19 de Outubro de 2018

Metais Preciosos em Cosméticos

Edicao Atual - Metais Preciosos em Cosméticos

Editorial

Vai Brasil!

Sabemos que a tão esperada Copa do mundo se transformou em um megaexemplo da falta de planejamento, graças à desorganização nos preparativos e aos atrasos na entrega de estádios e obras de infraestrutura urbana. O torneio acontecerá, em condições talvez não muito ideais, mas acontecerá.

Pesquisa feita em âmbito nacional, divulgada no início do ano pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que, para 75,8% dos entrevistados, os investimentos para a realização da Copa foram “desnecessários”. Apenas 13,3% afirmaram que os investimentos foram “adequados”. Difícil é acreditar que tamanho descontentamento resistirá ao primeiro grito de gol. Afinal, as contradições também são, irremediavelmente - um traço característico da nossa cultura.

No final, “tudo dá certo”. E nós vamos torcer, claro.

Esta edição de Cosmetics & Toiletries Brasil traz, na matéria de capa, a ascensão dos “cosméticos preciosos”. Metais e pedras preciosas são utilizados como ingredientes de máscaras e peelings em clínicas de estética. Trata-se de um mercado com muito a crescer e a oferecer, combinando a funcionalidade ao lúdico e à sofisticação.

A seção Persona apresenta a trajetória do médico Gonzalo Vecina Neto, que comandou os primeiros passos da atuação da Anvisa no país. A seção Panorama traz informações sobre a presença da indústria cosmética no Sudeste do Brasil.

Nesta edição o leitor encontrará artigos sobre produtos de origem natural com abordagem sobre a exploração sustentável e tecnologia de esmaltes de unha. Sobre a preferência pela coloração loira, saiba o que responderam 100 mulheres que participaram de uma interessante pesquisa.

Esta edição traz ainda o programa oficial e os abstracts do 27º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, evento tradicional, organizado pela ABC, que recebe centenas de participante em cada edição.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos
Publisher

Óleos Naturais - Giorgio Dell’Acqua (Freedom Active Group, Jersey City, NJ, EUA)

Neste artigo, o autor incentiva o uso de óleos extraídos de plantas devido aos seus benefícios funcionais. Por outro lado, enfatiza a necessidade de um gerenciamento eficiente na cadeia de suprimento desses óleos, para garantir a sua sustentabilidade.

En este artículo, el autor recomienda el uso de aceites extraídos de plantas debido a sus beneficios funcionales. Por otro lado, hace hincapié en la necesidad de una gestión eficiente de la cadena de suministro de estos aceites, para asegurar su sustentabilidad.

In this article, the author encourages the use of natural oils extracted from plants due to their functional beneficts. On the other hand, he emphasizes the need for an efficient management of the supply chain of these oils to ensure its sustainability.

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Tendências Tecnológicas em Cores e Texturas de Esmaltes de Unhas - Frank C Pagano, PhD (Chanel Inc., Piscataway, NJ, EUA)

Este artigo faz uma revisão sobre algumas das últimas tendências em esmaltes de unhas, incluindo adesivos, texturas, efeito craquelado, efeito magnético, efeito respirável e efeitos de mudança de cor. Também foram discutidas as tecnologias por trás dessas tendências e as matérias-primas que produzem esses efeitos únicos nas unhas.

Este artículo revisa algunas de las últimas tendencias de esmalte de uñas, incluyendo tiras de clavos, texturas, crujido, magnético, transpirable y efectos de cambio de color. También se discuten las tecnologías subyacentes y las materias primas que producen estos efectos únicos en las uñas.

This article reviews several of the latest nail polish trends including nail strips, textures, crackle, magnetic, breathable and color-changing effects. Also discussed are the underlying technologies and raw materials that produce these unique nail effects.

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Tendência Capilar: Preferência pela Coloração Loira - AC Benedito e RL Hein Laurentino (Visagista e Terapeuta Capilar, São Paulo SP, Brasi); FA Alves Rodrigues (Farmacêutica Industrial, São Paulo SP, Brasil); V Bedin (Instituto de Pós-Graduação BWS, São Paulo SP, Brasil); A Rolim Baby e MV Robles Velasco (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, São Paulo SP, Brasil)

Nesta pesquisa foram identificadas as tendências do mercado de tinturas capilares, preferencialmente a coloração loira e os vários aspectos relacionados a essa coloração. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário em voluntárias que utilizaram diversas tonalidades de coloração loira, identificando o perfil desse público e esclarecendo os motivos que impulsionaram as mulheres a escolherem esse tipo de coloração nos seus diversos tons. Os resultados foram tabulados e discutidos de forma ampla à luz do conhecimento científico.

