Cosmticos Erticos

Edicao Atual - Cosmticos Erticos

Editorial

Encontro marcado

O chamado à urna a cada dois anos, felizmente, faz parte da vida dos brasileiros. E ainda que todos saibam da importância do voto e que considerações a respeito do exercício da democracia sejam mais frequentes em ano de eleições, é válido (em nome das gerações que nem sempre puderam exercer esse direito e das que virão) voltar ao tema.

Transformações econômicas e socioculturais, ainda que aconteçam a passo lento, entre avanços e recuos, estão relacionadas às escolhas da sociedade. As decisões de governantes interferem diretamente em nossa rotina e podem representar ganhos ou retrocessos na qualidade de vida das pessoas. É imprescindível acompanhar, com olhar crítico, tudo que ocorre ao nosso redor. A conscientização é um caminho sem volta e que, certamente, nos torna melhores a cada confronto com a urna.

Esta edição de Cosmetics & Toiletries Brasil traz, na matéria de capa, informações sobre o mercado de cosméticos eróticos. Apesar de não constituir uma categoria específi ca de produtos sob o ponto de vista da legislação, esse segmento conquista um número crescente de consumidores e representa mais da metade das vendas no setor de erotismo no Brasil. A reportagem também aborda as características da formulação desse tipo de produto e apresenta exemplos de produtos disponíveis no mercado.

A seção Persona apresenta a trajetória de Josineire Melo Sallum, gerente geral de cosméticos da Anvisa. Em Panorama, saiba mais sobre o potencial do Nordeste, região que se destaca como mercado consumidor e que atrai investimentos de empresas do setor.

Os artigos técnicos enfocam assuntos relacionados a testes de hidratação da pele e de avaliação dos cabelos; há uma proposta para tornar o LESS mais verde, uma revisão sobre o uso de parabenos e um relatório do desenvolvimento de gloss labial contendo extratos de pepino, de menta e de pimenta. As formulações de fixadores capilares são apresentadas nos Fundamentos da Cosmetologia.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos
Publisher

Linguagem do Consumidor versus Linguagem Científica - Trefor Evans, PhD (TA Evans LLC, Plymouth, MA, EUA)

Neste artigo, o autor descreve por que é importante que o químico formulador de produtos cosméticos entenda a forma como o consumidor expressa suas necessidades e possa traduzir essa mensagem para uma linguagem científica.

En este artículo el autor describe la importancia del químico formulador de productos cosméticos para saber entender la forma en que los consumidores expresan sus necesidades y ser capaz de decodificar este mensaje a un lenguaje científico.

In this article the author describes how important it is for the cosmetic chemist to understand the way that consumers express their needs and to be able to translate this message into a scientific language.

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Claims para Hidratação - Chris McLeod (HPCI Media, Londres, Inglaterra)

Neste artigo o autor descreve a metodologia utilizada para avaliar as propriedades hidratantes e emolientes de produtos cosméticos, com o propósito de comprovar os apelos na rotulagem.

En este artículo el autor describe la metodología utilizada para evaluar las propiedades hidratantes y emolientes de productos cosméticos, con el propósito de probar las apelaciones en el rotulado.

In this article the author describes the methodology used to evaluate the moisturizing and emollient properties of cosmetic products, for the purpose of supporting the claims on the label.

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Tendências Tecnológicas: Lauril Éter Sulfato de Sódio mais Verde - Danielle Carvas Carraça, Suzana Borschiver, Daniel Weingart Barreto (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro RJ, Brasil)

Os desafios da inovação são enormes para o setor de HPPC, incluindo a colocação de novos produtos no mercado e a associação destes à sustentabilidade. O objetivo deste artigo é realizar um mapeamento tecnológico do lauril éter sulfato de sódio, de modo a ajudar a identificar oportunidades de torná-lo mais verde.

Los desafíos de la innovación son enormes para el sector HPPC, incluyendo la colocación de nuevos productos en el mercado y asociación en sostenibilidad. El objetivo de este artículo es realizar un mapeo tecnológico de LESS, de modo de ayudar a identificar oportunidades para que sean más verde.

Innovation challenges are huge for HPPC the sector, including placement of new products in the market and associations for sustainability. The objective of this article is to realize that LESS technology mapping helps identify opportunities that are greener.

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Etnia e Elipticidade de Cabelos: Um Estudo Preliminar - Ali N Syed PhD, Tomas N Ventura Jr., Maliha N Syed Avlon Industries Inc. Melrose Park, IL, EUA

Os cuidados com cabelos étnicos abordam diferentes composições dos fios de cabelo que demandam produtos exclusivos. Esta análise abrangente sobre as dimensões de fibras capilares de cabelos lisos, ondulados e crespos serve de base para que os desenvolvedores de produtos possam formular produtos para atender às necessidades únicas de cada tipo de cabelo. Este estudo examina a elipticidade de cabelos caucasianos, brasileiros, hispânicos e de negros norte-americanos.

