Desodorantes e Antiperspirantes

Edicao Atual - Desodorantes e Antiperspirantes

Editorial

Nos dias de hoje, a lomgevidade é tema discutido em todo o mundo.
Há grandes contrastes na expectativa vida média: baixa, devido a desnutrição e faltas de cuidados com a saúde, nos países pobres; e alta cada vez mais, por razões opostas, nos países desenvolvidos (fala-se em até atingit a marca dos 150 anos).

Hoje nos Estados Unido, 13% da população tem idade superior a 65 anos, e essa parcela cresceu 22% nos últimos 10 anos. São hígidos, economicamente ativos, consomem e viajam. O pico dessa população será alcançada por volta de 2030 quando os "baby-boomers" (da geração dos nascidos entre 1946 e 1964) ingressarem nessa faixa etária.

A preocupação de proporcionar condições adequadas de vida às super-populações do século 21 é a razão que leva o Homem a delinear as condições de sua sobrevivência e. a Ecologia é um dos fatores fundamentais nessa empreitada.

A Eco'92, conferência mundial do meio ambiente, realizada no Rio de Janeiro, foi a formalização dessa atitude.

Os produtos cosméticos e de higiene, pelo aumento crescente de consumo, têm sido alvo das preocupações ambientalistas; As formulações cada vez mais complexas e as embalagens mais sofisticadas podem representar grandes riscos ao meio ambiente.

Apesar do enfoque principal desta edição de Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) ser "Desodorantes & Antiperspirantes", em várias oportunidades os cuidados com o meio ambiente são abordados: novas diretrizes da EEC para os poluentes aquáticos e as embalagens recicláveis; as restrições aos VOCs na Califórnia (a questão do CFCs já foi superada, porém a preocupação agora são os demais voláteis orgânicos!!!).

Boa leitura.

Desodorantes e Antiperspirantes - Betina Hausner, Novoaroma Comércio de Essências Ltda. São Paulo SP, Brasil.

Este artigo faz a introdução ao assunto, descrevendo inicialmente o mecanismo da perspiração em sua função no organismo, e o odor do corpo.

Em seguida são apresentadas as matérias-primas com características de desodorantes (inibem o crescimento microbiano na zona de aplicação) as quais devem ser livres de reações tóxicas e alérgicas, e ter efeito que perdure. As matérias-primas antiperspirantes (que restringem a quantidade de secreção das glândulas sudoríparas na zona tratada) têm sua ação adstringente através de mecanismo ainda não totalmente elucidado.

A forma de utilização destas duas classes de produtos está prevista na legislação brasileira onde são dadas as concentrações máximas permitidas; o artigo fornece tabelas com estes limites permitidos.

Com tendência de mercado tem-se que os antiperspirantes estão crescendo nos Estados Unidos e diminuindo na Europa; no Brasil os desodorantes líquidos representam quase a totalidade do mercado.

Comprar

Perfumando Antiperspirantes e Desodorantes - Navin Geria, Warter-Lambert Company, Morris Plains NJ, Estados Unidos.

O artigo aborda a aplicação de fragrância em produtos desodorantes e antiperspirantes realçando tendência futuras e de que maneira ativos e excipientes interagem com as fragrâncias.

Como fragrâncias são misturas complexas de materiais aromáticos de origem natural e sintética, é difícil garantir que todos os ingredientes presentes serão estáveis e estarão livres de mudanças degradativas motivadas pelo pH do produto ou por outras alterações catalizadas pelos ativos presentes.

O autor fornece relação dos vários grupos químicos funcionais usados na perfumaria e o seu comportamento em relação aos sais de alumínio e outros agentes antiperspirantes (aldeídos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, cetonas e nitrilas).

Como nas fórmulas geralmente não é especificada a quantidade a ser aplicada, o autor fornece uma tabela com níveis de utilização nas várias formas de produtos. Entretanto, ele sugere que sejam feitos testes de estabilidade. As composições antiperspirantes em aerosol tendem a ser mais destrutivas para as fragrâncias do que os antiperspirantes aquosos causando alterações olfativas. As formulações devem ser testadas no iníncio do desenvolvimento do produto.

