Antonio Celso da Silva

Terceirizao: embalagem pode ser um complicador

Estou coordenando um grande projeto que tem como objetivo terceirizar 100% dos produtos da empresa em que trabalho. Tenho alertado que a terceirizao o futuro da cosmetologia brasileira, considerando que as marcas de cosmticos que tm suas fbricas no querem construir novas unidades nem ampliar as existentes. Legislao morosa, custos fixos altos, aes trabalhistas e fiscalizaes sem critrios so algumas das razes para que isso acontea.

Por outro lado, vemos nascer todo dia uma nova fbrica focada em terceirizao e multinacionais chegando ao Brasil, todas fazendo uma leitura da exploso desse segmento.

Nesse trabalho de visitao e avaliao de dezenas de terceiristas, para achar o mais adequado e com perfil tcnico e de porte para fabricar os produtos, pude verifi car suas carncias.

E a grande reclamao por parte dos clientes ser acarinhado para tornar a relao mais leve, produtiva e duradoura.

Um aspecto tambm muito interessante que, no passado, as marcas tinham receio de informar na sua embalagem que no eram o real fabricante do produto, mas sim um terceirista. Isso hoje no tem a menor importncia, pois o consumidor no se importa com quem fabrica e no d ateno para isso. Ele compra a marca e sabe que ela no vai arriscar o nome fabricando seu produto em um terceirista que no tenha competncia.

Nesse processo de terceirizao, trabalhamos basicamente com trs tipos de contrato. O Full service, em que o terceirista compra matrias-primas e embalagens; o chamado Industrializao, em que o terceirista entra com as matrias-primas e o cliente com alguma parte de outro insumo, normalmente as embalagens; e o contrato Servio, em que, ao contrrio do Full service, o cliente envia todas as matrias-primas e embalagens.

Nos trs tipos de contrato, a matria-prima no o grande problema, considerando que a maioria so de prateleira praticamente pronta-entrega, ficando os poucos problemas para um ou outro ativo na questo quantidade mnima de compra, prazo de validade e prazo de entrega, quando importado.

No contrato servio, em que o cliente envia tudo, a embalagem no chega a ser um complicador para o terceirista.

Quando falamos em contrato industrializao, em que o cliente normalmente envia as embalagens, o complicador que nem sempre o cliente envia essas embalagens em tempo hbil, considerando que normalmente o terceirista s dispara a compra das matrias-primas depois de ter em casa as embalagens enviadas pelo cliente. O resultado um prazo longo para receber um pedido colocado no terceirista (e no por culpa do terceirista).

Finalmente, no contrato full service, em que a embalagem se torna um grande complicador porque o prazo de entrega normalmente de 30 dias, mas pode chegar a absurdos 120 a 180 dias, como vemos em alguns fornecedores de bisnaga.

Tambm complicada a questo da quantidade mnima de compra de embalagens que os fabricantes exigem, considerando que, quanto maior a quantidade de compra, menor o preo por milheiro dessas embalagens. regra do mercado.

Em resumo, colocar um pedido de mil unidades de shampoo num terceirista, por exemplo, vai implicar na compra obrigatria pelo terceirista de pelo menos 5 mil frascos, tampas e conjunto de rtulos. nessa hora que comea a nascer o descontrole de estoque no terceirista.

Muitos fazem constar em contrato e devolvem as quantidades compradas como lote mnimo e no utilizadas, o que, consequentemente, gera um grande problema para o cliente que normalmente no tem espao para guardar essas embalagens e, se vai para algum armazm de logstica, paga caro pelo espao/palete.

Enfim, para no cair nessa armadilha, preciso fazer um pedido de produto acabado, obedecendo os lotes mnimos de embalagem de cada fabricante, ficando o terceirista com a responsabilidade de dar um fim ecologicamente correto para possveis embalagens com defeito ou que tenham sido danificadas durante o processo de envase.

Como resultado do complicador que a embalagem pode ser no processo de terceirizao, temos terceiristas com mais da metade da sua fbrica dedicada ao armazenamento de embalagens de clientes, e o que pior: muitos fizeram apenas uma ou duas compras. Por uma razo ou por outra sumiram, deixando o abacaxi na mo do terceirista.

Na escolha do tipo de contrato, alm do grande diferencial de impostos entre um e outro, fica o alerta para a possibilidade da embalagem vir a ser um grande complicador.