El cuidado del cabello étnico aborda composiciones de fibras diversas que requieren productos exclusivos. En esta revisión exhaustiva en dimensiones de las fibras del cabello entre recta, forma y pelo rizado/coily sirve de base a partir del cual los desarrolladores de los productos pueden diseñar productos para satisfacer las necesidades específicas de todos los tipos de cabello. El presente estudio examina la elipticidad de cabellos raza caucásica, y de brasileños, hispanos y afro-americanos.

Ethnic hair care addresses diverse fi ber compositions that require unique products. This comprehensive review in hair fiber dimensions among straight, way and curly/coily hair which serves as a basis from which product developers can design products to cater to unique hair type needs. The current study examines the ellipticity of Caucasian, Brazilian, Hispanic and African-American hair.

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Conservantes no Cenário Cosmético: Histórico e Tendências - F de Freitas Nunes, K Siqueira Machado, MJ Karas (Equilibra - Instituto de Capacitação e Especialização, Curitiba PR, Brasil)

Os conservantes têm a função de aumentar a vida útil dos produtos cosméticos. Escolhê-los é uma etapa decisiva do desenvolvimento do produto. Vários conservantes marcaram a história da ciência cosmética, entretanto muitos tiveram sua segurança contestada, como os parabenos. Atualmente, o mercado está buscando alternativas em substâncias com ação conservante natural.

Los conservantes están destinados a aumentar la vida útil de los cosméticos y la elección es una etapa crucial del desarrollo de los productos. Varios conservantes han marcado la historia de la ciencia cosmética, sin embargo algunos tuvieron su seguridad puesta en duda, como los parabenos. Actualmente, el mercado está buscando alternativas a las sustancias con acción conservante natural.

Preservatives are used to increase the shelf life of cosmetics and their choice is a crucial stage of product development. Several preservatives marked the history of cosmetic science, however many had their safety questioned such as parabens. Currently the market is looking for alternatives with natural preservative actions.

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Antioxidante de Polpa de Pepino e Extratos de Menta e de Pimenta para Gloss Labial - Natália H Martini, Bruna A Marçal, Fernanda F Navarro, Cristina M Franzini (Farmácia, Faculdade de Farmácia, Centro Universitário Hermínio Ometto Uniararas, Araras SP, Brasil)

O objetivo deste trabalho foi desenvolver e realizar a avaliação antioxidante da formulação de um cosmético para os lábios utilizando polpa de pepino e extratos de menta e de pimenta.

El objetivo era desarrollar y llevar a cabo la evaluación del efecto antioxidante de una formulación cosmética de un gloss labial que contiene pulpa de pepino y extractos de menta y chile.

The aim was to develop and perform an assessment of the antioxidant effects of a cosmetic formulation of lip gloss containing pulp of cucumber and extracts of mint and hot pepper.

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Carlos Alberto Pacheco
Mercado por Carlos Alberto Pacheco

Por onde andou a economia no primeiro semestre?

Como um termmetro, a balana comercial ajuda a medir a temperatura do mercado do ponto de vista da importao e exportao de bens. Por isso, importante dar uma olhada em seus dados periodicamente e cruz-los com as informaes internas da empresa, a fim de verificar se estamos em linha com os nossos planos de crescimento. Segue uma anlise simplificada da balana comercial do primeiro semestre de 2014.

No acumulado do perodo, a balana comercial apresentou um dficit de US$ 2,5 bilhes, o que representa -2,5% - um pouco menor que o ano anterior (-3,1%), porm ainda na mesma linha negativa. No perodo, as exportaes retraram 2,6%, e o mesmo aconteceu com as importaes quando comparadas ao mesmo perodo do ano anterior.

A China (com 21,6%), os Estados Unidos (com 11,6%) e a Argentina (com 6,7%) continuam sendo os grandes destinos das exportaes. No entanto, o maior percentual de crescimento em relao ao mesmo perodo do ano passado foi o dos Estados Unidos (11,4%), enquanto o percentual de crescimento das exportaes para a Argentina foi negativo (-19,8%). De forma mais abrangente, tivemos retrao nas exportaes para Amrica Latina (mesmo excluindo os pases do Mercosul), Unio Europeia, Oriente Mdio e frica.

Os produtos manufaturados, que no semestre representaram 34,4%, foram os que mais retraram no perodo (-10,2%).