Existem dois tipos de roll-on com formulações distintas, os transparentes e os baseados em emulsão. Os solubilizantes utilizados nestas fórmulas podem ter forte odor que afeta o produto e a fragrância. Os cremes são baseados em emulsões e os emolientes podem às vezes, causar mudanças na fragrância.

São fornecidas duas formulações típicas de bastões desodorantes e antiperspirantes, o autor sugere determinação da compatibilidade da fragrância com base. Entre os excipientes que afetam a fragrância temos os emolientes, os ácidos graxos, derivados de lanolina, ceras do tipo parafina, vaselina, polióis, tensoativos, óleos e gorduras. Outras matérias-primas que fornecem benefícios para controle do odor do corpo são aquelas de ação enzimática que atuam na decomposição do suor, os inibidores biológicos, os neutralizadores de odor e agentes mascarantes de odor.

Comprar

Amina-óxida Hidroxilada: Agente Antiirritante em Desodorantes - José Antônio Constabile e Aluísio Marinho de Andrade, Química Nacional Quiminasa S/A, São Paulo SP, Brasil.

Este trabalho descreve a pesquisa de um aditivo apropriado que nas diferentes formulações, líquidas ou sólidas, pode reduzir ou até anular a irritação dérmica provocada pelos desodorantes nas axilas. A atenção foi dirigida às aminas-óxidas que têm caráter iônico neutro. A metodologia para a avaliação da toxicidade dérmica foi executada segundo o Manual Técnico nº 5/85 do INCQS-Fundação Oswaldo Cruz, em três formulações de desodorantes (líquido, bastão, sólido, spray). Com uma dosagem da amina de 1,2 a 1,5% obteve-se redução da irritabilidade da formulação entre 95 a 96%.

Comprar

Triclosan em Desodorantes Comerciais - Jingshi Zhou, Adel Sakr e J Leon Lichtin, College of Pharmacy, University of Cincinnati Medical Center, Cincinnati OH, Estados Unidos.

O triclosan é o agente antimicrobiano mais popular em bastões desodorantes no mercado. Ele apresenta atividade antimicrobiana de amplo espectro, incluindo eficácia contra bactérias de importância higiênica e clínica.

Os desodorantes em bastão são considerados cosméticos e as avaliações de rotina sugeridas de controle e garantia de qualidade são: dureza, maciez da superfície superior, intensidade da cor, compatibilidade da fragrância, contração e teor antimicrobiano (ingrediente ativo). É também muito importante a distribuição homogênea do antimicrobiano, triclosan, nos bastões desodorantes.

O objetivo deste trabalho foi estudar a uniformidade do teor de triclosan entre quatro marcas diferentes. O método utilizado foi de HPLC e se construiu uma curva de calibração com soluções padrão de triclosan em acetona: água. Os bastões foram cortados em 5 partes iguais e de cada parte pesou-se com precisão 0,5 gramas que foi usada para a análise após um processo de extração. Foi feita também a verificação da uniformidade da concentração de triclosan em uma mesma parte que foi cortada em quatro.

O método HPLC é simples e exato. As quatro marcas continham níveis de triclosan significativamente diferentes e marcadas mostrou variação entra-bastão em diferentes localizações geométricas de significado estatístico. Os resultados são apresentados em tabelas.

Comprar

Uso do DME em “Spray” de Baixo VOC - Maria E Boulden, Du Pont de Nemours & Co., Wilmington DE, Estados Unidos.

Existe forte pressão regularmente sobre a utilização dos VOC e as exigências de diminuição de seu uso cada vez mais fortes.

Como opção de propelentes para uso em sprays para cabelo tem-se o éter dimetílico (DME). É solúvel em água o que permite a substituição total ou parcial dos outros componentes VOC por água em produtos para cabelos em spray.

