Metais Preciosos em Cosmticos

Edicao Atual - Metais Preciosos em Cosmticos

Editorial

Vai Brasil!

Sabemos que a tão esperada Copa do mundo se transformou em um megaexemplo da falta de planejamento, graças à desorganização nos preparativos e aos atrasos na entrega de estádios e obras de infraestrutura urbana. O torneio acontecerá, em condições talvez não muito ideais, mas acontecerá.

Pesquisa feita em âmbito nacional, divulgada no início do ano pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que, para 75,8% dos entrevistados, os investimentos para a realização da Copa foram “desnecessários”. Apenas 13,3% afirmaram que os investimentos foram “adequados”. Difícil é acreditar que tamanho descontentamento resistirá ao primeiro grito de gol. Afinal, as contradições também são, irremediavelmente - um traço característico da nossa cultura.

No final, “tudo dá certo”. E nós vamos torcer, claro.

Esta edição de Cosmetics & Toiletries Brasil traz, na matéria de capa, a ascensão dos “cosméticos preciosos”. Metais e pedras preciosas são utilizados como ingredientes de máscaras e peelings em clínicas de estética. Trata-se de um mercado com muito a crescer e a oferecer, combinando a funcionalidade ao lúdico e à sofisticação.

A seção Persona apresenta a trajetória do médico Gonzalo Vecina Neto, que comandou os primeiros passos da atuação da Anvisa no país. A seção Panorama traz informações sobre a presença da indústria cosmética no Sudeste do Brasil.

Nesta edição o leitor encontrará artigos sobre produtos de origem natural com abordagem sobre a exploração sustentável e tecnologia de esmaltes de unha. Sobre a preferência pela coloração loira, saiba o que responderam 100 mulheres que participaram de uma interessante pesquisa.

Esta edição traz ainda o programa oficial e os abstracts do 27º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, evento tradicional, organizado pela ABC, que recebe centenas de participante em cada edição.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos
Publisher

Óleos Naturais - Giorgio DellAcqua (Freedom Active Group, Jersey City, NJ, EUA)

Neste artigo, o autor incentiva o uso de óleos extraídos de plantas devido aos seus benefícios funcionais. Por outro lado, enfatiza a necessidade de um gerenciamento eficiente na cadeia de suprimento desses óleos, para garantir a sua sustentabilidade.

En este artículo, el autor recomienda el uso de aceites extraídos de plantas debido a sus beneficios funcionales. Por otro lado, hace hincapié en la necesidad de una gestión eficiente de la cadena de suministro de estos aceites, para asegurar su sustentabilidad.

In this article, the author encourages the use of natural oils extracted from plants due to their functional beneficts. On the other hand, he emphasizes the need for an efficient management of the supply chain of these oils to ensure its sustainability.

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Tendências Tecnológicas em Cores e Texturas de Esmaltes de Unhas - Frank C Pagano, PhD (Chanel Inc., Piscataway, NJ, EUA)

Este artigo faz uma revisão sobre algumas das últimas tendências em esmaltes de unhas, incluindo adesivos, texturas, efeito craquelado, efeito magnético, efeito respirável e efeitos de mudança de cor. Também foram discutidas as tecnologias por trás dessas tendências e as matérias-primas que produzem esses efeitos únicos nas unhas.

Este artículo revisa algunas de las últimas tendencias de esmalte de uñas, incluyendo tiras de clavos, texturas, crujido, magnético, transpirable y efectos de cambio de color. También se discuten las tecnologías subyacentes y las materias primas que producen estos efectos únicos en las uñas.

This article reviews several of the latest nail polish trends including nail strips, textures, crackle, magnetic, breathable and color-changing effects. Also discussed are the underlying technologies and raw materials that produce these unique nail effects.

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Tendência Capilar: Preferência pela Coloração Loira - AC Benedito e RL Hein Laurentino (Visagista e Terapeuta Capilar, São Paulo SP, Brasi); FA Alves Rodrigues (Farmacêutica Industrial, São Paulo SP, Brasil); V Bedin (Instituto de Pós-Graduação BWS, São Paulo SP, Brasil); A Rolim Baby e MV Robles Velasco (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, São Paulo SP, Brasil)

Nesta pesquisa foram identificadas as tendências do mercado de tinturas capilares, preferencialmente a coloração loira e os vários aspectos relacionados a essa coloração. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário em voluntárias que utilizaram diversas tonalidades de coloração loira, identificando o perfil desse público e esclarecendo os motivos que impulsionaram as mulheres a escolherem esse tipo de coloração nos seus diversos tons. Os resultados foram tabulados e discutidos de forma ampla à luz do conhecimento científico.