As regies Norte e Centro-Oeste apresentaram crescimento nas exportaes (4,8% e 3%, respectivamente), enquanto as demais apresentaram queda: 9,6% no Sul, 4,4% no Sudeste e 2,5% no Nordeste.

No que diz respeito s importaes, a China (com 16,3% do total), os Estados Unidos (com 15,6%) e a Argentina (com 6,2%) continuam sendo os grandes pases de origem de produtos importados. No entanto, o maior percentual de crescimento das importaes em relao ao mesmo perodo do ano passado foi o da China (5,5%), ao mesmo tempo em que os negcios com a Argentina retraram (-19,4%). De forma mais abrangente, tivemos retrao nas importaes da Unio Europeia, da Amrica Latina e do Oriente Mdio.

O crescimento das importaes da Europa Oriental e dos Estados Unidos se deve a itens como medicamentos e instrumentos mdicos, entre outros - e o mesmo motivo justifica as retraes com a Unio Europeia, a Amrica Latina e o Oriente Mdio. Ainda assim, no perodo, a conta de medicamentos para medicina humana e veterinria, que representa 3,04% dos produtos importados, retraiu 2,41%, perfazendo um total de US$ FOB 3,4 bilhes.

Com respeito aos bens de consumo, decresceram os de bens no-durveis (-2,3%), tendo como justificativa a retrao de produtos de toucador (-12,6%), produtos farmacuticos (-9,6%) e produtos alimentcios (-1,7%).

Para garantir uma balana comercial favorvel e um aumento real na corrente de comrcio, o Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDICE), Mauro Borges, colocou como estratgia, no ltimo dia 7 de agosto, o multilateralismo (em vez do regionalismo), o fortalecimento comercial com os trs grandes players globais (Estados Unidos, Unio Europeia e China) e a integrao produtiva com os pases da Amrica Latina. Aes neste sentido so as aproximaes do Mercosul com a Unio Europeia, os acordos de cooperao com o National Institute of Standards and Technology (NIST) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para as harmonizaes tcnicas e de certificao de conformidade e a criao do Novo Banco de Desenvolvimento pelos BRICS (grupo formado pelos pases Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul), que tem a proposta de equacionar os problemas de infraestrutura de exportaes das naes com vista ao fomento entre o bloco.

O Banco Central prev uma inflao de 6,39% para dezembro de 2014, acima da meta de 4,5%, e uma taxa Selic de 12%. As expectativas dos empresrios para a realizao da reforma fiscal neste ano tm sido pessimistas. O item independe de qualquer varivel externa, mas ainda no foi resolvido. O fato que, sem uma taxa de juros menor e uma poltica fiscal mais branda, no h como investir no aumento da mo de obra e na melhoria do parque industrial.

No podemos nos esquecer de que este um ano de eleies, e a Copa j deixou o seu legado. O importante no perder de vista os nmeros e acompanh-los de perto, a fim de corrigir as estratgias adotadas com o intuito de obter os resultados planejados.

John Jimenez
Tendncias por John Jimenez

Cosmerotics

Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey), o famoso romance ertico de 2011, da autora britnica E. L. James, que descreve a relao entre Anastasia Steele, uma recm-formada jornalista, e Christian Grey, um jovem magnata de negcios, destaca-se pelo erotismo explcito de suas cenas. Atualmente um best-seller, com 31 milhes de cpias vendidas no mundo inteiro. Pode-se falar em um antes e um depois de seu lanamento, j que um estudo realizado no ano passado mostrou que esse livro mudou as prticas sexuais de muitas mulheres em diversos pases. Esse fenmeno social propiciou que muitos de seus leitores tentassem novos mtodos com seus companheiros. A ttulo de curiosidade, em agosto de 2013, os bombeiros ingleses precisaram resgatar centenas de pessoas envolvidas em acidentes erticos causados por todo tipo de objetos caseiros, alm de pessoas presas por algemas.

A cosmtica ertica, ento, desempenha um papel importante nessa tendncia, com diferentes tipos de produtos, como velas e leos de massagens com aromas diversos, blsamos e fragrncias afrodisacas, banhos de espuma sensuais, hidratantes biolgicos, cosmticos comestveis, texturas ice-hot etc. Em geral, podemos classific-los em dois grupos: os produtos desenhados para a seduo e os elaborados para a ao.

Os aromas, geralmente afrodisacos, tambm tm uma funo importante e podem ter toques de almscar, argn, jojoba, macadmia, ginkgo, ylang-ylang, ptalas de rosa, flor de laranja, menta e gengibre. Entre os sabores, comum encontrar chocolate, morango, framboesa e baunilha, entre outros. A cosmtica ertica oferece um leque de possibilidades, como pintar o corpo com um pincel e chocolate, lubrific-lo com gis de sabores, decorar as zonas ntimas com ps comestveis de diferentes cores, fazer massagens com essncias estimulantes etc.