Esta formulação contendo água terá um ponto de separação abaixo de -18ºC e foi testada na retenção de ondas. Como formulações aquosas podem ter jatos mais molhados, deve ser usada uma válvula do tipo vapor tap. Foram testados ainda a solubilidade a 38ºC e o desempenho das formulações no uso.

O uso de válvulas normais vapor tap melhorou o desempenho da formulação protótipo com 40,28% de água, pois o seu orifício permite a deposição da resina sem molhar o cabelo. Para o uso deste tipo de válvula devem ser feitas algumas considerações em relação a concentração necessária de propelente. As formulações de spray para cabelo com alto teor de água têm alto grau de corrosão das latas de folha de flandres. Existem inibidores de corrosão que podem ser usados nestes sistemas.

Comprar

Poder Oclusivo de Misturas de Tensoativos em Células de Gelatina - P A Rocha e A Oliveira, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, Ribeirão Preto SP, Brasil.

O poder oclusivo de tensoativos de origem natural e sintética empregando membrana de gelatina, em determinação in vitro, é demonstrado neste trabalho.

Os materiais utilizados foram tensoativos como a lecitina de soja e o triéster do ácido fosfórico/álcool láurico etoxilado (TAF/AL) em soluções nas proporções 1:1 e 1:4 em parafina líquida. Os solventes empregados foram éter etílico, benzeno e clorofórmico. As amostras foram controladas quanto a transparência e separação das fases e em microscópio polarizante.

A determinação in vitro do poder oclusivo é feita em uma célula de vidro com tampa contendo cilindro de gelatina. É calculada a perda de água do sistema após a aplicação do produto.

Os resultados são apresentados sob forma de gráficos e tabelas. Como conclusão temos que a oclusividade é controlada: pela parte não volátil das soluções apolares testadas; pela facilidade em formar micelas inversas que aprisionam moléculas de água; pela diminuição na concentração do tensoativo lipofílico.

Comprar

O Alumínio e a Saúde - Philip B Klepack, Reheis Inc. Berkeley Heights, NJ Estados Unidos.

O alumínio é um elemento não essencial presente em níveis de traços no corpo humano. Os pulmões, o trato gastrointestinal e a pele são as principais barreiras à absorção de alumínio, que parece estar limitada a somente poucos microgramas por dia, imediata e rapidamente excretados. Encontramos o alumínio na dieta e no meio ambiente, em unidade públicas de tratamento de água é usado o sulfato de alumínio como coagulante permanecendo praticamente a traços na água tratada, e a sua quantidade nos utensílios de cozinha e embalagens não parece ter importância prática.

Até o momento não existe qualquer evidência publicada que o alumínio possa ser absorvido pela pele no uso de antiperspirantes.

Comprar
Temas Dermatológicos por Dr. Paulo Keiki Matsudo

Cosmetologia e Cirurgia Plástica

O médico já pode contar com diversos recursos cosméticos para corrigir ou minorar diversas afecções cutâneas. Tais recursos são estudados pela Cosmetologia, proporcionando pele mais saudável e com melhor aspecto aos pacientes com problemas dermatológicos.

Desde tempos imemoriais, o homem vem procurando através de métodos empíricos ou científicos a fórmula mágica que lhe permita alcançar a fonte da juventude, ou tão somente conseguir retardar o envelhecimento de seu corpo, ou aumentar-lhe a vitalidade, ou melhorar a qualidade da vida.

O cirurgião plástico com formação cosmética pode, coadjuvado por outras áreas da medicina especializada, como a endocrinologia, a radiologia, a fisioterapia, a odontologia, a radioterapia, e por profissionais esteticistas, com técnicas especiais, atuar tanto na terapêutica dermatológica, clássica, como orientar e alcançar resultados favoráveis de melhora, cura e embelezamento em muitas doenças e imperfeições da face, e outras áreas cutâneas.