En esta investigación se identificaron las tendencias de mercado, con relación a las tinturas de cabello rubio y varios aspectos relacionados. La metodología consistió en la aplicación de un cuestionario a los voluntarios (mujeres) que utilizaron varios tonos de color rubio y fue identificado el perfil de este público y explicadas las razones que las mujeres tuvieran para elegir este tipo de colorante en sus diferentes tonalidades. Los resultados fueron tabulados y discutidos de forma amplia y científica.

In this research the market trends with regard the hair dyes, were identified, preferably blonde coloring and various related aspects. The methodology involved the application of the questionnaire to the volunteers (women) who applied various shades of blonde dye, identifying their profile and explaining the reasons of their choice. The results were tabulated and discussed utilizing scientific basis.

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Ingredientes Sustentáveis e Inovações em Cosméticos - Giuseppe Calloni, PhD (Freedom Actives Corp., Jersey City, NJ, EUA)

As demandas por inovação e natureza nos produtos para cuidado pessoal, até o momento, vêm experimentando crescimento paralelo, segundo a percepção dos consumidores, ou seja, busca por eficácia e por pureza. Considerando esses diferentes objetivos (eficaz e natural), este artigo examina como é possível criar produtos que satisfaçam essas necessidades por meio da sustentabilidade, trazendo recursos naturais a ingredientes que sejam, ao mesmo tempo, inovadores e cientificamente comprovados.

Las demandas de la innovación y de la naturaleza en productos de cuidado personal han, hasta ahora, experimentado un crecimiento paralelo de acuerdo a la percepción de los consumidores; es decir, la necesidad de eficacia y la necesidad de pureza. Teniendo en cuenta esta diversidad de puntos de vista, este artículo explora la forma en que es posible crear productos que satisfagan tanto a través de la sostenibilidad; con lo que el sumnistro natural de ingredientes que son innovadores y científicamente comprobada.

Demands for innovation and nature in personal care products have, until now, experienced parallel growth according to consumer perception; i.e., the need for efficacy and the need for purity. Considering these diverse views, this article explores how it is possible to create products that satisfy both via sustainability; bringing natural sourcing to ingredients that are innovative and scientifi cally proven.

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Atividade Antimicrobiana de Extratos Cítricos em Enxaguatório Bucal - TG Moura Bueno, F Souza Oliveira Junior, F Flores Navarro (Faculdade de Farmácia, Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas), Araras SP, Brasil)

O objetivo deste trabalho foi desenvolver enxaguatório bucal e avaliar a atividade antimicrobiana a partir da obtenção dos extratos hidroalcoólicos de Citrus sinensis L. e de Citrus limon L. O desenvolvimento do enxaguatório mostrou-se viável e apresentou atividade antimicrobiana em relação às cepas avaliadas.

El objetivo de este estudio fue el desarrollo de un enjuague bucal y la evaluación de la actividad antimicrobiana de la obtención de extractos hidroalcohólicos de Citrus sinensis L. y Citrus limon L. El desarrollo de un enjuague bucal era factible y mostraron actividad antimicrobiana contra cepas probadas.

The objective of this study was the development of mouthwash and evaluation of antimicrobial activity from obtaining hydroalcoholic extracts of Citrus sinensis L. and Citrus limon L. The development of the mouthwash was viable and showed antimicrobial activity against strains tested.

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Carlos Alberto Pacheco
Mercado por Carlos Alberto Pacheco

Cinco tendncias globais

A descrio de um cenrio, como o prprio nome evoca, a idealizao de uma realidade futura, porm no assertiva, baseada em um modelo construdo a partir de indicadores histricos, tais como indicadores sociais, econmicos, polticos e ambientais, entre muitos outros, que afetam o futuro num horizonte de tempo prximo ou no do momento da construo deste modelo.

mais fcil entender a concepo de um cenrio do que faz-lo, porm este um dos grandes desafios dos homens de marketing e planejamento, em virtude da velocidade com que os cenrios mudam e se desestabilizam. Para minimizar os erros de concepo de cenrio, importante identificar tendncias e, para tanto, o responsvel pela funo deve ter compreenso mais ilimitada possvel do momento atual.