Nesse contexto, o Brasil o maior mercado ertico da Amrica Latina, e as cifras de 2014 indicam que, a cada ms, so vendidos 8,5 milhes de produtos, entre os quais se incluem objetos, lingerie e cosmticos. um segmento com muito crescimento e h empresas que duplicaram suas vendas em pouco tempo. O setor moveu em 2012 aproximadamente 495 milhes de dlares, o que representou um significativo crescimento em relao a 2011. Isso graas ao surgimento de novos consumidores posicionados na classe C. De fato, o Brasil um dos pases com mais inovaes nesse ramo.

O erotic branding se refere ao processo necessrio para construir uma marca no mercado sensual. Representa o auge do branding sexy em cosmtica e pode ser visto com frequncia em novos nomes, mais atrativos e sugestivos, por meio dos quais as empresas esto acrescentando sexo a suas marcas. Aqui, a publicidade e o erotismo caminham de mos dadas porque geram mais impacto e conseguem seduzir com mais facilidade o consumidor. Embora parea que j vimos tudo, ainda falta mercado para cobrir e alguns segmentos nicho como oportunidade. Gerar polmica uma boa estratgia, porque essas campanhas so as mais virais e as mais lembradas pelo consumidor. Contudo, as marcas devem ser cuidadosas e no cair em censuras que possam afetar sua reputao.

A ecologia ertica uma das tendncias que nasceu na Frana e que vem se expandindo para outras regies. O erotismo ecolgico o novo prazer responsvel e, como exemplo, temos cpsulas afrodisacas biolgicas, vibradores sem plsticos nocivos e livres de ftalatos, lubrificantes 100% naturais, blsamos com azeites naturais e vibradores recarregveis por meio de minipainis solares, entre outros, incluindo materiais de embalagem 100% reciclveis. Tambm h camisinhas ticas sem pegada de carbono, fabricadas com ltex natural proveniente de florestas cultivadas de forma sustentvel. Estamos vendo no mercado lanamentos de marcas orgnicas de cosmticos erticos. O green business agrada aos amantes e tambm aos defensores da natureza. Calcula-se que a ertica verde possa mover 15 bilhes de dlares por ano no mundo inteiro.

A ginecologia cosmtica, que consiste na aplicao dos princpios cirrgicos ginecolgicos com os da cirurgia cosmtica e da medicina esttica, tem aparecido com maior frequncia nos congressos e nas revistas especializadas. Estamos vendo tecnologias empregadas em procedimentos para o rejuvenescimento da face, como cido hialurnico, lipossomas e vitaminas, comearem a migrar para tratamentos em zonas ntimas.

Cosmerotics = cosmtica ertica que embeleza e estimula. uma mistura fascinante de sabores, texturas estimulantes e efeitos insinuantes. A nova cosmtica do amor abre as portas a um variado mundo de experincias, com ideias frescas, divertidas e glamorosas. Definitivamente, uma oportunidade para inovar!

Wallace Magalhes
Gesto em P&D por Wallace Magalhes

Passo a passo do desdobramento da composio de blends

Eu j escrevi anteriormente sobre as vrias frmulas de uma mesma formulao, ou melhor, sobre as vrias maneiras de se escrever uma mesma formulao. Eu me deparei com esta questo durante os trabalhos de desenvolvimento do software RTC. Confesso que, mesmo com muitos anos de atuao na indstria, eu no tinha definies, nem parmetros estruturados de forma clara para que eu pudesse me basear ao montar a matriz que seria aplicada no software. Apesar da fundamental importncia de se conhecer bem estes critrios, no encontrei na literatura tcnica captulos que tratem especificamente do assunto. No tive escolha. Fui obrigado a desenvolver um conceito para utilizar no software.

Agora, com o novo sistema de peticionamento de notificaes e registro, todos os tcnicos esto enfrentando a mesma dificuldade. Aproveitando a experincia vivida, elaborei um passo a passo para gerar a formulao desdobrada, que denominei formulao quantitativa consolidada. Voc poder seguir as etapas descritas abaixo montando uma planilha eletrnica.

1. Monte a frmula original (aquela usada no laboratrio de desenvolvimento) com os ingredientes totalizando 100% (padro centesimal).

2. Identifique blends e ingredientes com ativo menor que 100%, que chamaremos adiante de ingredientes desdobrados.

3. Monte a composio centesimal de cada blend e de cada ingrediente com teor de ativos menor que 100%. Chamaremos estes ingredientes de ingredientes internos.