Assim, a Cosmetologia Científica, fornece hoje em dia melhores condições para conservar a eutrofia da pele normal e realçar-lhe o aspecto e a consistência através de métodos clínicos e como auxílio de expedientes cirúrgicos.

Há vários anos a dermatologia e a cirurgia plástica vem se interessando pelos cosméticos, sua composição, seu emprego e a observação das conseqüências de seu usa a médios e longos prazos.

Absorção Transcutânea dos Produtos Dermatológicos e Cosmetológicos ou de Beleza.

Em fisiologia, a palavra "absorção" indica uma série de processos pelos quais certas substancias que se encontram no exterior de um organismo vivo penetram lesões traumáticas, no interior do referido organismo. A absorção forma parte da nutrição. Desse modo as expressões "absorção transcutânea" ou "diatérmica" ou "percutânea" e "transfolicular" designam o fenômeno pelo qual uma determinada substância atravessa o estrato córneo da epiderme, penetra a derme e se difunde por todo o organismo através do circuito sangüíneo. A absorção transcutânea, foi durante muito tempo objeto de discussão. Apesar do usa empírico e freqüentemente muito eficaz de ungüentos e pomadas ter sido adotado por todos os povos, muitos foram os que negaram, ate há pouco tempo, a possibilidade de que o tegumento externo se deixasse atravessar por uma substancia medicamentosa.

Só em 1947 aparece na França, no Joumal de Physiologie, um dos primeiros documentos científicos em língua francesa sobre o problema da absorção cutânea, firmado por G Valette e R Cavier os quais demonstraram o mecanismo e as condições em que se verifica o fenômeno, esclarecendo assim todas as dúvidas.

Posteriormente em publicações sucessivas G Valette, professor da Faculdade de Farmácia de Paris, explica as bases científicas da absorção transcutânea. O mesmo autor publica na Gazette Medicale de France em 1952 e no Journal de Physiologie, tomo 46, ano 1954 sob o título "Condições Físico-Químicas da Absorção Cutânea", esse e outros trabalhos sobre o assunto.

Já nas obras clássicas de dermatologia como La Pratique Dermatologique, as obras de Darrier e Broca; temos referência sobre a absorção transcutânea que nos ocorre diversa tratamentos tópicos.

Nos últimos 20 anos, em várias partes do mundo, numerosos centros de pesquisa médica, cientistas, bioquímicos, fábricas de produtos cosméticos ou de beleza e indústrias farmacêuticas demonstraram e têm utilizado o tegumento externo para tratamentos os mais diversos, obtendo resultados de eficácia tanto local como sistêmica, através da penetração transcutânea.

Cosmetodinâmica

É a especialização da Cosmetologia que estuda a penetração de substâncias biologicamente ativas dos preparados de beleza e cujos produtos são capazes de provocar modificações favoráveis sobre a pele normal submetida ao processo fisiológico de envelhecimento, ou sensibilidade prematura. Assim com meios apropriados, realizadas pelo cirurgião plástico ou pelo esteticista, orientado pelo médico especialista, em

diversas afecções cutâneos, o profissional pode realizar a terapêutica dermatológica clássica e, usando produtos de excelente qualidade cosmética, melhorar, curar ou conseguir embelezamento do tegumento, particularmente, nas áreas facial, pescoço, tórax, couro cabeludo, regiões mamárias, coxas etc.

Através de produtos os mais variados, sejam loções, cremes corticosteróides, ungüentos, máscaras, sabões e abrasivos, antibióticos e hormônios conseguimos a cura de muitas afecções cutâneas. Com formulações especiais contendo ácidos, sais ésteres, vitaminas, alcoóis, extratos placentários, colágena e miscelâneas preparam-se excelentes tônicos, hidratantes, cremes e pomadas nutritivas para a cútis. Esses produtos têm a finalidade de retardar o envelhecimento prematuro da pele através de uma maior oxigenação dos tecidos, renovação celular e reposição de materiais perdidos. Este capítulo constitui, no mundo de hoje, verdadeira especialidade: a Cosmetologia Científica. Esta usa expediente, os mais sofisticados, na fabricação e utilização desses produtos pelas grandes fábricas de cosméticos. Verdadeiros "trustes" internacionais utilizam mão-de-obra especializada de bioquímicos, cosmetólogos, médicos, esteticistas e outros profissionais e, atingindo finalmente os veículos de propaganda, alcançam o grande público consumidor dos produtos de beleza.