En esta investigación se identificaron las tendencias de mercado, con relación a las tinturas de cabello rubio y varios aspectos relacionados. La metodología consistió en la aplicación de un cuestionario a los voluntarios (mujeres) que utilizaron varios tonos de color rubio y fue identificado el perfil de este público y explicadas las razones que las mujeres tuvieran para elegir este tipo de colorante en sus diferentes tonalidades. Los resultados fueron tabulados y discutidos de forma amplia y científica.

In this research the market trends with regard the hair dyes, were identified, preferably blonde coloring and various related aspects. The methodology involved the application of the questionnaire to the volunteers (women) who applied various shades of blonde dye, identifying their profile and explaining the reasons of their choice. The results were tabulated and discussed utilizing scientific basis.

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Ingredientes Sustentáveis e Inovações em Cosméticos - Giuseppe Calloni, PhD (Freedom Actives Corp., Jersey City, NJ, EUA)

As demandas por inovação e natureza nos produtos para cuidado pessoal, até o momento, vêm experimentando crescimento paralelo, segundo a percepção dos consumidores, ou seja, busca por eficácia e por pureza. Considerando esses diferentes objetivos (eficaz e natural), este artigo examina como é possível criar produtos que satisfaçam essas necessidades por meio da sustentabilidade, trazendo recursos naturais a ingredientes que sejam, ao mesmo tempo, inovadores e cientificamente comprovados.

Las demandas de la innovación y de la naturaleza en productos de cuidado personal han, hasta ahora, experimentado un crecimiento paralelo de acuerdo a la percepción de los consumidores; es decir, la necesidad de eficacia y la necesidad de pureza. Teniendo en cuenta esta diversidad de puntos de vista, este artículo explora la forma en que es posible crear productos que satisfagan tanto a través de la sostenibilidad; con lo que el sumnistro natural de ingredientes que son innovadores y científicamente comprobada.

Demands for innovation and nature in personal care products have, until now, experienced parallel growth according to consumer perception; i.e., the need for efficacy and the need for purity. Considering these diverse views, this article explores how it is possible to create products that satisfy both via sustainability; bringing natural sourcing to ingredients that are innovative and scientifi cally proven.

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Atividade Antimicrobiana de Extratos Cítricos em Enxaguatório Bucal - TG Moura Bueno, F Souza Oliveira Junior, F Flores Navarro (Faculdade de Farmácia, Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas), Araras SP, Brasil)

O objetivo deste trabalho foi desenvolver enxaguatório bucal e avaliar a atividade antimicrobiana a partir da obtenção dos extratos hidroalcoólicos de Citrus sinensis L. e de Citrus limon L. O desenvolvimento do enxaguatório mostrou-se viável e apresentou atividade antimicrobiana em relação às cepas avaliadas.

El objetivo de este estudio fue el desarrollo de un enjuague bucal y la evaluación de la actividad antimicrobiana de la obtención de extractos hidroalcohólicos de Citrus sinensis L. y Citrus limon L. El desarrollo de un enjuague bucal era factible y mostraron actividad antimicrobiana contra cepas probadas.

The objective of this study was the development of mouthwash and evaluation of antimicrobial activity from obtaining hydroalcoholic extracts of Citrus sinensis L. and Citrus limon L. The development of the mouthwash was viable and showed antimicrobial activity against strains tested.

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Carlos Alberto Pacheco
Mercado por Carlos Alberto Pacheco

Cinco tendências globais

A descrição de um cenário, como o próprio nome evoca, é a idealização de uma realidade futura, porém não assertiva, baseada em um modelo construído a partir de indicadores históricos, tais como indicadores sociais, econômicos, políticos e ambientais, entre muitos outros, que afetam o futuro num horizonte de tempo próximo ou não do momento da construção deste modelo.