4. Insira os ingredientes internos na formulao, em uma coluna ou linhas adicionais.

5. Insira uma coluna com os respectivos INCI name de todos os ingredientes, deixando em branco o campo referente linha onde esto registrados os ingredientes desdobrados.

6. Insira uma coluna denominada Resultante.

7. Preencha a coluna Resultante da seguinte maneira:

- Ingredientes no desdobrados: com a quantidade a ser pesada
- Ingredientes desdobrados: resultado da operao (quantidade do ingrediente desdobrado na frmula) x (quantidade do ingrediente interno)/100.

8. Gere uma frmula desdobrada substituindo os ingredientes desdobrados por seus ingredientes internos.

9. Ordene por ingrediente a frmula obtida no passo 8.

10. Provavelmente, haver ingredientes repetidos. Neste caso, crie uma coluna totalizando estes ingredientes.

11. Consolide a formulao por ingrediente, eliminando as linhas repetidas de cada ingrediente e registrando o resultado da soma obtida no passo 10 no campo referente quantidade do ingrediente repetido que foi mantido.

12. Ordene por quantidade, iniciando pela maior.
Aps realizar todas estas etapas, voc deve gerar a frmula qualitativa utilizando os itens extrados da coluna INCI name. Em seguida, complete o contedo com a incluso dos alergnicos presentes em essncias e aromas, se estes estiverem presentes na formulao. Quando houver mais de uma essncia ou aroma, lembre-se de calcular a quantidade de alergnicos separadamente para cada um e consolidar o total somando os itens iguais.

Cabe ressaltar que, alm dos blends, necessrio fazer o desdobramento dos ativos que tm teor de ativo menor que 100%. Especificamente nestes casos, no se esquea de verificar se, nos processos j peticionados de produtos que apresentam ingredientes deste tipo, as quantidades foram calculadas corretamente.

Como os aplicativos montados a partir de planilhas eletrnicas no so validveis, recomendvel que voc confira todos os clculos e registre esta conferncia.

Tome cuidado para que todo o procedimento seja realizado com muita ateno, porque erros cometidos geram grandes problemas. Todos estes eventos so motivos para indeferimento, interdio, recolhimento e destruio de produtos. Em outras palavras, estresse e prejuzo. E mais: prepare-se para demonstrar para a fiscalizao porque a formulao usada na produo diferente da que foi peticionada.

Eu tenho um arquivo com um exemplo de uma formulao fictcia, mostrando cada um dos passos acima. Se voc se interessar, basta pedir pelo e-mail.

Carlos Alberto Trevisan
Boas Prticas por Carlos Alberto Trevisan

Protocolos de Validao

No prximo dia 25 de outubro vencer o prazo de um ano, estabelecido pela RDC n 48/13, da Anvisa, para que as empresas finalizem os protocolos dos processos existentes para limpeza, metodologia analtica, sistema de gua e sistema informatizado.

Desde a publicao dessa RDC, em minha atividade de consultoria identifiquei que a maior dificuldade encontrada pelas empresas para elaborar os protocolos saber efetivamente o que poder ser validado, em funo das reais condies existentes nas empresas.

Como sabemos, a validao a fase final de uma sequncia de atividades denominadas qualificao, que envolvem projetos, instalaes, operao, performance e produto.

Essas atividades, a princpio, referem-se a equipamentos e instalaes que impactem na qualidade dos produtos e estejam contemplados em pelo menos um dos quatro processos a serem validados.

Os tpicos mencionados na RDC n 48/13 que devem constar nos protocolos so:

- atividades pr-validao;
- lista de equipamentos e seu status de qualificao;
- qualificao das instalaes;
- diagrama de fluxo do processo;
- procedimento do processo;
- lista de parmetros crticos do processo e excipientes crticos;
- amostragem, testes e especificaes;
- critrios de aceitao;
- tratamento de desvios.

Para os processos de limpeza, sistema de informtica, metodologia analtica e sistema de gua, quando me refiro possibilidade de validao, isso quer dizer com que exatido e em quais condies, equipamentos e ambientes, esses processos sero submetidos aos testes de validao.

Se as condies fsicas e ambientais no permitirem reproduzir os resultados dos testes, a validao no ser viabilizada.

Em minhas atividades de consultoria e nos cursos que ministro pelo pas, percebo que outra grande dificuldade encontrada pelas empresas para elaborar o protocolo como superar as dvidas quanto s caractersticas de equipamentos ou de locais que possibilitem uniformizar a amostragem e, posteriormente, a realizao das anlises necessrias para a validao do processo. Exemplificando: para validar a limpeza de um equipamento fundamental que a superfcie em contato com o produto esteja em condies de conservao semelhantes s da superfcie original, quando o equipamento era novo. Se a quantidade de resduos depositados criar camadas sobre camadas, na superfcie interna do equipamento, a validao da limpeza ser impraticvel.