Assim e a Cosmetologia Científica ou Cosmiatria sob o aspecto medico e objetivando o embelezamento do paciente e realçando-lhe a aparência.

O estudo do presente trabalho esta no interesse de registrar as diversas opções e situações que o cirurgião plástico pode encontrar para o tratamento das afecções e sinestésicas e, então, solicitar o concurso de outras áreas da medicina "inclusive a Cosmiatria" ou "cosmética facial corretiva" uma expressão por nos sugerida quando o tratamento é efetuado na face.

Nos dias atuais, uma boa aparência representa não apenas e quase sempre um estado de saúde; mas uma necessidade é quase um status para o sucesso nas atividades diárias de trabalho, profissão e sucesso nas lides sociais de cada pessoa. Por isso, cada vez mais os dermato-cosmetologistas, os cirurgiões plásticos, como outros profissionais, estão sendo procurados a fim de que o aspecto estético das dermatoses e outros defeitos físicos possam ser corrigidos ou curados. De maneira geral pode-se dizer que quase todas as afecções cutâneas exigem, em maior ou menor grau soluções cosmiatrias, além das medidas terapêuticas já muitas vezes executadas pelo dermatologista e outros especialistas.

A moderna cirurgia plástica trabalha em equipe com especialistas afins e vai além, procurando soluções cada vez mais acertadas para cada caso. A meta a ser alcançada será sempre o beneficio estético é uma boa aceitação psicoemocional do paciente.

Cosmética Facial Corretiva

E a expressão dermato-cosmética que situa a área onde vamos atuar e caracteriza a idéia corretiva de eventuais dermatoses ou defeitos inesteticos que se manifestam sobre a face. Habitualmente desde o primeiro contato com o paciente ja planificamos se haverá ou não necessidade de associar aos expedientes terapeuticosclínicos, futuras intervenções cirúrgicas.

Cosmética esfoliativa, dermo-abrasão e “peeling”.

São métodos que provocam abrasão cutânea.

As indicações dessas técnicas dependem da experiência individual e das necessidades de cada caso.

Peeling e esfoliação são expressões usadas paralelamente para designar um processo de descamação da epiderme quando sobre ela atuam substâncias ativas mais ou menos energéticas ou método cirúrgico que provoca o mesmo fenômeno.

Por consagração de nomenclatura alguns profissionais preferem usar o termo peeling quando a descamação atinge as camadas mais profundas de epiderme e acentuada repercussão inflamatória no derma.

Broca, a propósito da couperose disse: "O princípio de todas as medicações locais verdadeiramente eficazes consiste em provocar episódios inflamatórios mais ou menos intensos; quanto mais acentuado, mais evidentes serão as melhoras, sem, entretanto ultrapassar certos limites."

Esfoliação superficial e efetuada por meios químicos e físicos ou associados. Ha descamação acelerada da epiderme nas camadas superficial e media em conseqüência de um processo inflamatório agudo do corpo mucoso e derma.

É utilizada no tratamento da acne, dermatite seborréia, verrugas planas, rosácea hipercromias benignas discretas. As substâncias ativas mais utilizadas são a resorcina em concentração de 3-8%, acido salicílico 2-6%, vitamina A ácida 0, 025-0,05%, peróxido de benzoila 5-10%. Os raios ultravioletas têm sido pouco usados por serem menos eficientes.