O planejamento estratgico exige que se olhe adiante em diferentes nveis e em diferentes horizontes temporais. Ento, qual a melhor tcnica para identificar tendncias? O segredo est no fato de que mesmo as grandes mudanas mantm certas regularidades, ou seja, o rumo e o ritmo das mudanas j ocorridas influenciam o rumo e o ritmo das mudanas em curso, de acordo com Thurow, L., em seu livro O futuro do capitalismo. Para os amantes da fsica clssica, a concepo de rumo e ritmo pode ser analogamente comparada direo/sentido e intensidade, que so as componentes de um vetor. Desta forma, as megatendncias so foras em movimento que modificam o cenrio a nossa volta, comparado s placas tectnicas, que se movem em determinadas direes com velocidade lenta e de forma simultnea.

O obstculo de se estabelecer um cenrio 100% assertivo reside na dificuldade de identificar a resultante de todas as foras e o momento exato do ponto de ruptura, aquele momento em que tudo deixa de ser como era antes e assume uma nova realidade.

Uma vez que as megatendncias esto sempre assumindo novas formas, o autor, em 1997, em vez de simplesmente determinar as megatendncias de sua poca para o futuro prximo, preocupou-se em estabelecer um sistema para podermos identificar megatendncias.

impossvel explicar a elegante e harmnica tcnica terica de Thurow para a identificao de megatendncias em um nico artigo, em virtude da sua riqueza de detalhes e da complexidades dos conceitos. No entanto, o corpo docente de professores de Economia da Universidade de So Paulo (USP), com o intuito de facilitar a rdua tarefa de prever o futuro de forma consciente, debruou-se sobre a teoria e chegou a determinar as cinco tendncias globais para o mundo atual, que afetam o ambiente de negcios de qualquer empresa. De forma resumida so elas:

- Constituio de padres globais de consumo: com o avano da internet, possvel saber neste exato momento se um determinado produto para barbear consumido na Frana ou em outro lugar, quanto custa aqui e l, e as crticas e elogios em relao a ele. Em outras palavras, a qualquer momento pode-se ter um comparativo global de um produto ou servio.

- Valorizao crescente de experincia individualizada de consumo: evidente que a diferena entre produto e servio fica cada vez mais imperceptvel para o consumidor, em virtude da atribuio de valor crescente a experincias individualizadas de consumo. Atualmente, um nmero cada vez maior de mulheres no quer apenas o produto batom, mas sim a experincia de como podem se maquiar melhor e de forma nica.

- Mobilidade social: em razo do fortalecimento de algumas economias, um nmero cada vez maior de pessoas ascende socialmente e, com uma massa de pessoas entrando na categoria de novos consumidores, o mercado comea a receber uma enxurrada de novas demandas. Quem so essas pessoas? Onde esto? O que querem? So componentes do vetor que vo determinar direes diferentes para cada tipo de negcio.

- Instabilidade financeira: esta megatendncia uma sombra que est sempre a nos encobrir. Os crescimentos econmicos atuais so estveis e duradouros? Se sim, em que patamares? Existem bolhas financeiras prestes a estourar? Se sim, onde? Pode-se afirmar apenas que os mecanismos financeiros ps 2 Guerra Mundial so obsoletos, restando saber se as crises sucessivas sero mais frequentes ou se o sistema mundial ser reformado.

- Agravamento da questo ambiental: aqui faltaria espao para explicar por que elegem este tema como uma megatendncia e exemplificar. Efeito estufa impactando no mercado de antiage e protetor solar, espcies em extino influenciando os produtos com apelos ecolgicos, conscientizao e proteo aos animais fazendo presso no mercado de testes de eficcia em animais etc.

Todas estas megatendncias, bem como as especficas de cada segmento, so mudanas em curso, cujos impactos sobre o ambiente de atuao das empresas precisam ser projetados, levando correo dos cenrios anteriormente estabelecidos. Este um exerccio de f e que exige uma dedicao de quem o faz.

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