Outro exemplo que deve ser mencionado relativo ao sistema de gua, o qual, dependendo de suas caractersticas, simplesmente impossibilita a sua validao. Explicando melhor, em alguns sistemas de gua so usados materiais inadequados na construo dos equipamentos, das tubulaes etc., que no permitem o seu contato com a gua e existem projetos de concepo, desses sistemas, que no permitem sua desmontagem, sua limpeza etc.

Considero que a mais fcil de todas as atividades a validao da metodologia analtica, pois o protocolo ser basicamente uma reviso do que tem sido feito, sem a necessidade da qualifi cao dos equipamentos de laboratrio utilizados para as metodologias.

Espero que esses comentrios possam ser orientaes teis para o leitor que esteja trabalhando na elaborao dos protocolos.

Valcinir Bedin
Tricologia por Valcinir Bedin

Cabelos e erotismo

Sabemos da importncia dos cabelos na aparncia humana e nas relaes interpessoais. Quando se trata de afinidade entre pessoas, os cabelos desempenham um papel essencial na atrao sexual entre os humanos. Desde sempre, eles tiveram importncia para definir status social, tanto no Egito Antigo, quanto no Imprio Romano e nas cortes de justia na Inglaterra.

Os detratores da monarquia na Frana renascentista diziam que o que se gastava de farinha para polvilhar as perucas da sociedade real da poca numa nica festa daria para alimentar a populao de Paris por um ms!

Quando falamos de cabelos relacionados ao erotismo, precisamos avaliar algumas variveis. Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que as mulheres loiras exercem mais atrao nos homens que as ruivas e morenas. Num estudo antropolgico de campo, uma modelo com peruca morena, depois ruiva e, por ltimo, loira permaneceu no balco de um bar de solteiros por algum tempo antes de ser abordada por algum frequentador. A loira esperou apenas 5 minutos, a ruiva, 15, e a morena, quase meia hora!

O mesmo teste foi desenvolvido numa estrada onde a mesma modelo com as trs perucas diferentes fingia que seu carro havia quebrado e esperava no acostamento pedindo para que algum parasse e a ajudasse. Outra vez a loira teve o melhor resultado em relao ao tempo. Ficou apenas 3 minutos at que algum parasse! A ruiva veio logo aps, com 15 minutos, e a morena demorou mais de meia hora para receber ajuda.

O que isso mostra? Uma abordagem simplista poderia nos indicar que os cabelos loiros, que atraram esses homens da pesquisa, sempre atraram mais do que os de outras coloraes. Historicamente, isso tambm comprovado, uma vez que temos relatos de tempos antigos de descoloraes de cabelos para que ficassem aloirados, e, no mercado de tinturas, os tons de loiro ainda so os mais vendidos.

Outro atrativo dos cabelos, alm da cor, o odor. Uma das maiores dificuldades de nossos formuladores fixar as fragrncias nos fios. Com estruturas queratinizadas e muito expostas ao meio ambiente, esse processo torna-se muito difcil, e qualquer tentativa acaba sendo intil, uma vez que a volatilidade dos perfumes muito grande.

Odores podem ser atrativos sexuais quando bem direcionados, mas tambm podem exercer um papel inverso quando mal empregados.

Os feromnios - aquelas substncias produzidas pelas glndulas sudorparas do tipo apcrinas, que despejam o seu produto num folculo piloso antes de sair para o corpo - sempre tiveram um papel importante na atratividade pessoal, tanto que algumas empresas alegam t-los em seus perfumes justamente com esta inteno. Infelizmente, no h na literatura cientfica um embasamento que possa sustentar esta afirmao.

Finalmente, os produtos de estilo entram na questo. Hoje em dia, temos a ditadura dos lisos, aps o advento das escovas progressivas e de seus produtos alisadores, que levaram os cachos e caracis para o ostracismo.

Produtos que facilitam o penteado, como os leave-on ou leave-in, so procurados para facilitar a penteabilidade e, com isso, alterar a aparncia dos cabelos, deixando-os mais atraentes.

Cada tipo de penteado vai identificar uma personalidade diferente, tanto para homens quanto para mulheres.

Cabelos masculinos no estilo militar indicam virilidade e a presena do macho na comunidade, assim como cabelos longos e esvoaantes vo indicar feminilidade e atratividade nas mulheres.