Esfoliação média (peeling) com agentes químicos como a resorcina em concentração de 20-40%, agentes físicos como a neve carbônica em lesões pequenas ou a técnica do slush (flsicoquímica): neve carbonica-acetonaenxofre.

Indicações: acne, cera tose actínica, melanose actínica.

Esfoliação profunda (peeling) ou abrasão profunda utilizam-se esfoliantes químicos mais energéticos como o ácido tricloroacético a 20-50%, fenol a 88%, beta-naftol a 2-10%.

Efeito esfoliante, depende da diluição duração, pressão e insistência da aplicação. Podemos obter desde coagulação de setores epitérmica até a coagulação epidérmica macia com repercussão na derme papilar. Indicações: cicatrizes de acne, de varíola, rugas, flacidez, efelides, hipercromias.

Cáusticos, são usados o ácido tricloroacético a 30-70%, acido nítrico e outros. Indicações: nas verrugas vulgares, xantelasma, milium, ceratoses seborréia, actínica folicular.

Dermo-abrasão ou lixamento (peeling cirúrgico), efetuada pelo cirurgião plástico. É a técnica indicada para diminuir a profundidade de cicatrizes atrofias e no aplainamento de lesões hipertróficas e inesteticas nas seqüelas de lesões de acne, varíola e outras cicatrizes. Método muito usado como intervenção ao complementar nas cirurgias da face, em áreas como lábio superior para diminuir as rugas finas perpendiculares sentido nariz-boca, e melhorar o aspecto de poros dilatados e pele engrossada, tipo hipertrófico, na região do queixo (mento); alem de outras indicações


menores. O processo produz necrose das células epidérmicas superficiais, formação de crosta e renovação da camada córnea, dando-lhe melhor aspecto e viço. Intencionalmente deixamos de mencionar outras afecções muito comuns em dermatologia, particularmente quando acometem a face, e sua respectiva abordagem terapêutica por constituírem rotina de consultório do dermatologista e do clinico geral. O presente trabalho tem a intenção de ilustrar aspectos e técnicas da Cosmetologia Científica vistas sob o aspecto médico.

Assim, dermatoses como lúpus eritematoso, tumores, psoríase, herpes zoster, pio dermites, efedites, lesões noviças, cloasma (melasma), vitiligo e outras discromias, afecções genéticas, degenerativas, neoplásicas, metabólicas, representam um grupo de doenças que preocupa o dermatologista pela terapêutica quase sempre difícil e muitas delas com lesões inesteticas. Devido a extensão da descrição e temática das afecções supramencionadas ser exaustiva para o propósito aqui pretendido, apenas foram referidas.

Cosmética Facial Corretiva do Pele Senil.

A pele senil, por características próprias do envelhecimento fisiológico do corpo humano, merece, habitualmente, mais que a pele jovem, cuidados especiais para seu tratamento e conservação.

Fatores como tipo genético da pele, hormonais, vasculares, nutricionais, climáticos ambientais, psicossomciticos, enfermidades de outros órgãos, intoxicações tratamentos eventuais realizados anteriormente, poderão influir no aspecto saudável ou envelhecimento prematuro. As características senis da pele variam de acordo com os tipos:

Atrófico, quando a pele e fina, seca, apergaminhada, rica em manchas pigmentares;

Hipertrófico, quando a pele e mais grossa, infiltrada, flácida, distendida, cor amarelo-parda.

•Características histológicas e funcionais comuns.

Tendências a desorganização celular epidérmica, camada granulosa descontinua, menor número de células em cada camada; derma com diminuição das fibras de colágenos e perda das clássicas estrias longitudinal, perda de moléculas de água, redução da substância fundamental, tecido elástico (inelástico), com torção aumento de espessura, fragmentação (elastorrexis) e lise das fibras elásticas (elastolise); hipoderma com diminuição do tecido adiposo (mantém nos obesos). As glândulas sebáceas têm diminuída a resposta a estimulação hormonal, diminuição da secreção pós menopausa, a secreção depende da produção de andrógenos endógenos.