É mais fácil entender a concepção de um cenário do que fazê-lo, porém este é um dos grandes desafios dos homens de marketing e planejamento, em virtude da velocidade com que os cenários mudam e se desestabilizam. Para minimizar os erros de concepção de cenário, é importante identificar tendências e, para tanto, o responsável pela função deve ter compreensão mais ilimitada possível do momento atual.

O planejamento estratégico exige que se olhe adiante em diferentes níveis e em diferentes horizontes temporais. Então, qual a melhor técnica para identificar tendências? O segredo está no fato de que mesmo as grandes mudanças mantêm certas regularidades, ou seja, o rumo e o ritmo das mudanças já ocorridas influenciam o rumo e o ritmo das mudanças em curso, de acordo com Thurow, L., em seu livro O futuro do capitalismo. Para os amantes da física clássica, a concepção de rumo e ritmo pode ser analogamente comparada à direção/sentido e intensidade, que são as componentes de um vetor. Desta forma, as megatendências são forças em movimento que modificam o cenário a nossa volta, comparado às placas tectônicas, que se movem em determinadas direções com velocidade lenta e de forma simultânea.

O obstáculo de se estabelecer um cenário 100% assertivo reside na dificuldade de identificar a resultante de todas as forças e o momento exato do ponto de ruptura, aquele momento em que tudo deixa de ser como era antes e assume uma nova realidade.

Uma vez que as megatendências estão sempre assumindo novas formas, o autor, em 1997, em vez de simplesmente determinar as megatendências de sua época para o futuro próximo, preocupou-se em estabelecer um sistema para podermos identificar megatendências.

É impossível explicar a elegante e harmônica técnica teórica de Thurow para a identificação de megatendências em um único artigo, em virtude da sua riqueza de detalhes e da complexidades dos conceitos. No entanto, o corpo docente de professores de Economia da Universidade de São Paulo (USP), com o intuito de facilitar a árdua tarefa de prever o futuro de forma consciente, debruçou-se sobre a teoria e chegou a determinar as cinco tendências globais para o mundo atual, que afetam o ambiente de negócios de qualquer empresa. De forma resumida são elas:

- Constituição de padrões globais de consumo: com o avanço da internet, é possível saber neste exato momento se um determinado produto para barbear é consumido na França ou em outro lugar, quanto custa aqui e lá, e as críticas e elogios em relação a ele. Em outras palavras, a qualquer momento pode-se ter um comparativo global de um produto ou serviço.

- Valorização crescente de experiência individualizada de consumo: é evidente que a diferença entre produto e serviço fica cada vez mais imperceptível para o consumidor, em virtude da atribuição de valor crescente a experiências individualizadas de consumo. Atualmente, um número cada vez maior de mulheres não quer apenas o produto batom, mas sim a experiência de como podem se maquiar melhor e de forma única.

- Mobilidade social: em razão do fortalecimento de algumas economias, um número cada vez maior de pessoas ascende socialmente e, com uma massa de pessoas entrando na categoria de novos consumidores, o mercado começa a receber uma enxurrada de novas demandas. Quem são essas pessoas? Onde estão? O que querem? São componentes do vetor que vão determinar direções diferentes para cada tipo de negócio.

- Instabilidade financeira: esta megatendência é uma sombra que está sempre a nos encobrir. Os crescimentos econômicos atuais são estáveis e duradouros? Se sim, em que patamares? Existem bolhas financeiras prestes a estourar? Se sim, onde? Pode-se afirmar apenas que os mecanismos financeiros pós 2º Guerra Mundial são obsoletos, restando saber se as crises sucessivas serão mais frequentes ou se o sistema mundial será reformado.

- Agravamento da questão ambiental: aqui faltaria espaço para explicar por que elegem este tema como uma megatendência e exemplificar. Efeito estufa impactando no mercado de antiage e protetor solar, espécies em extinção influenciando os produtos com apelos ecológicos, conscientização e proteção aos animais fazendo pressão no mercado de testes de eficácia em animais etc.

Todas estas megatendências, bem como as específicas de cada segmento, são mudanças em curso, cujos impactos sobre o ambiente de atuação das empresas precisam ser projetados, levando à correção dos cenários anteriormente estabelecidos. Este é um exercício de fé e que exige uma dedicação de quem o faz.

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