O importante que os cabelos, apesar de serem um anexo da epiderme e, portanto, da pele, fazem parte do corpo humano e devem ser tratados como tal.

Antonio Celso da Silva
Embale Certo por Antonio Celso da Silva

Estojos de maquiagem em papel

No raras vezes tenho abordado as dificuldades que o mercado brasileiro de cosmticos encontra para conseguir suas embalagens de maquiagem, notadamente nos estojos compactados. As grandes empresas do passado conhecidas como especialistas na fabricao dessas embalagens, em sua maioria, fecharam as portas, foram vendidas ou esto passando por srias dificuldades financeiras.

Na verdade, o tempo cruel com quem no se atualiza, no acompanha os passos do crescimento e do desenvolvimento desse mercado, principalmente quando a concorrncia de fora esmaga e deixa sem flego os nossos empresrios. Basta olhar para setores como os de brinquedos, roupas e sapatos, entre outros.

Quem tem alguns cabelos brancos vai se lembrar da exploso de consumo do batom Boka Loka, marca da Davene, fabricado na poca pela YGA (brao da Natura, que fabricava e terceirizava boa parte da maquiagem produzida no Brasil). As embalagens desse batom, que batia a marca de 1 milho de unidades fabricadas por ms, eram de um fornecedor local, brasileiro. Isso para pegar apenas um exemplo de que o nosso mercado dava conta da sua demanda sem necessidade de buscar algum fornecedor l fora, primeiro porque no existia a facilidade e o conhecimento que se tem hoje e segundo porque era muito difcil fazer uma grande importao como essa de um pas to distante. Alm disso, na poca no existia no exterior um preo competitivo para essa operao, alm, claro, do demrito de usar uma embalagem chinesa.

Os tempos mudaram, o mercado mudou, as margens hoje esto bem prximas do zero e os asiticos viram as oportunidades, ou melhor, ns mostramos essas oportunidades para eles e o resultado o que vemos hoje. At o menor fabricante de maquiagem tem hoje sua embalagem com grife chinesa.

Situao ainda difcil, no pela dificuldade de encontrar, comprar e trazer essas embalagens, mas porque o mercado cosmtico de uma maneira geral parece que resolveu parar para pensar. Plagiando o poltico, nunca na histria desse pas se ouviu tanta choradeira, tanta desesperana em relao ao crescimento anual do nosso mercado cosmtico na casa dos dois dgitos.

O lado bom que a crise faz surgir a necessidade de se reinventar para sobreviver. Vendo por esse lado, alguns fabricantes de embalagens cartonadas resolveram inovar e fazer do limo uma limonada. Existe dificuldade com estojo plstico de maquiagem? Vamos fazer de papel. Ento se lanaram nesse mercado, quase sem conhecimento sobre o assunto, sem concorrentes em que pudessem se inspirar, a no ser alguns poucos l de fora.

Com esse pensamento, nasceu o estojo de maquiagem de papel compactado. Obviamente ainda com qualidade a desejar - j que nenhum projeto nasce perfeito -, com preo tambm ainda nada competitivo - pois a produo ainda quase artesanal -, mas com uma luz no fi m do tnel para resolver o problema, considerando que de papel ns entendemos bastante, vide exemplo dos nossos cartuchos e das nossas grficas, modelos para o mundo e com matria-prima disponvel em territrio nacional.

No exterior, j h algumas empresas que trabalham com papel para fabricar esses estojos, notadamente na Itlia. Como essa tecnologia j existia h mais tempo por l, as embalagens so incrveis, tanto que algumas empresas no Brasil j as importam e as utilizam em seu portflio de produtos. Por outro lado, o que elas tm de maravilhosas tm de preo salgado, nada competitivo.

Outro ponto negativo desse estojo de papel que no se pode usar, por exemplo, para um compactado de pancake, j que ele demanda uma esponja para molhar antes de aplicar o produto. E umidade e papel obviamente so incompatveis.

Mas, como disse antes, nenhum projeto nasce perfeito. preciso arredond-lo para torn-lo vivel e competitivo. O que importa mesmo que j temos, com produo local, um estojo para maquiagem feito de papel em substituio aos conhecidos estojos de plsticos, em sua maioria poliestireno (PS) - que necessita de moldes caros e demorados, o que no acontece com os estojos de papel. Com isso, o tempo para a criao e a produo de um estojo para maquiagem passa a ser imediato se comparado com o de plstico.

Luis Antonio Paludetti
Manipulao Cosmtica por Luis Antonio Paludetti

Brincadeira de criana

Quem nunca brincou com um brinquedo de montar? Em casa, na escola ou com os filhos (quando voltamos a ser crianas), a maioria de ns j teve essa experincia.