As glândulas sudoríparas têm diminuída a sua secreção e o seu número, com menor resposta aos estímulos; vascularização com discreta esclerose dos vasos, diminuição dos vasos do plexo papilar e hipodérmico. Transtornos enzimáticos e minerais com desidratação relativa, diminuição ou ma distribuição do colesterol, vitaminas hidrossolúveis, aminoácidos como cistina, metionina, cisteina e elementos como cobre e magnésio etc., estão aumentados o ácido e arsênico.



• Tratamento geral. Visa repor os elementos perdidos e restabelecer o estado normal da senilidade com eventual correção dos transtornos hormonais, dietéticos, digestivos, psíquicos.

• Tratamento local.
a) Pretende favorecer: efeitos emolientes, lubrificantes, flexibilizar a pele seca através de uma hidratação e nutrição parciais;
b) corrigir: manchas, discromias, rugas, geriodermopatias;
c) Prevenir: ação nociva de agentes climáticos;
d) Tratamentos de recuperação epidérmica com finalidade de renovar o extrato c6rneo, estimular a circulação superficial dérmica, melhorar o tom cutâneo, através de métodos esfoliantes, hidratantes, extratos hormonais, placentários, colágenos etc.
e) Tratamentos especiais: cirurgia plástica estética, ozonoterapia, massagens, hidroterapia e outras técnicas fisioterápicas. Apesar de o envelhecimento celular ser irreversível, o cirurgião plástico, auxiliado por áreas da medicina especializada como dermatologia, por esteticistas e outros profissionais, pretende e pode retardar o envelhecimento prematuro da pele, corrigir defeitos inesteticos, melhorar a aparência física e, dar a face um aspecto mais saudável e jovial, com excelente repercussão psicoemocional para o paciente, valorizando e tornando mais fácil o seu convívio social, e aceitações naturais da sua idade.

• Recuperação estética parcial não cirúrgica da face na pele senil. Muitos pacientes idosos desejam freqüentemente ter uma melhor aparência estética facial par motivos óbvios e os mais variados. Às vezes a idade avançada contra indica uma cirurgia plástica e outros tipos de tratamento especializado, devido a eventuais riscos na execução dos mesmos, como: cardiopatias, diabetes, arteriosclerose, psicopatias etc.

Em nossa clínica não é incomum pessoas nos procurarem para uma possível melhora estética em sua aparência física, particularmente na face, com intuito único e exclusivo de manterem uma "posição" ou "status" profissional no cargo em que ocupam dentro de uma firma, na direção de uma gerência, ou ter sucesso como executivo. Percebemos assim o medo que aflige o homem nos dias atuais em caso de perder seu emprego ou ser substituído por um elemento mais jovem e produtivo.

Aqui se reflete o padrão sócio-econômico de nossa sociedade, em um de seus aspectos, talvez o mais importante: "O da sobrevivência."

Resumo


Uma variedade muito grande de afecções cutâneas é vista pelo dermatologista, nos dias atuais, não apenas sob um aspecto meramente científico ou merecendo tão somente uma abordagem terapêutica clássica, o cirurgião plástico com formação cosmética, o dermato-cosmetólogo, pode freqüentemente utilizar os benefícios que a Cosmiatria moderna propicia, através de seus produtos, na recuperação de muitos defeitos cutâneos em seus aspectos estéticos e restaurar a eutrofia da pele normal ou quase normal. Coadjuvado por outras áreas da medicina especializada como a dermatologia, fisioterapia, odontologia, radiologia, etc., a Cosmetologia pode minimizar distúrbios cutâneos diversos. Processos inflamatórios, alterações da pigmentação, infecções e cicatrizes inesteticas poderão ser beneficiadas por intervenções cosméticas corretivas. Desta forma a Cosmiatria pretende dar ao paciente dermatológico e ao individuo de pele saudável, eutrófica, um melhor "status" estético em sua aparência e conservação.

Novos Produtos