Valcinir Bedin
Tricologia por Valcinir Bedin

Maquiagem capilar

Quando ouvimos falar em maquiagem capilar, vm a nossa mente uma srie de suposies. Seriam todos os produtos usados nos cabelos um tipo de maquiagem capilar, uma vez que no alteram a estrutura dos fios nem interagem na produo de clulas ou estimulam alteraes fi siolgicas que, eventualmente, podem mudar o curso normal dos fatos.

Quando se pensa em maquiagem (a no ser aquelas artsticas, cujo objetivo alterar a aparncia de um ator ou uma atriz para que se paream mais velhos ou mais jovens ou at mesmo monstruosos), pensa-se em algo que melhore a forma como vemos os outros.

Desta forma, a maquiagem precisa ser sempre pensada como algo que no pode ser exagerado, pesado ou inadequado, buscando sempre corrigir defeitos ou realar qualidades. Isso tambm ocorre quando falamos de maquiagem capilar.

Vamos voltar ao dicionrio e rever o significado da palavra maquiagem:

Maquiagem. Nome feminino. Ato ou efeito de aplicar cosmticos na face para embelezar ou para alterar sua aparncia.

Conjunto dos cosmticos usados para maquiar. Como sabemos, o termo cosmtico dado a um produto ou conjunto de produtos que atuam sobre a pele de uma pessoa com o carter de embelezamento ou proteo sem, contudo, alterar suas capacidades anatmicas ou fisiolgicas.

Isto posto, chegamos definio fina de maquiagem capilar, que seria, portanto, um ato ou um conjunto de cosmticos usados para alterar a aparncia ou embelezar os cabelos.

Poderamos pensar, de acordo com nossas defi nies, que uma tintura capilar estaria dentro dessa designao, assim como os gis capilares, os mousses e qualquer outro tipo de produto que fosse usado topicamente nos cabelos ou no couro cabeludo.

Na prtica, esta denominao usada mais para identificar produtos ou sistemas que tenham o objetivo de mascarar problemas capilares mais srios, como a calvcie ou outra perda dos fios.

Como a ideia dar a impresso de que o usurio do produto tem mais cabelo, o objetivo da maquiagem capilar fazer parecer que h naquela cabea mais fios do que realmente existem. E fazer isso o trabalho dos formuladores e dos tcnicos dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das indstrias.

Hoje, o que temos so produtos acondicionados em forma de spray ou de ps. Os sprays tingem e engrossam os fios existentes, enquanto os ps do uma impresso de mais volume nos fios tipo penugem, caractersticos dos quadros de rarefao capilar.

Os produtos em forma de spray normalmente contm um agente colorante e outro espessante, que, quando aplicados nos fios, devem dar a eles um aspecto mais espesso na cor escolhida. Devem ser aplicados a uma distncia correta dos fios (normalmente 15 cm) para que cubram apenas estes e no manchem o couro cabeludo.

J os produtos em p so compostos por um material fibroso transformado em p, que tem uma atrao eletrosttica pelos fi os, aderindo a eles e dando um aspecto mais grosso.

No preciso dizer que, em ambos os casos, deve existir uma boa quantidade de pelos tipo velus (penugem) para que o resultado seja satisfatrio e que, como qualquer maquiagem, esta feita para durar por um tempo limitado.

Ainda no temos no mercado uma maquiagem especial
para a falta de cabelos, mesmo que parcial, que possa disfarar esta condio que muito afeta homens e mulheres.

No me parece uma tarefa fcil tentar mimetizar os fios de cabelo. Uma alternativa a maquiagem definitiva, que , na verdade, uma forma de tatuagem, em que um pigmento qumico colocado na derme do indivduo com o auxlio de um aparelho que contm uma agulha e faz um desenho na pele.

O problema que este tipo de procedimento, quando utilizado em uma grande rea, deixa muito a desejar no quesito naturalidade. Se, de longe, parecem fios, de perto parecem muito artificiais e fica muito claro que se trata de uma tatuagem.

O que penso que os formuladores deveriam j ter pesquisado e desenvolvido produtos com um pouco mais de capacidade resolutiva, mesmo dentro da categoria cosmticos. Seriam produtos que durariam mais (uma semana talvez), resistentes gua (para no sair na chuva ou no banho, por exemplo) e capazes de mimetizar a natureza dos fios, dando sempre um aspecto natural, que o que se espera de uma maquiagem feita para o dia a dia.

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