Neste universo, dois brinquedos se destacam: o Lego e o Playmobil. Sem querer fazer juzo de qual deles o melhor (poderamos ficar aqui por pginas e pginas sem qualquer concluso), certamente podemos afirmar que eles so essencialmente diferentes.

O Lego geralmente composto por blocos encaixveis com os quais voc pode criar infinitas formas, exercitando bastante a sua criatividade e sua imaginao. Eventualmente, personagens e cenrios podem ser colocados no jogo.

J o Playmobil composto por cenrios e personagens com os quais se pode criar infinitas histrias, exercitando bastante a imaginao e a criatividade.

Resumidamente, com o Lego voc cria do zero e, com o Playmobil, voc imagina a partir de cenrios.

Professor, algum lhe falou que esta uma coluna sobre manipulao dermatolgica e no sobre brinquedos?

Ento t. Vamos relacionar as coisas.

Nas farmcias magistrais, frequentemente somos solicitados a manipular produtos dermatolgicos, para os quais temos que combinar frmacos com veculos apropriados, que atualmente denominamos de bases dermatolgicas.

Da mesma forma que os brinquedos de criana, as bases dermatolgicas podem ser divididas em bases Lego e bases Playmobil.

As bases Playmobil so aquelas bases prontas, que a farmcia j compra de distribuidores ou fabricantes, algumas vezes tambm chamadas de bases concentradas.

As bases Lego so aquelas produzidas pela prpria farmcia, com componentes que ela combina conforme sua necessidade e competncia; essas bases tambm so denominadas bases prprias.

Basicamente, os dois tipos servem bastante bem finalidade desejada, qual seja, um veculo para incorporao de frmacos ou ingredientes cosmticos prescritos por um mdico.

Mas, quando se analisa melhor, vemos que os dois tipos de base, apesar de terem a mesma finalidade, tm papis diferentes.

As bases concentradas devem ser utilizadas tal e qual se apresentam e geralmente permitem apenas a adio de gua, algum solvente compatvel e os frmacos. Da mesma forma que o Playmobil, essas bases oferecem diferentes cenrios (aninico, no inico, loo, gel, shampoo, condicionador etc.) nos quais o farmacutico pode incorporar diversos ativos. Para fazer isso, ele deve conhecer a natureza dos ativos e os componentes da base, de modo a tornar mnima a possibilidade de interaes e incompatibilidades. Estas bases atendem a um grande leque de possibilidades e permitem manipular o medicamento com praticidade, eficincia e reduo de custos.

Mas e se voc quiser brincar com uma histria diferente? Por exemplo, se voc comprou o Playmobil do Hospital, provavelmente no conseguir usar os mesmos cenrios e personagens para brincar com o Playmobil dos Bombeiros.

Ou seja, as bases concentradas circunscrevem a sua criatividade para os limites para os quais foram criadas, no permitindo muita personalizao ou individualizao. Por exemplo, se voc quiser transformar uma base no inica em uma base com toque seco (ou vice-versa), poder at adicionar alguns componentes, mas o resultado no ser o melhor possvel. Caso voc queira um creme aninico com toque seco, ter que comprar a base especfica.

Do outro lado, as bases prprias podem ser montadas conforme a farmcia necessita. Utilizando o mesmo conceito dos blocos de montar, uma base prpria pode ser pensada para atender a uma demanda especfica de uma farmcia, respeitando as caractersticas regionais e individuais da terapia. Por exemplo, podemos preparar uma base isenta de conservantes ou isenta de steres ou derivados de lanolina e ainda assim ter excelentes caractersticas reolgicas e sensoriais. Essas bases tambm podem ser deixadas prontas para uso posterior, conforme a legislao vigente, e podem tambm ser aditivadas para melhorar suas caractersticas reolgicas e sensoriais. Como se sabe a sua composio qualitativa e quantitativa, ficamos totalmente seguros para incorporar quaisquer ativos que desejarmos. A desvantagem que, se voc quiser guardar estas bases, ter de providenciar alguns testes de estabilidade.

Em suma, com as bases prontas temos muita praticidade, mas limitamos a nossa criatividade; com as bases prprias exercitamos nossa criatividade, mas perdemos um pouco em praticidade.

Hoje, algumas empresas fornecem bases dermatolgicas prontas realmente diferenciadas, que podem trazer muitas vantagens na individualizao de terapias e que podem e devem ser utilizadas. Por outro lado, ser que vale a pena comprar bases convencionais e ter suas bases idnticas a de tantas outras farmcias concorrentes?

A melhor ideia neste caso fazer como as crianas: vamos juntar o Lego e o Playmobil e brincar com os dois?

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